- Histórico de seleção
- Descrição e características da cultura
- Características da variedade
- Resistência à seca e robustez no inverno
- Polinização
- Período de floração
- Tempo de maturação
- Produtividade e frutificação
- Aplicações de bagas
- Resistência a doenças e pragas
- Vantagens e desvantagens
- Polinizadores
- Eu coloquei
- Tyutchevka
- Fatezh
- Ciúme
- Brianochka
- Michurinka
- Leningrado amarelo ou rosa
- Como plantar
- Escolhendo um local
- Requisitos do solo
- Como escolher e preparar uma muda
- Requisitos para vizinhos
- Diagrama de plantio
- Recomendações para escolha de prazos
- Instruções de cuidado
- Cobertura superior
- Modo de rega
- Poda sanitária
- Formação da coroa
- Preparando-se para o inverno
- Doenças e pragas
- Clusterosporíase
- Moniliose
- Pulgão
- Mosca-cereja
- Falso fungo tinder
- Cilindrosporiose
- Filostictose
- Enrolador de folhas
- Colheita e armazenamento
As cerejas doces são uma das primeiras frutas do verão. São consideradas amantes do calor e só podem ser cultivadas nas regiões do sul. Os produtores desenvolveram diversas variedades adaptadas à geada, incluindo a Cereja Preta de Leningrado. Abaixo, você encontrará informações sobre o cultivo de cerejas doces em jardins domésticos, suas vantagens e desvantagens, colheita e armazenamento da safra.
Histórico de seleção
A variedade foi desenvolvida por especialistas da Estação Experimental de Pavlovsk, parte do Instituto Pan-Russo de Indústria Vegetal de São Petersburgo. Os produtores foram incumbidos de desenvolver uma variedade de cereja capaz de crescer em regiões frias, tarefa que realizaram com sucesso. Anteriormente, a cultura era cultivada exclusivamente em climas mais quentes. Embora a variedade não esteja oficialmente incluída no Registro Estadual de Cerejeiras da Rússia, os jardineiros há muito apreciam os frutos das árvores cultivadas em suas próprias hortas.
Informações adicionais: Cerejas cor de vinho escuro são usadas para fazer corante alimentar verde.
Descrição e características da cultura
A árvore preta de Leningrado atinge uma altura de 3,5 a 4 metros. Possui copa larga, folhagem moderada e lâminas foliares grandes. Inflorescências com 3 a 5 flores se formam nos brotos. Os frutos resultantes têm formato de coração. Sua cor é bordô escuro, quase preto, e pesam de 3 a 4 gramas.
Características da variedade
A cereja Leningradskaya é uma variedade de maturação precoce, com a primeira colheita ocorrendo de 3 a 4 anos após o plantio. Árvores jovens produzem até 25 quilos de frutos, enquanto árvores maduras podem chegar a 40 quilos. O sabor da cereja é doce e azedo, com aroma picante. Quanto melhor o clima e o cuidado, melhor o sabor da fruta. Seus usos são versáteis.

Resistência à seca e robustez no inverno
Esta variedade foi criada especificamente para regiões frias, por isso apresenta boa resistência ao inverno. As árvores podem suportar temperaturas de até -30 °C. As queimaduras solares na primavera representam uma grande ameaça, causando rachaduras no tronco. A cerejeira-de-Leningrado pode sobreviver por longos períodos sem rega, especialmente quando madura. No entanto, ainda é melhor regar as árvores periodicamente, caso contrário, os frutos não serão tão suculentos.
Polinização
A cerejeira-preta de Leningrado não é autopolinizadora, portanto, outras variedades devem ser plantadas nas proximidades. Para uma polinização bem-sucedida, as árvores devem florescer aproximadamente na mesma época. As abelhas podem transportar pólen: colmeias podem ser colocadas no jardim e as árvores podem ser borrifadas com uma solução de mel durante a floração para atrair insetos.
Período de floração
As flores começam a desabrochar na segunda quinzena de maio. Crescem em grupos de 2 a 5. As pétalas são brancas. Para produzir frutos, é necessário plantar árvores polinizadoras na área.

Tempo de maturação
Em regiões mais quentes, a frutificação começa no final do primeiro mês do verão. Nas regiões do norte, a colheita começa em meados de julho. A variedade Leningrad Black amadurece ao longo de várias semanas. A fruta não cai, mas permanece firmemente presa ao caule.
Produtividade e frutificação
As cerejeiras começam a dar frutos três a quatro anos após o plantio. Uma cerejeira adulta produz até 40 quilos de frutos, cada um pesando de 3 a 4 gramas. Inicialmente, os frutos são vermelhos, mas depois adquirem uma cor bordô escura, quase preta.
Aplicações de bagas
As cerejas pretas de Leningrado são consumidas frescas, secas e congeladas para o inverno. Também são usadas para fazer geleias, compotas e como recheios para confeitaria. Alguns jardineiros chegam a fazer bebidas alcoólicas com as frutas.

Resistência a doenças e pragas
A variedade possui boa imunidade e raramente é afetada por pragas. No entanto, em condições climáticas desfavoráveis, pode ser atacada por doenças e pragas. As cerejeiras também podem ser afetadas por microrganismos patogênicos e insetos nocivos se não forem devidamente cuidadas pelo jardineiro.
Vantagens e desvantagens
A Cereja Preta de Leningrado tem as seguintes vantagens:
- boa imunidade;
- resistência à geada;
- resistência à seca;
- rendimento estável;
- produção precoce de frutos;
- aplicação universal;
- maturação gradual.
As desvantagens incluem a necessidade de plantar árvores polinizadoras devido à autoesterilidade da variedade e a quebra dos frutos durante chuvas prolongadas.

Polinizadores
A variedade requer polinização, por isso outras cerejeiras são plantadas nas proximidades. Elas devem ter características semelhantes, sendo a mais importante a floração simultânea. Abaixo estão as melhores variedades polinizadoras para a cerejeira-preta de Leningrado.
Eu coloquei
Esta é uma árvore de médio porte, atingindo 3,5 metros de altura. As folhas são grandes e verde-escuras. As flores são brancas, crescendo em longos caules que formam cachos. A cerejeira floresce em maio e frutifica em junho. Os frutos são vermelhos, quase pretos; a polpa é doce e suculenta. Esta variedade é resistente ao inverno e a doenças e pragas.

Tyutchevka
Esta variedade de cereja cresce até 4 a 4,5 metros de altura. A colheita começa cinco anos após o plantio. Os frutos são vermelho-escuros, pesando de 5 a 7 gramas. São versáteis. Apesar da casca fina, são fáceis de transportar. A Tyutchevka é resistente à geada e tem tolerância moderada à seca.
Fatezh
A copa da árvore é extensa, esférica e moderadamente densa. Floresce em maio e frutifica na segunda dezena de junho ou início de julho. Os frutos são redondos, de cor amarelo-avermelhada. A polpa é firme e suculenta, com um sabor agridoce, semelhante ao de uma sobremesa. Uma árvore adulta rende até 50 quilos de frutos.
Ciúme
Uma árvore adulta atinge de 3 a 4 metros de altura. A copa é piramidal, com galhos crescendo quase verticalmente. Os frutos são achatados e redondos, pesando de 4 a 6 gramas. O fruto é vermelho-escuro, adquirindo uma cor bordô intensa quando totalmente maduro. Sua casca grossa permite que resista bem ao transporte.

Brianochka
Bryanochka atinge uma altura máxima de 4 metros. Floresce em maio e frutifica no final de julho. Os frutos são de um vermelho intenso, pesando em média de 4 a 7 gramas, e têm um sabor adocicado. Uma árvore jovem rende de 20 a 25 quilos de frutos, enquanto uma árvore adulta rende de 40 a 50 quilos. A variedade é resistente à geada, suportando temperaturas de até -30 °C.
Michurinka
A cerejeira Michurinskaya atinge uma altura máxima de 3 a 4 metros. Sua copa é densa e seus brotos são grossos. A floração ocorre em maio e a frutificação em julho. Os frutos são em formato de coração, vermelho-escuros e de sabor doce. Esta variedade é altamente resistente à geada, tornando-a adequada para cultivo em regiões do norte.
Leningrado amarelo ou rosa
Os frutos da Cereja Amarela de Leningrado têm uma bela cor âmbar-dourada. A polpa é suculenta, doce e levemente amarga. Amadurecem em agosto. A colheita da Cereja Rosa de Leningrado começa em meados de julho. Os frutos são amarelos, com o lado ensolarado adquirindo um tom vermelho-rosado.

Atenção! A distância entre as árvores polinizadoras não deve ser superior a 50-60 metros.
Como plantar
A cova é preparada 2 a 3 semanas antes do plantio da cerejeira. As mudas são cuidadosamente selecionadas, pois crescerão no mesmo local por décadas. É importante lembrar que a cerejeira preta de Leningrado é autoestéril, portanto, outras variedades polinizadoras devem ser plantadas nas proximidades.
Escolhendo um local
Para plantar cerejeiras, escolha um local voltado para o sul, protegido de ventos frios. Se a copa da árvore receber luz solar constante, os frutos serão grandes e doces. O lençol freático não deve estar a menos de 2 metros da superfície do solo, caso contrário, o sistema radicular pode ser atacado por fungos.

Requisitos do solo
A cerejeira-preta de Leningrado prefere solo fértil e neutro. Terra de jardim e argila são adicionadas ao arenito. Se o solo for pesado e argiloso, turfa e areia de rio são adicionadas. Uma camada de drenagem de argila expandida e pequenas pedras é colocada no fundo da cova de plantio.
Como escolher e preparar uma muda
As mudas são compradas de vendedores confiáveis em centros de jardinagem ou em viveiros de árvores. Uma muda de um ou dois anos criará raízes com mais facilidade. Ela deve ter um sistema radicular e parte aérea saudáveis. Antes do plantio, as raízes devem ser imersas em água por 2 a 10 horas, à qual podem ser adicionadas 2 a 3 gotas de estimulante de crescimento.
Requisitos para vizinhos
A cerejeira-preta de Leningrado prospera junto com outras variedades de cerejeira, incluindo cerejas ácidas, espinheiro-alvar, ameixeira-cereja colunar, uvas e sorveira-brava. As árvores devem ser plantadas longe de culturas de frutas com caroço, como damascos, maçãs, ameixas, framboesas, groselhas e espinheiro-marítimo. Recomenda-se semear plantas melíferas, como phacelia, alfafa, trevo-doce e trevo-de-coleira, sob as cerejeiras.
Diagrama de plantio
As árvores jovens são plantadas da seguinte forma:
- eles cavam uma vala de 70 centímetros de profundidade e 1 metro de largura;
- é adicionado um substrato composto de solo fértil, composto, cinzas de madeira, aos quais podem ser adicionados fertilizantes de potássio e fósforo;
- uma muda é colocada no meio do buraco, as raízes são esticadas e cobertas com terra.
O círculo da raiz é compactado e regado generosamente.

Recomendações para escolha de prazos
Nas regiões do norte, as cerejeiras são plantadas na primavera, após o aquecimento do solo. As mudas se fortalecerão e criarão raízes firmes ao longo da estação. No sul, o plantio é permitido no outono, pelo menos um mês antes do início do frio. Se a geada chegar antes do previsto, as cerejeiras são cobertas com terra e ramos de abeto.
Instruções de cuidado
As árvores são cuidadas durante toda a estação, incluindo rega, fertilização, capina e cobertura morta. A poda sanitária e formativa é realizada anualmente. Antes do início do tempo frio, é realizada irrigação para reposição de umidade.
Cobertura superior
Se a cerejeira for plantada em solo fértil, a primeira fertilização é feita no terceiro ano após o plantio. Na primavera, após o surgimento das folhas, aplique uma infusão de verbasco ou uma solução de fertilizante nitrogenado. Durante a floração, as árvores são alimentadas com superfosfato e sal de potássio. A mesma mistura é aplicada novamente no círculo do tronco após a frutificação.
Modo de rega
A descrição da cultivar afirma que a Leningradskaya Chernaya é uma variedade resistente à seca, mas o solo precisa estar úmido para produzir frutos de alta qualidade. Se o tempo estiver seco e quente por muito tempo, cada árvore deve ser regada generosamente com água morna e sedimentada. Para reter a umidade do solo, a área ao redor do tronco da árvore é coberta com turfa e húmus.

Poda sanitária
Galhos doentes, mortos e quebrados são removidos das árvores. A poda sanitária não é sazonal; é realizada conforme a necessidade. Uma ferramenta afiada e desinfetada é usada para remover os galhos.
Importante! Para evitar infecções, sele as áreas cortadas com piche após a poda.
Formação da coroa
Além da poda sanitária, é realizada a poda formativa, necessária para garantir que o ar e a luz solar cheguem aos frutos. O desbaste da coroa aumenta a produtividade das cerejas e reduz o risco de doenças e pragas. Durante a poda, são deixados três ramos fortes em cada fileira.

Preparando-se para o inverno
No final do outono, a área ao redor do tronco da cerejeira é regada generosamente. O solo úmido protegerá o sistema radicular do congelamento. A zona radicular é então coberta com turfa ou húmus. Mudas de um ano podem ser cobertas com agrofibra ou estopa.
Doenças e pragas
Como todas as plantas, a cerejeira-de-Leningrado é suscetível a doenças e pragas. Esses problemas podem ser evitados removendo prontamente a folhagem do tronco da árvore, desbastando a copa e pulverizando as árvores com fungicidas e inseticidas como medida preventiva.
Clusterosporíase
Outro nome para a doença é mancha furada. A infecção ocorre na primavera: o micélio do fungo, que hiberna em restos de plantas, penetra facilmente nas rachaduras dos caules e brotos da cerejeira.
Para prevenir doenças fúngicas, remova as folhas do tronco da árvore durante o inverno e trate a coroa e o solo com um fungicida.

Moniliose
O fungo ataca flores, frutos e folhas, causando murcha e queda prematura. As partes afetadas da árvore são podadas e a copa é pulverizada com calda bordalesa. Para prevenir o fungo, remova os restos da planta e aplique Nitrafen no início da primavera.
Pulgão
O inseto se alimenta da seiva da planta, enfraquecendo-a e deprimindo-a. A qualidade e a quantidade da colheita são reduzidas. Os pulgões podem ser controlados pulverizando as árvores com Confidor. Para evitar o aparecimento dos insetos, o solo ao redor do tronco é arrancado e a copa é pulverizada com um inseticida.
Mosca-cereja
Suas larvas danificam as flores e, em seguida, os frutos. As pupas hibernam no círculo do tronco da árvore, a uma profundidade de 4 a 5 centímetros. Portanto, no início da primavera, a área sob a copa da cerejeira é escavada e as pragas são removidas manualmente. A mosca e as larvas são pulverizadas com Actellic.

Falso fungo tinder
Um fungo aparece no tronco de uma cerejeira. Microrganismos patogênicos colonizam rachaduras e feridas, formando crescimentos amarelos e marrons. Para livrar a árvore da doença, o tronco deve ser desfolhado até a parte saudável, tratado com uma preparação contendo cobre e selado com piche de jardim.
Cilindrosporiose
Outro nome para a doença é ferrugem branca, causada por um fungo. Úlceras aparecem nos galhos, exsudando goma. As árvores enfraquecem rapidamente e podem não sobreviver ao inverno congelante. Aos primeiros sinais da doença, feridas e rachaduras devem ser limpas e desinfetadas.
Filostictose
A mancha marrom afeta as folhas da cerejeira, que logo secam e caem. Para prevenir a doença, remova a folhagem do tronco da árvore e trate as árvores várias vezes por estação com uma solução de sulfato de cobre ou calda bordalesa.

Enrolador de folhas
As lagartas da lagarta-rolo-das-cerejas causam danos às árvores. É possível identificar uma árvore infestada pela presença de teias. A lagarta se enrola na folha da cerejeira e a devora. Para prevenir essa praga, as árvores são pulverizadas com inseticida no início da primavera.
Colheita e armazenamento
As cerejas amadurecem gradualmente, então o processo de colheita pode levar várias semanas. É melhor colher de manhã, depois que o orvalho secar. Se as cerejas não estiverem disponíveis imediatamente, elas devem ser colhidas com os talos ainda presos. Armazene-as em local fresco por no máximo duas semanas. As frutas podem ser consumidas frescas, secas, congeladas ou usadas para fazer conservas e compotas.









