Tarpan é um tomate híbrido de primeira geração. Esta variedade é caracterizada pela resistência a doenças e pode ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos. O tomate rosa é usado na culinária e faz parte da dieta infantil. A variedade mantém altos rendimentos, independentemente da densidade de plantio.
Vantagens de um híbrido
O tomate Tarpan F1 foi desenvolvido para cultivo em campo aberto e em estufas. Este híbrido de meia estação começa a frutificar 95 a 105 dias após a germinação.

Planta determinada, de vigor médio e formato compacto. Os arbustos apresentam folhagem moderada. As folhas são de tamanho médio e verde-claro. Cada cacho produz de 4 a 6 frutos.
Os tomates Tarpan F1 maduros são muito suculentos e têm uma textura bastante firme. A descrição da fruta faz referência ao sabor característico dos tomates rosados. Dependendo das condições de cultivo, os tomates pesam de 130 a 185 g.
Os tomates têm casca grossa, o que evita que o fruto rache à medida que amadurece, mantendo seu formato e aparência comercializável. Quando cortados horizontalmente, inúmeras câmaras contendo sementes são visíveis.

Este híbrido é caracterizado pela polpa suculenta, textura densa e açucarada quando amassado e sabor doce e rico. Tomates desta variedade são recomendados para crianças na forma de purê. Suco também é feito com os tomates. Os frutos mantêm o formato mesmo quando enlatados.
Os tomates colhidos suportam bem o transporte por longas distâncias e têm longa vida útil. Os frutos colhidos do arbusto no estágio de maturação biológica são amadurecidos em um ambiente quente, mantendo seu sabor.
Tecnologia agrícola para cultivo de tomate
As características e a descrição da variedade indicam um período de maturação precoce, por isso as sementes para mudas são semeadas no início de março. O solo é especialmente preparado para o plantio. Ele contém os seguintes componentes:
- solo de jardim;
- húmus;
- relva;
- cinzas de madeira.
Se não puder preparar seu próprio solo, você pode usar um substrato pronto, disponível em lojas especializadas. Despeje a mistura em recipientes. Faça sulcos na superfície, com 1 cm de profundidade e espaçados de 5 cm.

As sementes híbridas geralmente não requerem tratamento adicional antes do plantio. Elas são revestidas com uma camada especial de sementes que contém os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.
As sementes de tomate são colocadas nos sulcos e cobertas com terra, sem apertar. O recipiente é borrifado com água morna e coberto com filme plástico ou vidro. Assim que as mudas emergem, a tampa é removida e o recipiente é movido para uma área bem iluminada.

Quando duas folhas verdadeiras se formam, as plantas são repicadas em vasos separados, preenchidos com substrato. Isso permite a seleção simultânea de plantas fracas. Nesta fase, fertilize com fertilizantes complexos.
Mudas com caules fortes, 6 a 8 folhas formadas e o primeiro cacho de flores são adequadas para plantio no solo. As plantas são transferidas para o campo aberto após o aquecimento do solo e do ar. O plantio geralmente é feito em maio.
Em campo aberto, são plantadas de 3 a 4 mudas por metro quadrado. Plantar em estufa com o dobro da densidade, 5 plantas por metro quadrado, aumenta o rendimento por unidade de área em 90%.

É melhor plantar em 1 ou 2 fileiras. Para melhorar a circulação de ar, remova as folhas inferiores. Os brotos laterais devem ser pinçados após o quarto pedúnculo.
Para acelerar o processo de colheita, utiliza-se cobertura morta do solo com fibra preta não tecida. Esse método permite que as mudas sejam plantadas em campo aberto de 20 a 35 dias antes, além de proporcionar irrigação por gotejamento.

O híbrido prefere rega moderada nas raízes. A água deve ser adicionada quando a camada superficial do solo estiver seca. Os tomates respondem bem a fertilizantes minerais e orgânicos.
A escolha do fertilizante é determinada pela qualidade do solo e pelas condições climáticas. Ao aplicar o fertilizante, considere o período de desenvolvimento da planta. Durante o período de crescimento verde, os arbustos recebem nitrogênio.
Para formar um sistema radicular saudável, são adicionados preparados complexos contendo fósforo. É importante entender que uma deficiência nutricional pode levar ao desenvolvimento inadequado da planta, enquanto um excesso afetará negativamente a formação dos ovários.

O híbrido é resistente às principais doenças das solanáceas. Para prevenir doenças, trate as plantações com uma solução de peróxido de hidrogênio ou uma mistura de cal virgem e sulfato de cobre.
Para combater pragas biológicas, são utilizados inseticidas ou remédios populares. Capinar e aplicar cobertura morta regularmente ajuda a prevenir infestações de insetos.
Avaliações de jardineiros que cultivam o híbrido Tarpan indicam uma economia significativa de espaço graças ao formato compacto da planta. Produtores de vegetais destacam as vantagens do tomate, incluindo seu sabor excelente. Muitos até escrevem: "Plantei por causa do seu sabor excelente".
Uma das desvantagens dos tomates é que as sementes híbridas não podem ser usadas para o plantio na estação seguinte.










