Cultivar suas próprias plantas é uma tarefa desafiadora e responsável. Um jardineiro precisa entender as muitas nuances que podem afetar a qualidade de uma determinada plantação. Por exemplo, ao cultivar abóboras, você pode se deparar com o seguinte problema: a planta floresce, mas os frutos não dão frutos. Exploraremos a seguir por que as abóboras não estão dando frutos em seu jardim e como resolver isso.
Má polinização
A baixa polinização da abóbora pode ser devida às suas características estruturais. Isso ocorre porque as abóboras são culturas monóicas. Isso significa que uma única planta produz tanto flores "masculinas", que possuem apenas um pistilo, quanto flores "femininas", que possuem estames. Nesse caso, uma abóbora cultivada em um canteiro não produz frutos porque as flores de um sexo já se formaram durante a floração, enquanto as flores do outro ainda não se abriram.
A má polinização também pode ser causada por outros motivos, como:
- Você usou sementes de baixa qualidade no plantio. Isso pode resultar em muitas flores estéreis, o que impactará negativamente sua colheita.
- O jardim é regado incorretamente, o que leva ao excesso de umidade nos canteiros ou ao solo seco.

- Não há muitas abelhas ou zangões perto do seu jardim. Esses insetos são polinizadores naturais de muitas plantas, incluindo abóboras, já que seu pólen não é transportado pelo vento.
- O mau tempo pode ter um efeito prejudicial na polinização das flores. Flutuações de temperatura, seca ou excesso de umidade não são ideais para o cultivo.
- Muitos jardineiros se esquecem de podar as plantas. Isso resulta em um número excessivo de brotos, sem recursos para a frutificação.
Atenção! Ao escolher sementes para plantio, use variedades de diferentes fabricantes. Isso ajudará você a obter uma boa colheita.
Excesso de fertilizantes
Às vezes, mesmo depois de cuidar meticulosamente do jardim e fertilizar os canteiros, a colheita diminui rapidamente. Essa situação pode ser frustrante até mesmo para jardineiros experientes. O problema está no excesso de fertilizante.
A planta começa a receber nutrientes em excesso e seu padrão de crescimento muda. Em vez de produzir frutos e ovários, a abóbora começa a produzir folhagem intensamente. As raízes não conseguem acompanhar esse ritmo de crescimento, resultando em falta de ovários e uma colheita pequena.
É possível evitar tal situação se:
- Remova todos os brotos, deixando o broto mais forte crescer.
- O caule precisa ser coberto com terra – isso ajudará a formar um novo sistema radicular e melhorar a nutrição.
- Se você mesmo fertilizou seus canteiros no outono, evite fertilizar o solo na primavera.
- Plante abóboras em áreas que receberam uma gama completa de fertilizantes minerais há pelo menos um ano.
Isso significa que é importante manter um equilíbrio ao fertilizar o solo. Fertilizante em excesso, ou de menos, pode afetar negativamente o crescimento da abóbora.

Deformidade da fruta
Muitas vezes, o manejo inadequado da planta afeta não apenas a produtividade, mas também os próprios frutos. Eles podem ficar com formato desproporcional e aparência desagradável. Isso ocorre porque a abóbora não tem energia para crescer plenamente, o que a força a produzir frutos defeituosos. Esse problema pode ser corrigido durante o crescimento da planta por meio do manejo adequado.
A colheita, constituída por plantas de frutos grandes, é formada da seguinte forma:
- Quando os primeiros frutos aparecem no arbusto, 3 brotos são deixados intactos e o restante é removido.
- Você precisa deixar aquelas videiras nas quais os frutos parecem melhores.
- Certifique-se de que não seja formado mais de 1 ovário em cada broto.
- Na segunda quinzena de junho, os brotos são pinçados para que fiquem quatro folhas acima do fruto.
Outras variedades de abóbora têm um método de formação diferente:
- deixe apenas os brotos que não tenham flores estéreis;
- os caules são pinçados não em junho, mas no início de agosto;
- Restam 3 folhas acima do fruto.
Folhagem densa
Ao plantar abóboras, preste atenção à folhagem. Isso evita que a planta desperdice energia desenvolvendo copas excessivas, o que drena sua energia.
Se você negligenciar seu jardim e deixar suas abóboras se desenvolverem sozinhas, em vez de uma colheita, você só terá pontas e flores vazias.

O problema é resolvido assim:
- É necessário adquirir uma ferramenta usada para modelar grama.
- Use-o para remover o excesso de folhas, que podem ser jogadas fora ou enviadas para uma composteira.
- Uma planta cultivada precisa ser alimentada com fertilizantes.
- As videiras do arbusto devem ser cobertas com uma fina camada de solo. Isso ajudará a desenvolver um sistema radicular mais forte, o que significa que a abóbora receberá nutrientes adicionais para o crescimento.
Podridão radicular
A natureza não tem tempo ruim, mas um verão chuvoso pode arruinar todos os seus planos, e quando você colher os frutos, só sobrará migalhas. Tudo isso porque a baixa temperatura ambiente (abaixo de 18 O) e a alta umidade contribuem para o apodrecimento das raízes, causando a queda das flores da abóbora. Isso reduz o fluxo de nutrientes, o que impacta negativamente a produção das culturas.
Se o verão não estiver indo bem, verifique os arbustos periodicamente em busca de sinais de podridão:
- Ao examinar a planta, preste atenção à base do colo da raiz. Se houver manchas amarelas, é um mau sinal.
- O aparecimento de uma camada branca na planta indica que as raízes estão seriamente danificadas e é necessária uma ação urgente.

Você pode fortalecer o sistema radicular e evitar seu apodrecimento da seguinte maneira:
- regue a planta no máximo uma vez por semana;
- A rega deve ser generosa. Evite usar mangueira; em vez disso, colete a água de um barril onde ela foi aquecida.
- Em caso de mau tempo, alimente suas plantações com ureia. Para isso, dilua 1 colher de chá de ureia em 1 balde de água;
- A fertilização é realizada nas folhas, pois as raízes, devido ao mau tempo, absorvem mal a umidade.
Tente rotacionar o local de plantio todos os anos. Isso ajudará o solo a se recuperar e evitará o acúmulo de infecções fúngicas e outras substâncias nocivas. Você pode plantar cebolas, qualquer raiz vegetal ou repolho no lugar das abóboras. Até mudas de flores servem.
Polinização de abóboras manualmente
Como mencionado acima, uma das razões para a falta de frutificação nas abóboras é a ausência de insetos que transportam o pólen de uma flor para outra. Esse problema pode ser resolvido por polinização artificial.
Para fazer isso você precisará de:
- Pegue um pincel. É muito prático para transferir o pólen dos pistilos para os estames;
- determinar quais flores são “masculinas” e quais são “femininas”;
- Passe uma escova sobre o pistilo da flor “masculina” e colete o pólen dele;
- Selecione uma flor "feminina" e transfira o pólen para seus estames.
É melhor que a flor "feminina" não tenha mais de dois dias. Polinize pela manhã e, se você tiver feito tudo corretamente, o fruto começará a crescer em breve.

Existe um método de polinização mais simples para os produtores de vegetais que não querem polinizar manualmente. Para isso, dissolva açúcar em água e polvilhe sobre as flores da planta – isso atrairá insetos que farão o resto do trabalho para você.
A polinização artificial pode falhar se:
- você realizou o procedimento em tempo úmido;
- o orvalho entrou no botão da flor polinizada;
- Está muito quente lá fora e a temperatura está acima de 35 O.
Você pode aumentar suas chances de polinização bem-sucedida usando produtos especializados. Eles ajudarão você a obter uma boa colheita, mesmo que o verão tenha sido desfavorável e as condições ambientais não sejam propícias ao crescimento normal das plantas.












flores "masculinas", que possuem apenas um pistilo, e flores "femininas", que possuem estames
Você está bem, Sr. Autor? Quem você acha que somos, os leitores?
Para os mesmos idiotas que você?