As 4 principais variedades de rosas de interior, seu cultivo e cuidados em casa

Os amantes de rosas não querem se desfazer de suas rosas após o fim do verão. Jardineiros cultivam com sucesso essas belezas espinhosas em ambientes internos. Muitas variedades foram desenvolvidas para cultivo em ambientes internos. As rosas de interior são famosas por seu longo período de floração e pela beleza requintada de seus botões. Vejamos as instruções de cuidado para variedades e cultivares adequadas para o cultivo em peitoris de janela, as especificidades da propagação e os possíveis problemas.

Características das rosas de interior

A rosa de interior é um membro da família Rosaceae. É tão bonita quanto suas equivalentes de exterior, mas prospera em ambientes fechados — em um espaço limitado e com pouca terra no vaso.

Compactação e tamanho diminuto são as principais características das rosas de interior. Os botões vêm em uma variedade de cores e não são menos vibrantes do que os das flores cultivadas ao ar livre. Diferentes tipos de rosas podem ser cultivadas em ambientes internos:

  • arbusto;
  • padrão;
  • escalando;
  • cobertura do solo.

Cuidar de rosas em casa não requer proteção contra condições climáticas adversas, mas criar um ambiente confortável é essencial para flores exuberantes e abundantes. Muitas variedades têm fragrância forte, portanto, pessoas sensíveis a odores devem evitá-las. Algumas variedades de interior florescem repetidamente ao longo do ano e não requerem dormência de inverno. A cada 2 a 3 meses, o arbusto produz novos brotos. Os arbustos geralmente não têm mais de 60 centímetros de altura, com caules densos que sustentam bem a folhagem e os brotos. A folhagem é verde-claro ou escuro, com pontas pontiagudas. Os brotos variam em formato, e a flor aberta atinge de 1,5 a 5 centímetros.

As variedades e tipos mais bonitos

As mais populares e difundidas são as roseiras arbustivas. Elas se adaptam confortavelmente a peitoris de janelas ou em grandes vasos de chão. Os vasos servem como um elemento decorativo adicional. Vamos considerar quais rosas de interior são mais apreciadas pelos jardineiros.

Leonor

Eleanor Rose

A variedade Eleanor é uma escolha maravilhosa para espaços pequenos. Ela cresce compacta e robusta, atingindo uma altura de no máximo 30 centímetros. A flor ostenta um tom rosa-coral em suas pétalas, atingindo 3 centímetros quando totalmente abertas. Os botões fechados têm um formato pontiagudo e alongado, um favorito entre muitos jardineiros.

Os botões são reunidos em inflorescências exuberantes de 10 a 15. O aroma é fraco e discreto, tornando a variedade Eleanor adequada para apartamentos onde nem todos os membros da família apreciam o perfume das rosas.

Prós e contras
compacidade;
decoratividade;
aroma suave, prático para uso doméstico.
a floração é sazonal.

A variedade é usada para cultivo em casa e em jardins nas regiões do sul.

Duende

rosa de interior Pixie

Uma roseira ornamental em miniatura com um arbusto compacto, que não ultrapassa 20 centímetros de altura. A pequena planta possui folhagem fina e rosetas de 1,5 cm de diâmetro. As flores são levemente perfumadas, com pétalas brancas e rosadas na base.

Prós e contras
resistência à geada – pode ser transplantado de ambientes internos para externos;
longo período de floração.
pequenas flores.

A pixie se desenvolve bem ao ar livre e tolera invernos frios. Também é usada como planta de bordadura em canteiros de flores.

Carnaval do Bebê

Carnaval do Bebê

A roseira Baby Maskerade, de interior, cresce até 30 centímetros. Seus caules ramificados são praticamente desprovidos de espinhos. As flores, semelhantes a camaleões, mudam de cor, do amarelo-dourado ao rosa e vermelho. As flores são dobradas e crescem até 3 a 5 centímetros.

Prós e contras
floração abundante;
mudança de cor requintada.
floresce bem somente quando iluminada por 16-18 horas;
a dormência de inverno é necessária.

Ao plantar ao ar livre, você precisa escolher um local ensolarado.

Rosa de Bengala

Rosa de Bengala

A roseira-de-bengala pode atingir de 50 a 60 centímetros. A floração dura de maio a outubro, e o arbusto permanece decorativo no inverno, pois não perde as folhas.

Esta variedade de rosa doméstica se distingue por suas flores grandes, que chegam a 5 centímetros quando totalmente abertas. As pétalas vêm em uma variedade de cores: branco, rosa, coral e vermelho. As flores permanecem frescas por até 10 dias.

Prós e contras
floração longa;
flores grandes;
variedade de cores;
arbusto exuberante.
sensíveis às condições de detenção.

Muitas variedades de rosas de Bengala foram desenvolvidas para cultivo em ambientes internos. Variedades miniatura como Angela Rippon, Yellow Doll e Fire Princess são particularmente populares.

Como escolher a rosa de interior certa na loja

Ao comprar rosas para cultivo em casa, você deve ir a uma loja especializada de boa reputação. Ao comprar, certifique-se de verificar a variedade da planta para determinar os cuidados adequados.

Rosa de Bengala

Evite escolher uma planta com muitos brotos e flores, pois você terá que descartá-los de qualquer maneira. Retire o vaso da embalagem para inspecionar o arbusto. Como é uma planta saudável?

  • um arbusto forte e simétrico, sem galhos danificados;
  • folhagem – brilhante, brilhante, verde, sem vincos ou sinais de murcha;
  • as folhas não caem quando tocadas levemente.

As folhas devem ser arrancadas e inspecionadas pela parte inferior — é onde as pragas geralmente se escondem. Um grande número de brotos geralmente não indica a saúde e o vigor do arbusto, mas sim um estímulo ativo ao crescimento. O uso de estimulantes de crescimento frequentemente leva à morte das rosas imediatamente após a floração.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Conselho: É melhor não comprar rosas floridas no inverno, pois os botões foram forçados artificialmente, dificultando o restabelecimento da estação de floração.

Preciso replantar imediatamente após a compra?

Vejamos a sequência de cuidados para uma rosa comprada:

  1. Após a remoção da embalagem, o arbusto é cuidadosamente inspecionado - galhos danificados são aparados e a presença de pragas e podridão é verificada.
  2. Os brotos e flores são cortados com tesouras de poda - a floração causada por estimulantes esgotará a planta, e o arbusto não terá força suficiente para se desenvolver normalmente.
  3. A rosa é lavada no chuveiro ou numa bacia, acrescentando um pouco de sabão.
  4. Se forem detectados insetos ou fungos, eles serão tratados com inseticidas ou fungicidas e pulverizados com preparações protetoras Fitoverm ou Epin.
  5. A rosa é enviada para uma zona de quarentena longe de outras flores por 2 semanas.
  6. Após o término da quarentena e a flor se adaptar às condições do novo ambiente, o arbusto deverá ser replantado, substituindo o solo.
  7. A rosa é transferida para um vaso permanente, sacudindo o solo das raízes.
  8. Se houver vários arbustos com raízes independentes em um recipiente, cada um deve ser plantado em um vaso separado.

Rosa de Bengala

Coloque o vaso em um local protegido da luz solar direta e forneça calor e água. Assim que estiver claro que a flor criou raízes e os primeiros brotos apareceram, mova o vaso para seu local permanente.

Recomendações e regras para cuidados com as plantas

Muitos jardineiros consideram a rosa uma beleza caprichosa que requer atenção especial tanto em ambientes externos quanto internos. Suas flores serão exuberantes e duradouras se você cuidar da planta regularmente, observando as condições sazonais e as práticas agrícolas adequadas.

Escolhendo um local

Escolha um ambiente claro e ensolarado para sua roseira — do sul, leste ou oeste. Durante os períodos de sol intenso do meio-dia, proteja a planta com uma cortina leve. O vaso pode ser colocado no parapeito de uma janela, tomando cuidado para não aglomerar a roseira com outros vasos de flores. Pendure vasos com variedades trepadeiras perto da janela e da luz solar direta.

Rosa de Bengala

Durante a estação de aquecimento, é melhor remover a roseira do parapeito da janela ou cobrir cuidadosamente os radiadores com protetores ou cobertores grossos — as rosas não gostam de ar quente e seco. No verão, os vasos de rosas dentro de casa podem ser movidos para a varanda, jardim ou galeria.

Dica: Para garantir o crescimento uniforme do arbusto e a distribuição dos brotos, é útil virar o vaso em direção à luz em diferentes direções.

Temperatura e humidade ambiente

Para uma vida confortável, a flor requer as seguintes condições:

  • temperatura do ar – 20-25 °, não inferior a 15 °;
  • umidade – não menos que 45-50%.

Em um ambiente seco, borrifo a rosa 1 a 2 vezes ao dia. Uma ducha a cada duas semanas é benéfica. O ambiente deve ser ventilado regularmente, protegendo a planta de correntes de ar.

Rosa de Bengala

Regime de rega

O desenvolvimento sazonal das rosas requer um regime de rega específico. Instruções básicas de rega:

  • a temperatura da água não deve ser inferior à temperatura ambiente e deve ser deixada em repouso por pelo menos 24 horas;
  • rega regular, não deixe o solo secar;
  • na primavera, quando a planta sai da dormência, a rega é aumentada (100-150 mililitros por arbusto);
  • no verão, durante o crescimento ativo de botões e flores, a rega deve ser máxima - em clima quente, até 200 mililitros por arbusto (antes da próxima rega, a camada superficial do solo deve secar);
  • perto do final da floração e com a diminuição da temperatura ambiente, a rega é reduzida.

As rosas reagem mal ao excesso de umidade, pois as raízes podem apodrecer. Antes de regar, verifique a umidade do solo cavando-o levemente. Flores cultivadas ao ar livre podem ser regadas duas vezes: de manhã e à noite. Se o recipiente for pequeno, o solo seca mais rápido, então leve isso em consideração ao regar.

regando flores

Como e com o que alimentar uma roseira

Durante os períodos de crescimento intenso, as rosas de interior precisam de fertilização regular para ajudar a planta a se estabelecer e produzir flores exuberantes. Os fertilizantes podem ser aplicados tanto no solo quanto nas folhas. Preparações prontas para uso, como Pokon, Ideal e Agricola, são particularmente populares. São aplicadas a cada 7 a 10 dias após a rega.

Jardineiros costumam dividir a dose semanal em porções e aplicá-la diariamente, considerando esse método mais eficaz. No final do verão, a frequência de fertilização é reduzida. As rosas não precisam de fertilização nos seguintes casos:

  • no inverno, durante o período de dormência;
  • para quaisquer doenças e infestações de pragas;
  • no primeiro mês após o transplante.

Drogas Pokon

Flores colocadas ao ar livre podem ser alimentadas com matéria orgânica (excrementos de pássaros, esterco).

Aparar

Durante o crescimento ativo, apare os brotos danificados e remova as flores restantes. A poda programada é realizada antes que a planta entre em dormência de inverno. Os galhos são podados com tesouras de poda em um ângulo de 45°, deixando cinco brotos no caule. Se a poda pré-inverno não for realizada, ela pode ser feita na primavera, antes do início do crescimento vigoroso da planta. Sem poda, o arbusto envelhece, fica feio e não floresce abundantemente.

Período de descanso

Para o inverno, a planta é colocada em um ambiente fresco com temperatura entre 4 e 10 °C. Varandas e galerias isoladas são adequadas para esse fim. Cobrir a planta com plástico não é recomendado para evitar o apodrecimento. Regue somente quando o solo estiver seco, e a cobertura morta é benéfica. Em meados de fevereiro, a planta é movida para um ambiente aquecido, aumentando gradualmente a temperatura, e os cuidados intensivos começam.

Drogas Pokon

Transferir

As rosas jovens são replantadas anualmente, enquanto as plantas maduras são replantadas a cada 2 a 4 anos. A melhor época é a primavera (antes do início do crescimento ativo). Adicione uma camada de drenagem ao vaso. Sem expor demais as raízes (isso prejudicará a rosa), remova a camada superior de terra e transfira a planta do vaso para um novo. Adicione terra (uma mistura especial para vasos de rosas), nivele o arbusto e aperte-o com as mãos.

Conselho: após o replantio, é útil regar a planta com estimulantes de crescimento e fitormônios – Epin, Zircon.

Quais são as doenças que as plantas de interior sofrem?

Doenças se desenvolvem devido a cuidados inadequados, contaminação de plantas domésticas com solo comprado e plantas novas. Se as rosas passarem parte da temporada ao ar livre, podem facilmente se infectar. Doenças fúngicas perigosas incluem:

  • Oídio é uma camada esbranquiçada na parte superior da folha, semelhante à argamassa de cal;
  • ferrugem – manchas vermelhas e inchaços nas folhas, caules, brotos;
  • Podridão cinzenta - progride durante o inverno.

linda rosa

Para o tratamento, use agentes antifúngicos (Fundazol, Abiga-Peak), corte cuidadosamente as áreas danificadas da planta e desinfete o solo. Ácaros, tripes e pulgões são as pragas mais comuns que atacam as roseiras. Para evitar uma infestação generalizada, inspecione as plantas regularmente e lave a folhagem com uma solução de sabão a cada 2 a 4 semanas.

Para remover pragas, use inseticidas e acaricidas (Masai, Sanmite, Aktara) de acordo com as instruções.

Uma rosa florescerá com os devidos cuidados?

Para garantir que uma rosa floresça, ela precisa de cuidados adequados:

  • período de dormência de inverno com baixas temperaturas;
  • rega oportuna sem excesso de umidade, iluminação, calor, fertilização;
  • espaço suficiente para crescimento.

linda rosa

As rosas florescem de maio a outubro, com pequenos intervalos, desde que sejam cuidadas adequadamente. Doenças e pragas, deficiências de micronutrientes e um vaso pequeno que não acomoda o sistema radicular podem interferir na floração.

Métodos de reprodução

Todas as variedades desta flor são facilmente propagadas vegetativamente, por meio de estacas. É conveniente combinar a propagação com a poda de primavera ou outono. Dessa forma, você não precisará podar os brotos. Para o plantio, selecione um caule semilenhoso de 10 a 15 centímetros de comprimento com 3 a 4 brotos. Corte cuidadosamente as folhas inferiores.

Na água

As mudas preparadas são colocadas em um pequeno recipiente com água decantada. O recipiente é colocado em uma área quente e bem iluminada. O enraizamento é acelerado pela adição de estimulantes de enraizamento (como Kornevin) à água.

mudas de rosas

Monitore o nível do líquido no copo e complete conforme necessário. As raízes aparecem em 2 a 3 semanas. Para enraizar a muda jovem, prepare o solo e plante a muda em um vaso pequeno. Quando os brotos começarem a crescer, transplante a rosa para um vaso maior.

No solo

O substrato para a muda é preparado com uma mistura de areia e turfa. Ele é colocado em um pequeno recipiente com drenagem e umedecido. Antes do plantio, a muda é embebida em uma solução de Kornevin por 30 minutos. A muda é coberta com uma cúpula transparente para criar um efeito estufa. A flor leva de 2 a 3 semanas para criar raízes.

mudas de rosas

Problemas no cultivo de plantas

As rosas de interior, como todas as plantas em vasos, sofrem com o ar seco ou excessivamente úmido em apartamentos, rega inadequada e espaço insuficiente nos vasos. Vejamos os problemas mais comuns enfrentados pelos jardineiros.

Secando

O arbusto pode secar pelos seguintes motivos:

  • rega insuficiente e rara;
  • no peitoril da janela ou perto dele – devido ao superaquecimento dos radiadores;
  • danos às raízes causados ​​por fungos ou pragas do solo.

A flor é hidratada, pulverizada e recipientes com água são colocados por perto.

secagem de rosas

Amarelecimento da folhagem

Folhas amareladas e caindo geralmente são causadas pela falta de nutrientes. O solo precisa ser enriquecido com fertilizantes que contenham um complexo de micronutrientes, e o tamanho do vaso deve ser aumentado em tempo hábil. Outra causa é o excesso de umidade e água parada.

As folhas murcham e caem

O murchamento de folhas e caules ocorre por vários motivos:

  • correntes de ar frequentes, correntes de ar frio;
  • regar demais a flor, causando apodrecimento da raiz;
  • pragas.

As folhas perdem turgor se a flor não tiver umidade suficiente, o ar estiver muito seco ou a pulverização for muito infrequente.

Charme e flores abundantes e duradouras são as principais vantagens das rosas de interior. Jardineiros que dominam o desafiador processo de cultivo dessas belezas vibrantes podem admirá-las por até seis meses. A alegria que essas flores deslumbrantes trazem vale o esforço.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata