- Descrição dos fertilizantes nitrogenados
- O propósito deles
- Tipos existentes de fertilizantes nitrogenados
- Quanto nitrogênio existe em diferentes espécies?
- Minerais
- Fósforo
- Ureia
- Período de aplicação e dosagem necessária
- Instruções de uso
- Como aplicar fertilizantes líquidos corretamente
- Precauções de segurança
- O que acontece quando falta um elemento?
O pleno desenvolvimento e a produtividade de todos os tipos de culturas dependem da presença de micronutrientes no solo, principalmente nitrogênio. A fonte desses micronutrientes essenciais são compostos químicos produzidos como fertilizantes nitrogenados. Amônia ou minerais naturais (como o salitre chileno) são usados para produzir nitrato, ureia e amônio.
Descrição dos fertilizantes nitrogenados
O nitrogênio é encontrado nas folhas, caules, raízes e frutos das plantas. Sua presença na clorofila confere às folhas a cor verde. Os fertilizantes nitrogenados incluem substâncias orgânicas e inorgânicas que contêm nitrogênio. São produzidos principalmente a partir do nitrogênio atmosférico por meio da síntese com hidrogênio, carbono e oxigênio.
Os fertilizantes minerais são produzidos em três formas:
- sólido, granular;
- líquido;
- solúvel em água.
Esterco, fezes de pássaros e adubo verde são fontes de compostos de nitrogênio que podem ser usados em casa sem recorrer a fertilizantes minerais.
O teor de nitrogênio no solo oscila devido à absorção microbiana, lixiviação e evaporação. Em última análise, a taxa de utilização do nitrogênio dos fertilizantes pelas plantas não excede 50%.
O propósito deles
Os fertilizantes nitrogenados estimulam o crescimento das partes vegetativas das plantas e aumentam a resistência das culturas a doenças. Os compostos nitrogenados são essenciais para o aumento da produtividade, especialmente em culturas industriais valiosas, como o algodão. O excesso de fertilizantes nitrogenados retarda o amadurecimento, reduzindo assim a produtividade das culturas.

Tipos existentes de fertilizantes nitrogenados
Os fertilizantes minerais são divididos em:
- amônia (amônio);
- nitrato;
- nitrato de amônia;
- amida.
Os derivados de amônia incluem derivados de amônia e enxofre/cloro/carbono/fósforo:
- sulfato de amônio;
- cloreto de amônio;
- carbonato de amônio;
- sulfeto de amônio;
- amofos e diamofos.
Fertilizantes de nitrato são salitres, sais de ácido nítrico (sódio, potássio, cálcio, amônio). Compostos de salitre e amônio (NH4) são chamados de nitrato-amônia. A ureia (carbamida) e a cianamida cálcica pertencem ao grupo amida.

Compostos de salitre, ureia e amônio estão disponíveis na forma granular. Destes, os compostos de nitrato e amônia são altamente solúveis em água.
Os fertilizantes nitrogenados líquidos incluem água amoniacal, fertilizantes complexos líquidos e mistura de ureia e amônia (UAM). A solução aquosa de UAM contém todas as três formas de nitrogênio: NH2 (amida), NH4(amônio), NO3 (nitrato), pois contém 35,4% de ureia e 44,3% de salitre.
Quanto nitrogênio existe em diferentes espécies?
A quantidade de nitrogênio em um fertilizante depende de sua composição química.
Minerais
Os compostos de nitrato e amônio contêm 8% cada, e os compostos de amida contêm 16%.

Fósforo
Nos fertilizantes nitrogenados e fosfatados predomina o fósforo (52%), a quantidade de nitrogênio varia de 10 a 12%.
Ureia
A ureia contém a maior quantidade de nitrogênio – 46%.
Período de aplicação e dosagem necessária
Os fertilizantes nitrogenados podem ser aplicados ao solo em diferentes momentos:
- 7-10 dias antes da semeadura;
- durante a semeadura;
- como cobertura, após a emergência ou inchaço dos brotos;
- As aplicações foliares são feitas durante toda a estação de crescimento.

As taxas de aplicação de fertilizantes nitrogenados são calculadas com base no teor de nitrogênio do solo. As taxas de aplicação de fertilizantes minerais dependem de vários fatores:
- condições climáticas;
- tipo de cultura;
- métodos de aplicação.
Em média, a maioria das culturas requer de 45 a 60 quilos de nitrogênio por hectare. Em caso de queda dos frutos, recomenda-se a aplicação foliar de uma solução de ureia na proporção de 10 gramas por litro de água. Para pulverizar hortaliças, a concentração da solução é de 5 a 6 gramas de ureia por litro de água. Essa quantidade é suficiente para 30 metros quadrados de canteiros. Em caso de deficiência de nitrogênio em árvores frutíferas e arbustos, pulverize com uma solução de 20 a 30 gramas por 10 litros.
Instruções de uso
Forma de nitrato/nitrogênio (NO3) é o mais facilmente absorvido pelo sistema radicular e é especialmente eficaz em solos ácidos e bem aquecidos. Os compostos de nitrato facilitam a absorção de potássio, cálcio e magnésio. Este tipo de fertilizante nitrogenado é recomendado para uso em todas as culturas. O período mais favorável é no início da estação de crescimento, mas também pode ser usado durante o verão.
Nitratos de amônio são os nomes dos sais de potássio/cálcio/sódio/amônio do ácido nítrico: KNO3, CaNO3, NaNO3, NH4NÃO3Dissolvem-se bem em água, são facilmente absorvidos pelas plantas e não são tóxicos para animais e humanos. Nitrato de amônio (NH4NÃO3) quando decomposto forma duas formas: nitrato de rápida absorção e amônio de lenta absorção.

Ureia (CH4N2A ureia é um fertilizante nitrogenado concentrado, disponível em grânulos brancos, inodoros e altamente solúveis em água. Quando aplicado ao solo, o composto se transforma em carbonato de amônio nos primeiros dois dias, que então se transforma em amônia quando exposto ao ar. Para reduzir a perda de nitrogênio, a ureia deve ser aplicada a uma profundidade de 7 a 8 centímetros e coberta com solo.
A época ideal para aplicação no solo é no início da primavera para árvores e arbustos, e de 7 a 10 dias antes da semeadura para culturas agrícolas. Durante a semeadura, a ureia é aplicada em sulcos ou covas, longe da semente. Para evitar os efeitos nocivos dos produtos da reação química, os grânulos não devem entrar em contato com a semente ou com as raízes da planta. Níveis excessivos de ureia no solo reduzem a germinação das sementes. A amônia gasosa pode danificar as mudas.
A ureia é especialmente eficaz em solos ácidos. Solos alcalinos e neutros devem ser acidificados para evitar a perda de micronutrientes.
Uma desvantagem da ureia é que ela requer condições especiais de armazenamento para evitar compactação. Quando aplicada durante o plantio, a ureia não deve ser misturada com outros fertilizantes.
A pulverização durante a formação dos brotos reduz a produtividade no ano seguinte. No outono, a ureia é aplicada em solos arenosos e franco-arenosos. Culturas perenes e de inverno não são fertilizadas com ureia no outono. Pulverizar as plantas com uma solução de ureia antes da floração atrasa a brotação e, portanto, protege contra geadas de primavera.

Nos compostos de amônio, a reação de liberação de nitrogênio começa quando a temperatura do solo sobe acima de 0°C. A camada do solo é gradualmente saturada com o micronutriente, com os fertilizantes de amônia convertendo-se parcialmente em nitrato. A aplicação de compostos de amônia antes da semeadura promove o desenvolvimento das raízes e o crescimento do caule e das folhas.
Ammophos NP 12:52 é um fertilizante granular que contém fósforo e nitrogênio e pertence ao grupo de fertilizantes amônio. É mais eficaz quando usado em solos alcalinos e neutros.
Recomendado para fertilizar culturas anuais e perenes, hortaliças, frutas e bagas. Os períodos de aplicação incluem antes da semeadura ou plantio, durante a semeadura ou plantio e na primavera e no outono.

Como aplicar fertilizantes líquidos corretamente
Fertilizantes líquidos são usados principalmente para adubação foliar. Evite pulverizar as plantas com soluções aquosas contendo nitrogênio em temperaturas acima de 20 °C e umidade abaixo de 56%, bem como imediatamente após chuva ou orvalho intenso. Essas condições podem deixar marcas de queimaduras necróticas nas folhas.
O melhor horário para irrigação é de manhã ou à noite, sem sol forte, em um dia nublado — ou a qualquer hora. A concentração de nitrogênio depende da fase de desenvolvimento da planta: quanto mais longa a fase de desenvolvimento, mais diluída deve ser a solução.

Precauções de segurança
Ao trabalhar com fertilizantes nitrogenados, proteja a pele e o trato respiratório do contato com os produtos químicos, especialmente durante a pulverização. Use um respirador, óculos de proteção, roupas grossas de mangas compridas, calças e sapatos fechados.
Ao armazenar fertilizantes, siga as recomendações do fabricante, especialmente fertilizantes líquidos, devido à sua natureza agressiva. Os recipientes de armazenamento devem ser herméticos e resistentes à corrosão. Todos os tipos de compostos nitrogenados devem ser protegidos do calor, incluindo a luz solar direta.

O que acontece quando falta um elemento?
A falta de nitrogênio no solo pode ser avaliada pela aparência da planta, seu desenvolvimento e rendimento:
- as pontas das folhas ficam amarelas;
- brotos fracos descolorem para verde claro;
- os frutos ficam menores;
- os caules ficam vermelho-escuros;
- A planta perde as folhas e floresce prematuramente.
Plantas perenes são menos resistentes às baixas temperaturas do inverno. O nitrogênio melhora a resposta imunológica a infecções bacterianas e fúngicas, tornando as culturas mais resistentes a essas doenças.
A fertilização com nitrogênio é especialmente importante para as culturas de inverno, que apresentam deficiências no solo após a hibernação. Sem o suporte mineral adequado, as culturas de inverno sofrerão atraso no desenvolvimento e sofrerão redução na produtividade.



