Descrição e grupo de poda de clematis Ernest Markham, plantio e cuidados com o híbrido

A clematite ocupa um lugar especial entre as flores de jardim. Apesar de sua beleza e aparência exótica, ela é pouco exigente em termos de condições de cultivo e apresenta poucos desafios para os jardineiros. Esta trepadeira arbustiva sempre atrai a atenção e se torna o ponto focal de qualquer arranjo floral. Entre as clematites, os jardineiros costumam preferir o híbrido Ernest Markham, que muitos consideram um verdadeiro rei por suas flores extraordinariamente vibrantes e grandes.

Clematis Ernest Markham - características do híbrido

A clematite híbrida Ernest Markham recebeu o nome de seu criador, o inglês E. Markham, que apresentou o novo híbrido aos jardineiros em 1936. Apesar de muitos anos desde a introdução da planta, sua popularidade continua forte como sempre. Tudo isso graças às suas características únicas.

Este híbrido é caracterizado por uma floração tardia, porém abundante. Jardineiros cultivam clematis não apenas em canteiros abertos, mas também em grandes vasos colocados em varandas e galerias. Com os devidos cuidados, esta trepadeira arbustiva pode atingir 4 metros de comprimento e se agarra e se enrola facilmente em suportes como cercas, grades e troncos de árvores. A luz solar direta não é um problema para este híbrido; ao contrário de outras variedades, suas pétalas não murcham; na verdade, elas apenas ficam mais brilhantes.

A clematite 'Ernest Markham' pertence ao grupo Jackmanii e é uma planta perene. Possui resistência moderada a doenças, pragas e frio, mas requer cultivo cuidadoso. A floração ocorre de julho a outubro, dependendo do clima da região de cultivo. Como Ernest Markham pertence ao Grupo 3, exigirá podas drásticas em preparação para as geadas de inverno.

As flores ligeiramente aveludadas do híbrido não ultrapassam 15 cm de diâmetro, com pétalas vermelho-púrpura e estames marrom-creme. As flores aparecem nos brotos do ano corrente.

Exemplos em paisagismo

Como esta trepadeira arbustiva pode atingir alturas de até 4 metros, ela é usada para decorar paredes de edifícios, estruturas feias e cercas. Jardineiros também usam este híbrido para criar arcos e cercas vivas deslumbrantes. No entanto, a clematite não é menos impressionante quando cultivada como um arbusto exuberante. O híbrido também é usado em canteiros, tanto sozinho quanto em combinação com outras plantas.

clematite ernest markham

Características das flores: vantagens e desvantagens

Antes de comprar mudas híbridas, os jardineiros estudam todas as vantagens e desvantagens da planta para avaliar suas capacidades e fornecer à clematite os cuidados agrícolas necessários.

Os méritos inegáveis ​​de Ernest Marham incluem:

  • Crescimento rápido e comprimento da videira.
  • Brotos grandes e espetaculares.
  • Resistência à luz solar.
  • Capacidade de suportar geadas de até -35 COM.
  • Um complemento perfeito para qualquer arranjo de flores.

O híbrido também tem algumas desvantagens que vale a pena considerar:

  • Tolerância média aos efeitos de patógenos e pragas.
  • Intolerância a áreas úmidas com má drenagem e água parada.
  • Incapacidade de crescer e se desenvolver em solos ácidos e pesados.

clematite ernest markham

Como plantar corretamente

A taxa de crescimento e a aparência decorativa da trepadeira arbustiva dependem de procedimentos de plantio adequados. Portanto, preste atenção às necessidades da planta em relação ao local de plantio, à qualidade das mudas e siga o procedimento de plantio.

Preparando o local e as mudas

Como este híbrido adora luz, ele precisa de um local que receba pelo menos seis horas de sol por dia; caso contrário, a planta atrofiará seu crescimento. Um local voltado para o sul, protegido de ventos fortes e correntes de ar, é o ideal. Um local de cultivo com sombra parcial também é adequado.

Nem todos os solos são adequados para esta clematite híbrida — plantá-la em solos pesados ​​ou argilosos é fortemente desaconselhado, pois a planta não prosperará ali. Escolha um local com solo fértil, leve e bem drenado. Se você planeja usar o híbrido para jardinagem vertical, prepare e instale imediatamente os suportes; sua altura deve ser de pelo menos 2 metros.

plantando uma flor

Evite colocar suportes para clematis perto de muros de edifícios. Caso contrário, a água da chuva que escorre dos telhados pode inundar as plantas, causando sua morte. Para o plantio, compre mudas em viveiros especializados. Há o risco de comprar clematis doentes ou infestadas de pragas no mercado. Além disso, o vendedor deve possuir um certificado de conformidade híbrida.

Horários e regras de desembarque

Se o jardineiro vive em regiões com clima ameno e quente, o plantio deve ser feito no outono, no final de setembro ou início de outubro. Em climas temperados, o plantio na primavera é preferível para permitir que a planta se estabeleça e se adapte ao novo local antes que o tempo frio chegue. Esse período vai do final de agosto a meados de setembro. Se o material de plantio for cultivado em recipientes, o plantio deve ser realizado durante toda a estação de crescimento. No entanto, inicialmente, as plantas devem ser sombreadas para evitar que o sol escaldante danifique o híbrido.

Recomenda-se plantar mudas de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. Eles cavam um buraco com dimensões de 60 x 60 x 60 (profundidade, comprimento, largura).
  2. Uma camada de drenagem é colocada no fundo e um monte de solo preparado é despejado sobre ela.
  3. Inspecione a muda existente — ela deve ter pelo menos cinco raízes com aproximadamente 30 cm de comprimento. Se as raízes estiverem secas, deixe-as de molho por várias horas em água com algumas gotas de estimulante de crescimento.
  4. Coloque a muda sobre o monte de terra, espalhando todas as raízes. Certifique-se de que o colo da raiz esteja completamente coberto com terra para evitar danos causados ​​pela geada.
  5. Pressione levemente o solo ao redor da clematite com as mãos.

muda de flor

O círculo do tronco é regado, fertilizado e, se desejado, coberto com cobertura morta. Para proteger as raízes da clematite do superaquecimento durante o calor intenso do verão, plantas anuais de baixo crescimento são colocadas ao redor do híbrido. Jardineiros notaram que as mudas anuais criam raízes melhor no novo local.

Cuidados adicionais

Em seguida, forneça ao híbrido cuidados abrangentes, que incluem rega e fertilização, afrouxamento e cobertura morta, poda sanitária e de liga, prevenção de doenças e pragas e preparação para o inverno.

Rega e fertilização

Brotos grandes e coloridos só aparecem na clematite quando adequadamente umedecida. Se a trepadeira arbustiva for plantada no lado sul do terreno, precisará ser regada uma vez por dia. Aproximadamente um balde de água é usado por híbrido maduro, mas essa quantidade pode ser ajustada dependendo do clima. Deve-se tomar cuidado para evitar água parada, pois isso pode levar ao surgimento de doenças fúngicas e podridão radicular.

Durante o período de enraizamento, o híbrido não necessita de nutrientes adicionais. Assim que a planta estiver totalmente adaptada ao novo local, fertilize de acordo com o seguinte algoritmo:

  • Primavera - use um complexo vitamínico, que necessariamente contenha nitrogênio.
  • Durante o período de formação dos brotos, são adicionados fósforo e potássio e são utilizados fertilizantes minerais complexos.

regando uma flor

Cobertura morta e afrouxamento

Após cada rega, é essencial soltar o solo. Isso evitará a formação de uma crosta seca e eliminará ervas daninhas que roubam os nutrientes da clematite. Com o início do outono, o solo ao redor do híbrido é coberto com uma camada de cobertura morta. Qualquer material orgânico, como composto ou húmus, pode ser usado para isso. A camada necessária é de cerca de 15 cm.

Poda sanitária

Durante os primeiros anos, o híbrido dedica toda a sua energia à adaptação ao novo local, ao estabelecimento de raízes e à construção do seu sistema radicular. Isso resulta em poucas ou nenhuma flor. Jardineiros experientes recomendam remover imediatamente os botões florais murchos, para que a planta não desperdice energia com eles e, em vez disso, comece a produzir novos. Durante a primeira estação, deixe um broto central, com no máximo 20 cm de altura. Isso permitirá que a planta desenvolva melhor os brotos laterais. Todos os ramos velhos, doentes e mortos são podados.

Amarrando

Como a videira cresce muito em largura e comprimento, ela não consegue manter sua aparência decorativa sem estacas. Para isso, são utilizadas treliças de suporte especiais ou a videira pode subir em árvores ou cercas.

clematite ernest markham

Doenças e pragas

O híbrido tem imunidade média a doenças, sendo mais frequentemente afetado por vários tipos de podridão. Estas são causadas por manejo agrícola inadequado, como proteção inadequada no inverno ou rega excessiva com água fria. Nesses casos, replante o híbrido, remova todas as partes danificadas e retome os cuidados normais com a planta.

Os nematoides são considerados as pragas de insetos mais perigosas e não há tratamento para eles. Eles danificam o sistema radicular, resultando na morte da planta. Ácaros e tripes também são comuns no híbrido. Para eliminar essas pragas, use qualquer inseticida, como Actellic.

Preparando-se para o período de inverno

A preparação adequada do híbrido para o inverno determina a abundância de sua floração e saúde. No outono, o solo ao redor da clematite é tratado com fungicida e coberto com uma camada de cobertura morta. Uma pequena quantidade de cinzas de madeira é polvilhada sobre a cobertura morta. Quando o solo congela a -5 °C (23 °F), o híbrido é coberto com caixas de madeira, estopa ou feltro. Se houver neve suficiente, ela é removida até as raízes da planta para isolá-las.

linda flor

Reprodução

A clematite é propagada por três métodos simples: divisão do rizoma, estacas e alporquia. Por ser um híbrido, a propagação por sementes não produzirá resultados positivos em ambientes internos.

Estacas

Durante o período de floração do verão, são colhidas estacas de 7 a 10 cm de comprimento. Após o tratamento com um estimulante de crescimento, o material é colocado em um substrato nutritivo para o enraizamento.

Camadas

Este método é ainda mais simples. Para isso, selecione os brotos mais baixos, coloque-os nos sulcos e cubra-os com terra. Grampos ou pedaços de arame são usados ​​para segurar os brotos com segurança no lugar.

Dividindo o mato

Híbridos com mais de cinco anos também podem ser propagados por divisão. Desenterre a planta e divida-a em vários pedaços com uma pá afiada. Trate as áreas cortadas com cinzas de madeira e plante-as em áreas preparadas.

Avaliações de clematis Ernest Markham

Darya Vasilyevna Skobtseva, 45, Mytishchi: "Cultivo este híbrido há vários anos. Praticamente não tive problemas. Tivemos um ataque de ácaro uma vez, mas depois de tratá-lo com Actellic, as pragas desapareceram."

Maria Evgenievna Marchuk, 57, Saratov: "Seguindo o conselho de uma vizinha, plantei vários arbustos híbridos de clematis perto da cerca. Ao longo de alguns anos, a clematis cobriu completamente a estrutura, e ficou linda."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata