A cobertura morta é uma prática agrícola popular que ajuda a reduzir a perda de umidade do solo e melhorar sua estrutura. Uma variedade de materiais pode ser usada para esse procedimento. O uso de serragem como cobertura morta pode trazer diversos benefícios, incluindo aumento da produtividade das culturas, redução de custos com mão de obra e inibição do crescimento de patógenos.
É permitido usar serragem para cobertura morta?
A serragem é frequentemente usada como cobertura morta. É acessível, fácil de usar e segura. Pode ser usada não apenas em canteiros de jardim, mas também nas passarelas entre eles. Também pode ser usada para cobrir troncos de árvores e arbustos de frutas vermelhas.
Este material é frequentemente usado em ambientes internos, como estufas e canteiros. Combina bem com esterco, que também é usado para fertilizar o solo. Também pode ser combinado com folhas e outros resíduos vegetais.
A cobertura morta com serragem é aceitável na primavera e no outono. Após o término da estação, o material pode ser incorporado ao solo. Palha, folhas caídas e aparas de grama podem ser usados para esse fim.
Prós e contras
Usar serragem triturada como cobertura morta tem muitas vantagens. Aparas de madeira decompostas melhoram a estrutura do solo e o enriquecem com nutrientes. Bactérias benéficas prosperam sob uma camada densa dessa cobertura morta.
Outras vantagens deste material incluem o seguinte:
- aumentando a fertilidade e o rendimento das colheitas;
- Perdas reduzidas – a serapilheira ajuda a evitar que frutas e vegetais apodreçam;
- redução nos custos de mão de obra e na quantidade de rega, afrouxamento e capina;
- proteção das raízes durante a estação fria e em tempo seco;
- aceleração do processo de compostagem;
- controle de pragas;
- melhorando a aparência do jardim e da horta.

O impacto negativo da serragem se deve ao fato de ela não conter nitrogênio, mas absorvê-lo do solo durante o processo de decomposição. Essa deficiência pode ser mitigada pela adição de fertilizantes nitrogenados.
O uso de aparas de madeira frescas pode causar acidificação do solo. Para eliminar isso, misture o substrato com giz, cal apagada e cinzas. Também é importante lembrar que a serragem inibe o crescimento de microrganismos benéficos, bem como os nocivos.
Plantas para as quais é adequado
Se a rega for insuficiente, recomenda-se a cobertura morta, principalmente para plantas que exigem muita umidade. Isso se aplica a pepinos, abobrinhas, abóboras e vários tipos de repolho. Framboesas, alho, morangos e morangos silvestres também respondem bem a esse tipo de cuidado.
Que serragem usar
A serragem varia em tamanho e qualidade. Diferentes tipos de serragem são utilizados dependendo dessas diferenças. É importante considerar o seguinte:
- A cobertura morta de serragem de coníferas é adequada apenas para plantas que prosperam em solo ácido, como tomates, morangos, pepinos e cenouras.
- Lascas de madeira trituradas são adequadas para muitas plantas, com exceção da serragem de carvalho.
- Aparas de madeira frescas e grossas podem ser colocadas entre os canteiros. Isso ajudará a reter a umidade e retardará o crescimento de ervas daninhas. Em outros casos, materiais pré-preparados devem ser usados.
- Para proteger as mudas, utilize os melhores resíduos de madeira. No entanto, a farinha de madeira não deve ser usada como cobertura morta. Quando compactada, forma uma crosta dura que não permite a passagem de umidade.
- É melhor usar serragem podre, que não aumenta a acidez do solo.
Uma receita simples para fazer
Para evitar que a serragem danifique o solo e as plantações, ela deve ser preparada adequadamente. Para criar uma cobertura morta de alta qualidade, o material deve ser parcial ou totalmente convertido em húmus.
Uma cobertura morta de alta qualidade pode ser feita a partir de resíduos de madeira limpos de várias espécies. Também é possível usar uma mistura de serragem, fezes diversas e fertilizantes nitrogenados.
Para iniciar o processo de fermentação, durante o qual bactérias e fungos transformam a madeira em húmus, é importante garantir alta umidade e temperaturas acima de 15 graus Celsius. Isso garantirá que a população microbiana exceda o limite mínimo necessário para o processamento eficaz da matéria orgânica. É importante observar que a adição de esterco ou húmus à massa em fermentação reduz os requisitos de temperatura.
Assim que a população de microrganismos atinge os níveis necessários, eles começam a processar o material, o que libera energia térmica. É por isso que a mistura de serragem e esterco mantém uma temperatura interna elevada, mesmo em temperaturas congelantes.
Adicionar cinzas ou farinha de dolomita à serragem cria um material de cobertura morta com excelentes propriedades fertilizantes. Esses componentes também ajudam a neutralizar ingredientes que alteram o pH do solo. Isso é especialmente importante se você planeja usar material parcialmente decomposto como cobertura morta.

A decomposição natural dos resíduos de madeira leva de 2 a 4 anos, dependendo da umidade e da temperatura. Adicionar esterco ou cama à mistura reduz esse período para 6 meses. Ao adicionar compostos que estimulam a proliferação de bactérias, é possível produzir cobertura morta de alta qualidade em 3 a 4 meses.
Instruções de uso e quando realizar o trabalho
O momento da aplicação da cobertura morta depende das culturas cultivadas nos canteiros e dos objetivos do jardineiro. Recomenda-se aplicar cobertura morta nas plantas anuais imediatamente após o plantio. As raízes devem ser cobertas com serragem após o desbaste.
Culturas perenes devem ser cobertas com cobertura morta após o aquecimento do solo. A camada antiga deve ser removida primeiro. Ao cultivar plantas em estufa, o procedimento deve ser realizado durante a fase ativa de crescimento e desenvolvimento.
Prazo de validade
A serragem deve ser mantida longe da luz solar direta e da umidade. Nesse caso, sua vida útil é de 2 anos.
A cobertura do solo com serragem é uma prática comum que ajuda a melhorar a estrutura do solo e promover o crescimento das culturas. Para obter bons resultados, é importante preparar o material adequadamente.




