- Seleção e características da variedade Blue Angel
- Exemplos em paisagismo
- Condições de cultivo para clematis
- Especificidades do plantio e cuidados
- Preparando o local e as mudas
- Horários e regras de desembarque
- Rega
- Fertilizando arbustos
- Cobertura morta e soltura do solo
- Grupo de poda
- Proteção contra doenças e insetos
- Como preparar uma planta para o inverno
- Métodos de reprodução
- Avaliações de jardineiros sobre a flor
As clematis, também conhecidas como clematis, se estabeleceram firmemente nos jardins dos jardineiros russos. Isso se deve à sua baixa manutenção e às suas impressionantes qualidades decorativas. Esta trepadeira arbustiva é usada para decorar muros de edifícios, caramanchões e arcos, e é incorporada em arranjos florais. Uma das clematis mais bonitas, com um nome poético, é a Anjo Azul. Com uma longa estação de floração, ela enfeita o jardim de julho ao outono.
Seleção e características da variedade Blue Angel
A variedade Blue Angel é de origem polonesa. Foi criada em 1987 pelo criador polonês Stefan Franczak. Apenas cinco anos depois, a variedade recebeu seu primeiro prêmio: uma medalha de ouro na Exposição Internacional Plantarium. Um ano depois, recebeu o prestigioso Prêmio de Mérito de Jardinagem da Royal Horticultural Society.
O Anjo Azul é uma trepadeira vigorosa, atingindo 4 metros de altura com os devidos cuidados. Suas lâminas foliares trifolioladas permitem que ela se fixe ao suporte existente usando pecíolos. A videira começa a florescer em grande número em meados de julho, e o processo de floração continua até setembro. O Anjo Azul produz brotos bastante grandes, atingindo de 10 a 15 cm de diâmetro.
A tonalidade das pétalas da clematite varia do lilás-azulado ao lilás claro, os estames são branco-creme.
Clematis Blue Angel é recomendada para cultivo nas zonas climáticas 4-9.
Exemplos em paisagismo
O Blue Angel é usado por paisagistas em uma variedade de composições. Aqui estão alguns exemplos:
- Como um arbusto exuberante, subindo ao longo de um suporte.
- Para decorar áreas de lazer, gazebos, arcos.
- Em uma composição com rosas.
- Em vasos e floreiras suspensas que podem ser movidas a critério do jardineiro.

Condições de cultivo para clematis
Um local com boa exposição solar matinal é ideal para o cultivo da clematite Blue Angel. A videira deve ser plantada em um local afastado de lençóis freáticos, pois isso danificará as raízes da planta e causará infecções fúngicas. A área também deve ser protegida de ventos fortes e correntes de ar.
Especificidades do plantio e cuidados
Práticas agrícolas adequadas são a chave para uma planta saudável e viçosa. O preparo adequado do solo e das mudas é essencial, assim como a rega, a fertilização e a poda após o plantio.
Preparando o local e as mudas
Solo fértil, bem drenado, ligeiramente alcalino e argiloso é considerado ideal para o cultivo de clematis. A área é escavada e todas as raízes das ervas daninhas são removidas. Se necessário, adicione húmus e fertilizantes minerais. Evite adicionar esterco fresco ou turfa ácida ao solo.

Recomenda-se comprar mudas com o sistema radicular fechado, ou seja, em recipientes. Isso é feito em lojas especializadas, onde os vendedores possuem todas as certificações necessárias. Se as raízes da muda estiverem expostas e secas, deixe-as de molho em um balde com água, adicionando opcionalmente um estimulante de crescimento, por uma hora antes do plantio.
Horários e regras de desembarque
Em regiões de clima frio, recomenda-se o plantio na primavera, geralmente no final de abril ou início de maio. Isso dará às mudas jovens tempo para ganhar força e se adaptar ao novo local.
O plantio é realizado da seguinte maneira:
- Cave um buraco com lados de 60 x 60 x 60.
- A drenagem é feita no fundo do poço usando brita fina ou tijolo quebrado.
- Misture o solo escavado com fertilizantes e despeje metade dele na camada de drenagem.
- Coloque cuidadosamente a muda de clematis no centro e endireite suas raízes.
- Preencha com o restante do solo e, se necessário, cave imediatamente um suporte.
- Compacte levemente o solo com as mãos e regue a clematite Blue Angel.

Recomenda-se colocar plantas anuais de baixo crescimento na zona das raízes; elas protegerão as raízes da clematite do superaquecimento no calor do verão.
Rega
Mudas jovens são regadas uma vez a cada sete dias. Os jardineiros determinam a quantidade de água a ser aplicada de acordo com as condições do solo; ele deve estar úmido a uma profundidade de 70 cm. Uma planta adulta precisará de duas regas por semana, consumindo cerca de 20 litros de água.
Jardineiros experientes recomendam determinar se a clematite precisa de rega: se o solo a uma profundidade de 20 cm ainda estiver úmido, adie o procedimento.
Fertilizando arbustos
Durante as duas primeiras estações, a clematite Blue Angel não requer fertilização. Esse processo começa apenas no terceiro ano após o plantio. Na primavera, aplique fertilizante de nitrogênio. Quando os brotos começarem a se formar, adicione potássio. Com a chegada do outono, aplique outro fertilizante, usando fósforo. Após chuvas fortes e prolongadas, recomenda-se polvilhar o solo ao redor da clematite com cinzas de madeira para prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas.

Cobertura morta e soltura do solo
O solo onde a clematite Blue Angel cresce deve ser bem oxigenado. Para isso, é essencial soltar o solo após cada rega. Isso evita a formação de crosta seca e também ajuda a remover ervas daninhas que roubam nutrientes da clematite. Ao fazer isso, não cave mais do que 2 cm para evitar danificar as raízes.
Este trabalho pode ser substituído por cobertura morta; uma camada de cobertura impedirá a evaporação da água e o crescimento de ervas daninhas na superfície. Turfa ou casca de árvore triturada são usadas para a camada de cobertura morta.
Grupo de poda
A Clematis Blue Angel pertence ao Grupo 3, o que significa que todos os brotos são podados no outono, deixando no máximo 30 cm acima do solo. Vários procedimentos são seguidos durante o cultivo da planta:
- Imediatamente após o plantio, corte de modo que apenas 3 brotos permaneçam acima do solo.
- Remova periodicamente todos os brotos quebrados, danificados, secos e doentes.
- O procedimento básico é realizado levando em consideração o grupo de poda Blue Angel.

Proteção contra doenças e insetos
O Blue Angel possui um forte sistema imunológico que lhe permite resistir a patógenos. No entanto, se práticas agrícolas adequadas e medidas preventivas não forem adotadas, os jardineiros podem encontrar manchas foliares de Alternaria, oídio, murcha e mancha foliar de Ascochyta. Os ácaros também são uma praga comum. Nos estágios iniciais, remédios populares como infusão de alho podem ser usados. Em casos mais avançados, inseticidas podem ser úteis.
Como preparar uma planta para o inverno
Após a poda de outono, prepare a planta para o frio do inverno. Ela é cercada por galhos de abeto ou espuma de poliestireno e coberta com folhas caídas. Se os invernos na região forem rigorosos, a planta é coberta com algum material não tecido ou filme plástico.
Métodos de reprodução
Existem vários métodos simples para propagar o Anjo Azul no jardim. O método mais confiável, recomendado por jardineiros, é dividir a planta. Para isso, selecione um exemplar de 5 anos. Você não precisa desenterrar a planta inteira; basta cavar um pouco e separar uma parte com uma pá afiada.

Além deste método, utilizam-se estacas e alporquia. O primeiro método é mais indicado no início do verão. O arbusto deve ter pelo menos três anos. As estacas são retiradas do meio do broto, embebidas em solução enraizante e plantadas em uma mistura de turfa e areia, inicialmente mantidas em sombra parcial. Assim que a planta estiver totalmente estabelecida, transplante-a para seu local permanente.
O segundo método é melhor utilizado no outono. Pequenas valas são cavadas e os brotos inferiores são colocados nelas, presos com grampos e cobertos com terra. Na primavera, eles são plantados em uma área separada.
Avaliações de jardineiros sobre a flor
Anna Grigoryevna Lepesheva, 52 anos: "Há muito tempo sonho em plantar clematis no meu jardim. Seguindo o conselho de um vendedor de uma loja de jardinagem, comprei uma Blue Angel. Não decepcionou. É fácil de cuidar e a videira cresceu enormemente — a única coisa que preciso fazer é realizar tratamentos preventivos para evitar que pragas estraguem sua aparência."
Darya Mikhailovna Kopylova, 38 anos: "Esta não é a primeira variedade de clematite que planto no meu jardim. Eu gosto muito dela — é praticamente resistente a doenças, cresce rápido e sobrevive ao inverno sem problemas."











