Descrição das 20 melhores variedades de abóbora de frutos grandes, regras de cultivo e cuidados

A abóbora gigante, ou abóbora de frutos grandes, é um vegetal familiar para todos os jardineiros, amadurecendo no outono. Abóboras grandes e coloridas geralmente permanecem no campo até a geada, pois essa cultura tem uma longa estação de crescimento (quase três meses). Novas variedades foram desenvolvidas para amadurecer até o final de agosto. Esta abóbora de maturação precoce pode ser cultivada em qualquer região. Requer cuidados mínimos — algumas capinas e regas durante as secas.

Características das abóboras de frutos grandes

A abóbora é uma cultura anual da família das Cucurbitáceas. Nativa da América do Sul, foi introduzida na Europa no século XVI. Muitas novas variedades de mesa deste melão foram desenvolvidas.

A abóbora contém uma quantidade enorme de caroteno — mais do que a cenoura. A polpa doce é usada para fazer mingaus, sopas, geleias, recheios, sobremesas e sucos. As sementes são consumidas secas e usadas para fins medicinais.

O caule da abóbora é rasteiro, prostrado e áspero, atingindo de 3 a 10 metros de comprimento. Gavinhas espirais emergem das axilas das folhas. Algumas variedades de abóbora crescem como arbustos. A raiz principal é profunda no solo. As folhas são alternadas, pentalobadas, cordadas na base, longas, pecioladas, grandes e cobertas por pelos rígidos.

A abóbora produz flores masculinas amarelas brilhantes (em hastes longas) e flores femininas (em hastes curtas) com pétalas reflexas. A planta floresce em junho e julho. É polinizada por insetos.

As abóboras são cultivadas por seus frutos grandes, redondos ou ovais, com casca densa. Amadurecem em agosto-setembro, de 80 a 130 dias após o plantio. A superfície do fruto pode ser lisa ou nervurada, e sua coloração pode variar de laranja, vermelho-amarelado, bege-claro, esverdeado ou cinza.

O interior da abóbora é solto, não muito fibroso, com polpa macia, alaranjada e sementes amarelo-claras.

abóbora

Variedades populares

Mais de 100 variedades diferentes de abóboras de frutos grandes foram desenvolvidas. Elas variam em tempo de amadurecimento, tamanho do fruto e sabor. Dependendo da variedade, uma única planta normalmente produz de 3 a 5 frutos.

Amazon

Uma cultura de maturação precoce, que amadurece em 85 dias. O caule cresce até 1 metro de comprimento. A abóbora é esférica, ligeiramente achatada, de cor laranja brilhante, com listras verticais brancas sutis na superfície. O fruto pesa de 1 a 1,5 kg. A polpa é doce, suculenta, crocante e alaranjada.

Big Max

Uma cultura de maturação tardia, que amadurece em 110 dias. As abóboras são grandes, redondas, segmentadas, alaranjadas, pesando de 4 a 6 (às vezes 20) quilos. A polpa é levemente adocicada, filamentosa e medianamente densa.

Big Max

Alvorecer

Uma variedade de mesa de meia-idade com alto teor de açúcar (14%). Possui videiras longas e fortes. A abóbora esférica tem casca cinza-esverdeada com manchas alaranjadas e polpa alaranjada. O fruto pesa de 5 a 6 quilos.

Doce

Uma variedade de maturação precoce, resistente ao frio, de alto rendimento e doce. O fruto é esférico, segmentado e de cor laranja-escura. O peso médio da abóbora é de 1,2 a 2,7 kg.

Chapeuzinho Vermelho

Uma cultura de maturação precoce, que amadurece em 95 dias. Esta abóbora assemelha-se a um enorme cogumelo com um chapéu avermelhado semelhante a um turbante. As videiras atingem até 3 metros de comprimento. A parte inferior do fruto é amarelo-claro, enquanto a parte superior tem uma cor laranja ou vermelha mais intensa. Uma única abóbora pesa de 3 a 5 quilos. A polpa é doce, macia e quebradiça, com um aroma distinto de melão. Esta variedade não apresenta gosto residual ácido desagradável. A polpa pode até ser consumida crua.

Chapeuzinho Vermelho

Chit

Uma variedade de abóbora de mesa de meia estação. Os frutos são redondos, ligeiramente achatados na parte superior, com casca cinza-clara. Pesam de 1 a 3 quilos. A polpa é amarelada, de sabor doce, ligeiramente suculenta e de textura firme.

Avelã F1

Um híbrido de maturação precoce com sabor de nozes, que amadurece em 90 dias. A videira cresce até 4 a 5 metros de comprimento. O formato do fruto lembra uma cebola grande. As abóboras são pequenas (até 1,5 kg), com uma superfície lisa e laranja brilhante.

Bebê

Uma cultura de meia estação, com amadurecimento em 3 meses. Esta é uma variedade arbustiva com videiras de comprimento médio. As abóboras são redondas, achatadas, segmentadas e de cor marrom-esverdeada. Cada abóbora pesa aproximadamente 2 a 3 quilos. A polpa é densa, doce e crocante.

bebê abóbora

Marselhesa

Uma cultura de meia estação, com amadurecimento em 110 dias. Possui um caule principal longo. A abóbora é redonda, lisa, alaranjada e ligeiramente segmentada. O fruto pesa de 4 a 8 quilos. A polpa é medianamente densa, crocante e levemente adocicada.

Pampushka

Uma variedade de abóbora de mesa de meia-idade. Os frutos amadurecem em 130 dias. As videiras desta planta crescem até 5 metros de comprimento. As abóboras têm formato esférico e cor cinza-claro. A polpa é alaranjada, doce e firme. O fruto pesa de 4 a 7 quilos.

ouro parisiense

Uma variedade de melão de mesa de meia-idade. Os frutos são redondos, achatados, amarelo-vivo e com segmentos distintos. Cada abóbora pesa de 8 a 10 quilos. A polpa amarelo-escura tem sabor adocicado e textura semi-firme.

ouro parisiense

mulher russa

Uma cultura de maturação precoce. As videiras crescem até 1,5 metro de comprimento. A abóbora lembra uma copa laranja brilhante. Pesa de 2 a 4 quilos. A polpa é doce, com sabor de melão.

mingau russo

Uma cultura de meia estação, que amadurece em 110 dias. De três a quatro frutos crescem em um único caule. As abóboras são redondas, achatadas, segmentadas e alaranjadas. Cada abóbora pesa 6 quilos. A polpa é aromática, semi-firme e levemente adocicada.

Castanha Doce F1

Uma variedade de meia estação com frutos redondos e achatados. A superfície da abóbora é lisa, segmentada e esverdeada. A polpa é densa e alaranjada. Os frutos pesam de 0,6 a 3 kg.

Castanha Doce F1

Torta doce

Uma variedade de abóbora de mesa de maturação precoce. Os frutos são alaranjados, redondos, segmentados e brilhantes. Cada um pesa de 2 a 3 quilos. A polpa é amarelada, densa, doce e crocante.

Cem libras

Uma variedade de maturação tardia com frutos redondos e amarelados. A superfície lisa da abóbora apresenta leves listras horizontais. O fruto pesa de 6 a 8 quilos. A polpa é amarelo-clara, levemente doce e firme.

Titânio

Uma cultura de meia estação. Os frutos são esféricos, de cor amarelada, com superfície segmentada. Cada fruto pesa de 20 a 50 quilos. A polpa é de textura firme, levemente adocicada e de cor amarela.

Abóbora Titã

Lanterna de abóbora

Meia temporada um tipo de abóbora, amadurecendo em 101 dias. O fruto é perfeitamente redondo, perfeito para fazer lanternas de Halloween. A superfície é alaranjada e segmentada. A polpa é amarela, adocicada, suculenta, densa e crocante. O fruto pesa de 5 a 6 quilos.

Frutas cristalizadas

Uma cultura de maturação precoce, que amadurece em 95 dias. As abóboras são achatadas, redondas, segmentadas, alaranjadas e pesam 5 quilos. A polpa é amarelo-alaranjada, crocante, aromática e doce.

abóbora cristalizada

Especificidades do cultivo de abóboras de frutos grandes

Abóboras de frutos grandes precisam de calor, umidade e solo fértil. As sementes germinam em temperaturas de 10 a 12 graus Celsius (50 a 55 graus Fahrenheit). As mudas emergem em 6 a 7 dias. Para o desenvolvimento normal da planta, a temperatura do ar deve estar entre 18 e 22 graus Celsius (64 a 72 graus Fahrenheit).

As mudas emergentes podem sobreviver a uma queda de temperatura de curto prazo de 5 graus acima de zero, mas a geada pode destruir as plantas jovens.

As abóboras são plantadas no jardim em maio. Antes do plantio, as sementes são germinadas em um ambiente quente e úmido. Elas são plantadas em solo pré-fertilizado com composto bem curtido e nitroammophoska. Semeie em fileiras largas. Coloque de 2 a 3 sementes em cada buraco de 5 centímetros de profundidade. Deixe um metro de distância entre as abóboras vizinhas. A planta pode ser cultivada a partir de mudas; as sementes são semeadas em abril.

mudas de abóbora

Graças às suas longas raízes axiais que penetram profundamente no solo, as abóboras sobrevivem facilmente à seca. No entanto, durante a floração e a formação dos frutos, a planta requer rega regular.

As abóboras prosperam em solos franco-arenosos ou franco-arenosos. A planta prospera em sombra parcial, mas áreas ensolaradas produzem frutos maiores. As abóboras respondem bem à fertilização. A matéria orgânica é adicionada no outono, durante a lavoura. Na primavera, o solo é fertilizado com fertilizantes minerais (ureia, superfosfato, sulfato de potássio).

As abóboras são plantadas depois dos tomates, feijões, cebolas, batatas e cenouras. Não é recomendado semear em um terreno onde pepinos ou abobrinhas foram cultivados na temporada passada. Esta planta tolerante à sombra pode ser plantada no mesmo canteiro com milho ou feijão-trepadeira.

canteiros de batata

Diretrizes para cuidados com abóboras

Desde o momento da emergência até colheita de abóbora É necessário cuidado constante: regue regularmente, desbaste as plantas muito crescidas, solte o solo, desfaça a crosta e remova as ervas daninhas. Recomenda-se capinar e soltar o solo uma ou duas vezes a cada 14 dias. Solte o solo próximo às plantas após chuva ou rega. Entre as fileiras, solte o solo até que esteja úmido para permitir que a água penetre mais rapidamente nas raízes.

Para acelerar o amadurecimento dos frutos e aumentar o tamanho das abóboras, belisque o ponto de crescimento das variedades de caule longo, deixando apenas 2 a 4 ovários. Não mais do que 4 frutos devem amadurecer em uma única planta. Os brotos laterais emergentes são podados e as novas flores femininas são arrancadas, impedindo-as de florescer.

Se o solo estiver bem fertilizado antes do plantio, não será necessária fertilização adicional. Se a abóbora estiver crescendo lentamente, o nitrogênio pode ser adicionado 20 dias após o plantio, e o potássio e o fósforo podem ser adicionados quando os frutos estiverem se desenvolvendo. Fertilizantes secos são adicionados ao solo úmido, e fertilizantes líquidos são usados ​​para solo seco. A fertilização é feita enquanto o solo está sendo solto.

mudas de abóbora

Na primeira fertilização das abóboras, elas podem ser fertilizadas com matéria orgânica (esterco bovino diluído ou chorume). Se fertilizantes orgânicos não estiverem disponíveis, fertilizantes minerais (nitrato de amônio, ureia ou sal de potássio) podem ser usados. Use 30 gramas de fertilizante para cada 10 litros de água. Adicione 1 litro de solução nutritiva por planta.

A segunda fertilização é realizada antes da formação dos frutos, mas não antes de 10 dias após a primeira. As abóboras são alimentadas com superfosfato e sulfato de potássio. Cinzas de madeira podem ser usadas como fertilizante (300 gramas por metro quadrado).

Em climas secos e quentes, regue a abóbora em dias alternados. Coloque um balde de água sob cada planta madura. A umidade insuficiente pode causar a queda dos ovários. No entanto, o excesso de umidade pode fazer com que os frutos percam o teor de açúcar.

regando abóbora

As flores de abóbora são polinizadas por insetos. Se as abelhas raramente visitam o local, pode-se recorrer à polinização artificial. Este procedimento é realizado no início da manhã (entre 8h e 11h). Colha uma flor masculina, remova suas pétalas e encoste as anteras no estigma de uma flor feminina.

As abóboras permanecem no mesmo lugar por muito tempo até crescerem. Para evitar que os frutos apodreçam, um pedaço de madeira compensada ou uma tábua é colocado sob elas. À medida que crescem, as abóboras ficam suscetíveis ao oídio e outras infecções fúngicas que causam apodrecimento.

Como medida preventiva, o solo é regado com uma solução de calda bordalesa antes do plantio. Na primavera, as abóboras são pulverizadas com fungicidas (Fitosporina M).

As abóboras são frequentemente atacadas por insetos, como pulgões. Essas pequenas pragas de corpo mole se alimentam da seiva das plantas, causando crescimento atrofiado e murcha das folhas. Pulverizar com uma decocção de absinto ou uma solução de cinzas de madeira e sabão pode ajudar a repelir pulgões.

abóbora cristalizadaAs larvas-arame são pequenas minhocas que vivem no solo e perfuram o colo da raiz. Para proteger as abóboras desses insetos, pratique a rotação de culturas, mantenha o campo livre de ervas daninhas após a colheita, pratique a aração profunda no outono, cale solos ácidos e use inseticidas (Aktara).

Quando o caule seca e a casca endurece, a abóbora está pronta para ser colhida. Uma abóbora madura deve ter cor alaranjada e formato esférico, com polpa firme e suculenta e sementes com casca grossa.

De manhã, em dias secos, os frutos são cuidadosamente cortados, incluindo os talos. Antes do armazenamento, as abóboras são secas sob uma cobertura para permitir que o excesso de umidade evapore da superfície. Os frutos de maturação tardia são colhidos antes do início da geada e deixados ao sol por 15 a 20 dias após a colheita para amadurecer.

Avaliações de jardineiros

Olga Vasilyeva, 57 anos.

"Planto variedades precoces no meu jardim. Colho abóboras no final de agosto. Durante o verão, capino os canteiros algumas vezes e rego durante os períodos de seca — é tudo o que faço. A colheita do final do verão é sempre abundante, o suficiente para mim, minha família e amigos."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata