- História do aparecimento da variedade
- Características do narciso peixinho
- Prós e contras
- Plantio e cuidados
- Preparando o local e os bulbos
- Datas e padrões de plantio
- Regras para regar e fertilizar plantas
- Afrouxamento e cobertura morta do solo
- Aparar
- Preparando a flor para o inverno
- Prevenção e tratamento
- Doenças
- Insetos
- Métodos de criação
- Usando Narciso Minnow em Paisagismo
- Avaliações da variedade
As plantas bulbosas estão entre as primeiras a enfeitar o jardim de uma casa. O narciso é uma das primeiras flores a florescer: em algumas regiões, seus botões começam a abrir já em março. Normalmente, uma única flor coroa o caule. O narciso peixinho produz de 3 a 8 botões por caule. Abaixo, você encontrará informações sobre os prós e contras desta planta, propagação, plantio e cuidados com o jardim.
História do aparecimento da variedade
O peixinho foi desenvolvido por criadores europeus. Pertence à família dos narcisos tazetta. Sua característica distintiva é a formação de 2 a 8 botões em um único caule. Os narcisos multiflorais são cultivados principalmente em regiões de clima ameno.
Características do narciso peixinho
Os arbustos atingem uma altura de 15 a 20 centímetros. As folhas são longas, estreitas e verdes. De três a oito botões se formam no pedúnculo. As flores consistem em pétalas branco-creme e uma coroa amarela. Seu diâmetro é de cerca de 2,5 centímetros.
Os botões abrem no início da primavera. Durante a floração, os arbustos exalam um aroma inebriante. O Narciso botânico pode ser cultivado em canteiros ou usado para forçar a floração até uma data específica.
Prós e contras
As qualidades positivas do narciso Minnow incluem as seguintes características:
- floração precoce;
- presença de aroma;
- resistência à geada;
- facilidade de atendimento;
- boa imunidade.

Os aspectos negativos dessa cultura incluem a possibilidade de quebra do caule da flor durante fortes rajadas de vento.
Plantio e cuidados
Os narcisos peixinhos podem crescer por 3 a 5 anos sem serem replantados. Portanto, o local de plantio deve ser cuidadosamente selecionado. É melhor comprar material de plantio em uma floricultura de boa reputação.
Preparando o local e os bulbos
A área é limpa de ervas daninhas, escavada e nivelada. As flores se desenvolvem melhor em solo arenoso ou argiloso. O solo deve ser ligeiramente ácido ou neutro. Se necessário, adiciona-se turfa para soltar o solo e húmus para melhorar a fertilidade. Os bulbos pré-secos são colocados em uma solução de permanganato de potássio por meia hora. O material de plantio desinfetado é menos suscetível a doenças fúngicas.

Datas e padrões de plantio
Os narcisos são plantados no outono. Eles precisam criar raízes antes do início de geadas prolongadas. Escolha um local ensolarado ou parcialmente sombreado. Os bulbos plantados na primavera devem ser estratificados por 2 a 2,5 meses. Caso contrário, a floração só ocorrerá no ano seguinte.
As plantas são plantadas da seguinte forma:
- cavar buracos a uma distância de 15-20 centímetros;
- a profundidade do furo é de 10 a 20 centímetros (dependendo do tamanho do bulbo);
- areia é despejada no fundo;
- plante os bulbos e regue-os moderadamente;
- coberto com terra.
Polvilhe cobertura de turfa, palha e serragem por cima.

Regras para regar e fertilizar plantas
Os narcisos precisam de bastante umidade. Isso é especialmente necessário durante os períodos de crescimento ativo das folhas, brotação e floração. Os narcisos devem ser regados generosamente após a secagem dos brotos. Durante esse período, os bulbos continuam a se desenvolver ativamente. Fertilize as plantas de 3 a 4 vezes por estação. Use fertilizantes minerais com altos níveis de potássio e fósforo. Os nutrientes são adicionados após a rega.
Afrouxamento e cobertura morta do solo
O solo entre os arbustos é cuidadosamente solto. Este procedimento permite que o ar chegue ao sistema radicular das plantas. As ervas daninhas são removidas durante o afrouxamento. Elas privam os narcisos de luz solar e nutrientes, além de poderem introduzir doenças e pragas. Para conservar a umidade, o solo ao redor das flores é coberto com palha. Turfa, palha, aparas de grama e serragem são adequados.
Observação: a cobertura morta evitará a formação de crosta na superfície do solo e a evaporação da umidade das profundezas do solo.
Aparar
Apenas o caule da flor com os brotos secos é cortado. As folhas são deixadas, pois promovem o desenvolvimento do bulbo. Quando as lâminas das folhas ficam amarelas e secas, são removidas da área.

Preparando a flor para o inverno
Os narcisos peixinhos são resistentes ao inverno em climas amenos, portanto, não precisam de cobertura. Somente se houver previsão de um inverno rigoroso com pouca neve, o canteiro deve ser generosamente coberto com palha. Remova a cobertura no início da primavera.
Prevenção e tratamento
Se mantidos em más condições, os narcisos podem ser suscetíveis a doenças e pragas. Para evitar isso, medidas preventivas são necessárias. As plantas afetadas devem ser tratadas.
Doenças
Para prevenir doenças fúngicas, os bulbos são desinfetados com uma solução de permanganato de potássio antes do plantio. No início da primavera, os arbustos podem ser tratados com um fungicida como medida preventiva. A mesma substância é usada quando surgem doenças.

Insetos
As seguintes pragas podem atacar narcisos: ácaros, moscas-narciso e nematoides. Inseticidas são usados para prevenção e tratamento. Remover restos de plantas do canteiro evitará muitos problemas.
Métodos de criação
Os narcisos são propagados pela divisão do arbusto, utilizando mudas. Esse processo começa no verão, depois que a folhagem seca. Os arbustos são desenterrados e os pequenos bulbos são separados. Estes são secos e armazenados em um porão. No outono, são plantados no solo. Bulbos grandes são replantados imediatamente. Não há necessidade de limpar ou secar o material de plantio. Os narcisos plantados devem ser regados generosamente. Eles florescerão na primavera seguinte.
Usando Narciso Minnow em Paisagismo
A plantação é feita em pequenos grupos no terreno. Plantas bulbosas como tulipas, jacintos e muscaris podem ser plantadas nas proximidades. Narcisos ficarão lindos ao lado de outras prímulas, como prímulas e fritilárias. Os arbustos podem ser plantados ao longo de um caminho, em um jardim de pedras ou em grupos, formando um arranjo floral.

Avaliações da variedade
O narciso-pequeno é composto por lâminas foliares e um caule com diversas flores. Jardineiros o descrevem como uma planta fácil de cuidar, vistosa e perfumada. Exigindo poucos cuidados, é uma das primeiras plantas a enfeitar um jardim no início da primavera.
Karina, Abakan: "Comprei bulbos de peixinho em novembro. Não tive tempo de plantá-los imediatamente, então os guardei no compartimento inferior da geladeira. Plantei-os em abril e, em meados de maio, três hastes florais com botões apareceram. Cortei as hastes florais e coloquei-as em um vaso com água. A fragrância delas preencheu todo o ambiente."
Svetlana Petrovna, Região de Moscou: "Os arbustos de narciso peixinho não cresceram muito. As flores também eram do tamanho de calêndulas. Mas havia muitas no caule. No canteiro, as plantas se destacavam como uma mancha branca e amarela brilhante. Todos os vizinhos vieram ver esta planta incomum. Estou encantada com a compra."











