Como plantar rosas no outono e a que distância, e mais cuidados

As rosas podem crescer e florescer no mesmo local por muitos anos. Portanto, plantá-las requer cuidadosa consideração. Caso contrário, a planta não conseguirá expressar plenamente as características pretendidas pelo criador. Cada variedade requer uma abordagem individual. Abaixo, você encontrará informações sobre as especificidades do plantio de diferentes tipos de rosas, seus cuidados subsequentes e os erros cometidos por jardineiros iniciantes.

Quando as rosas devem ser plantadas?

Cada jardineiro decide por si mesmo quando plantar seus arbustos. Essa decisão se baseia em fatores como o clima da região e a variedade e cultivar plantadas. Quanto mais quente a região, maior a temporada de plantio.

Primavera

Este período é ideal para o plantio de rosas nas regiões do norte. Antes da chegada do frio, as plantas terão tempo para criar raízes e produzir vários brotos fortes. Se plantadas no outono, os galhos podem não ter tempo de amadurecer e morrer no inverno rigoroso. As rosas são plantadas ao ar livre após o início do calor estável.

Outono

No sul, os arbustos podem ser plantados no outono. A vantagem de plantar antes do inverno é que o jardineiro pode ver as flores na variedade de rosa escolhida, e os cuidados especiais não são necessários até a primavera. O plantio de outono começa em setembro. Para acelerar o desenvolvimento dos arbustos, as flores são podadas.

Se novos brotos começarem a crescer após o enraizamento, eles devem ser removidos. Uma roseira imatura pode morrer no inverno. Para garantir que a roseira sobreviva ao inverno, plante-a um mês antes do início de geadas prolongadas. Se o arbusto for plantado em outubro, a zona das raízes deve ser completamente coberta com cobertura morta.

Como plantar rosas no outono e a que distância, e mais cuidados

Plantio de verão: todas as sutilezas e nuances

É melhor não plantar rosas durante os verões quentes. Este procedimento só é realizado quando necessário. Por exemplo, se uma muda encomendada foi entregue com atraso ou se um jardineiro comprou inesperadamente uma variedade de rosas favorita. Se for necessário plantar, é melhor fazê-lo em agosto ou junho. Em algumas regiões, as geadas podem persistir até o final de maio, por isso o plantio em junho é até recomendado. Especialistas desaconselham o plantio no verão, principalmente em julho, pois a taxa de sobrevivência será mínima devido ao calor intenso.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Atenção! As rosas cultivadas em vasos se estabelecem com mais rapidez e facilidade. O plantio dessas plantas não compromete a integridade do sistema radicular.

Como selecionar e preparar mudas

As roseiras devem ser compradas de vendedores confiáveis ​​em viveiros ou centros de jardinagem. As mudas devem ser cuidadosamente inspecionadas para garantir que tenham um sistema radicular desenvolvido e de 1 a 3 brotos. Arbustos com dois anos de idade têm maior probabilidade de prosperar e florescer no ano seguinte.

mudas de rosas

Os caules das plantas selecionadas devem estar livres de amassados ​​e sinais de doenças. O sistema radicular resseca ligeiramente durante o transporte, então coloque-o em um balde com água por 3 a 4 horas. Adicione uma pequena quantidade de permanganato de potássio para desinfecção.

Um lugar para uma rosa: seleção e preparação

Selecione uma área bem iluminada para o plantio. As flores de algumas variedades de rosas tendem a murchar, portanto, a área deve ser sombreada durante as horas quentes do meio-dia. O nível do lençol freático não deve estar a menos de 1 metro da superfície do solo.

O local para o plantio das rosas na dacha é preparado com antecedência. A área é cavada e fertilizada, se necessário. O solo deve ser moderadamente solto. Se o solo do jardim for muito pesado, ocorrerá alagamento. Por isso, adiciona-se composto e húmus para soltar o solo e aumentar a fertilidade.

Instruções passo a passo para o plantio

O desenvolvimento futuro da cultura depende de medidas agrícolas implementadas corretamente.

Padrões de plantio e distâncias para arbustos

O espaçamento entre arbustos depende da variedade. As rosas trepadeiras requerem a maior distância: 2 a 3 metros. Se o espaçamento for muito próximo, as plantas competirão entre si por nutrientes e luz solar. As variedades miniatura requerem 30 centímetros. As rosas-chá híbridas, dependendo da variedade, requerem 50 a 100 centímetros de distância entre si. As rosas de baixo crescimento são plantadas ao longo da borda do canteiro, enquanto as mais altas são plantadas no centro. Um padrão escalonado é comum.

Importante! Se os arbustos forem plantados muito densamente, não haverá circulação de ar entre eles. Isso pode levar a doenças e pragas.

Nós cavamos buracos para plantar

Duas semanas antes do plantio das rosas, cava-se um buraco com 50 a 70 centímetros de profundidade e cerca de 40 centímetros de diâmetro. Isso é necessário para evitar que o colo da raiz afunde com o tempo devido à acomodação do buraco. O tamanho do buraco de plantio depende da variedade e do cultivar. Se o solo for pesado, coloca-se uma camada de drenagem com pequenas pedras ou argila expandida no fundo.

plantando rosas

O plantio de rosas é feito da seguinte forma:

  • cavar um buraco do tamanho necessário;
  • se necessário, coloque material de drenagem no fundo;
  • preenchido com substrato fértil composto de terra de jardim, composto, turfa, areia;
  • uma muda é colocada no meio;
  • preencha com substrato e regue generosamente.

Certifique-se de que o colo da raiz não esteja enterrado a mais de 5 a 6 centímetros de profundidade. Para reter a umidade do solo, polvilhe a área da raiz com palha, serragem ou turfa.

Características de plantio de diferentes tipos de rosas

Os princípios para o plantio de rosas são praticamente os mesmos para todas as variedades. No entanto, existem algumas diferenças.

Rosas do parque

Se plantadas corretamente, as roseiras produzirão flores lindas e duradouras. As pétalas vêm em uma variedade de cores. As roseiras-do-parque são resistentes e suportam facilmente invernos rigorosos. Elas são plantadas seguindo um padrão padrão, sem enterrar o colo da raiz.

plantando rosas

Espesso

A altura das plantas varia de 25 a 300 centímetros. As roseiras arbustivas podem ter uma copa estreita, piramidal ou extensa. As covas de plantio são cavadas de acordo com a altura e o porte da planta. Deve-se deixar espaço suficiente entre os arbustos para permitir a ventilação.

Escalando

Esta variedade de roseira produz trepadeiras grandes. Elas são plantadas perto de suportes, caramanchões e até arcos. Se vários arbustos forem plantados próximos uns dos outros, deixe pelo menos dois metros de distância entre eles. Antes do plantio, pode-se levemente as raízes das roseiras trepadeiras. Os brotos não são encurtados.

Rosas trepadeiras

Floribunda

Os arbustos Floribunda produzem flores quase continuamente, do final da primavera até a geada. As pétalas apresentam uma variedade de cores. Os brotos atingem 1,5 metro de altura. Os arbustos são plantados na primavera ou no outono. Após o plantio, dois a três brotos permanecem nos brotos. Os brotos mais altos são podados.

Chá híbrido

Os arbustos crescem de 50 a 90 centímetros de altura. As pétalas são creme, amarelas, vermelhas e rosadas. As rosas-chá híbridas são plantadas em canteiros, bordaduras e canteiros elevados. Dependendo da variedade, o espaçamento entre as plantas deve ser entre 50 centímetros e 1 metro.

Cobertura do solo

Estas rosas podem ter caules curtos ou longos. São plantadas em um pequeno monte, permitindo que os galhos caiam graciosamente em cascata. São plantadas de uma a três plantas por metro quadrado. No plantio no outono, os caules são podados apenas levemente.

Padrão e em cascata

A planta é cultivada por enxertia em rosas-de-chá trepadeiras, de cobertura de solo e híbridas. Os arbustos ficam lindos quando plantados individualmente. Se várias plantas forem plantadas lado a lado, deixe um espaço de pelo menos 1 metro entre elas. Durante o plantio, uma estaca é cravada no buraco para suporte, e o tronco é amarrado a ela.

Dica! Se, por algum motivo, o jardineiro não tiver tempo de plantar rosas no solo no outono, ele pode cavá-las em uma vala de 40 centímetros de profundidade. Quando a geada chegar, cubra as plantas com turfa e ramos de abeto.

Cuidados adicionais

Para garantir um crescimento rápido e florescimento abundante, as plantas precisam de cuidados adequados. Isso inclui regar, fertilizar e tratar as plantas contra doenças e pragas na hora certa. Para estimular a reflorescimento, os brotos que começam a secar, juntamente com fragmentos do caule, são cortados. Se não forem cuidadas, as rosas se transformarão em rosas selvagens.

Rega

Regue o solo sob os arbustos conforme necessário. A camada superior do solo deve secar, caso contrário, o sistema radicular pode ser danificado por patógenos. Regue a roseira pela manhã ou à noite, na base. Regar por cima, especialmente em climas quentes, pode causar queimaduras nas folhas.

regando rosas

Cobertura superior

Na primavera, fertilizantes nitrogenados são aplicados na zona radicular das plantas. Isso promove um crescimento rápido. Potássio e fósforo são adicionados durante a brotação. Após a primeira floração, fertilizantes minerais complexos são usados. Os nutrientes são adicionados ao solo pré-umedecido.

Aparar

Ao longo da estação, os arbustos são inspecionados, removendo galhos mortos, doentes e quebrados. Dependendo da variedade de roseira, é realizada a poda formativa. Algumas variedades têm brotos podados até 2 a 4 gemas, enquanto outras têm caules ligeiramente mais curtos. Os brotos que começam a secar são cortados junto com parte do broto.

Proteção contra doenças e pragas

No início da primavera, os arbustos são tratados com preparações contendo cobre. Isso previne doenças fúngicas. Tratamentos fungicidas são aplicados várias vezes ao longo da estação para prevenção e tratamento. Caso apareçam insetos nocivos, uma solução inseticida é usada.

muitas rosas

Abrigo para o inverno

A maioria das variedades de rosas tolera bem o inverno. Quando a geada chegar, basta adicionar turfa ou composto na zona das raízes e cobrir com ramos de abeto. Se a previsão for de um inverno rigoroso, construa uma estrutura sobre as rosas. Cubra-a com agrofibra ou spunbond. Assim que o calor da primavera chegar, remova a cobertura.

Atenção! Para garantir que a rosa sobreviva ao inverno, regue-a generosamente em meados do outono. O solo úmido reduzirá a exposição do sistema radicular aos efeitos negativos do frio.

Erros de jardineiros novatos

Cultivadores inexperientes de rosas podem cometer certos erros, resultando em arbustos mal estabelecidos e flores ruins. Os erros mais comuns cometidos por jardineiros iniciantes são:

  1. As rosas estão sendo plantadas tarde demais. Para garantir que as plantas criem raízes bem e sobrevivam ao inverno com segurança, elas precisam ser plantadas um mês antes da geada prevista.
  2. Não amontoe os arbustos durante o inverno. Quando as geadas constantes chegarem, adicione uma camada de solo na zona das raízes. Sob essa camada de solo, o sistema radicular sobreviverá ao frio.
  3. Regue a roseira com frequência, mas em pequenas quantidades. Em climas quentes, irrigue o solo uma vez por semana, despejando pelo menos 15 litros de água sob o arbusto.
  4. Evite tratar a planta contra doenças e pragas. Algumas variedades de rosas têm imunidade fraca. A partir do início da primavera, os arbustos devem ser pulverizados com agentes antifúngicos e inseticidas.
  5. Deixe as inflorescências secas nos brotos. Após a primeira floração, corte os brotos secos. Se eles permanecerem nos caules, podem não florescer novamente.
  6. Os arbustos são plantados muito próximos uns dos outros e das construções anexas. Se não houver espaço suficiente entre as plantas, elas podem ficar suscetíveis a doenças e pragas devido ao ar estagnado.
  7. O colo da raiz é enterrado profundamente. O local do enxerto deve estar de 5 a 6 centímetros abaixo do nível do solo. Se o enxerto for muito profundo, os arbustos podem crescer mal e a floração pode não ocorrer.

As rosas são lindas plantas de jardim. Produzem brotos quase continuamente do final de maio até a primeira geada. O desenvolvimento e a floração desses arbustos ornamentais dependem do plantio adequado e dos cuidados subsequentes.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata