Regras para propagação de clematis por sementes em casa, plantio e cuidados

Esta trepadeira da família das ranúnculos é usada há muito tempo por jardineiros para paisagismo. Ao longo dos anos, os cultivadores desenvolveram inúmeras variedades e híbridos de clematis, mas apenas alguns são propagados por sementes. A propagação vegetativa é mais comum, pois preserva todas as características específicas da planta. A propagação de clematis por sementes geralmente é reservada para plantas de espécies específicas.

Vantagens e desvantagens do cultivo a partir de sementes

A propagação de clematis a partir de sementes tem suas vantagens e desvantagens. Vale a pena se familiarizar com elas antes de tomar uma decisão. As vantagens de cultivar clematis a partir de sementes incluem:

  1. O material de plantio está disponível em quase todas as lojas de jardinagem e é barato. Além disso, os jardineiros podem coletar sementes de flores existentes em seus jardins.
  2. Clematis propagadas por sementes têm forte imunidade a doenças e alta resistência ao inverno.
  3. Clematis cultivadas dessa maneira são usadas para enxertia de outras variedades.


As desvantagens do método de sementes incluem:

  1. O procedimento é altamente trabalhoso, exigindo tempo e extrema atenção.
  2. Não há garantia de que a flor cultivada manterá todas as características da planta mãe.

Este método de propagação é mais frequentemente usado para variedades de flores pequenas.

Qual é a complexidade do procedimento?

A principal dificuldade no cultivo de clematis a partir de sementes é seguir rigorosamente todos os passos. Um erro pode fazer com que as sementes não germinem ou que as mudas resultantes fiquem fracas e não prosperem no jardim aberto.

Existem diversas variedades de clematis, e o tempo que as sementes levam para germinar depende diretamente disso.

Algumas brotam do solo após apenas três semanas e deliciam-se com flores abundantes no ano seguinte. Outras levam cerca de seis meses para germinar, e os primeiros brotos só se formam três anos depois. Antes de começar, é importante determinar a espécie de clematite que você está cultivando.

propagação de clematis

As melhores variedades de clematis para plantar a partir de sementes

Entre todas as variedades de clematis, há várias que são mais adequadas para propagação por sementes.

Alpino

Após a floração, a clematite alpina produz inúmeras sementes, fáceis de coletar e usar para propagação. O tempo de germinação varia de 1,5 a 8 meses, dependendo da variedade.

Queimando

Como a clematite urticante é uma planta de flores pequenas, a propagação por sementes preserva todas as características da planta original. Antes da semeadura, as sementes devem passar por uma estratificação obrigatória em duas etapas. Isso é feito usando areia ou turfa a uma temperatura de 1 a 5 graus Celsius. A estratificação ocorre ao longo de um período de 2 a 6 meses.

Clematis urticante

Folhas de uva

Após a floração, a clematite de folhas de uva produz inúmeras sementes pequenas. Uma planta cultivada dessa forma é considerada madura apenas quatro anos após o plantio. As mudas são transplantadas para o exterior apenas um ano após a semeadura.

Heracleum cypripedium

O tempo de germinação das sementes de clematite com folhas pequenas varia de 1 a 3,5 meses. A planta resultante exibe todas as mesmas características da planta-mãe.

Folha inteira

As sementes de clematite de folhas inteiras são de tamanho médio e apresentam taxa de germinação intermediária. Se semeadas na primavera sem estratificação, os primeiros brotos aparecerão em 40 a 70 dias.

Flor de folha inteira

Como preparar material de plantio

As sementes de clematis devem ser colhidas no outono, quando a cabeça formada após o desabrochar da flor fica preta. As sementes devem ficar marrons e se desfazer ao toque. Elas são classificadas, descartando os espécimes menores. Armazene as sementes em sacos de papel em temperatura ambiente; elas permanecem viáveis ​​por até três anos.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Para acelerar a germinação das sementes de clematite, jardineiros experientes recomendam a estratificação. Para isso, misture areia, turfa e terra em proporções iguais e semeie as mudas de clematite na mistura. As sementes devem ser mantidas nessa mistura de solo por vários meses a temperaturas não superiores a 5 °C (41 °F).

Outro método para acelerar a germinação é a imersão e a borbulhagem. As mudas são imersas em água em temperatura ambiente por vários dias, adicionando-se algumas gotas de um estimulador, como Epin ou Zircon. A água é trocada a cada 4-5 horas. Em seguida, realiza-se a borbulhagem para saturar as sementes com oxigênio. Para isso, utiliza-se um compressor de ar de aquário. Esse procedimento é repetido por vários dias.

sementes de flores

Como e onde semear?

A melhor solução para semear sementes de clematite são caixas de madeira, que podem ser levadas para a varanda quando o tempo estiver mais quente. O solo para o cultivo de mudas pode ser comprado em lojas de jardinagem ou preparado em casa. É preciso ter cuidado ao escolher a mistura certa, pois isso afeta a taxa de germinação e o desenvolvimento subsequente da clematite. Para isso, pegue terra comum de jardim e misture com areia de rio, húmus e cinzas de madeira. Antes de plantar as sementes, aqueça o solo resultante para desinfetá-lo.

Semeie a uma profundidade duas vezes maior que o tamanho da semente. Polvilhe levemente areia por cima e compacte delicadamente.

Condições para germinação de mudas

Para garantir que as mudas de clematite germinem o mais rápido possível, crie as condições necessárias. A temperatura recomendada no ambiente onde as mudas são cultivadas é entre 21 e 25 graus Celsius.

brotos de flores

O parapeito da janela onde as bandejas de sementes são colocadas deve ser bem iluminado. O solo também deve ser mantido úmido para evitar que seque, mas evite regar em excesso. Se todas as condições forem atendidas, os primeiros brotos aparecerão dentro de uma semana após a semeadura em ambientes fechados.

Características da colheita e transplante em campo aberto

As mudas de clematis são transplantadas quando os brotos desenvolvem duas folhas verdadeiras. Elas são transferidas para vasos individuais ou recipientes maiores, com uma distância de 20 cm entre os brotos.

Encha cada recipiente com terra leve e bem drenada. Retire as mudas, juntamente com a bola de terra, e transfira-as para o recipiente preparado. Isso deve ser feito com extremo cuidado, pois as mudas jovens têm sistemas radiculares delicados que se danificam facilmente.

Após o transplante, é importante fornecer uma rega equilibrada para a clematite. O excesso de umidade pode levar ao apodrecimento das raízes e ao desenvolvimento de doenças fúngicas. A melhor solução neste caso é regar através de uma bandeja; isso permitirá que os nutrientes adicionados à água de irrigação penetrem nos tecidos da planta mais rapidamente.

brotos de flores

Assim que o clima estiver consistentemente quente e não houver risco de geada, comece a plantar a clematite ao ar livre. Escolha um local que receba bastante sol durante o dia e garanta que o nível do lençol freático não esteja muito baixo.

Na área selecionada, cave buracos com 80 cm de profundidade. No fundo do buraco, instale drenagem usando tijolo quebrado e cascalho fino. Abaixe cuidadosamente a muda no buraco, espalhando as raízes para fora. Instale imediatamente um suporte com pelo menos 2 metros de altura nas proximidades. Preencha o buraco com solo fértil, certificando-se de que tanto o colo da raiz quanto a parte do broto até o primeiro entrenó estejam a uma profundidade de 10 cm.

Regue a clematite generosamente e aplique uma camada de cobertura orgânica ao redor dela. Isso protegerá o sistema radicular do superaquecimento.

Cuidados adicionais

Os cuidados agrícolas adicionais com as mudas consistem em regar, fertilizar, capinar e afofar o solo regularmente. Para estimular o novo crescimento, é necessário beliscar as pontas das videiras. Fertilizar a clematite com ureia diluída em água (uma colher de chá para cada 20 litros de água), verbasco e fertilizantes minerais é benéfico.

linda flor

Antes do início do tempo frio, a camada de cobertura morta ao redor da clematite é substituída por uma nova e as plantas são cobertas com estopa ou qualquer outro material natural.

Quando a clematite cultivada a partir de sementes florescerá?

A formação dos primeiros brotos na clematite depende da variedade da planta. Normalmente, as variedades de flores pequenas produzem flores no primeiro ano após o plantio ao ar livre. Outras variedades encantarão você com flores exuberantes após 2 ou 3 anos, dependendo da cultivar.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata