- Características da variedade Rouge Cardinal
- Histórico de seleção e descrição
- Regiões de cultivo e uso em paisagismo
- Condições necessárias para o crescimento e floração
- Pousar
- Seleção e preparação do local
- Datas e padrões de plantio
- Cuidados adicionais
- Irrigação
- Fertilizante
- Aparar
- Capina e afrouxamento
- Como e o que cobrir para o inverno
- Doenças de plantas: prevenção e tratamento
- Fusarium
- Murcha
- Pragas e métodos de controle
- Nematóides
- Tripes
- voar
- Ácaro-aranha
- Reprodução
- Dividindo o mato
- Camadas
- Estacas
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade Rouge Cardinal
A clematite é uma planta ornamental popular, amplamente utilizada por paisagistas para criar composições novas e originais e por jardineiros amadores para embelezar seus jardins. A clematite Rouge Cardinal existe há muito tempo, mas continua na moda graças às suas características atraentes, cor vibrante e baixa manutenção. Portanto, entre todas as diversas plantas de jardim, esta planta em particular é recomendada.
Características da variedade Rouge Cardinal
As características distintivas da variedade Rouge Cardinal incluem características botânicas únicas, desempenho varietal, adaptabilidade às condições ambientais e o potencial desta planta encantadora e impressionante para ser usada em paisagismo.
Histórico de seleção e descrição
A variedade de clematite Rouge Cardinal, fruto do trabalho de criadores franceses, tornou-se mundialmente conhecida em 1968. Foi criada a partir do cruzamento de duas variedades atraentes, Pourpre Mat e Ville de Lyon, das quais a planta herdou apenas as melhores qualidades. Esta variedade recebeu inúmeros prêmios em exposições internacionais, além de uma medalha de ouro por excelência e elegância em um recente concurso holandês.
Clematis Rouge Cardinal é uma planta notável que é popular entre jardineiros devido a uma série de características únicas:
- possibilidade de utilização em paisagismo;
- despretensão, facilidade de cuidado;
- floração incomum, gama de cores agradável e variedade de formatos de botões;
- o diâmetro da flor vermelho-púrpura é em média 15 cm;
- um arbusto pitoresco que atinge até 2-4 m de altura, dependendo das condições de cultivo e cuidados, em apenas um dia o broto pode atingir 6-10 cm de comprimento;
- floração duradoura, que agrada durante todo o verão e setembro por 20 anos;
- um agradável tom verde claro de brotos jovens, que são caracterizados pelo 3º grupo de poda;
- folhas trifolioladas de tamanho médio, de tonalidade verde intensa;
- uma liana decorativa, coberta por um grande número de botões durante o período de floração, encanta com sua beleza;
- A maior tenacidade da planta se manifesta na sua capacidade de se prender a qualquer objeto, fixar-se nele e envolvê-lo completamente.

A popularidade desta variedade não se deve apenas às suas características botânicas. A clematite Rouge Cardinal é adequada tanto para cultivo ao ar livre quanto em ambientes internos. Pode ser usada para decorar jardins, varandas e galerias em apartamentos.
Importante! A variedade Rouge Cardinal é altamente resistente ao inverno, mas ainda assim vale a pena prestar atenção ao preparar a planta para o frio, tempestades de neve e ventos.
Regiões de cultivo e uso em paisagismo
A variedade de clematite Rouge Cardinal pode ser cultivada em praticamente qualquer região, pois resiste a condições secas e invernos longos e gelados. Ao cultivá-la, é importante seguir todas as práticas de cuidado adequadas. Se a planta carecer de calor, umidade e nutrientes, poderá apresentar floração escassa, videiras fracas e brotos pequenos.
A Clematis Rouge Cardinal é uma planta tenaz — essa característica permite que paisagistas criem composições novas e únicas. Seus caules agarram qualquer objeto e se estendem para cima, ramificando-se e entrelaçando-se por todos os lados. O broto vermelho se encaixa perfeitamente tanto em composições simples e versáteis quanto em composições ousadas e marcantes. A trepadeira é amplamente utilizada em paisagismo vertical, plantando-a perto de muros, cercas, corrimãos de escadas, ao redor de gazebos, arcos e outros elementos decorativos. Se a trepadeira clematis estiver presa a uma árvore, ela logo circundará o tronco e se estenderá suavemente para cima.

Condições necessárias para o crescimento e floração
Para garantir que a clematite Rouge Cardinal desfrute de flores abundantes e duradouras, é importante prestar muita atenção aos seus cuidados e proporcionar-lhe todas as condições necessárias para um crescimento rápido. Todo jardineiro que deseja cultivar esta flor luxuosa em seu canteiro deve se familiarizar e observar as condições ideais para a germinação e formação de brotos da clematite:
- A planta possui um sistema radicular forte, por isso é importante cavar buracos profundos desde o início e respeitar os intervalos de plantio recomendados, pois elas crescerão muito e interferirão umas nas outras em espaços pequenos, dificultando o crescimento. Também é importante fornecer à variedade um suporte firme e boa ventilação.
- A Clematis Rouge Cardinal prefere áreas bem iluminadas. No entanto, a sombra parcial é preferível, pois a exposição prolongada à luz solar direta pode fazer com que a cor vermelha brilhante e atraente desbote e adquira uma palidez incomum.
- É importante proteger a planta de rajadas fortes e correntes de ar em dias ventosos. Caso contrário, o crescimento e a floração serão limitados.
- A Clematis Rouge Cardinal se desenvolve bem em solos de alta qualidade, ricos em nutrientes essenciais, como solos franco-arenosos ou franco-arenosos. Ela também se desenvolve bem em solos argilosos, arenosos e rochosos, e até mesmo em solos salinos, embora o crescimento e o desenvolvimento sejam ligeiramente retardados. É importante que o solo seja neutro ou ligeiramente ácido, caso contrário, a planta não prosperará.
- A planta prospera com umidade, mas não tolera água parada perto das raízes, pois pode se tornar suscetível a muitas doenças fúngicas e bacterianas devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. Recomenda-se monitorar a quantidade de água fornecida e regar quando as folhas da planta começarem a murchar e perder o tom.
- Não se esqueça de afrouxar regularmente e sistematicamente o solo da raiz e remover todas as ervas daninhas, além de adicionar cobertura morta para proteger a parte subterrânea do superaquecimento.
- A fertilização regular da clematite tem um efeito positivo no seu crescimento e desenvolvimento. Se você não fertilizar, o período de floração será significativamente reduzido, e o número e a qualidade dos brotos também serão reduzidos.
- A planta tolera facilmente geadas severas sem perdas, desde que seja devidamente preparada, o que é feito antes do início do tempo frio e inclui poda e cobertura completas.

Conhecendo todos os requisitos da variedade Rouge Cardinal, você pode alcançar o resultado desejado e obter uma planta atraente, com flores abundantes e saudável.
Pousar
O plantio é uma etapa importante, pois determina 50% da abundância e qualidade da floração, bem como a resistência da planta a doenças, pragas, mudanças climáticas e outros fatores ambientais negativos.
Seleção e preparação do local
Antes do plantio, é importante selecionar e preparar adequadamente o local de cultivo. Deve ser uma área bem iluminada com solo fértil. Evite plantar a clematite Rouge Cardinal perto de árvores grandes, pois elas bloquearão a luz. Além disso, verifique o pH do solo e neutralize-o se estiver ácido ou alcalino.
Importante! Antes do plantio, adicione todos os nutrientes que faltam ao solo. microelementos necessários para a clematite durante o período de adaptação a um novo habitat.

Datas e padrões de plantio
Para obter uma clematite saudável da variedade Rouge Cardinal, você precisa planejar o plantio para a primavera ou outono (setembro, início de outubro), seguindo um cronograma específico:
- Prepare uma cova de plantio medindo 1,5 m de profundidade e largura.
- Instale drenagem no fundo usando tijolos quebrados para isso, adicione matéria orgânica e polvilhe com solo fértil.
- Distribua a parte da raiz uniformemente, alisando-a com cuidado.
- Cubra a raiz e o colo com 5–8 cm de solo rico em nutrientes.
- Compacte a zona da raiz e regue generosamente com água da chuva.
Cubra o colo da raiz com uma camada de cobertura morta. Isso protegerá do calor e do vento, além de criar um regime ideal de temperatura e umidade.

Cuidados adicionais
O cuidado oportuno tornará a despretensiosa clematite Rouge Cardinal ainda mais decorativa.
Irrigação
Para fazer da planta uma verdadeira peça central do jardim, regue-a de 1 a 2 vezes por semana durante os primeiros anos. À medida que a planta cresce, recomenda-se aumentar a rega. Mantenha o solo úmido. Uma planta adulta deve receber de 3 a 4 baldes de água. Regue apenas à noite.
Fertilizante
A Clematis Rouge Cardinal responde bem à fertilização frequente. Para garantir uma floração exuberante e a formação de numerosas novas inflorescências, recomenda-se aplicar nutrientes duas vezes por mês:
- Na primavera, quando os brotos estão crescendo, a videira precisa de nitrogênio, então é uma boa ideia alimentá-la com nitrato de amônio. Fertilizantes orgânicos, como excrementos de pássaros ou verbasco, também podem ser usados.
- No momento da formação dos brotos, substâncias orgânicas são combinadas com complexos minerais.
- No verão, quando a clematite estiver florescendo, regue-a com uma solução não concentrada de manganês ou ácido bórico.
- No final de agosto, os brotos começam a amadurecer no arbusto e, para acelerar esse processo, as videiras precisam ser alimentadas com complexos estimulantes à base de minerais. Cinzas de madeira também podem ser utilizadas.
- No outono, antes de começar a preparar a plantação para o inverno, cave o solo ao redor da planta e adicione sulfato de potássio.

Importante! Fertilize durante a rega para garantir que os nutrientes penetrem profundamente no solo e cheguem ao sistema radicular.
Aparar
A Clematis Rouge Cardinal pertence ao grupo de poda 3, que requer poda completa no outono. Caules com 2 a 3 pares de gemas devem ser deixados acima do nível do solo. Os brotos não devem ter mais de 20 cm de altura. Em seguida, cubra os brotos com terra.
Capina e afrouxamento
A planta não tolera ervas daninhas, por isso elas devem ser removidas regularmente. Além da capina, é importante afofar o solo periodicamente, melhorando sua permeabilidade à água e ao ar, essenciais para o desenvolvimento adequado do sistema radicular.
Como e o que cobrir para o inverno
Embora a clematite Rouge Cardinal seja resistente à geada, recomenda-se cobri-la durante o inverno para evitar danos causados pela geada, especialmente se houver previsão de invernos sem neve. Para isso, cubra o arbusto com folhas secas ou ramos de abeto após a poda. Em caso de geadas severas e ausência de neve, envolva a planta adicionalmente com agrofibra.

O círculo do tronco da árvore deve ser coberto com serragem, folhas e turfa.
Doenças de plantas: prevenção e tratamento
A Clematis Rouge Cardinal demonstra resistência a doenças, mas os jardineiros não devem relaxar. As seguintes infecções fúngicas representam uma grande ameaça a esta variedade.
Fusarium
A murcha de fusarium afeta principalmente variedades de clematis de flores grandes, incluindo a Rouge Cardinal. Durante a doença, todas as folhas e brotos perdem turgor e murcham, e a folhagem fica marrom. O micélio fúngico começa a se desenvolver a partir dos esporos, penetrando no tecido danificado, obstruindo o sistema vascular e, por fim, interrompendo o metabolismo da planta.
Medidas de controle: Podar imediatamente todos os brotos na base do arbusto, coletar todas as folhas caídas e queimá-las. Fungicidas são ineficazes contra o fusarium. Às vezes, é necessário sacrificar uma planta para evitar a infecção. Com detecção precoce e ação imediata, a clematite tem boas chances de recuperação.
Murcha
Os sintomas desta doença perigosa incluem murcha repentina das pontas dos caules, perda de elasticidade dos brotos e da folhagem, que posteriormente ficam marrons e secam.

Medidas de controle: siga as práticas agrícolas adequadas, garanta a drenagem na zona radicular e crie um regime de umidade ideal. Aos primeiros sinais de doença, remova todas as videiras infectadas e trate as videiras saudáveis com soluções fungicidas. Essas soluções desinfetarão o solo e evitarão o desenvolvimento de podridão na zona radicular. Infestações severas exigem a remoção do arbusto juntamente com o torrão e o tratamento do local de plantio com uma solução fungicida sistêmica.
Pragas e métodos de controle
Na maioria das vezes, a clematite Rouge Cardinal sofre com esses insetos nocivos.
Nematóides
Pequenos vermes penetram nas raízes e formam inchaços e protuberâncias. Como resultado, a clematite atrofia, sua folhagem fica menor, os brotos quebram facilmente, os botões florais murcham e não se formam, as raízes morrem e a planta morre.
Como combater: Trate os arbustos com inseticidas. Como medida preventiva, plante calêndulas, calêndulas e endro perto da planta e cubra o solo com absinto ou hortelã. Você também pode adicionar fertilizantes minerais à base de amônia ao solo.

Tripes
Este inseto parasita as flores e a folhagem da clematite Rouge Cardinal, sugando a seiva celular da parte da planta, o que tem um efeito prejudicial na decoratividade e na saúde da clematite.
Como combater: detectar tripes em tempo hábil e tratar os arbustos com inseticidas modernos; a desinfecção do solo também é necessária.
voar
A mosca forma manchas necróticas na folhagem, que eventualmente secam prematuramente e caem. À medida que as larvas se alimentam, elas criam túneis sinuosos sob a epiderme, claramente visíveis na superfície superior da lâmina foliar.
Como combater: se os pulgões estiverem ativos, apenas a pulverização química com inseticidas ajudará.
Ácaro-aranha
Esta praga suga o conteúdo celular da folhagem, brotos e sépalas das flores, enredando-os em uma teia. Como resultado, a clematite Rouge Cardinal murcha e atrofia o crescimento.

Como controlar: Inseticidas sistêmicos e tintura de alho ajudam a se livrar dos ácaros. Remova as partes afetadas da clematite e trate com a solução escolhida.
Reprodução
Você pode adquirir a variedade de clematite Rouge Cardinal usando o método vegetativo.
Atenção! Variedades de flores grandes não podem ser propagadas por sementes, pois as mudas não retêm as características da planta-mãe, perdendo assim sua individualidade.
Dividindo o mato
Uma maneira simples de propagar a clematite Rouge Cardinal é dividir uma planta madura. Este procedimento pode ser realizado após a planta atingir 5 a 6 anos de idade, desde que tenha raízes fortes, livres de doenças e bem desenvolvidas. Para isso, desenterre cuidadosamente a planta e divida-a em seções. As mudas resultantes, com a separação bem-sucedida das raízes e dos brotos, atingirão a fase de floração mais facilmente.

Camadas
Para propagar a clematite Rouge Cardinal por alporquia, cave buracos de até 10 cm de profundidade perto do arbusto. Coloque os brotos laterais inferiores nesses buracos, prenda-os com grampos de metal e cubra com solo rico em nutrientes. No ano seguinte, separe os brotos enraizados do arbusto principal e replante-os em um novo local.
Estacas
A propagação da clematite a partir de estacas produzirá muitas mudas. Estacas verdes ou lenhosas são usadas para o plantio. O material de plantio pode ser colhido na primavera, verão e outono. Para garantir um bom enraizamento, os jardineiros usam diversos estimulantes de crescimento.
Avaliações de jardineiros sobre a variedade Rouge Cardinal
Marina, 36 anos, Voronezh: "A Clematis Rouge Cardinal cresce no meu jardim há cinco anos. Nunca ficou doente e as pragas a evitaram. Suas flores são um verdadeiro destaque do meu jardim. O segredo é comprar material de plantio de alta qualidade e seguir as técnicas de cultivo corretas para cuidar deste arbusto luxuoso."
Igor, 41 anos, região de Moscou: "Arrisquei e plantei a clematite Rouge Cardinal no meu jardim. O resultado é uma flor muito interessante, completamente despretensiosa e que floresce durante todo o verão. Para mim, é uma das melhores variedades desta planta. Recomendo até para iniciantes."











