- A vantagem das variedades resistentes a doenças
- Melhores variedades e dicas de cultivo
- As variedades mais populares de pepinos
- Gerasim F1
- Nobre F1
- Neto F1
- Sigurd F1
- Bicho-papão F1
- Lenara F1
- F1 do Ártico
- Thumbelina F1
- Bebê F1
- Bebê Krepyshok F1
- Cama Crocante F1
- Fuga F1
- Cabo F1
- Amurchonok F1
- Zki 104 F1
- Neta do avô F1
- Capricho da primavera
- Pepinos de maturação precoce
- Divã
- Masha
- Tom Thumb
- Variedades de maturação precoce
- Rouxinol
- Princesa
- Martin
- Variedades médias e precoces
- Resistente a doenças chinesas
- Arrepio
- Natália
- Pasadena
- Phoenix Plus
- Lancaster F1
- Beneficiar
- Senhor
- Colheitas de meio a fim de safra
- Fontanela
- Querido
Após oscilações bruscas de temperatura e chuvas prolongadas, a imunidade das hortaliças enfraquece, tornando-as incapazes de combater patógenos. As folhas do pepino ficam cobertas por uma película, amarelam rapidamente e secam; sem ação imediata, as plantas morrem. Os fungos são muito difíceis de controlar; eles não respondem bem nem mesmo a fungicidas biológicos ou produtos químicos. Os horticultores tentam plantar variedades de pepino resistentes ao oídio. Muitos híbridos são resistentes a vírus e não são suscetíveis ao míldio.
A vantagem das variedades resistentes a doenças
Lendo a descrição e as características da planta nos pacotes em que as sementes são vendidas, pode-se concluir que todas elas são imunes ao oídio, mas a maioria das variedades é vulnerável à infecção por fungos.
No entanto, recentemente, surgiram novas variedades verdadeiramente resistentes à doença, que pode destruir rapidamente plantações inteiras de pepino. A vantagem desses híbridos e variedades é que, mesmo durante uma epidemia, as folhas não amarelam nem secam, e os arbustos continuam a dar frutos, a frutificação continua e a produção diminui apenas ligeiramente.
Melhores variedades e dicas de cultivo
Híbridos de pepino baseados nas variedades japonesas Cascade, Erofey e Kit, bem como Krepysh, Brunet e Debut, criados na região de Moscou, são resistentes ao oídio.
Para proteger os vegetais da infecção fúngica, recomenda-se:
- Observe a rotação de culturas; retorne a cultura ao seu local no máximo após 2 anos.
- Plante pepinos em uma área ensolarada e protegida do vento.
- As plantas devem ser pulverizadas repetidamente com Fitosporina para prevenir doenças; se aparecerem sinais de infecção, elas devem ser tratadas com fungicidas.
- Forneça ventilação aos arbustos colocando as videiras em uma fileira.
Semeie as sementes em terreno aberto quando o solo aquecer até 15 °C. Adicione húmus ou composto no buraco preparado para as mudas.
As variedades mais populares de pepinos
Além da resistência a doenças, jardineiros e agricultores que cultivam vegetais que gostam de calor estão interessados no rendimento da planta, no sabor da fruta e nas qualidades culinárias.
Não apenas os pepinos varietais polinizados naturalmente são populares entre os jardineiros, mas também os híbridos partenocárpicos, cujos pepinos são adequados para conserva.
Gerasim F1
Uma planta com flores femininas, produzidas várias por nó e sem necessidade de polinizador, produz uma alta produção de pepinos com listras curtas e claras, alternadas com manchas. O híbrido Gerasim produz frutos cilíndricos, ricos em vitaminas, pesando 110 g cada, e amadurecendo em 38 a 40 dias.

Nobre F1
Um híbrido de maturação precoce é plantado sob plástico e em terreno aberto. As abelhas são atraídas para polinizar suas flores. Pepinos com pequenos tubérculos e espinhos brancos crescem até 13 cm de comprimento. Os jardineiros gostam de cultivar a variedade Dvoryansky porque nem as folhas nem os brotos são afetados.
- oídio;
- antracnose;
- manchas.
Os pepinos verdes, que amadurecem em um mês e meio, são adequados para conserva. Após o processamento, os frutos permanecem crocantes.

Neto F1
Este pepino, desenvolvido por criadores russos, produz cachos de flores femininas. Esta variedade é adequada para cultivo comercial, com agricultores colhendo até 450 centavos de vegetais por hectare. O híbrido Vnuchok apresenta uma longa temporada de frutificação. Os pepinos têm 7 ou 8 cm de comprimento, pesam 70 g e apresentam listras brancas na base, além de espinhos brancos.
Sigurd F1
Os arbustos do híbrido partenocárpico têm raízes poderosas e formam um único caule. A planta é surpreendentemente produtiva. A variedade Sigurd rende mais de 22 kg de pepinos em um terreno de um metro quadrado.
- em forma de fuso;
- com uma cor escura uniforme;
- com grande número de tubérculos.
Os pepinos, curtos e saborosos, pesam 100 gramas. A planta é resistente ao oídio e a vírus.

Bicho-papão F1
Arbustos altos e autopolinizadores, com flores femininas, produzem cachos de vários pepinos. O híbrido Babayka encanta com sua produção de frutos precoces e lindos:
- com pele fina e delicada;
- com pequenos tubérculos;
- com polpa densa.
A planta é resistente à podridão radicular e imune ao míldio. Esta variedade é adequada para cultivo em campo aberto e prospera sob filme plástico.
Lenara F1
Uma das novas variedades a chegar ao mercado de hortaliças impressiona por suas características: alta produtividade e resistência a condições climáticas extremas. O híbrido Lenara F1 possui raízes fortes e produz brotos robustos.
Os pepinos cilíndricos de 12 cm de comprimento são decorados com listras claras e escassamente cobertos por espinhos brancos.
F1 do Ártico
Esta variedade é atraente por seus pepinos de amadurecimento muito precoce. Os primeiros brotos perfumados são colhidos no 35º dia. Este híbrido é baseado na seleção coreana; as folhas dos arbustos árticos são cobertas por uma película que as protege de pragas.
Thumbelina F1
Esta planta trepadeira indeterminada rende até 18 kg de pepinos em canteiros. As flores femininas não necessitam de abelhas para polinização. O híbrido Thumbelina produz frutos fusiformes e arredondados, pesando 90 g. A casca verde, além das protuberâncias, é pontilhada de pintas.

Bebê F1
Entre os primeiros a serem colhidos em hortas estão os pepinos tuberculosos grandes deste híbrido superprecoce, que requer a ajuda de insetos durante a floração. Os frutos amadurecem em 40 dias e produzem uma colheita constante. Os pepinos Krokha possuem:
- formato oval atraente;
- cor rica;
- sabor excelente.
Os pepinos longos pesam 80 g, não são amargos e são ideais para conservas. A planta apresenta uma produção estável.

Bebê Krepyshok F1
Uma nova variedade autopolinizadora atraiu jardineiros por sua resistência ao oídio e seus belos frutos em miniatura. O híbrido partenocárpico Malyshok Krepyshok, que se desenvolve em vários nós, atinge apenas 8 cm de comprimento, tem polpa adocicada e é completamente livre de cáries.
Cama Crocante F1
Este híbrido de maturação precoce produz frutos até a geada. Seus arbustos altos produzem cachos de ovários e, após seis semanas, os pepinos amadurecem em pepinos coloridos e pontiagudos. Quando plantado corretamente, um único arbusto de Khrustyashchaya Gryadka rende 7 kg de frutos.

Fuga F1
Esta variedade, desenvolvida por criadores holandeses, é fácil de cultivar, pois os arbustos compactos de meio metro de altura produzem poucos brotos. Os frutos grandes do híbrido Fuga F1, que amadurecem em 40 dias, têm superfície lisa e sabor rico, mas não são adequados para conserva.
Cabo F1
Pepino partenocárpico cujas flores são polinizadas sem a ajuda de insetos, produzindo frutos tuberculados que amadurecem simultaneamente. Esta variedade é adequada para cultivo sob plástico, em estufas e em canteiros abertos. É resistente à podridão radicular e imune ao oídio.
Amurchonok F1
As sementes deste híbrido, cultivadas a partir da variedade russa Avangard, apresentam uma taxa de germinação surpreendentemente alta, de quase 100%. A planta é imune às doenças mais comuns. Os pepinos crocantes e macios de Amurchonka encantam com seu sabor e amadurecem mesmo em solo encharcado e em ondas de frio repentinas.

Zki 104 F1
Nos arbustos vigorosos desta variedade, que não requer polinização e produz numerosos brotos laterais, os frutos verde-escuros amadurecem em 40 dias. Esses frutos são valorizados por não serem amargos, não crescerem demais, não amarelarem, não se deformarem durante o transporte e são adequados para processamento.
Neta do avô F1
Em um canteiro ensolarado em uma estufa de plástico, os frutos do híbrido amadurecem precocemente. Dois ou três pepinos se formam no lugar das flores femininas. Os pepinos da "Neta do Avô", que chegam a 14 cm de comprimento, são cobertos por espinhos brancos. A planta é resistente a infecções fúngicas.

Capricho da primavera
Arbustos altos e indeterminados de pepino, com flores femininas nas axilas das folhas, produzem três frutos. Os pepinos híbridos Vesenniy Kapriz são colhidos seis semanas após a semeadura. Quando maduros, crescem até 20 cm de comprimento, com tubérculos aparecendo em sua casca fina. Um metro quadrado rende de 10 a 12 kg de vegetais aromáticos, usados em saladas.
Pepinos de maturação precoce
Em pequenos lotes, os jardineiros cultivam raízes e feijões, tomates e repolho, mas mesmo em uma estufa de policarbonato, eles sempre deixam espaço para pepinos precoces.
Divã
Os arbustos trepadeiras deste híbrido de maturação precoce, criado na Rússia, produzem frutos abundantes em galerias, peitoris de janelas e varandas, não apenas em estufas. Nas axilas das folhas, formam-se cachos de 3 a 8 pepinos.
Os primeiros pepinos Prima Donna amadurecem em 35 dias, pesam 80–85 g e novos frutos se formam até o outono.
Masha
Uma variedade autopolinizadora popular entre os jardineiros, ela resiste ao oídio, tolera baixas temperaturas e apresenta alta produtividade. A produtividade do híbrido Masha diminui no outono, mas os pepinos, que crescem em cachos, têm um sabor excelente.
Tom Thumb
Muitos jardineiros adoram esta variedade de maturação precoce com flores femininas, resistente ao mosaico, ao míldio e ao oídio. Estes pepinos em miniatura e oblongos pesam apenas 50 gramas, ficam crocantes em conserva e são deliciosos.

Variedades de maturação precoce
Nem todos os híbridos ultraprecoces prosperam em terreno aberto ou são adequados para colheita, e os jardineiros geralmente plantam pepinos que são colhidos um pouco mais tarde.
Rouxinol
Esta variedade doméstica prospera sob o sol quente. Os frutos desenvolvem uma cor verde intensa, amadurecem de 49 a 50 dias após a semeadura e têm formato oblongo, pesando 70 g.
Princesa
Este híbrido indeterminado produz alto rendimento em estufas; em campo aberto, a produtividade cai pela metade. Os pepinos curtos e nodosos de Knyazhny são decorados com listras longas e claras, cobertos de espinhos brancos e são excelentes para conserva.

Martin
A descrição desta variedade, cujas sementes surgiram no mercado há vários anos, atraiu o interesse de horticultores apaixonados por experimentação. Três dúzias de frutos de espinhos pretos são colhidos de um único arbusto de Lastochka, e os verdes amadurecem em 35 dias.
Variedades médias e precoces
Os fungos patogênicos se tornam ativos em qualquer estágio da estação de crescimento, e os criadores estão criando híbridos com alta imunidade, cujos frutos amadurecem em épocas diferentes e não apodrecem nem secam devido ao oídio.
Resistente a doenças chinesas
Recentemente, sementes de uma variedade com pepinos doces e interessantes apareceram nas lojas. Os pepinos têm um sabor semelhante ao do melão e crescem até meio metro de comprimento. A casca escura é pontilhada de pequenos espinhos, e a polpa crocante é rica em:
- sais minerais;
- ácidos orgânicos;
- vitaminas.
Um único arbusto rende até 5 quilos de frutos, que as donas de casa conservam em pedaços como se fossem frutas. O híbrido é resistente à podridão e à requeima.
Arrepio
Esta variedade autopolinizadora prospera em jardins abertos, é resistente à antracnose e tolera mudanças climáticas repentinas. Os pepinos irregulares, de 10 a 12 cm de comprimento, começam a ser colhidos após seis semanas. Os jardineiros apreciam a variedade Murashka porque, mesmo em climas quentes, os frutos não têm sabor amargo e têm um aroma distinto.
Natália
Um híbrido criado há 20 anos na Rússia, cultivado por agricultores e plantado por jardineiros. Os pepinos de caule longo, que produzem flores femininas, amadurecem rapidamente. Sua superfície é marcada por listras borradas e a polpa densa é arejada.

Pasadena
Esta variedade holandesa apresenta frutificação duradoura, resistente a vírus e doenças fúngicas. Os arbustos densamente foliados produzem frutos sem polinização por abelhas, pesando menos de 90 g na maturidade e atingindo 6 cm de comprimento.
Phoenix Plus
Esta variedade é conhecida por todos os moradores do verão; ela adora calor, se sente confortável em climas quentes, não tem medo da seca e cresce ao ar livre.
Pepinos de maturação tardia têm um lindo formato oval e são leves.
Lancaster F1
Este híbrido produtivo, desenvolvido na Holanda, ainda não conquistou popularidade entre os jardineiros. No entanto, quem já experimentou cultivar pepinos Lancaster elogia os pepinos pequenos e crocantes, que ficam ainda mais deliciosos em conserva.

Beneficiar
Um arbusto desta variedade híbrida com flores femininas rende até 8 kg de pepinos firmes, com até quatro em uma única axila. Os frutos de cor escura não são amargos, suportam bem o transporte e mantêm sua aparência atraente por muito tempo.
Senhor
Pepinos cilíndricos, verde-brilhantes, em arbustos trepadeiras com sistema radicular robusto, amadurecem em 50 dias. Esta variedade se recupera rapidamente de ondas de frio e é resistente ao excesso de umidade e ao clima úmido. Os frutos irregulares do híbrido Sudar não mudam de cor e são adequados para processamento.

Colheitas de meio a fim de safra
Pepinos precoces raramente são usados para conservação no inverno, pois são consumidos frescos. Variedades mais tardias cultivadas ao ar livre são melhores para enlatados.
Fontanela
Este híbrido, desenvolvido na Moldávia há várias décadas, tornou-se um favorito entre os jardineiros por suas características de baixa manutenção, alto rendimento e excelente sabor de pepino. Muitos jardineiros, tendo experimentado cultivar outras variedades, estão agora plantando Rodnichok novamente. Os frutos de videira longa começam a amadurecer em julho e são apreciados por:
- para o mesmo tamanho;
- cor clara;
- polpa crocante;
- ausência de sabor amargo.

Pepinos, que pesam apenas 90 g, são salgados e conservados em conserva.
A planta não tem medo do frio, é praticamente livre de doenças e não é inferior em rendimento aos híbridos partenocárpicos.
Querido
Esta variedade, desenvolvida há 20 anos na Península da Crimeia, é resistente ao oídio e não atrai pragas. Os arbustos formam videiras longas, as flores são polinizadas por abelhas e os nós das folhas produzem frutos abundantes. Os pepinos híbridos Golubchik distinguem-se pelo seu formato fusiforme, com casca decorada com listras, manchas e saliências difusas.











