Características e descrição da variedade Cereja de frutos grandes, polinizadores e cuidados

De frutos grandes e doces, as cerejas doces são uma iguaria favorita do verão. Os frutos amadurecem no final de junho e estão imediatamente disponíveis para venda. Você pode cultivar esta variedade em sua própria dacha. Ao contrário das cerejas, as cerejas doces são mais termofílicas. Elas podem suportar os invernos gelados da Rússia central, mas às vezes, mesmo em temperaturas de até 15 graus abaixo de zero, metade dos botões florais são danificados.

Histórico de seleção

A variedade de cereja Krupnoplodnaya foi desenvolvida na década de 1960 pelos criadores ucranianos Mikhail Oratovsky e Nikolai Turovtsev. O trabalho de melhoramento genético foi conduzido na Estação Experimental de Horticultura de Melitopol. A pesquisa se concentrou em culturas adequadas para o cultivo nos climas quentes da Ucrânia e da Rússia Central.

A nova variedade foi criada a partir do cruzamento da cerejeira Napoleon White com diversas outras variedades, incluindo as cerejas Valery Chkalov, Elton e Zhabule. O resultado foi uma árvore com frutos grandes que amadurecem no final de junho. A cultivar passou por testes extensivos. A cerejeira Krupnoplodnaya foi oficialmente adicionada ao registro de variedades em 1983.

Descrição e Características

A cerejeira Krupnoplodnaya atinge até 4 a 5 metros de altura. O crescimento deve ser controlado por meio de podas cuidadosas. Esta cerejeira cresce muito rapidamente. A copa não é muito densa e tem formato esférico. Mesmo sem poda formativa, poucos ramos esqueléticos emergem. Os ramos principais são fortes e grossos. A casca é marrom e áspera.

Cerejeira

As folhas são grandes, oblongas, com bordas em zigue-zague, e de um verde intenso. As flores são grandes, brancas, com cinco pétalas. Elas são reunidas em inflorescências em forma de umbela, de cinco a seis. As flores de cerejeira começam a florescer em maio, após o fim da ameaça de geada.

Os frutos impressionam pelo tamanho. Cada baga pesa de 10 a 14 gramas, chegando, às vezes, a 18 gramas. As bagas são redondas e vermelho-escuras. Quando cortadas, lembram um coração. A casca é firme, porém fina, e pode ser facilmente descascada. A polpa é cartilaginosa, suculenta, de cor cereja escura, e tem sabor doce e ácido.

O caroço é grande e se separa facilmente da polpa. Os frutos têm um formato bonito que se mantém durante o armazenamento e transporte a longo prazo. Esta variedade é adequada para cultivo comercial.

Características da variedade

A cerejeira Krupnoplodnaya possui diversas qualidades positivas, o que a torna muito fácil de cultivar em qualquer casa. A árvore dará frutos regularmente se for bem cuidada.

Cereja doce de frutos grandes

Resistência à seca

Graças às características únicas do seu sistema radicular, a cerejeira consegue sobreviver facilmente a períodos de seca, extraindo umidade das camadas mais baixas do solo. No entanto, para garantir uma grande colheita de frutos, as cerejeiras precisam ser regadas durante a floração e a frutificação, especialmente em caso de seca prolongada.

Resistência à geada

Esta variedade é recomendada para cultivo em climas quentes; as árvores podem ser plantadas na Rússia central. Os botões florais não congelam em temperaturas de inverno de -10 a -20 graus Celsius. Se a temperatura do ar cair para -30 graus Celsius, a árvore pode congelar. Nesse caso, metade dos botões florais será danificada. O risco de danos causados ​​pela geada aumenta em árvores doentes que crescem em solo pobre e em árvores esgotadas por plantações pesadas.

Produtividade e frutificação

A primeira colheita de cerejas doces pode ser feita de 3 a 4 anos após o plantio. Uma árvore de dez anos produz de 44 a 56 quilos de cerejas por temporada. Esta variedade é conhecida por sua frutificação regular. A árvore produz frutos nos ramos e no crescimento do ano anterior todos os anos, sem interrupção. A cerejeira vive cerca de 30 anos.

Produtividade e frutificação

Qualidades de sabor

Esta é uma variedade de sobremesa com excelentes características de sabor. A nota de degustação é 4,6 de 5. Os frutos são doces e azedos. O teor de açúcar é de quase 10%. As cerejas são ricas em vitamina C e outras substâncias benéficas.

Resistência a doenças

A variedade é resistente ao apodrecimento e a muitas doenças fúngicas. As cerejeiras raramente são afetadas por doenças se as folhas caídas forem removidas do tronco da árvore no outono, e tratamentos preventivos contra as principais doenças forem realizados na primavera, juntamente com a fertilização do solo.

Sarna

Esta infecção fúngica, que afeta folhas e frutos, pode levar a perdas parciais da colheita. O fungo é ativo em climas quentes e úmidos e hiberna nas folhas caídas e nos frutos do ano anterior que permaneceram na árvore. Com a fertilização oportuna com superfosfato e a remoção das folhas caídas, o risco de doença é baixo.

Sarna nas folhas

Moniliose

Esta é uma doença fúngica que causa apodrecimento dos frutos e o aparecimento de mofo cinzento. A variedade é resistente à moniliose. O cuidado adequado com as cerejeiras pode ajudar a reduzir o risco de infecção fúngica.

Clusterosporíase

Esta é uma doença fúngica que causa buracos nas folhas. A doença progride paralelamente à gomose, ou seja, quando a madeira é danificada. A cerejeira de frutos grandes é relativamente resistente a esta doença.

Fluxo gengival

O fluxo de goma ocorre quando a casca é danificada mecanicamente. A goma escorre por rachaduras e feridas. Árvores que crescem em solos ácidos, úmidos ou argilosos e pesados ​​são as mais afetadas.

Fluxo de gengiva em cerejas

A formação de goma pode ser causada por queimaduras solares ou geadas severas. Essa condição pode ocorrer na cerejeira Krupnoplodnaya devido a uma combinação de vários fatores desfavoráveis.

Aplicações de bagas

As cerejas podem ser consumidas frescas ou usadas para fazer compotas, geleias, sucos, vinhos e licores. As frutas também são usadas em deliciosas sobremesas, assados ​​e cremes. As cerejas doces podem ser transformadas em frutas cristalizadas ou marmelada. Esta variedade não é adequada para congelamento.

Polinizadores

A cerejeira Krupnoplodaya é considerada parcialmente autofértil. Para garantir uma boa colheita de frutos, é necessário plantar várias árvores polinizadoras nas proximidades.

Francisco

Esta cerejeira floresce e frutifica ao mesmo tempo que a variedade Krupnolodnaya. No entanto, os frutos são muito menores. Uma única cerejeira Francis pesa apenas 6 gramas. A cor é rosa-amarelada e o sabor é levemente adocicado. A primeira colheita de frutos pode ser feita no quinto ano. Em temperaturas abaixo de -24 graus Celsius, 50% dos botões florais são danificados.

cereja Francis

Surpresa

Esta árvore resistente ao inverno começa a florescer e a frutificar ao mesmo tempo que a variedade Krupnoplodnaya. Os frutos são pequenos, pesando 7 gramas, e de cor bordô escuro. Esta variedade é resistente a doenças e pragas de insetos.

Daibera preta

Uma variedade de cereja muito doce com bagas vermelho-escuras de tamanho médio. A árvore floresce e frutifica ao mesmo tempo que a variedade Krupnoplodnaya. Caracteriza-se pela baixa resistência à geada. Esta variedade é melhor plantada em latitudes meridionais.

Bigarro Oratovsky

Apesar do nome, esta é uma variedade doméstica bem adaptada ao cultivo em climas quentes. Pode servir como polinizadora para a variedade Krupnoplodnaya, pois tem o mesmo período de floração. Os frutos da Bigarreau Oratovsky são pequenos, vermelho-escuros e ligeiramente doces.

Bigarro Oratovsky

Valéry Chkalov

Esta variedade foi criada para cultivo em latitudes meridionais. No entanto, mesmo na zona central, mantém metade da sua produção em casos de geadas persistentes. Os frutos, pesando 8 gramas, têm cor cereja escura e sabor adocicado.

Vantagens e desvantagens

Vantagens da variedade:

  • tamanho grande de bagas;
  • excelentes características de sabor;
  • aparência comercial das bagas;
  • alta transportabilidade;
  • rendimento estável.

Desvantagens das cerejas de frutos grandes:

  • baixa resistência à geada;
  • tendência a rachar quando exposto ao excesso de umidade;
  • necessidade de polinizadores.

Como plantar corretamente

Para o plantio, mudas selecionadas são compradas e imediatamente transplantadas para o local definitivo. A cova para a cerejeira é preparada com 1 a 2 meses de antecedência.

ramo com cerejas

Recomendações para escolha de prazos

Você pode plantar a cerejeira Krupnoplodnaya no início da primavera, imediatamente após o derretimento da neve, ou no início de outubro. O plantio no outono é preferível, pois esta estação oferece condições favoráveis ​​para o desenvolvimento das raízes.

A árvore deve ser plantada de 20 a 35 dias antes do início da geada para que tenha tempo de se estabelecer no novo local. O plantio de outono não é adequado para regiões do norte. Árvores jovens não respondem bem a baixas temperaturas e podem congelar no inverno.

Em climas quentes, a árvore pode ser plantada em meados de março, logo após o derretimento da neve. Para garantir que a muda crie raízes, ela precisa ser regada regularmente nas primeiras semanas após o plantio.

Requisitos para a localização

É melhor plantar a cerejeira Krupnoplodnaya no lado sul do terreno, em um local ensolarado. A árvore não gosta de sombra e solo excessivamente encharcado. O local de plantio escolhido deve ser protegido de ventos frios.

cerejas maduras

Ao escolher um local adequado para uma cerejeira, considere as condições do solo. Solo argiloso ou arenoso é o ideal. Se o solo for muito argiloso e pobre em nutrientes, você pode cavar um buraco maior, corrigir o solo selecionado com turfa, areia e húmus e, em seguida, preencher novamente.

Requisitos para vizinhos

É melhor plantar diversas variedades de cerejeira perto de Krupnoplodnaya para atuarem como polinizadoras. A distância da árvore vizinha deve ser de 3 a 5 metros.

Seleção e preparação do material de plantio

Antes de plantar, você deve comprar mudas com 1 a 2 anos de idade, não mais. É melhor comprar material de plantio em viveiros ou centros de jardinagem. Uma cultivar jovem deve ter um local enxertado. Uma muda não enxertada pode ser uma planta selvagem.

Uma árvore jovem pode ter um sistema radicular aberto ou fechado. Se as raízes estiverem visíveis, elas podem ser cuidadosamente inspecionadas para verificar se há apodrecimento e, em seguida, colocadas em uma solução nutritiva com Kornevin ou chorume por várias horas.

É impossível verificar o sistema radicular de mudas cultivadas em recipientes. No entanto, você pode inspecionar os galhos e o tronco dessas árvores. Os galhos devem estar firmes e os brotos úmidos. A casca deve estar lisa e intacta.

plantando cerejeiras

Diagrama de plantio

Para plantar cerejas de frutos grandes, cave um buraco de 70x70 centímetros de profundidade. Adicione um pouco de brita no fundo para drenagem. O solo cavado é então misturado com um balde de composto bem curtido, turfa, areia, sulfato de potássio e superfosfato (100 gramas cada), farinha de dolomita e cinzas de madeira (300 gramas).

Despeje dois terços da mistura de solo preparada no buraco. Você pode inserir uma estaca para suporte. Coloque a muda por cima, espalhe as raízes e cubra com terra, deixando 5 centímetros abaixo do colo da raiz. O enxerto deve permanecer acima da superfície do solo. Compacte o solo ao redor da árvore. Em seguida, despeje dois baldes de água sob a raiz. Você pode cobrir a área ao redor da árvore com turfa ou serragem.

Cuidados posteriores

A cerejeira Krupnoplodnaya requer cuidados mínimos. Os principais cuidados são manter o tronco da árvore limpo, fertilizar regularmente, podar os galhos que obstruem a copa e realizar tratamentos preventivos para proteger contra doenças e pragas.

Rega

As cerejeiras geralmente têm raízes superficiais, com apenas algumas atingindo uma profundidade de 1,5 a 2 metros, onde podem existir reservas de água. Imediatamente após o plantio, as árvores jovens são regadas a cada três dias. Um balde de água é despejado sob as raízes. As árvores adultas são regadas apenas durante períodos de seca.

regando cerejas

As cerejeiras precisam de solo úmido durante a floração e a frutificação. Durante esse período, regue a árvore semanalmente, aplicando de 2 a 5 baldes de água nas raízes.

Quando os frutos começam a amadurecer, a rega é reduzida. Regar demais o solo pode causar rachaduras nos frutos. No outono, antes do início do tempo frio, uma rega para repor a umidade é essencial.

Poda sanitária

Galhos fracos e doentes podem ser podados no início da primavera, antes do surgimento das folhas, ou no final do outono, após a queda das folhas. Durante a poda sanitária, remova todas as folhas e frutos restantes, pois podem abrigar esporos de fungos nocivos às cerejeiras. Remova os galhos podados da área ao redor da cerejeira e limpe quaisquer feridas profundas, trate-as com uma solução de sulfato de cobre e, em seguida, sele-as com piche de jardim.

Poda sanitária

Fertilizante

Durante os primeiros anos, a planta deve receber nutrientes suficientes da cova de plantio. Uma árvore jovem pode ser alimentada no início da primavera apenas com uma solução fraca de ureia. Durante o período de frutificação, uma árvore adulta requer uma alimentação mais intensiva.

Na primavera, antes da floração, adicione 100 gramas de superfosfato e sulfato de potássio ao tronco da árvore. Para reduzir a acidez, adicione um pouco de cinza de madeira ao solo. No verão, a folhagem pode ser pulverizada com uma solução fraca de ureia e ácido bórico. No outono, por volta de outubro, o tronco da árvore é coberto com húmus e, na primavera, por volta de abril, ele é enterrado no solo.

Caiação com cal apagada

O tronco da árvore é caiado com cal apagada no início da primavera ou no final do outono, antes da geada. Esse tratamento protege a cerejeira de doenças, insetos, roedores, bem como de queimaduras solares e rachaduras causadas pela geada.

Preparando-se para o inverno

A árvore é isolada no final do outono, antes do início da geada. A área ao redor do tronco é coberta com turfa e húmus, e o tronco é amarrado com estopa. Você pode envolver a árvore com feltro e cercá-la com galhos de abeto. Isso protegerá a casca de roedores. No inverno, a neve deve ser constantemente adicionada à árvore e compactada imediatamente.

Formação da coroa

Mudas de dois anos compradas em viveiro já têm a copa formada. Para árvores cultivadas em casa, o tronco central deve ser encurtado em um terço durante o primeiro ano. Para a segunda estação, deixe de 3 a 4 galhos esqueléticos e pode o restante. Todos os galhos também devem ser ligeiramente aparados.

Formação da coroa

No terceiro ano, remova apenas os galhos e rebentos que engrossam a copa, deixando as pontas intactas. No quarto ano, remova o excesso de brotos e galhos que crescem abaixo dos caules principais. A poda é melhor realizada no início da primavera; isso retardará a floração e evitará que as flores sejam mortas por geadas subsequentes. Todos os cortes e feridas grandes devem ser selados com piche de jardim.

Doenças e pragas

Cerejeiras cultivadas em climas secos e quentes raramente adoecem. Afinal, fungos não prosperam em altas temperaturas. No entanto, o clima quente não protege as plantas dos ataques de insetos.

Na região central da Rússia, onde as chuvas de verão são intensas, as árvores podem ser suscetíveis a diversas doenças. Tratamentos preventivos oportunos podem prevenir essas doenças. No início da primavera, o tronco é coberto com calda bordalesa e a área ao redor do tronco é regada com uma solução de sulfato de cobre. No verão, a folhagem pode ser tratada com fungicidas e inseticidas.

Mancha oca

Uma doença que causa o aparecimento de manchas com bordas avermelhadas nas folhas, seguidas de buracos. O tratamento com fungicida (Trichodermin, Gliocladin) previne as manchas. Fertilizantes à base de ureia, bem como fungicidas como calda bordalesa ou sulfato de cobre, são usados ​​para prevenção.

Mancha oca

Fluxo gengival

A goma vaza quando a casca da árvore é danificada. Se encontrar um ferimento, limpe a parte podre, trate-a com uma solução de sulfato de cobre e sele-a com piche de jardim.

Sarna

Doença que causa manchas escuras em frutos e folhas. A sarna pode ser prevenida com pulverização de fungicidas (Cuprozan, sulfato de cobre).

Queimadura monilial

Uma doença que faz com que as folhas pareçam queimadas pelo sol. Pulverizar com uma solução de fungicida Ureia ou Horus pode ajudar a prevenir a doença.

Pulgão

Um inseto que se alimenta da seiva das folhas e causa o amarelecimento da folhagem. Pulverizar com inseticidas como Inta-Vir, Aktara e Insegar pode ajudar a controlar pulgões. A ureia pode ser usada como medida preventiva.

Pulgão Inseto

Gorgulho

Um inseto que danifica flores de cerejeira, brotos e ovários. Inseticidas (Actellic) são usados ​​para controlar o gorgulho.

Mosca-cereja

Um inseto que põe ovos em frutos. As larvas da mosca se alimentam da fruta. A pulverização com inseticidas como Iskra, Karate, Alatar, Decis e Aktara previne a praga.

Colheita e armazenamento

A colheita é feita quando as cerejas estão maduras, geralmente no final de junho ou início de julho. As cerejas frescas podem ser armazenadas na geladeira por duas semanas. É melhor processar as cerejas, fazendo geleia ou compota para o inverno. Frutas vermelhas em calda são o complemento perfeito para qualquer sobremesa.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata