- Principais componentes e forma farmacêutica
- Vantagens e desvantagens
- Variedades
- Finalidade do produto
- Alimentação foliar
- Como fertilizante de raiz
- Regras de uso para diferentes culturas
- Para culturas vegetais
- Para variedades oleaginosas e industriais
- Para flores decorativas
- Para plantas frutíferas e de bagas
- Para cereais, feijões e milho
- Medidas de precaução
- Como e por quanto tempo armazenar
- Com o que substituí-lo
O fertilizante Megafol é um produto antiestresse especial feito a partir de aminoácidos vegetais. Contém um complexo de componentes que o tornam altamente eficaz. Os principais ingredientes são derivados de substratos vegetais por hidrólise enzimática. O uso do produto aumenta a produtividade das culturas e melhora a qualidade dos produtos.
Principais componentes e forma farmacêutica
O medicamento é um suplemento antiestresse produzido pela empresa italiana Valagro. Embora muitos estejam acostumados a tomar comprimidos, a substância é, na verdade, um concentrado líquido. Deve ser misturado com água antes do uso.
O fertilizante contém ácidos orgânicos e microelementos valiosos, essenciais para as plantas. Contém o seguinte:
- 28% de aminoácidos;
- 3% de nitrogênio;
- 8% de potássio;
- 9% de carbono.
Os aminoácidos, que compõem a maior parte do fertilizante, fornecem às plantas a energia de que necessitam. As culturas então usam essa energia para manter os processos vitais normais. Os ingredientes restantes fornecem às plantas nutrientes essenciais.
Vantagens e desvantagens
O "Megafon" é considerado um produto bastante comum e eficaz. Ajuda a aumentar significativamente a produtividade das culturas sem causar estresse. Seu uso fortalece as plantas e aumenta sua resiliência.
As principais vantagens da substância incluem o seguinte:
- resistência às flutuações de temperatura;
- possibilidade de aplicação em diferentes variedades e espécies;
- estimular o crescimento e o desenvolvimento das culturas;
- boa adesão às folhas e brotos, resistência à precipitação;
- possibilidade de combinação com herbicidas e pesticidas;
- nenhum efeito tóxico nas plantações.
A principal desvantagem deste produto é o seu alto preço. Além disso, os vapores podem ser nocivos aos animais. Portanto, o Megafol deve ser usado com extrema cautela em plantas de interior.
Variedades
O medicamento é vendido como um líquido concentrado, acondicionado em recipientes de tamanhos variados. Essa é a única diferença entre as diferentes formas farmacêuticas. Especificamente, estão disponíveis sachês de 25 mililitros e frascos de 1 e 5 litros.

Finalidade do produto
O Megafol tem ampla aplicação na agricultura. Pode ser aplicado de diversas maneiras, com precisão no momento e na dosagem. Ajuda a aumentar a produtividade das culturas, fortalecer a imunidade e reduzir a suscetibilidade a fatores adversos, incluindo geadas recorrentes. Além disso, as mudas tratadas com Megafol se estabelecem mais rapidamente após o transplante.
Alimentação foliar
Este método de aplicação é considerado o mais indicado. A aplicação foliar pode ser feita em diferentes épocas, dependendo da cultura. Pode ser iniciada em meados da primavera. Primeiro, prepare a solução de trabalho e despeje-a em um pulverizador. Em seguida, pulverize generosamente as plantas. É importante garantir que a solução não pingue no solo.
Como fertilizante de raiz
O produto não é utilizado como fertilizante de raízes, pois esse método é considerado ineficaz. Além disso, o alto custo da substância obriga os jardineiros a optarem por métodos de aplicação mais eficazes.

Regras de uso para diferentes culturas
As dosagens e os detalhes de aplicação variam significativamente dependendo da variedade da planta. A solução de aplicação deve ser preparada no dia do uso. É importante observar que este produto não é compatível com óleos brancos ou minerais. Pode ser combinado com fungicidas à base de cobre. No entanto, esta opção é adequada apenas para uvas, tomates e oliveiras.
Para culturas vegetais
O Megafol pode ser usado em hortaliças tanto em campo aberto quanto em estufas. No primeiro caso, recomenda-se o uso de 25 a 35 mililitros de líquido para cada 10 litros de água; no segundo, 15 mililitros são suficientes. O momento da aplicação depende das condições das culturas. O produto deve ser usado aos primeiros sinais de estresse, que são mais pronunciados durante a seca ou hipotermia. Normalmente, o produto é aplicado de 3 a 4 vezes em intervalos de duas semanas.
Para variedades oleaginosas e industriais
Essas plantas precisam de tratamento quando surgem sinais de estresse. Use 0,05-0,3 mililitros de bioestimulante concentrado por 1 metro de canteiro. No entanto, ele deve ser previamente misturado com água. Para isso, use 25-35 mililitros para cada 10 litros de água. Este esquema deve ser usado para fertilizar soja, girassol, canola, tabaco e outras plantas.

Para flores decorativas
Essas plantas podem ser alimentadas regularmente, a cada 10 a 15 dias. Para isso, dilua 20 a 25 mililitros de concentrado em 10 litros de água. Borrife a mistura na folhagem. Use 0,05 a 0,2 mililitros por metro. São necessários pelo menos 3 a 4 tratamentos por estação.
Para plantas frutíferas e de bagas
Para preparar a solução de trabalho, use 25 a 35 mililitros de concentrado para cada 10 litros de água. Especialistas recomendam o uso de 0,2 a 0,3 mililitros do produto por 1 metro de superfície. Recomenda-se a aplicação de dois a três tratamentos durante a temporada. O primeiro tratamento deve ser realizado antes do início da formação dos brotos. Tratamentos adicionais podem ser aplicados em períodos desfavoráveis.
Para cereais, feijões e milho
A pulverização primária dessas culturas deve ser feita durante o perfilhamento e o desenvolvimento ativo do caule. A composição também é usada para dar suporte a plantas fracas. Use 25-35 mililitros de solução concentrada para cada 10 litros de água. Para pulverizar 1 metro de canteiro, recomenda-se o uso de 0,05-0,2 mililitros do produto.

Medidas de precaução
Ao trabalhar com fertilizantes, é importante seguir as precauções de segurança:
- Prepare a solução em um recipiente separado.
- O recipiente no qual o fluido de trabalho foi preparado deve ser descartado.
- Após trabalhar com o bioestimulador, tome um banho e lave suas roupas de trabalho.
Se a substância entrar em contato com a pele ou mucosas, há risco de hiperemia, irritação ou alergia. A área afetada deve ser enxaguada abundantemente com água.
Como e por quanto tempo armazenar
Armazene o recipiente fechado do fertilizante em local seco e escuro, fora do alcance de crianças e animais de estimação. A solução de trabalho preparada deve ser usada imediatamente. Esta solução não pode ser armazenada. O prazo de validade da substância é de 5 anos.
Com o que substituí-lo
Como análogos do medicamento, você pode usar "Aminofol Plus ou Tekamin Max"Eles diferem na composição, mas têm um efeito semelhante nas plantações.
Megafol é um produto eficaz com efeito abrangente nas plantas. Ajuda a melhorar o crescimento das plantas e aumenta a produtividade. Também torna as culturas mais resistentes a fatores externos e protege contra infecções e pragas.



