Descrição e grupo de poda de clematis Sra. Cholmondeley, cultivo e cuidados

Entre as muitas flores no jardim da frente, uma clematite chamada Sra. Cholmondeley é frequentemente vista. Esta trepadeira perene pertence à família Ranunculaceae. Ela atrai jardineiros com sua capacidade de florescer contínua e abundantemente durante todo o verão. A clematite possui grandes flores lilases e é um excelente complemento para plantas perenes e decíduas. Com os cuidados adequados, a planta encanta os olhos com suas flores abundantes e pitorescas.

Clematis Sra. Cholmondeley - características do híbrido

A Clematis Mrs. Cholmondeley foi desenvolvida por criadores ingleses em 1873. Em 1993, a flor recebeu oficialmente o Prêmio da Royal Horticultural Society. Desde o momento do plantio, a planta precisa de suporte adequado — isso a ajudará a atingir 3,5 m de altura.

Esta variedade híbrida distingue-se pelas suas flores grandes, que crescem até 20-24 cm de diâmetro. As plantas mais comumente encontradas são aquelas com botões lilás, azul-claro, lavanda e roxo. O centro da clematite contém estames pequenos e lisos de cores amarelas, acastanhadas e aveludadas. A clematite jovem e de flores grandes "Mrs. Cholmondeley" apresenta flores simples, enquanto os exemplares maduros apresentam botões semidobrados. Esta variedade possui folhas pequenas, pontiagudas, verde-claras, que atingem 5 cm de comprimento e 2 cm de largura.

Vantagens do uso em paisagismo

A clematite é pouco exigente em termos de condições de cultivo e é usada em jardinagem vertical. Cresce nas seguintes superfícies:

  • arcos;
  • suportes;
  • cercas;
  • grades;
  • gazebos.

Clematis da Sra. Cholmondeley

Esta planta é adequada para cultivo em sacadas ou varandas, pois possui um sistema radicular pequeno e não requer uma área grande. Cresce ao longo de uma cerca, uma fundação de concreto ou perto de uma árvore com raízes profundas e fortes. Com plantio e cuidados adequados, esta trepadeira de flores grandes se enrola no suporte, deliciando o cultivador com flores abundantes e duradouras.

Especificações de pouso

Clematis Mrs. Cholmondeley está disponível em três variedades:

  • em um recipiente especial, enquanto o sistema radicular é colocado em um substrato úmido;
  • em forma de caule fino com rizoma;
  • na forma de um sistema radicular com brotos.

Existem vários requisitos para plantar clematis Sra. Cholmondeley:

  • Para plantar Cholmondeels, selecione uma área ensolarada e protegida de ventos fortes.
  • A planta prefere solo levemente alcalino, fértil e solto.
  • Jardineiros experientes não recomendam plantar clematis em solo salino, úmido, pesado ou ácido.
  • Ao plantar uma flor em solo argiloso, é necessário instalar uma camada de drenagem.
  • Preencha o buraco cavado com uma mistura leve e fertilizada. Não é recomendado enriquecer a planta com turfa ácida ou esterco fresco.

esterco nas mãos

Não é recomendado plantar clematis em áreas com lençóis freáticos próximos. Evite colocar a planta sob um telhado, pois o excesso de água da chuva pode causar apodrecimento.

Preparando o local e as mudas

Antes do plantio, comece a preparar o material de plantio: mergulhe os brotos em um balde com água por 30 a 40 minutos. O solo deve ser cavado, fertilizado e uma cova deve ser cavada previamente. Areia, húmus e cinzas de madeira são usados ​​em proporções iguais como substrato nutritivo.

Horários e regras de desembarque

Jardineiros recomendam o plantio da clematite Sra. Cholmondeley em meados de abril ou setembro. Antes do plantio, prepare o local; uma clareira ensolarada ou um local perto de uma cerca é preferível. O plantio da Sra. Cholmondeley segue esta sequência:

  • Primeiro, prepare o solo e cave um buraco. O tamanho do buraco é determinado pelo tamanho da muda — ele deve acomodar o rizoma, o fertilizante e o colo da raiz da planta.
  • O fundo do buraco é polvilhado com substrato e regado.
  • Após a água ser absorvida, a clematite é colocada no buraco, compactada e coberta com um punhado de terra.
  • Uma haste de dois metros é instalada perto do plantio, na qual a clematite se enrolará à medida que cresce.

plantando flores

O plantio é regado com um balde de água e coberto com cobertura morta feita de serragem, capim ou feno.

Cuidados adicionais

Cuidar da clematite envolve procedimentos padrão: regar, soltar, aplicar cobertura morta, podar e fertilizar.

Rega e fertilização

A irrigação deve ser regular, mas moderada, dependendo das condições do solo. O excesso de água leva à estagnação da água e ao apodrecimento do rizoma, o que pode levar a diversas doenças. Fertilize a planta durante os primeiros 12 meses após o plantio. No segundo ano, fertilize de acordo com o seguinte cronograma:

  • Durante o crescimento antes da floração, a clematite precisa de fertilizantes de nitrogênio;
  • quando as inflorescências aparecem, a flor é fertilizada com preparações complexas;
  • Após o término do período de floração, no início de setembro, a Sra. Cholmondeley é fertilizada com misturas de potássio e fósforo.

regando flores

As misturas de fertilizantes devem ser aplicadas com moderação, caso contrário, a clematite sofrerá queimaduras solares. Fertilizantes orgânicos e minerais devem ser aplicados no máximo 4 a 5 vezes por verão.

Afrouxamento e cobertura morta do solo

Após a rega, é necessário soltar o solo ao redor do tronco para garantir que o oxigênio chegue aos rizomas. Esse procedimento é realizado com uma enxada de três pontas — ela levanta a camada superior do solo com segurança e eficácia, sem danificar os caules ou bulbos das flores.

Assim que a clematite começar a ficar coberta de ervas daninhas, ela deve ser capinada. Recomenda-se remover as ervas daninhas logo no início da fase de crescimento, caso contrário, elas roubarão nutrientes e umidade da planta.

Grupo de poda

A poda adequada pode ajudar a controlar a floração da clematite. O híbrido de crescimento rápido, Mrs. Cholmondeley, pertence ao grupo de poda 3, florescendo de julho a setembro. Os brotos laterais são pinçados no final de setembro, com o tronco escalpelado a 50 cm do nível do solo.

Clematis da Sra. Cholmondeley

No ano seguinte, a planta é limpa de partes danificadas e as pontas dos pecíolos florais são arrancadas. Após esses procedimentos, a planta se recupera em um mês. A poda da clematite é necessária para seu rejuvenescimento, floração abundante e rápido crescimento dos brotos laterais.

Tratamentos preventivos

A Clematis Mrs. Cholmondeley é suscetível a doenças como mofo cinzento, oídio e ferrugem. Infecções podem ser prevenidas tratando a planta regularmente com fungicidas. A Clematis é uma praga favorita de ácaros, pulgões e lesmas, que devoram as folhas e caules, fazendo com que a planta pare de florescer e murche. Inseticidas podem ser usados ​​para controlar pragas.

Preparando-se para o período de inverno

Recomenda-se cobrir este híbrido perene antes do início da geada. Use turfa para cobrir o caule principal da flor — isso evitará que o caule congele. Feno, galhos de abeto, serragem, grama seca ou folhas podem ser usados ​​para isolar a área ao redor do tronco.

abrigando flores

Todos os brotos são dobrados no chão, envoltos em agrofibra, cobertos com terra e cobertos com feltro. Tábuas pesadas são colocadas sobre a estrutura para evitar que ela seja danificada por rajadas de vento.

Métodos de reprodução

A clematite 'Mrs. Cholmondeley' é propagada por divisão na primavera ou no outono. Selecione um exemplar forte, maduro e bem desenvolvido, com 5 a 6 anos de idade. A planta deve ser desenterrada sem danificar o sistema radicular e dividida em 2 a 3 seções contendo 3 a 4 brotos vivos. A clematite é então plantada usando a técnica descrita acima.

Avaliações de jardineiros sobre o híbrido

A clematite 'Mrs. Cholmondeley' é considerada um belo híbrido ornamental que se adapta até mesmo aos climas mais rigorosos. Esta planta é adorada pelos jardineiros por sua baixa manutenção, aparência atraente e flores abundantes.

Yana, 48: "Comprei uma clematite por recomendação de uma vizinha da sua dacha e plantei três mudas perto da cerca e do gazebo. Três anos depois, a cerca e o arco estão cobertos de grandes flores roxas e folhagem verdejante, cobrindo a estrutura metálica feia. Durante o verão, eu a rego, capino e a adubo regularmente. Considero que a principal vantagem da planta são suas flores longas e abundantes, que me encantam de julho a setembro."

Lyudmila, 60 anos: "Sou apaixonada por flores, então criei um canteiro perto da minha casa, onde a clematite 'Mrs. Cholmondeley' é o centro das atenções. Ela é cultivada selvagem, enrolando-se em toda a cerca e no gazebo. Cuidar dela não é diferente de cuidar de qualquer outra planta: no inverno, eu a enrolo bem apertada em plástico, cubro com terra e ramos de abeto. Cultivar a clematite nunca foi um problema; ela floresce abundantemente todos os anos, encantando os olhos com seus grandes botões cor de lavanda."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata