Descrição e características da clematite manchuriana, técnicas de cultivo

Gazebos e terraços decorados com trepadeiras altas e floridas são considerados obras de arte. A Clematis Manchuria é uma planta herbácea perene usada em paisagismo artístico. Seus caules ramificados e retorcidos, com pequenos botões brancos, adornam estruturas verticais e cercas. A Clematis prospera em áreas ensolaradas e é altamente resistente. É ideal para parques e jardins — atrai a atenção com sua fragrância delicada e aparência marcante.

Descrição e características da clematite

Em latim, clematis significa "broto de videira" ou "arbusto trepador". Coloquialmente, clematis também é chamada de clematis. Esta variedade apresenta as seguintes características:

  • A planta da Manchúria não se parece em nada com uvas, mas cresce até 1,5 m de altura, formando um arbusto grande com pequenos brotos brancos.
  • A clematite da Manchúria tem um aroma agradável e levemente pungente, perceptível em climas quentes. Pessoas alérgicas devem evitar a exposição prolongada à clematite.
  • O arbusto é caracterizado por caules ramificados que se enrolam em qualquer estrutura próxima.
  • As folhas têm uma estrutura complexa, contendo de 4 a 8 folíolos. As flores são pequenas, brancas e têm 4 pétalas longas, formando um capítulo. Uma única videira pode produzir de 100 a 550 flores.

A variedade é pouco exigente em termos de cuidados e adapta-se ao clima russo. Junho e julho são considerados o período de floração abundante.

Seleção e regiões de crescimento

Os primeiros esforços de melhoramento genético para cultivar Clematis Manchurianum foram realizados no Japão. A flor foi trazida para a Europa no século XVI, tornando-se rapidamente popular. Foi levada para a Rússia no século XIX como planta de estufa. Os esforços de melhoramento genético em larga escala para cultivar clematis na União Soviética começaram em 1950.

A criadora russa M. A. Beskaravaynaya desenvolveu a planta por meio de hibridização, usando a clematite da Manchúria como planta-mãe. Ela conseguiu desenvolver mais de 45 variedades de clematite, todas com cores, tamanho das folhas e tamanho dos botões florais diferentes.

Este arbusto é fácil de cuidar e resistente à seca e à geada. A Clematis Manchurianum cresce em lagos, encostas, prados e campos. Ela prospera em locais ensolarados com umidade moderada.

Clematis Manchurianum

Clematis Manchurianum em paisagismo

A clematite é um arbusto florido atraente, usado em jardins e parques paisagísticos. Uma solução criativa seria plantá-la perto de muros de tijolos, varandas, sacadas ou gazebos. Paisagistas encontraram utilidade para a clematite na jardinagem vertical. Ela é adequada para entrelaçar arcos e separar diferentes áreas de uma propriedade. Outras trepadeiras floridas são plantadas ao lado da clematite-da-manchúria para cobrir caramanchões ou sebes.

Resistência à geada, resistência à seca

A Clematis Manchurianum deve ser cultivada em um local ensolarado e aberto, na parte sul ou leste do jardim. A planta é suscetível a ventos fortes, portanto, o local de plantio deve ser protegido de rajadas de vento. Um suporte deve ser instalado próximo ao local de plantio para sustentar a planta e protegê-la do vento. A planta é resistente a oscilações de temperatura e geadas. Com preparação e proteção adequadas, ela pode sobreviver a temperaturas de até -41 °C (-41 °F). OCOM.

A clematite requer rega moderada; o excesso de água pode causar apodrecimento das raízes. É estritamente evitado plantar o arbusto sob um bueiro ou perto de lençóis freáticos.

Clematis Manchurianum

Resistência a doenças e pragas

A Clematis Manchuria é suscetível ao ataque de lesmas, caracóis e ácaros. Lesmas e caracóis são removidos manualmente, e os ácaros são mortos com acaricidas.

O arbusto é suscetível às seguintes doenças:

  • infecções fúngicas;
  • podridão cinzenta;
  • oídio;
  • ferrugem.

Antes do plantio, o sistema radicular é tratado com Fundazol ou calda bordalesa. Os nematoides das galhas são considerados particularmente perigosos para a clematite; eles se alimentam dos rizomas, causando a morte da planta. Se o material de plantio for afetado por nematoides das galhas, ele não poderá ser salvo; será arrancado e queimado.

Clematis Manchurianum

Tecnologia agrícola para o cultivo de clematis do Extremo Oriente

A Clematis Manchurianum é adequada para cultivo em ambientes internos. Decora casas de campo, cercas, fachadas e estruturas arquitetônicas. O preparo cuidadoso do material de plantio e do local é fundamental para o cultivo bem-sucedido desta planta perene, semelhante a uma trepadeira.

Seleção do local e requisitos de composição do solo

O local para colocação da flor deve atender aos seguintes requisitos:

  • É preferível plantar clematis em locais ensolarados;
  • Se o plantio for planejado perto de uma parede ou cerca, é recomendável escolher o lado leste ou sul;
  • É importante manter distância da parede - no 2º ou 3º ano a planta cresce e precisa de uma área maior;
  • Locais com níveis de água subterrânea próximos devem ser evitados; a clematite requer elevação e proteção contra ventos fortes.

plantando flores

O solo deve ser fértil, argiloso ou arenoso. Floristas recomendam misturar o solo com areia, turfa e fertilizantes minerais. Um substrato contendo superfosfato, cinzas e cal também é aceitável.

Preparação antes do plantio

Ao selecionar o material de plantio, considere a condição dos brotos e rizomas — remova quaisquer espécimes rachados, danificados ou quebrados. Clematis saudáveis ​​têm folhas verdes e limpas, livres de manchas enferrujadas ou esbranquiçadas. Antes do plantio, mergulhe o sistema radicular em Kornevin ou outro estimulante de crescimento. Cave, solte e fertilize o local de plantio previamente. Em seguida, cave um buraco fundo e forre o fundo com argila expandida, seixos ou outro material de drenagem. Cubra o buraco com uma mistura de solo contendo areia, turfa, cinzas ou húmus.

Épocas de plantio recomendadas e algoritmo

Clematis Manchurianum pode ser plantada na primavera, verão e outono em temperaturas de +7 OC. Um arbusto com sistema radicular aberto murcha rapidamente; ele deve ser colocado no solo imediatamente após a compra.

mudas de flores

O plantio da clematite ocorre na seguinte sequência:

  • Primeiro, selecione um local e cave um buraco de 60 cm de profundidade e diâmetro.
  • Fertilizantes minerais são adicionados ao solo escavado e uma camada de drenagem de pedra britada ou argila expandida é colocada no fundo.
  • O substrato é despejado no buraco, formando um monte, e regado com dois baldes de água.
  • Após a água ser absorvida, o tronco do arbusto é colocado no centro do buraco e as raízes são esticadas.
  • A planta é compactada, coberta com uma camada de 14 a 16 cm de solo e regada generosamente. A área ao redor do tronco é coberta com turfa ou serragem.

Um suporte é instalado próximo ao plantio - ele fornecerá suporte adicional para a flor.

Rega

A Clematis Manchuria não requer regas abundantes. Na primavera e no outono, deve ser regada uma vez a cada 7 dias e, em climas quentes, três vezes a cada 7 dias. Regue apenas a área ao redor do tronco; a água não deve tocar as folhas ou flores. A frequência da rega depende da idade da planta e das condições climáticas. Um arbusto jovem requer de 4 a 6 litros de água, enquanto espécimes maduros requerem um balde de água.

regando flores

Fertilizando clematis da Manchúria

Se o solo for fertilizado com uma mistura contendo areia e húmus antes do plantio, a planta não precisará de fertilização adicional durante os primeiros 12 meses. No segundo ano, ela será fertilizada com esterco bovino e fertilizantes minerais uma vez em junho, julho e agosto.

O substrato nutritivo é misturado com os seguintes fertilizantes:

  • nitrogênio - durante a estação de crescimento;
  • potássio - durante a formação dos ovários;
  • fósforo - quando os brotos terminarem de florescer;
  • mineral - após a poda do arbusto.

Misturas químicas são alternadas com aditivos orgânicos, como esterco e húmus.

Aparar

Clematis Manchurianum é classificada no terceiro grupo de poda; após a floração do último broto, todos os brotos são podados. Para manter a espessura e a densidade, deixe de 2 a 3 folhas nos brotos; para flores grandes e exuberantes, pode-se completamente todos os brotos.

poda de flores

Amarrando aos suportes

No segundo ou terceiro ano, a clematite começa a crescer rapidamente. Por isso, durante o plantio, são instalados suportes próximos à planta, protegendo-a das rajadas de vento e direcionando o crescimento dos brotos. À medida que novos brotos surgem, eles são amarrados aos suportes. Eles também são usados ​​para jardinagem vertical.

Afrouxamento e capina

Esta planta trepadeira não tolera bem a luz solar direta. Para evitar o superaquecimento, cubra-a com casca seca, grama, folhas, turfa, serragem ou agulhas de pinheiro. Coloque a cobertura morta ao redor do tronco.

O arbusto também precisa ser afrouxado periodicamente para permitir a penetração de ar no sistema radicular. Negligenciar esse procedimento fará com que a planta pare de crescer e murche. A clematite deve ser afrouxada com uma enxada de três pontas após cada rega.

afrouxando flores

Controle de pragas e doenças

Apesar de sua forte imunidade, a planta é suscetível à infecção pelas seguintes patologias:

  • O mofo cinzento pode ser identificado pela presença de uma camada marrom nas folhas. Estas são podadas juntamente com os brotos infectados, e o caule principal é tratado com Fundazol.
  • O oídio é identificado por manchas brancas nas folhas e brotos. Pode ser controlado com uma solução de topázio ou Fundazol.
  • A ferrugem é caracterizada por um inchaço alaranjado nos brotos. Ela é removida com calda bordalesa.

Clematis Manchurianum é suscetível ao ataque das seguintes pragas:

  • lesmas e caracóis - são coletados manualmente colocando folhas de repolho sob a flor, que atraem pragas;
  • Ácaros - comem brotos e folhas, são eliminados com preparações acaricidas.

Para garantir uma floração exuberante e uma condição saudável da flor, é necessário realizar o tratamento oportuno com agentes fungicidas e acaricidas.

linda clematite

Cobrindo arbustos para o inverno

Esta planta perene, semelhante a uma trepadeira, é considerada resistente à geada, mas os jardineiros recomendam não arriscar e isolar o arbusto com folhas caídas. À medida que o clima esquenta, a neve derretida pode inundar o arbusto, portanto, no outono, é necessário criar um monte de esterco ao redor do tronco.

O isolamento é realizado no final de novembro, quando a temperatura cai para -4 OA Clematis Manchuria é coberta com solo seco ou turfa para formar um monte de 40 a 50 cm de diâmetro. Antes de geadas severas, tábuas de madeira ou feltro de cobertura são colocados sobre o monte.

Métodos de reprodução

A Clematis Manchuria se propaga por sementes, divisão e estacas. Cultivar a partir de sementes é um processo trabalhoso e demorado, com os primeiros brotos aparecendo de 1,5 a 2 anos após o plantio. Jardineiros preferem métodos de propagação mais rápidos e eficazes: estacas e divisão.

propagação de flores

Estacas

O procedimento é realizado em meados da primavera, durante a estação de crescimento ativa. Os brotos são podados juntamente com os brotos, a 3 cm de cada broto, e o broto é cortado. As estacas devem ter de 10 a 15 cm de comprimento. Os brotos são tratados com um estimulante de crescimento e plantados no solo.

Dividindo o mato

Este método é adequado para arbustos maduros com idade entre 5 e 7 anos. O procedimento de divisão é recomendado em meados do outono. A flor é desenterrada junto com suas raízes, dividida e plantada individualmente em terreno aberto.

Sementes

As sementes são semeadas em março e os primeiros brotos aparecem em 6 a 8 semanas. As mudas são embebidas em água ou Kornevin por uma semana, colocadas em um vaso e cobertas com um saco plástico. As mudas estão prontas para o plantio ao ar livre após 2,5 anos.

sementes de flores

Avaliações de jardineiros

Com os devidos cuidados, a clematite manchuriana encanta os olhos com suas flores abundantes por 14 a 20 anos. Ela prospera junto com outras plantas ornamentais. Este arbusto é fácil de cuidar e tem uma aparência marcante, o que o torna extremamente popular entre os jardineiros.

Alevtina, 59: "Sou apaixonada por flores e criei um grande canteiro no meu jardim. Precisava de trepadeiras exuberantes e cheias de folhagem para criar uma cerca viva. Optei pela clematite da Manchúria. Comprei a muda e plantei-a imediatamente no solo, seguindo todas as instruções de cuidado. Já faz quatro anos que a aprecio e, com o tempo, ela cresceu e em breve cobrirá completamente a cerca viva."

Petr, 75: "Adoro cuidar das flores na minha dacha. Plantei uma clematite da Manchúria; ela está crescendo há seis anos e os cuidados são básicos. Periodicamente, preciso amarrar os brotos para evitar que murchem. No verão, rego com frequência, mas com moderação. Não temos geadas severas aqui; antes que o frio chegue, cubro a planta com feno. O sistema radicular não congela e, com a chegada do tempo mais quente, o arbusto começa a renascer. Floresce abundantemente, com os primeiros brotos aparecendo em junho e murchando em setembro. Há dois anos, propaguei a clematite dividindo o arbusto e plantei as mudas perto do portão. Agora tenho um lindo arco de flores na entrada do quintal."

Lyudmila, 62: "Adoro a clematite da Manchúria por suas qualidades decorativas e facilidade de cuidado. Administro a planta com pouca frequência, regando-a em dias quentes. Podo-a regularmente e trato-a com acaricidas e fungicidas. Sei que a variedade é resistente à geada, mas prefiro evitar e cobrir a área ao redor do tronco com feno ou folhas secas durante o inverno, depois cobrindo com terra. Em março, os brotos começam a crescer vigorosamente, rapidamente se cobrindo de folhagem. Adoro a clematite por seu aroma agradável e suas lindas flores brancas."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata