As culturas cultivadas por jardineiros são utilizadas na produção de alimentos em todos os lugares. Vegetais são usados para fazer iguarias e conservas para o inverno são feitas, enriquecidas com vitaminas essenciais. Alguns agricultores cultivam culturas não convencionais e menos comuns (por exemplo, abóbora). Nesse caso, é importante considerar quando colher abóboras maduras da horta para prepará-las para conservas ou cozimento caseiro.
Período de maturação dos frutos e sua dependência da variedade
Quando colher? Tudo depende da variedade da planta. Existem três grupos principais de vegetais:
- Abóboras de maturação precoce (variedades com uma curta estação de crescimento, com duração de 90 a 105 dias).
- Variedades de meia estação (o período de maturação dessas variedades de abóbora é de 110 a 120 dias).
- Culturas de maturação tardia (estas plantas amadurecem em cerca de 200 dias). Esta variedade de abóboras de frutos grandes precisa de tempo para ganhar peso.
Recomenda-se que as últimas variedades sejam cultivadas em condições climáticas adequadas, pois geadas ou mudanças bruscas de temperatura também causam rápida deterioração da colheita.
Variedades de meia estação são frequentemente usadas na zona intermediária, pois os frutos são impressionantes em tamanho e podem ser armazenados por um longo período de tempo (até seis meses, desde que as regras de cultivo e colheita sejam seguidas).

O que indica a maturação da fruta
Recomenda-se colher abóboras do arbusto somente quando estiverem totalmente maduras. Você pode determinar a maturação pelos seguintes sinais característicos:
- sinais de amadurecimento, em primeiro lugar, incluem a presença de um talo seco (adquire uma tonalidade amadeirada);
- Junto com outros vegetais e frutas, as colheitas maduras adquirem uma cor brilhante característica;
- Além da cor, as variedades comuns de meia estação, que incluem vegetais que levam mais de 3 meses para amadurecer, desenvolvem uma casca grossa (difícil de cortar);
- Observa-se a secagem dos caules e folhas, pois o fruto retira toda a umidade do arbusto da planta.
Se tais características forem observadas, é provável que os frutos estejam maduros e possam ser colhidos e posteriormente usados para alimentação ou enlatamento.
Se necessário, a abóbora pode ser cortada ainda verde e depois armazenada, onde serão mantidas condições favoráveis, o que ajudará os frutos verdes a amadurecerem.

A abóbora deve ser armazenada separadamente de outros vegetais e frutas, pois essas variedades são sensíveis aos vapores de etileno liberados, o que faz com que estraguem rapidamente.
Como armazenar vegetais para que amadureçam
Se frutas verdes forem armazenadas, é necessário manter condições favoráveis. Vejamos as recomendações básicas para garantir que a polpa da fruta retenha seus nutrientes e vitaminas:
- O armazenamento a longo prazo só pode ser alcançado cortando os frutos verdes da planta a tempo (geralmente, os frutos são removidos 2 a 3 semanas antes de amadurecer);
- agarrou abóbora congelada terá que ser usado imediatamente, pois não ficará armazenado por muito tempo;
- os frutos colhidos devem ser imediatamente colocados em local escuro e sem luz natural ou luz solar;
- vegetais muito maduros, ou aqueles cortados antes da data de vencimento, não serão armazenados por mais de dois meses;
- a unidade de armazenamento deve manter a temperatura necessária (os limites de armazenamento aceitáveis são de 7 a 18 graus);
- os vegetais são dispostos sobre uma superfície de madeira sem se tocarem;
- Para armazenamento de longo prazo, são utilizadas variedades de noz-moscada, que não perdem o sabor com o tempo.

Se forem criadas condições adequadas, a colheita conterá os nutrientes e vitaminas necessários por um longo tempo.
Frutas danificadas não são usadas para armazenamento, pois perdem rapidamente vitaminas e propriedades benéficas.
Colheita de acordo com o calendário lunar e cálculo
Jardineiros experientes que cultivam regularmente abóboras usam o calendário lunar para o cultivo e a colheita. Ele leva em consideração as características regionais, bem como a ordem de plantio, transplante e cuidados. A lua exerce uma influência natural e invisível sobre todos os seres vivos, e é por isso que o plantio de abóboras costuma ser feito dentro das condições prescritas por este calendário. Os valores deste calendário mudam anualmente, exigindo novos cálculos.

Calcular a melhor época para o plantio não exige que você mesmo o faça, pois cientistas experientes podem fazer isso por você. Você pode obter informações mais precisas sobre o plantio comprando um calendário lunar.
Recomenda-se não seguir as recomendações cegamente, pois elas nem sempre levam em consideração as condições climáticas específicas da região, e os dias e condições climáticas favoráveis nem sempre coincidem. No entanto, o plantio deve ser feito o mais próximo possível das recomendações.
Dicas de um jardineiro experiente
Jardineiros experientes compartilham regularmente suas recomendações com o mundo.

Vamos dar uma olhada nos conselhos mais úteis de agricultores experientes:
- A colheita da abóbora depende da variedade da fruta (o período de colheita dos vegetais pode se estender por vários dias ou semanas).
- É necessário coletar os frutos corretamente para que o pedúnculo permaneça sobre eles, de onde os nutrientes serão sugados completamente.
- Para colher os frutos, escolha um dia seco, sem precipitação.
- Para garantir que a colheita dure muito tempo, é recomendável colher a abóbora na hora certa, evitando que ela fique madura demais.
- Imediatamente após a colheita, as frutas são armazenadas para serem armazenadas por um longo período de tempo.
- Abóboras maduras são armazenadas separadamente de outros vegetais e frutas, sem tocar umas nas outras.
Ao armazenar os vegetais, é recomendável não cortar os talos, mas torcê-los em direção ao seu eixo, o que permitirá que as abóboras mantenham sua suculência e sabor por mais tempo.











