Descrição e características da variedade de clematis Comtesse de Bouchaud, instruções de plantio e cuidados

As clematis estão entre as flores mais populares, com milhares de variedades conhecidas dessas belas trepadeiras. Seu longo período de floração, flores abundantes e vibrantes cativam os jardineiros. A variedade de clematis "Comtesse de Bouchot" não passou despercebida entre suas belas primas. Desenvolvida na França no século XIX, a variedade de Bouchot é famosa por sua baixa manutenção, flores delicadamente vibrantes, atratividade e charme único.

Características da variedade Comtesse de Bouchaud

O francês F. Morel desenvolveu a cultivar "Comtesse de Bouchaud" no final do século XIX, batizando-a em homenagem à Condessa de Bouchaud. Por muitos anos, a clematite adornou apenas os jardins floridos dos aristocratas e foi especialmente popular na Grã-Bretanha. Gradualmente, a planta se espalhou pelo mundo, à medida que sua beleza requintada, aliada à facilidade de cultivo, conquistava o coração dos jardineiros.

Com os devidos cuidados, o arbusto 'Comtesse de Bouchaud' pode viver até 20 anos, deliciando-se com exuberantes flores anuais. A clematite pertence ao grupo Jackmanii e foi criada por cruzamento interespecífico. Esta trepadeira arbustiva possui alta resistência à geada (zonas 4-9, até -35 °C), tornando-a adequada para cultivo em praticamente todas as regiões do país.

A Clematis de Bouchaud floresce em novos brotos do ano atual e pertence ao grupo de poda 3. Este grupo é cultivado em toda a Rússia, incluindo a Sibéria.

As videiras crescem até 3 a 4 metros por ano (em regiões mais frias, 2 a 3 metros). A variedade de Bouchaud floresce abundantemente de junho a julho a setembro. As flores são lilás-rosadas, lilás-roxas e medem de 10 a 15 centímetros de diâmetro. As pétalas são delicadas, ligeiramente onduladas nas bordas, ligeiramente curvadas para baixo, com veios sutis de tonalidade mais brilhante.

As anteras são amarelo-creme, contrastando nitidamente com as pétalas. As folhas são verde-vivo, agrupadas em grupos de cinco, e têm formato elíptico e pontiagudo. O arbusto mantém sua aparência decorativa durante todo o verão, e a folhagem não murcha. As flores e a folhagem altamente decorativas, um dos períodos de floração mais longos entre todas as variedades de clematis e o brilho e a expressividade de seus botões fizeram da Comtesse de Bouchaud uma planta de jardim apreciada em todo o mundo.

clematis de bouchot

Vantagens e desvantagens

A Clematis de Bouchaud permanece popular há décadas, sendo muito procurada entre a grande variedade de clematis. Vantagens da Comtesse de Bouchaud:

  1. Flores e folhagens não desbotam ao sol e mantêm seu brilho original de cor até murcharem.
  2. Alta resistência à geada, pode ser cultivada em qualquer região.
  3. O arbusto rapidamente produz brotos no sol e na sombra.
  4. Longa vida útil e floração anual abundante.
  5. A planta se desenvolve muito bem em recipientes.
  6. Uma característica única é que os brotos crescem ao longo de todo o comprimento do broto – do chão ao topo.

A clematite é resistente, pouco exigente e resistente ao frio e a pragas. Suas desvantagens incluem a intolerância à água parada. Em áreas baixas com altos níveis de água subterrânea e solos ácidos, a planta se torna suscetível a doenças, os brotos não se formam ou ficam menores, e doenças fúngicas frequentemente se desenvolvem.

Uso em paisagismo

As trepadeiras de Bouchaud, de crescimento rápido, são usadas para paisagismo de caramanchões arqueados, cercas e muros de casas. Jardineiros constroem suportes especiais para o arbusto, criando paisagens únicas.

clematis de bouchot

Arbustos rosa-púrpura ficam lindos quando combinados com outras variedades de clematis (branca, bordô, vermelha). Plantar a Comtesse de Bouchot em vasos permite o transporte das flores, criando arranjos próximos a áreas de estar e varandas. As clematis são plantadas perto de roseiras, coníferas ou outras trepadeiras, como capim-limão e madressilva. Os arbustos de Bouchot são usados ​​para esconder troncos feios de árvores mortas ou muros de edifícios.

Sutilezas do plantio

O plantio da clematite de Bouchaud requer atenção especial. Com os devidos cuidados, o arbusto viverá muito tempo, por isso é importante selecionar e preparar um local adequado para garantir que a planta prospere e exiba suas melhores qualidades, incluindo a longevidade. Os arbustos de clematite ramificam-se abundantemente e precisam de espaço adequado para prosperar. Outras plantas devem ser plantadas a pelo menos um metro de distância umas das outras.

Requisitos para condições e solo

A Clematis de Bouchaud prospera em pleno sol e tolera sombra leve. Proteja o arbusto de correntes de ar e ventos frios, que prejudicarão suas qualidades decorativas. Ao plantar perto de construções que criam sombra densa, escolha um local voltado para o sul para garantir que a clematis receba sol pleno durante a maior parte do dia.

bom solo

A clematite não tolera excesso de água, preferindo solos leves e bem drenados. Solos ácidos devem ser tratados com cal previamente para desacidificá-los antes do plantio.

Importante: Ao plantar, é preciso preparar um suporte com antecedência para videiras de crescimento rápido.

Seleção e preparação do local

Regras para escolher e preparar um local para o plantio de clematis:

  • excluir terras baixas com altos níveis de água subterrânea e frequentemente poças d'água;
  • São mantidos 50 centímetros de distância das construções para evitar que a chuva caia sobre o mato;
  • a área deve ser ventilada naturalmente, o excesso de água deve secar ao sol;
  • Para clematis, faça um monte baixo - 7-15 centímetros, garantindo assim a drenagem da água.

Após a seleção do local, prepare a cova de plantio. É melhor fazer isso de 2 a 3 semanas antes do plantio para permitir que o solo se assente e os fertilizantes e aditivos adicionados façam efeito. Cave uma cova com 60 centímetros de profundidade, largura e comprimento. Coloque de 10 a 15 centímetros de material de drenagem por baixo — tijolo quebrado, areia grossa, vermiculita ou carvão.

plantando flores

Época e tecnologia de plantio de mudas

A Clematis de Bouchaud é plantada na primavera ou no outono. Cada época de plantio tem suas vantagens e desvantagens:

  1. Primavera. Mais tempo para o enraizamento. Possíveis ondas de calor precoces dificultam o estabelecimento das plantas.
  2. Outono. É importante planejar o plantio corretamente — 1 a 2 meses antes do início do frio — para que a clematite tenha tempo de criar raízes, se estabelecer e sobreviver ao inverno sem congelar.

Mudas de vasos com as raízes cobertas com terra criam melhor raízes. Elas podem ser plantadas em qualquer época (mesmo no verão). Mudas com cinco ou mais raízes saudáveis ​​e fortes e um ou dois brotos são consideradas viáveis. As clematis são plantadas de 7 a 12 centímetros de profundidade, com os pontos de crescimento enterrados no solo. A planta é enterrada em um buraco, abaixo da superfície do solo. O solo removido do buraco é substituído no plantio por uma mistura de húmus, turfa, solo fértil, dolomita e areia.

plantando flores

Importante: o solo é coberto com uma camada de cobertura morta, que retém a umidade, protege dos raios quentes do sol e refresca as raízes da clematite.

Cuidados adicionais

Com cuidado, a clematite de Bouchaud encantará você com um manto exuberante de flores durante todo o verão. Se você não regar ou fertilizar o suficiente, as flores ficarão menores, o número de botões será reduzido e os brotos, fracos e curtos.

Rega

Em regiões com verões quentes, os arbustos são regados de 2 a 3 vezes por semana. A rega deve ser generosa, pois a clematite tem um sistema radicular profundo e profundo. Evite água parada; em verões úmidos, reduza a frequência de rega para 1 a 2 vezes. Quando a camada superior do solo estiver seca, solte-a para evitar a perda de umidade nas raízes. À noite, após o pôr do sol, a irrigação por aspersão é usada para refrescar o arbusto.

Fertilizante

Ao longo da estação, a clematite desenvolve videiras longas e produz numerosos brotos. O arbusto não consegue lidar com a vegetação intensa sem fertilização. Fertilize várias vezes durante a estação:

  • no primeiro ano, os fertilizantes aplicados durante o plantio são suficientes;
  • Na primavera, solos ácidos são tratados com cal, farinha de dolomita e fertilizantes contendo nitrogênio são adicionados;
  • verão – fertilizantes potássicos;
  • no outono – com teor de fósforo.

fertilizante para flores

Fertilizantes de liberação lenta aplicados entre as aplicações principais têm se mostrado eficazes. Fertilizantes complexos contendo cobalto e boro melhoram a vegetação. Jardineiros experientes recomendam Kemira e Pokon.

Poda e amarração em suportes

Ao plantar um arbusto jovem, instale imediatamente um suporte para os brotos em crescimento. As videiras em crescimento são conduzidas sobre o suporte, moldando a planta no formato desejado. Videiras fracas, danificadas e indesejadas são removidas para garantir uma aparência harmoniosa. As ripas devem ter 2 centímetros de largura, caso contrário, as videiras não aderirão ao suporte. No verão, a poda é realizada para melhorar a aparência da clematite, moldando-a e removendo os brotos murchos.

A poda pré-inverno é um procedimento necessário prescrito pelas técnicas de cultivo da Clematis de Bouchaud. Este grupo de clematis produz brotos apenas em videiras jovens (terceiro grupo de poda). Após o término da estação de crescimento de inverno:

  • em regiões quentes, encurte as videiras, deixando 2-3 nós;
  • Em locais com invernos frios, corte até a base, deixando alguns centímetros acima do solo.

clematis de bouchot

A De Boucho não floresce nos galhos que sobraram do inverno, por isso eles são cortados sem arrependimento.

Cobertura morta do solo

As clematis crescem melhor quando a zona das raízes está sombreada e fresca. A cobertura morta protege as raízes da luz solar quente e retém a umidade. A planta precisa de menos rega. Após regar e soltar o solo, a zona das raízes é coberta com cobertura morta. A matéria orgânica posteriormente se transformará em fertilizante.

Controle de pragas e doenças

A clematite 'Comtesse de Bouchaud' raramente adoece. Doenças fúngicas (a mais comum é a murcha) se desenvolvem com excesso de umidade, ventilação inadequada e superlotação. Seções danificadas das videiras são cortadas e o arbusto é desbastado. O solo e os brotos saudáveis ​​são tratados com uma solução fraca de permanganato de potássio e um fungicida (Fundazol, Topaz). As pragas mais perigosas da clematite são:

  • pulgão;
  • nematóides;
  • ácaro-aranha;
  • lesmas.

praga das flores

Para destruir pragas, são utilizados métodos de remoção mecânica, remédios populares e inseticidas (Actellic, Akarin, Aktara, Nematophagin).

Para evitar a infecção por doenças e pragas, as ervas daninhas são removidas e, na primavera, o solo é tratado profilaticamente com fungicidas, Fitoverm.

Abrigo para o inverno

Na maioria das regiões da Rússia, os jardineiros cobrem os arbustos de clematite durante o inverno, pois a geada pode danificar os brotos que hibernam. Após a poda, a planta é coberta com turfa e uma camada de cobertura morta (serragem, agulhas de pinheiro) e, em seguida, coberta com folhas e galhos de abeto. Para isolamento, utilizam-se feltro para telhados, tábuas de madeira ou caixas. Quando chega o tempo quente, as coberturas são removidas para evitar o apodrecimento, pois o superaquecimento das raízes retarda o crescimento e, por fim, mata a clematite.

Métodos de reprodução

A propagação vegetativa preserva as propriedades maternas das plantas, permitindo a criação de cópias exatas da Clematis de Bouchaud. As mudas podem ser compartilhadas com vizinhos ou usadas para aumentar o número de belos arbustos em seu próprio jardim. A propagação vegetativa não requer conhecimentos ou habilidades especiais, é simples e acessível a qualquer jardineiro.

clematis de bouchot

Dividindo a planta mãe

Os arbustos de clematis podem ser divididos se tiverem pelo menos cinco anos. Este é o método mais trabalhoso e perigoso, rendendo apenas uma pequena quantidade de material de plantio. Antes do início da estação de crescimento ativo, o arbusto é removido do solo, com cuidado para não danificar as raízes, e dividido em 2 a 3 pedaços. Os cortes são umedecidos com uma solução de permanganato de potássio e as divisões são plantadas em seus locais permanentes.

Método de camadas

Se as videiras forem colocadas no solo e pequenas seções forem cobertas com terra, ocorre o enraizamento. Esta é a base para a propagação da clematite por estratificação. Brotos saudáveis ​​e fortes são selecionados do centro do arbusto e fixados ao solo, deixando uma superfície de até 20 centímetros. O solo ao redor das camadas é solto, regado e fertilizado. A área é coberta durante o inverno. Mudas jovens de clematite são separadas na primavera seguinte e transplantadas para seu local permanente.

Estacas

As mudas são retiradas de clematis maduras (3-4 anos). No início do crescimento ativo, as videiras são cortadas em seções de 5 a 6 centímetros de caule com dois brotos. As mudas são colocadas em recipientes com uma mistura de areia, turfa e solo fértil. Elas são regadas com uma solução de Kornevin.

As mudas enraízam-se melhor a uma temperatura constante de 18-22 °C, em estufa. Quando o calor diminui, as mudas são plantadas ao ar livre. Antes que o tempo frio chegue, as mudas jovens de clematite devem se estabelecer no novo local e criar raízes.

A Clematis de Bouchaud é cultivada em diversas regiões do mundo há muitos anos. Sua popularidade não diminuiu ao longo dos anos, e novas variedades frequentemente superam esta favorita, não apenas em beleza, mas também em facilidade de manutenção. Na Rússia, a Clematis de Bouchaud é apreciada por sua resistência à geada, beleza delicada das flores e longevidade invejável.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata