- O que é sulfato de amônio?
- Composição e propriedades do fertilizante
- Instruções de uso
- Prazos para contribuições
- Dosagem recomendada
- Interação com o solo
- Vantagens e desvantagens
- Para quais culturas ele é adequado?
- Verduras e frutas
- Árvores frutíferas e arbustos de bagas
- Culturas vegetais
- Culturas de flores
- Fertilizando frutas
- Culturas de inverno e gramado
- Condições e períodos de armazenamento
O fertilizante à base de sulfato de amônio tem encontrado aplicação em todo o setor agrícola. O sal cristalino é aplicado na primavera para fornecer às plantas nutrientes essenciais e elementos valiosos para um crescimento rápido e colheitas de alta qualidade. Vale ressaltar que este produto químico é totalmente seguro para humanos e não tóxico para o meio ambiente. Vamos explorar essas características em detalhes.
O que é sulfato de amônio?
O sulfato de amônio é um fertilizante mineral, também conhecido como sulfato de amônio. É uma substância incolor, constituída por cristais ou grânulos brancos, facilmente solúveis em líquidos. Sua fórmula química é (NH4)2SO4. É frequentemente utilizado como componente na cloração de água.
Composição e propriedades do fertilizante
O fertilizante contém elementos valiosos, como enxofre e nitrogênio, essenciais para o desenvolvimento adequado das hortaliças. Esses componentes atuam como blocos de construção, regulando os processos intracelulares e melhorando a produtividade e a viabilidade das culturas. A fertilização também promove o desenvolvimento intensivo da parte aérea e das raízes.
Instruções de uso
Este fertilizante é adequado para a maioria das culturas de hortaliças, frutas e cereais. Não há contraindicações nem exigências climáticas.

Prazos para contribuições
Normalmente, a mistura de fertilizantes é aplicada várias vezes — no início da primavera e novamente no outono. O ácido sulfúrico é aplicado dissolvido ou adicionado diretamente ao solo:
- batatas - após os primeiros brotos;
- repolho e vegetais crucíferos – antes do plantio de mudas ou da semeadura no solo;
- Culturas verdes – antes da semeadura; ou você pode recorrer à segunda opção – fertilizar o espaço entre as fileiras após o surgimento dos primeiros brotos. A fertilização do solo é interrompida duas semanas antes da colheita;
- tomates, pimentões, berinjelas - antes de plantar as mudas ou imediatamente após elas criarem raízes.
Recomenda-se também o uso de misturas contendo nitrogênio e sais de potássio dissolvidos em líquido.

Dosagem recomendada
A dose recomendada de fertilizante mineral é de 20 a 40 gramas. No entanto, as seguintes dosagens se aplicam a cada cultura:
- Repolho e outros vegetais crucíferos – 50.
- Rabanetes, tomates, salsa, cenouras e nabos – até 35.
- Arbustos ornamentais, morangos, frutas vermelhas – 50.
- Árvores frutíferas – 40.
- Uvas – 60.
- Batatas – 70.
A quantidade é dada em gramas por metro quadrado. A aplicação excessiva de fertilizante não afeta negativamente as plantas, mas torna o solo do jardim ácido.

Interação com o solo
Quando os íons de amônio entram no solo, eles se combinam com os colóides do solo e se tornam imóveis. Após um certo período, a nitrificação é ativada, convertendo os íons de nitrogênio em nitratos. Essa reação produz ácidos nítrico e sulfúrico. A nitrificação permite que as plantas absorvam melhor o nitrogênio.
Além disso, a biodisponibilidade de outros microelementos valiosos – cálcio, potássio e magnésio – é significativamente melhorada.
A taxa de nitrificação depende diretamente de fatores externos: tipo de solo, acidez, umidade e grau de cultivo. Vale ressaltar que a mistura de fertilizantes não é adequada para solos ácidos, pois retarda o processo de nitrificação, tornando-o extremamente ineficaz e perigoso.

Recomenda-se a fertilização de solos franco-arenosos úmidos e franco-neutros. No entanto, após alguns anos, as reservas de carbonato se esgotam e o solo torna-se excessivamente ácido. Portanto, é necessário o monitoramento constante da acidez e a aplicação de fertilizantes à base de cal. A maior eficácia é observada em solos leves e arenosos com umidade adequada. Solos de chernozem e castanheiros não são suscetíveis à acidificação.
Vantagens e desvantagens
O fertilizante de amônio tem uma série de características positivas que o distinguem de outras misturas de fertilizantes:
- permanece no solo por muito tempo e não é levado pela chuva ou pela água de irrigação;
- rapidamente absorvido pelas culturas vegetais;
- tem uma longa vida útil e não endurece;
- fornece às plantas elementos valiosos que são necessários para a síntese de aminoácidos;
- baixo custo;
- seguro, não contém nitratos;
- não há risco de overdose.

No entanto, vale a pena observar algumas desvantagens significativas: a eficácia da mistura de fertilizantes depende diretamente de fatores externos (tipo de solo, pH, temperatura), a acidificação do solo não pode ser descartada e será necessária calagem e adição de húmus periódicas. Vale ressaltar que o nitrogênio é volátil, portanto, após a aplicação, deve ser incorporado ao solo.
Para quais culturas ele é adequado?
Nem todas as culturas respondem igualmente à fertilização com sulfato de amônio. No entanto, a maioria das plantas responde positivamente a essa mistura de fertilizantes.
Verduras e frutas
O fertilizante é frequentemente usado para todos os tipos de culturas que gostam de acidez — azedinhas, cranberries, mirtilos, hortênsias e assim por diante. O fertilizante mineral não só fornece nitrogênio, como também adiciona acidez ao solo. Para verduras, são necessários 20 gramas de fertilizante por metro quadrado. A fertilização pode ser realizada em qualquer época do ano; interrompa a fertilização algumas semanas antes da colheita.

Árvores frutíferas e arbustos de bagas
Árvores frutíferas precisam urgentemente de quantidades adequadas de fertilizantes nitrogenados. O uso de sulfato de amônio melhora a produtividade, promove a frutificação regular e estimula o crescimento vegetativo normal.
Uma mistura de fertilizante seco é espalhada ao redor de todo o perímetro do tronco da árvore e, em seguida, o solo é revolvido. Para melhores resultados, combine fertilizantes orgânicos com sal mineral. A fertilização também é recomendada para groselhas e framboesas, pois melhora o crescimento e a qualidade da frutificação.

Culturas vegetais
O sulfato de amônio é ideal para todos os tipos de vegetais crucíferos (repolho, rabanete, etc.). Eles precisam de fertilizantes com enxofre para prevenir a hérnia das crucíferas e outras doenças. Também requerem alto teor de nitrogênio.
No caso das batatas, o sal mineral promove a formação de tubérculos saudáveis, previne altos níveis de nitrato e o desenvolvimento de sarna, além de prolongar a vida útil. Além disso, a aplicação é necessária quando cultivando abobrinhas e abóboras.
Culturas de flores
O sulfato de amônio é usado para quase todos os tipos e variedades de flores. Normalmente, a mistura de fertilizantes é combinada com fertilizantes orgânicos (por exemplo, excrementos de pássaros). A mistura pré-selecionada é diluída com líquido e, em seguida, adiciona-se sulfato de amônio. Cerca de três litros por metro quadrado são suficientes. Isso é necessário para estimular o crescimento e fortalecer a imunidade da planta.

Fertilizando frutas
Recomenda-se adicionar uma mistura mineral ao solo antes de replantar os arbustos de morango e depois que as plantas estiverem estabelecidas. A taxa de rega recomendada é de uma colher de sopa por balde de água. Adicionar um pouco de verbasco é uma boa ideia.
Culturas de inverno e gramado
Ao aplicar sulfato de amônio, você pode maximizar o teor de proteína dos grãos de trigo. Este mineral também é essencial para culturas que requerem enxofre (trigo sarraceno, colza e trigo de primavera). Recomenda-se aplicar o fertilizante no início da primavera e uma segunda aplicação no outono para garantir uma distribuição uniforme dos componentes valiosos por todo o campo.
Utiliza-se um mínimo de 60 kg por hectare de campo. Se o gramado for cortado regularmente, uma mistura contendo nitrogênio deve ser aplicada duas vezes ao dia. A dose recomendada é de 35 gramas por metro quadrado.
Condições e períodos de armazenamento
O sal de amônio deve ser armazenado em local fechado, seco, limpo e bem ventilado. A mistura fertilizante não absorve vapor de água do ar e, portanto, não fica úmida. Pode ser armazenado próximo a fosfato de amônio e cloreto de potássio. Não há limite de prazo de validade, mas a eficácia e a concentração do produto diminuem com o tempo.











