- Por que as pessoas podam árvores?
- Poda de árvores velhas
- O que acontece se você não moldar a coroa?
- Ferramentas de poda
- Quando a poda é realizada
- Na primavera
- Poda no verão
- No outono
- Poda de inverno
- Métodos de formação de coroas
- Sistema KGB
- arbusto australiano
- arbusto espanhol
- Escassamente estratificado
- Esquema de poda por ano
- Primeiro
- Segundo
- Terceiro
- Quarto
- Conselhos de especialistas experientes
Aparar e cuidados com cerejeiras A poda é um componente importante do cultivo desta cultura. Ela ajuda a aumentar a produtividade e a manter a imunidade e a saúde da árvore. A formação adequada da copa não só melhora a aparência da paisagem, como também promove a saúde da cerejeira. A ramificação compacta da árvore reduz o consumo de espaço e facilita a colheita.
Por que as pessoas podam árvores?
Todas as árvores de jardim precisam de poda regular. Cada faixa etária requer épocas de poda específicas. Este procedimento tem um efeito benéfico no desenvolvimento da cerejeira:
- aumenta a ventilação dentro da copa da árvore, o que impede o desenvolvimento de bactérias em seu interior;
- permite remover todos os galhos quebrados, secos e sem frutos, aumentando assim o rendimento;
- a árvore tem um certo formato e altura, o que facilita a colheita;
- a poda dá origem a novos brotos frutíferos;
- aumenta a atividade vital da árvore;
- ajuda a obter os maiores frutos possíveis.
As opiniões dos jardineiros sobre a poda variam. Alguns acreditam que árvores frutíferas e de bagas não devem ser podadas. No entanto, cientistas comprovaram que a poda tem muitos efeitos positivos no desenvolvimento das árvores.
A poda de árvores aumenta a vitalidade das cerejeiras.
Poda de árvores velhas
Por volta do 7º ou 8º ano de crescimento, os frutos da cerejeira começam a ficar menores e em menor número. Isso indica que a árvore está envelhecendo. Para prolongar sua vida, ela precisa ser rejuvenescida. Para isso, pode-se a árvore até um máximo de 1/3 por três anos consecutivos. Se necessário, até mesmo galhos grandes são removidos para permitir a formação de novos. Isso pode estender a vida útil da árvore em cinco anos. Ao mesmo tempo, a qualidade e a quantidade dos frutos retornam gradualmente aos níveis anteriores.

O que acontece se você não moldar a coroa?
Durante os primeiros cinco anos, a árvore desenvolverá galhos saudáveis. Eles estarão bem espaçados. No entanto, o acúmulo de brotos danificados, secos e com crescimento anormal nos galhos esqueléticos leva à morte gradual da cerejeira:
- Áreas densas de blocos de madeira promovem a circulação de oxigênio, o que cria um ambiente favorável ao crescimento de bactérias e fungos.
- A quantidade colhida diminuirá gradualmente e os próprios frutos ficarão menores.
- Um grande número de galhos sem frutos se formará na árvore.
- Essa árvore para de dar frutos por volta do 5º ou 7º ano de vegetação.
Ferramentas de poda
Se estivermos falando de uma muda jovem de até 3 anos, então para o trabalho você precisará de:
- tesouras de poda;
- luvas de jardim;
- serra de jardim para galhos grossos;
- corda para amarrar galhos interferentes;
- uma faca afiada para limpar cortes;
- solução de permanganato de potássio ou verniz de jardim;
- tesouras de jardim para galhos finos;
- óculos de proteção para os olhos.

Se a árvore for alta e velha, pode ser necessária uma escada para alcançar o topo e realizar as manipulações necessárias. Ao trabalhar, tome cuidado para não expor os olhos aos galhos. Use luvas para se proteger contra cortes acidentais; elas devem ser grossas o suficiente para proteger suas mãos sem restringir seus movimentos.
Para cerejeiras de altura média, você pode usar um banquinho ou uma escada para alcançar áreas de difícil acesso.
Quando a poda é realizada
O procedimento é realizado em diferentes épocas do ano. As épocas mais adequadas são o outono e a primavera. Para algumas situações, o outono e o inverno são adequados. Para realizar o procedimento corretamente, você precisa conhecer as características da madeira, sua variedade e a época do ano.
Na primavera
A poda de primavera é adequada para mudas. Ela é feita para moldar a copa. Escolha dias quentes entre meados de março e meados de abril. O procedimento é realizado antes que a seiva comece a fluir e os brotos comecem a inchar. Para uma árvore jovem, a poda de primavera é ideal, pois ela se recuperará totalmente durante o verão e produzirá novos brotos.
Importante! Este procedimento é realizado apenas na primavera durante os três primeiros anos; depois disso, o desbaste sanitário é feito no outono ou verão.
Poda no verão
A poda de verão ajuda a corrigir galhos desalinhados. Eles são encurtados e pinçados antes da frutificação. Isso geralmente ocorre em julho. Todos os brotos jovens que estão crescendo incorretamente são podados. A segunda etapa do procedimento ocorre em agosto. Durante o período de frutificação, os brotos não frutíferos são removidos. Este procedimento aumenta o peso da colheita e melhora sua qualidade.
No outono
Após o término da frutificação, a colheita é realizada. Quando as folhas começam a cair, a árvore passa por um desbaste sanitário. Todo o trabalho deve ser concluído até setembro; o desbaste tardio é caracterizado pela má cicatrização das áreas cortadas. Todos os galhos danificados, secos, quebrados, doentes e com crescimento anormal são removidos.
Alguns jardineiros realizam esse procedimento usando o método de poda. Eles podam todos os brotos jovens em um terço. Isso estimula o desenvolvimento de novos ramos frutíferos.
Poda de inverno
A poda pode ser feita no inverno. No entanto, ela tem um propósito rejuvenescedor. É adequada para árvores frutíferas com mais de 7 a 8 anos. A poda é feita em fevereiro. O rejuvenescimento ocorre ao longo de três estações. A cada vez, um terço dos galhos da árvore são renovados. Este procedimento prolonga a vida da cerejeira em 5 a 6 anos.

Grandes tocos no tronco da árvore são cobertos com piche de jardim ou tratados com uma solução de permanganato de potássio.
Métodos de formação de coroas
A modelagem da copa da cerejeira tem padrões e métodos próprios. Cada jardineiro escolhe a opção mais adequada e conveniente para si.
Sistema KGB
Este sistema ajuda a moldar cerejeiras anãs, atingindo uma altura de no máximo 2,5 metros. Este método é amplamente utilizado na Espanha e nas Américas. O procedimento tem suas próprias nuances e é importante executá-lo corretamente. A parte superior é podada no primeiro ano após o plantio, deixando de três a quatro ramos centrais. Esses ramos têm de 30 a 50 cm de comprimento. Todos os outros brotos devem ser de 10 a 15 cm mais curtos que os ramos principais.
arbusto australiano
Moldar a copa da variedade australiana é bastante simples. O resultado é uma árvore de baixo crescimento com todas as qualidades da variedade. Para isso, a árvore é podada a 50 cm no primeiro ano após o plantio. O corte é selado com piche de jardim e novos brotos são deixados emergir. Todos os novos galhos são pinçados para trás e prendedores de roupa são presos às pontas para garantir a direção correta da ramificação. Os brotos são monitorados para garantir o crescimento adequado e, no quinto ano de crescimento, a copa se transformará em um pequeno arbusto.

Importante! Ao cultivar um arbusto australiano, esteja ciente da redução de produtividade devido ao seu tamanho compacto.
arbusto espanhol
A poda formativa é um método espanhol. Foi utilizada pela primeira vez na Espanha para facilitar a colheita e reduzir a necessidade de espaço. A altura máxima deste tipo de cerejeira é de 2,5 metros. A copa é moldada a partir do primeiro ano após o plantio. Quatro a cinco ramos principais são selecionados e todos os outros brotos são podados adequadamente. Isso resulta em um arbusto compacto e ligeiramente arredondado, permitindo uma colheita sem esforço e economizando espaço.
Escassamente estratificado
O método mais comum para moldar a coroa de uma muda é o método de camadas esparsas. A partir do primeiro ano de plantio, as cerejeiras começam a formar camadas. Ao longo dos quatro anos de crescimento, quatro camadas são formadas. Quanto mais alta a camada, mais curta ela é. No primeiro ano, um broto central é selecionado, a partir do qual mais três ou quatro ramos principais são formados. No ano seguinte, uma segunda camada é formada da mesma maneira, deixando um espaço de 15 cm entre elas. Os ramos da segunda camada devem ser pelo menos 10 cm mais curtos que os da primeira.
Esquema de poda por ano
As cerejeiras são podadas durante os primeiros quatro anos para formar uma copa adequada. Nos anos seguintes, a saúde da árvore é monitorada e as áreas secas, quebradiças e danificadas são removidas. Também é realizado o desbaste sanitário.

Primeiro
Uma muda jovem de um ano é plantada em um local permanente. Após o enraizamento, o seguinte procedimento é realizado.
- no tronco da árvore, marque uma distância de 50 cm do chão e outros 30 cm de cima;
- um corte é feito neste lugar;
- selado com piche de jardim.
No final do verão, 2 a 3 novos brotos devem aparecer no toco. Estes se tornarão os próximos ramos em formação. Ao longo de um ano, os ramos da planta aumentarão em número e tamanho, permitindo que você selecione os mais fortes e adequados para a formação da coroa.
Deixe um broto com 6 brotos.
Segundo
É melhor podar as plantas no início da primavera, antes que a seiva comece a fluir e os brotos comecem a abrir. Selecione quatro ramos principais, dois de cada lado. Eles devem ser fortes, saudáveis e apontados na direção desejada. Deixe o broto central, selecione quatro ramos centrais e encurte-os para 30 cm. Os ramos restantes são removidos até a base. Isso forma a primeira fileira.

Terceiro
A poda rejuvenescedora dos brotos existentes é necessária. Se a árvore estiver frutificando, este procedimento é realizado após a colheita. Os galhos são inspecionados e os danificados, quebrados, secos e desalinhados são removidos. No terceiro ano de crescimento, as camadas continuam a se formar:
- Selecione 3-4 novos brotos do topo.
- Elas são encurtadas de modo que fiquem 15-20 cm mais curtas que a primeira camada.
- A regra dos 6 rins deve ser seguida.
- Os brotos que crescem mais que os outros são medidos.
- Todos os outros ramos desta camada são removidos.
Quarto
No quarto ano, a terceira camada da coroa começa a se formar. Nessa época, a cerejeira já se tornou uma árvore madura e frutífera. O segredo é evitar que a árvore fique muito alta. Para isso, encurte o ramo central em 20 a 30 cm. Inspecione os galhos da terceira camada; se forem mais longos que os da segunda camada, encurte-os para que fiquem 10 a 15 cm mais curtos que os da camada anterior. Remova todos os galhos velhos, mortos, quebrados ou danificados.
O desbaste sanitário das árvores é feito anualmente, independentemente da idade.

Conselhos de especialistas experientes
Para fazer tudo certo, você precisa ouvir os conselhos de jardineiros mais experientes. Muitos deles já praticam jardinagem há muito tempo e acumularam uma experiência inestimável. Dicas úteis:
- A poda rejuvenescedora é feita quando a árvore reduz a qualidade e a quantidade da colheita.
- Você pode rejuvenescer a árvore inteira em 3-4 anos.
- Uma árvore vigorosa pode ser podada corretamente e compactada.
- Ao fazer o enxerto de variedades de cerejeira, são selecionados ramos fortes e saudáveis.
- A poda formativa é feita na primavera.
- O tratamento sanitário da copa é realizado após a colheita.
- É melhor desbastar áreas densas no verão, pois isso deixará mais claro onde o procedimento é necessário.
- Tocos grandes são cobertos com piche de jardim ou tratados com permanganato de potássio.
- A distância entre as árvores no local deve ser de pelo menos 3 m.
- Até que a cerejeira atinja seu 5º ano de vegetação, é melhor manter o comprimento dos galhos não mais que 50 cm.
- Durante os três primeiros anos, desbaste os botões florais para estimular o crescimento e o desenvolvimento dos brotos. Isso incentivará a planta a dedicar mais energia aos seus ramos.
- Mudas jovens não devem ser podadas no outono, pois podem não sobreviver ao inverno.
- É melhor cortar um galho velho do que muitos galhos novos.











