O tomate Fidelio é uma variedade desenvolvida há relativamente pouco tempo por produtores russos. A variedade foi desenvolvida com base em variedades cubanas de tomate e buscou adaptá-las a temperaturas mais severas, daí o nome. O tomate Fidelio é considerado uma variedade de meia-estação. Seus atributos positivos incluem boa produtividade e baixa manutenção.
O que é um tomate Fidelio?
As características e a descrição da variedade Fidelio ajudarão os jardineiros a decidir se vale a pena cultivar este tomate. Estes tomates são resistentes a uma série de doenças comuns que podem afetar outras variedades. Avaliações de todos que plantaram esta variedade indicam que tomates igualmente deliciosos podem ser colhidos tanto em estufas quanto em campo aberto. As mudas produzem plantas razoavelmente grandes e vigorosas.

Apesar de os tomates possuírem um sistema imunológico forte, eles podem ser suscetíveis a fatores externos prejudiciais. Por exemplo, podem ser atacados por pragas. Portanto, é necessário tratar regularmente as plantas com soluções especiais que as protejam contra pragas.
Os arbustos produzem boas colheitas. Para maximizar a produção de frutos, remova os brotos laterais e amarre a planta a suportes. Geralmente, recomenda-se conduzir o arbusto em dois caules: isso permite que a Fidelio distribua os nutrientes com mais eficiência. A primeira colheita pode ser feita 111 dias após o plantio.

Os tomates Fidelio se distinguem por seus frutos bastante grandes, que podem pesar até 400 g. A polpa é firme e suculenta, com um sabor agradável e levemente adocicado que distingue esta variedade de outros tomates. Os frutos maduros apresentam uma cor rosa intensa. Estes tomates são bastante versáteis: podem ser consumidos frescos, adicionados a saladas ou usados para fazer sucos ou molhos.
Nas avaliações, jardineiros escrevem: Eu cultivo tomates especificamente para fazer suco, pois o sabor é ótimo. A única coisa para a qual eles são completamente inadequados é para enlatados, devido ao tamanho grande dos tomates maduros: o tratamento térmico pode danificar a casca.

Mesmo que, por algum motivo, a aparência dos tomates se deteriore, o sabor permanece excelente. O formato do fruto pode variar. Normalmente, tomates redondos, ligeiramente achatados nas bordas, crescem nos galhos mais baixos do arbusto. Os que crescem mais acima têm formato de coração. As câmaras de sementes nos tomates são pequenas.
Entre as qualidades positivas que o tomate possui, podemos destacar:
- Resistência a uma série de doenças comuns em culturas de solanáceas.
- Alto rendimento.
- Fácil de cuidar: basta arrancar o arbusto na hora certa e tratá-lo contra pragas.
- Frutos grandes e saborosos, com formato único e bom aroma.

Sem estaquear e pinçar a planta, é impossível obter uma boa colheita, e muitos tomates exigem esses cuidados básicos. Além disso, lembre-se de que você precisará comprar sementes para esta planta todos os anos, pois o Fidelio é um híbrido e não pode ser cultivado a partir de sementes maduras de tomate.
Como cultivar tomates?
O plantio é feito com mudas: as sementes devem ser semeadas em recipientes separados alguns meses antes da data prevista para o transplante do tomateiro para o local definitivo. Antes do plantio, recomenda-se tratar as sementes com uma solução de permanganato de potássio e preparar bem o solo.

O solo deve ser enriquecido com fertilizantes minerais e vitaminas para estimular o crescimento do tomate. As sementes são plantadas a uma profundidade de 2 cm, depois as caixas são cobertas com plástico e colocadas em uma área quente e bem iluminada. Assim que as mudas produzirem algumas folhas, transplante os tomates para vários vasos separados.
Antes de plantar uma planta, ela precisa ser endurecida. Para isso, recomenda-se levar os futuros tomates para fora, aumentando gradualmente o tempo de permanência ao ar livre para 24 horas. Após a última geada, as plantas podem ser plantadas em campo aberto ou em estufa. Também é recomendável tratar o solo com permanganato de potássio para proteger as plantas, ainda frágeis, de doenças.
Um dos principais requisitos para um jardineiro que cultiva Fidelio é regar, fertilizar e afofar o solo regularmente. São plantadas no máximo três plantas por metro quadrado. Se você seguir todas as instruções de cuidado e os tomates forem cultivados em um ambiente favorável, uma planta pode produzir até 6 kg de frutos maduros e saborosos.










