- Descrição geral e características da abóbora
- Variedades de culturas e suas características
- Como cultivar uma plantação corretamente?
- Cultivo de abóboras por meio da semeadura de mudas
- Recipientes de plantio e solo
- Semeando sementes para mudas
- O processo de plantio de mudas de abóbora
- Mais cuidados com mudas em casa
- Plantio de mudas em terreno aberto
- Semeadura direta de sementes de abóbora em terreno aberto
- Local de pouso
- Plantando no chão
- Qual é um bom lugar para plantar abóboras?
- Mais cuidados com a abóbora
- Fertilização
- Rega, afrouxamento e cobertura morta
- Polinização
- Como moldar uma planta
- Aspersão de chicotes
- Protegendo abóboras de doenças e pragas
- Oídio
- Mosaico de abóbora
- Podridão de frutas
- Métodos de controle de insetos
- Características de crescimento em diferentes regiões
- O que plantar depois da abóbora?
- Condições de colheita e armazenamento
- Problemas no crescimento
A abóbora é considerada uma das culturas de melão mais populares. Este vegetal é usado na culinária e como ração para o gado. A polpa madura contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Cultivar e cuidar de abóboras ao ar livre exige o mínimo de esforço.
Descrição geral e características da abóbora
A terra natal da planta é o México. Embora exista um grande número de variedades deste vegetal, na Rússia é mais comumente encontrado abóbora comumEsta é uma planta herbácea anual, aparentada com a família do melão. Possui raiz principal ramificada. O caule é prostrado e pode atingir até 8 m de comprimento. Frequentemente, cria raízes nos nós. Gavinhas se formam nas axilas. O caule é pubescente e coberto por espinhos finos.
As flores da abóbora são grandes e solitárias. Os frutos são alaranjados ou amarelos, mas também existem variedades brancas e verdes. A polpa é alaranjada, densa e firme. A casca é grossa e difícil de descascar. O fruto tem formato oval, mas também pode ter formato de pera.abóbora-manteiga).
Variedades de culturas e suas características
Descrição das diferentes variedades e suas características:
- Arbatskaya é uma variedade Muscat. É uma variedade de maturação tardia. Do plantio ao aparecimento dos primeiros frutos maduros, leva de 131 a 145 dias. Uma abóbora madura pesa em média de 7 a 10 kg. A casca é fina, de cor alaranjada, assim como a polpa. A polpa tem sabor doce e consistência bastante firme.
- Esta nova variedade tem sabor semelhante ao da Arbatskaya, mas tem um período de crescimento mais longo, de 125 a 135 dias. Outra diferença é o peso do fruto. As abóboras pesam em média de 4 a 6 kg. Elas têm uma longa vida útil após a colheita. O fruto é alongado e de formato cilíndrico.
- A vitaminanaya é uma variedade de maturação tardia. Os frutos são ovais e nervurados, especialmente perto do caule. As abóboras maduras são marrons, cobertas de manchas rosadas ou alaranjadas. A polpa é quase vermelha e muito doce. Cada abóbora pesa de 4 a 5 kg.
- Zhemchuzhina (Pérola) é uma variedade caracterizada por um arbusto trepador vigoroso com 6 a 8 brotos laterais. É uma variedade de maturação tardia, com uma estação de crescimento que dura de 110 a 125 dias após a semeadura. A casca é alaranjada e macia. A polpa tem um tom mais rico, é doce e crocante. Os frutos têm longa vida útil.
- A abóbora-cabocha é uma dessas variedades incomuns. A polpa desta variedade tem um sabor característico de nozes. É uma variedade de maturação tardia, com plantas extensas e ramificadas. As abóboras são pequenas, pesando aproximadamente 1 a 2 kg. A abóbora tem formato de pera, com interior alaranjado. O sabor é doce e amanteigado.

Como cultivar uma plantação corretamente?
Cultivar abóboras no seu jardim é bem simples. Este vegetal praticamente não requer manutenção, então você pode plantá-lo com segurança e visitá-lo uma vez por mês para verificar as plantas.
Cultivo de abóboras por meio da semeadura de mudas
A tecnologia para o plantio de mudas de abóbora não é diferente daquela para qualquer outra hortaliça. Este método de cultivo é adequado para abóboras cultivadas em regiões do norte. A primeira metade do verão ainda é fria, e esse clima não é muito favorável para melões. Portanto, as sementes são semeadas em ambientes fechados para iniciar as mudas e depois transplantadas para áreas externas.
Recipientes de plantio e solo
Qualquer solo é adequado para semear sementes; abóboras são pouco exigentes em termos de composição. O solo pode ser comprado em lojas de jardinagem ou retirado diretamente do local. Se optar pela última opção, é aconselhável desinfetar o solo antes do plantio.
As sementes de abóbora têm sementes grandes, então é melhor plantá-las diretamente em vasos separados para não precisar replantá-las depois e poder plantá-las diretamente no terreno aberto.
Semeando sementes para mudas
Para ajudar as sementes a germinarem o mais rápido possível, elas podem ser germinadas. É muito simples. Coloque as mudas sobre um pano úmido e cubra com um segundo pedaço de pano. O pano deve permanecer úmido o tempo todo para evitar que as mudas sequem. Coloque o maço em um local quente e escuro. Após 2 a 3 dias, os brotos surgirão. Depois disso, você pode começar a plantar.
O processo de plantio de mudas de abóbora
- Faça buracos no chão.
- Coloque uma semente no buraco e cubra-a com terra.
- Você pode cobrir a parte superior com um saco para ajudar os brotos a brotarem mais rápido.
No final do plantio, regue as sementes generosamente com água em temperatura ambiente.

Mais cuidados com mudas em casa
Assim que as sementes começarem a brotar, elas precisarão de cuidados para garantir que cresçam fortes. A rega é essencial. Regue o solo conforme ele seca. Use apenas água morna. Usar água fria da torneira pode favorecer doenças fúngicas.
O segundo passo importante é a fertilização. Uma semana após o surgimento dos brotos, eles são regados com humato de potássio diluído em água. Após duas semanas, os brotos são polvilhados com cinzas de madeira.
Plantio de mudas em terreno aberto
As sementes de abóbora germinadas germinam uma semana antes, então o plantio dessas mudas deve ser feito um pouco mais cedo.

O plantio de mudas ao ar livre na sua dacha começa em maio, quando o solo estiver bem aquecido. O solo é misturado com esterco apodrecido e deixado por uma semana. As mudas são espaçadas de 40 a 70 cm, dependendo da variedade. Regue as mudas plantadas generosamente e cubra-as à noite durante as primeiras semanas. No entanto, se o clima for quente, isso pode não ser necessário.
Semeadura direta de sementes de abóbora em terreno aberto
Não é necessário cultivar mudas de abóbora; basta plantar as sementes em terreno aberto na primavera.
Local de pouso
As abóboras preferem crescer em áreas abertas e ensolaradas. Elas prosperam melhor se as plantas receberem sol pleno o dia todo. Plante-as em solo fértil e bem drenado.

Plantando no chão
As mudas de abóbora são plantadas no final de abril (para variedades precoces) e em maio. O solo para o plantio é preparado no outono, após a colheita. O solo é cavado e misturado com esterco.
Plantando sementes em terreno aberto:
- Faça um buraco no solo e plante a semente.
- Cubra levemente com terra.
- A distância entre as sementes é deixada em 40 cm.
Ao final do plantio das sementes, os canteiros são regados com água aquecida pelo sol.
Qual é um bom lugar para plantar abóboras?
Para aumentar a produtividade, é aconselhável plantar culturas compatíveis com a abóbora.
O que plantar ao lado de uma abóbora:
- abobrinha;
- batata;
- feijões;
- cebola;
- repolho;
- pepinos;
- tomates;
- beterraba;
- alho;
- cenoura;
- morango;
- morangos.
As abóboras se dão bem com a maioria das culturas. Para evitar o aparecimento de insetos nocivos nos arbustos, calêndulas devem ser plantadas perto dos canteiros.

Mais cuidados com a abóbora
Para cultivar uma abóbora grande, os arbustos precisam de cuidados especiais. Em julho, eles começam a ser fertilizados ativamente para garantir uma boa colheita em agosto.
Fertilização
A fertilização regular do solo acelera o amadurecimento da colheita. Durante a primeira metade da estação, adiciona-se nitrogênio ao solo. Este fertilizante promove uma frutificação mais rápida. Na segunda metade da estação, adiciona-se fósforo e potássio aos arbustos. Esses fertilizantes aumentam a produtividade e melhoram o sabor da fruta.

Rega, afrouxamento e cobertura morta
As abóboras não precisam de rega; elas recebem umidade suficiente da chuva. Os canteiros são soltos enquanto as plantas são pequenas. Quando elas crescem, tudo o que você precisa fazer é arrancar a grama alta.
Para promover o crescimento das mudas e reter a umidade, o solo pode ser coberto com cobertura morta.
Turfa ou serragem são usadas como cobertura morta. A camada de cobertura morta deve ter pelo menos 15 cm de espessura.
Polinização
A planta não requer polinização. Você pode atrair abelhas para seus canteiros borrifando-as com açúcar dissolvido em água.

Como moldar uma planta
Antes da floração, os arbustos são treinados para criar uma aparência mais volumosa. Três dos brotos mais fortes são deixados no arbusto adulto e o restante é cortado com uma faca afiada. As pontas desses brotos podem ser pinçadas. No entanto, não é necessário treinar o arbusto para o cultivo desta planta.
Aspersão de chicotes
Quando os galhos atingem 1 m de altura, as videiras são aterradas. Os galhos são esticados na direção desejada e cobertos com terra. Durante ventos fortes, eles podem "voar" pelo local. Essa medida evitará esse problema.

Protegendo abóboras de doenças e pragas
Ao cultivar plantas, é comum encontrar doenças aparecendo nos arbustos.
Oídio
Um sintoma característico desta doença é a disseminação de manchas brancas. Quando estas aparecem, os arbustos são imediatamente pulverizados com uma solução de enxofre coloidal e Izofrene. Folhas e caules severamente danificados são cortados, e as áreas cortadas são tratadas com uma solução de verbasco ou enxofre moído.
Mosaico de abóbora
Para prevenir a doença do mosaico, as ervas daninhas da área são destruídas imediatamente após seu aparecimento. Se pulgões aparecerem nos arbustos, eles são imediatamente pulverizados com uma solução de sabão em pó ou produtos químicos. Cubra o solo ao redor dos arbustos com cobertura morta como medida preventiva.

Podridão de frutas
Para prevenir a doença, mergulhe as sementes em uma solução de sal de cobre antes do plantio. Ao primeiro sinal da doença, remova a camada superior do solo e substitua-a por terra fresca. Trate as partes danificadas dos arbustos com cal.
Métodos de controle de insetos
Para evitar infestações de insetos, cave o solo imediatamente após a colheita. Durante o cultivo de abóboras, as ervas daninhas são constantemente removidas. Calêndulas ou alhos podem ser plantados nas proximidades. Borrifar com uma solução de sabão em pó é um repelente de insetos eficaz.
Características de crescimento em diferentes regiões
As abóboras podem ser cultivadas em qualquer região com climas variados. Não há diferenças significativas nos cuidados e métodos de cultivo entre as diferentes regiões. Na região central do país e na região de Moscou, as abóboras são plantadas em maio, quando o solo está bem aquecido. O clima nessas regiões é mais favorável ao cultivo de abóboras.

O clima na Sibéria e nos Urais não é tão favorável ao cultivo desta cultura. A planta é amante do calor, portanto, na Sibéria, é melhor semear as sementes em uma estufa. Alternativamente, plante no final de maio, quando o solo estiver bem aquecido. Se você semear as sementes em solo frio, elas podem não germinar ou os brotos serão muito fracos.
A umidade pode ser um problema na região de Leningrado. Os verões nesta região são chuvosos e nublados, dificultando o cultivo de abóboras que adoram o sol.
É melhor plantar mudas em estufas e ligar iluminação adicional com mais frequência para que os arbustos tenham luz solar suficiente.
O que plantar depois da abóbora?
De acordo com as regras de rotação de culturas, as seguintes culturas podem ser plantadas depois da abóbora:
- pimentão;
- berinjelas;
- tomates;
- beterrabas;
- espinafre;
- salsinha;
- milho;
- repolho.
Não é recomendado replantar a cultura neste local por mais 2 anos.

Condições de colheita e armazenamento
As abóboras amadurecem no jardim no outono. A colheita começa no final de agosto ou início de setembro. Os frutos são colhidos com os talos. Os vegetais têm uma longa vida útil no inverno. É melhor armazenar a colheita em um local fresco e escuro para prolongar sua validade.
Não jogue fora as sementes de abóbora. Elas são incrivelmente saudáveis. Podem ser usadas na culinária ou simplesmente consumidas frescas.
Problemas no crescimento
Embora a planta seja considerada uma cultura despretensiosa, você pode encontrar uma série de problemas ao cultivá-la:
- Brotos fracos (alimentados com excrementos de pássaros).
- As sementes demoram muito para germinar. Esse problema ocorre quando plantadas em solo não aquecido.
- Excesso de fertilizante no solo. Isso impede a formação de ovários de frutas.
- Os frutos estão se desenvolvendo lentamente. O problema surge devido ao descuido com a folhagem.
- O excesso de umidade pode causar doenças, por isso as abóboras devem ser regadas o mínimo possível.
Se você seguir todas as regras da tecnologia agrícola, não haverá problemas no cultivo da plantação.











