- O que é abóbora-cabocha?
- Valor energético e composição
- Propriedades benéficas
- Clima e região adequados
- Variedades populares de abóbora-cabocha
- Agostinho
- Arabatskaya
- Manteiga de amendoim
- Bárbara F1
- Uma folha de grama
- Vita
- Vitamina
- Guitarra
- Pérola
- Pêra Dourada
- guitarra espanhola
- Marina de Kioja
- Princesa do Mel
- Mármore
- Mascate de Provença
- Noz-moscada
- Novo produto
- Manteiga de nozes (Butternut)
- Palav Kadu
- Prikubanskaya
- provençal
- Trombone
- Hokkaido
- Cristalizado
- Chudo-Yudo
- Características do cultivo de abóbora-manteiga
- Escolhendo hora e lugar
- Preparação do material de plantio
- Preparando o local para o plantio
- O processo de pouso
- Como cuidar adequadamente da plantação?
- Regras de rega e fertilizantes necessários
- Capina e afrouxamento do solo
- Polinização
- Formação de chicotes
- Doenças, pragas e métodos de proteção contra elas
- Doenças
- Bacteriose
- Oídio
- Podridão radicular
- Antracnose
- Mosaico amarelo
- Pragas
- Ácaro-aranha
- Pulgão do melão
- Lesmas
- Verme-arame
- Métodos de propagação de abóbora
- Colheita e armazenamento de culturas
O cultivo da abóbora-cabocha produz uma planta saudável e com excelente sabor. Pertence à família das Cucurbitáceas e é considerada uma planta anual. Os formatos dos frutos variam, incluindo redondos, ovais e em formato de pera. A planta é caracterizada por alta produtividade e excelente sabor. O fruto tem polpa suculenta e casca vibrante.
O que é abóbora-cabocha?
A planta pertence à família das Cucurbitáceas. Muitas pessoas afirmam que a abóbora-cabocha tem o melhor sabor. O vegetal tem polpa suculenta e fibrosa. Caracteriza-se por uma leve tonalidade alaranjada e um sabor adocicado. O fruto tem uma casca fina que pode ser facilmente descascada com uma faca..
O formato da planta varia: redondo, nervurado, oval. Dependendo da variedade, a planta pode apresentar diferentes tonalidades. A planta é nativa do México. Seus frutos podem ser muito grandes, pesando até 100 quilos cada.
Valor energético e composição
A abóbora é baixa em calorias. 100 gramas do produto contêm no máximo 45 quilocalorias. Os frutos da planta têm uma rica composição nutricional, contendo vitaminas B, C, E e PP. A abóbora também contém uma grande quantidade de magnésio, potássio, fósforo e cálcio.
Propriedades benéficas
As variedades de abóbora-cabocha apresentam muitas propriedades benéficas. Entre elas, destacam-se:
- não há colesterol nas frutas;
- o vegetal é baixo em calorias;
- ajuda a remover elementos nocivos do corpo;
- tem efeito diurético;
- fortalece o sistema imunológico;
- melhora o funcionamento do órgão visual devido ao conteúdo de caroteno;
- normaliza as funções do coração e dos vasos sanguíneos devido à presença de potássio.

Clima e região adequados
As variedades de moscatel são geralmente recomendadas para cultivo no sul. No entanto, existem variedades que podem ser plantadas na Rússia central. Entre elas, estão as seguintes:
- Vita;
- Prikubanskaya;
- Pérola.
Variedades populares de abóbora-cabocha
Esta cultura possui muitas variedades, que diferem em tamanho, formato, finalidade e composição.
Agostinho
Esta é uma variedade de alto rendimento. A abóbora amadurece 105 dias após o plantio. Possui formato cilíndrico e coloração verde. Pode ser consumida fresca ou cozida.

Arabatskaya
Esta planta tem uma estação de maturação média-tardia. Os frutos chegam a pesar 8 quilos. São cobertos por uma casca laranja-clara. A polpa é firme e suculenta. A abóbora pode ser armazenada por até 4 meses.
Manteiga de amendoim
Esta variedade de maturação precoce é fruto do trabalho de criadores alemães. Os frutos têm formato de pera e pesam até 4 quilos. A casca é cremosa e, por dentro, encontra-se uma polpa brilhante e suculenta.
Bárbara F1
Esta é a variedade de abóbora moscatel de maior rendimento. A planta é resistente a doenças. A abóbora tem casca firme e amadurece bem cedo. A colheita pode ser concluída em apenas 85 dias.

Uma folha de grama
Esta é uma abóbora achatada com casca cinza que fica mais clara à medida que amadurece. A cultura é caracterizada pela polpa alaranjada e doce.
Vita
A colheita é considerada de meia-estação. O período de crescimento é de 115 dias. A casca tem uma tonalidade acinzentada. O fruto pesa até 4,5 quilos. A polpa é considerada bastante suculenta e tem um aroma agradável.
Vitamina
Esta é uma variedade relativamente tardia. Os frutos estão prontos para consumo após 140 dias. Distinguem-se pelo formato oval alongado e pela casca fina. No interior, encontra-se uma polpa alaranjada com um sabor ligeiramente adocicado.
Guitarra
Esta variedade é considerada de meia-estação. A colheita pode ser concluída em 110-120 dias. Os frutos são alongados e têm polpa alaranjada e rica. Com os devidos cuidados, esta abóbora pode pesar até 8 quilos.

Pérola
Esta variedade é meio-tardia. Distingue-se pela casca alaranjada e formato cilíndrico. No interior, encontra-se uma polpa alaranjada, suculenta e doce. O período de cultivo é de 110 dias.
Pêra Dourada
Esta abóbora é caracterizada por frutos de um laranja vibrante. Eles têm o formato de uma lágrima. A planta amadurece em 95 dias. A abóbora tem polpa alaranjada com sabor de castanha. Produz frutos pequenos que pesam aproximadamente 2 quilos.
guitarra espanhola
Esta fruta tem um formato incomum, semelhante a uma guitarra. Pode atingir até 1 metro de comprimento e pesar de 5 a 10 quilos. Esta variedade é caracterizada pela casca verde-amarelada e polpa alaranjada.

Marina de Kioja
Esta variedade é caracterizada por uma casca achatada e um formato arredondado. É considerada uma variedade intermediária-tardia. Sua estação de crescimento é de 130 dias. A abóbora cresce até atingir um tamanho grande, pesando até 12 quilos.
Princesa do Mel
Esta é uma planta de meia estação, amadurecendo 115 dias após o plantio. A colheita é bastante vigorosa, por isso é necessário plantar os arbustos a uma distância considerável. Os frutos chegam a pesar 4 quilos.
Mármore
Esta variedade de meia estação amadurece em 130 dias. Os frutos são redondos e ligeiramente achatados. A planta tem uma coloração marmorizada de verde e cinza. No interior, há uma polpa laranja-doce.

Mascate de Provença
Esta variedade de amadurecimento médio-tardio amadurece em 120 dias. Caracteriza-se por uma casca grossa, o que garante uma longa vida útil. Os frutos podem atingir 8 a 10 quilos e contêm polpa alaranjada e rica.
Noz-moscada
Esta planta é caracterizada por belos frutos alaranjados. Eles têm formato oblongo e amadurecem em 140-150 dias. A polpa é alaranjada e contém muitas vitaminas.
Novo produto
A cultura tem um período de maturação médio. A estação de crescimento dura 115 dias. Os frutos são cilíndricos com um ligeiro espessamento. Cada vegetal pesa até 6 a 7 quilos.

Manteiga de nozes (Butternut)
Esta variedade é considerada de maturação precoce. Sua estação de crescimento dura 90 dias. Os frutos são oblongos. Sua característica distintiva é a formação de sementes na parte inferior, o que aumenta o volume da polpa.
Palav Kadu
Esta variedade é considerada de maturação tardia. Sua estação de crescimento dura 150 dias. Portanto, a planta é propagada a partir de mudas. Os frutos são redondos e nervurados.
Prikubanskaya
Esta planta produz frutos em formato de pera e é considerada de meia-estação. Leva de 115 a 140 dias para amadurecer. O peso médio dos frutos é de 2,5 kg. Caracterizam-se por uma casca fina.

provençal
Os frutos são caracterizados por um formato redondo e ligeiramente achatado. A abóbora tem uma casca fina e nervurada de cor laranja. O período de crescimento é de 120 dias. Os frutos pesam até 8 quilos.
Trombone
Esta abóbora tem um formato retorcido único e um comprimento impressionante. A polpa tem uma rica tonalidade alaranjada e um sabor delicioso. Os frutos podem ser armazenados por mais de um ano; amadurecem em 110 dias.

Hokkaido
Esta variedade é considerada de maturação precoce. Apresenta-se em diversos formatos: redondo, achatado e em formato de pera. Os frutos pesam entre 0,7 e 2,5 kg. A polpa pode ser amarela ou quase vermelha.
Cristalizado
Este vegetal tem frutos largos e ligeiramente achatados. É uma variedade de ciclo médio-tardio. A estação de crescimento dura até 140 dias. Os frutos pesam até 5 quilos.
Chudo-Yudo
Este vegetal único pode ser consumido cru. Contém muito açúcar e caroteno. A abóbora tem formato oval e pesa de 6 a 8 quilos. A casca é alaranjada e tem um padrão reticular interessante.

Características do cultivo de abóbora-manteiga
Para obter uma planta forte, é necessário levar em consideração as principais características de seu cultivo.
Escolhendo hora e lugar
Recomenda-se plantar abóboras em um local elevado e bem iluminado. A planta requer canteiros espaçosos. É melhor cultivá-la a partir de mudas. Para isso, as sementes são semeadas em recipientes individuais no final de abril. Elas são transplantadas para o exterior no início de junho.
Preparação do material de plantio
Para preparar as sementes, você precisa fazer o seguinte:
- deixe de molho em água quente por várias horas;
- embrulhe em um pano úmido;
- Coloque na geladeira - na prateleira de baixo.

Preparando o local para o plantio
O canteiro deve ser preparado no outono. Recomenda-se cavá-lo bem e adicionar superfosfato e esterco podre. Repita esses passos na primavera. Recomenda-se o uso de nitrato de amônio.
O processo de pouso
As abóboras devem ser plantadas ao ar livre no final de maio ou início de junho. É importante que a temperatura do solo atinja 12 graus Celsius.
A distância entre as mudas deve ser de pelo menos 0,6 metro. No entanto, dependendo da variedade, pode ser maior.
O buraco deve ter 10 centímetros de profundidade. Recomenda-se regar cada abóbora antes do plantio. Depois disso, as plantas podem ser plantadas.
Como cuidar adequadamente da plantação?
Para que uma abóbora se desenvolva bem, ela precisa receber cuidados abrangentes e de alta qualidade.
Regras de rega e fertilizantes necessários
Antes da frutificação, as abóboras devem ser regadas uma vez por semana. Depois, mude para a rega a cada 1-2 semanas. A água deve estar morna e estabilizada.

Usar água fria traz o risco de espalhar doenças. É melhor evitar regar algumas semanas antes da colheita.
Capina e afrouxamento do solo
Recomenda-se soltar o solo após cada rega. Isso deve ser feito com maior profundidade entre as fileiras e menor perto das plantas. A remoção oportuna de ervas daninhas também é crucial, especialmente antes que as abóboras comecem a se desenvolver ativamente.
Polinização
Em condições climáticas adversas, geralmente não há insetos polinizando as plantas. Nessa situação, o procedimento é realizado manualmente. Recomenda-se fazê-lo pela manhã, em um dia fresco. Para isso, pegue uma flor masculina, remova as folhas e toque o estigma de uma flor feminina com o estame. Você pode transferir o pólen com uma escova macia.

Formação de chicotes
As abóboras produzem um grande número de ovários, mas estes não lhes fornecem nutrição adequada. Para garantir uma boa colheita, basta deixar 2 a 3 frutos. O processo de formação também requer o cumprimento das seguintes regras:
- os caules precisam ser pinçados - isso é feito a 0,5 metros do ovário;
- livrar-se do excesso de brotos;
- endireite as videiras e polvilhe-as com terra.
Essa manipulação ajudará a planta a formar novas raízes, o que lhe fornecerá nutrição adicional.
Doenças, pragas e métodos de proteção contra elas
As abóboras podem ser suscetíveis a doenças perigosas e ataques de pragas. Em tais situações, é necessária uma ação imediata.

Doenças
Abóbora raramente encontra doenças., pois possui excelente imunidade. No entanto, às vezes, ainda surgem doenças.
Bacteriose
Quando infectadas, manchas verde-escuras aparecem nas folhas. Uma substância oleosa pode ser vista na parte inferior. Depois de algum tempo, as folhas secam. A doença também causa deformação nos frutos. Sulfato de cobre e calda bordalesa ajudam a combater a crestamento bacteriano.
Oídio
As folhas ficam cobertas de manchas brancas. Com o tempo, desenvolve-se uma camada branca. A doença causa deformação dos frutos e ressecamento da planta. Fosfato de sódio e enxofre coloidal ajudam a combater a doença.

Podridão radicular
O sistema radicular sofre primeiro. Fica marrom e racha. Depois, as folhas ficam amarelas e a abóbora para de crescer. O tratamento envolve Fundazol e Previkur. A planta também pode ser borrifada com cinzas de madeira.
Antracnose
À medida que a doença progride, as folhas ficam cobertas de manchas marrons. Depois de algum tempo, elas se desintegram e surgem buracos. Como resultado, a folhagem seca. A calda bordalesa ajuda a combater a doença. Oxicloreto de cobre também pode ser usado.
Mosaico amarelo
As folhas ficam cobertas de pequenas manchas amarelas. O crescimento da planta é atrofiado. O Farmaiod-3 ajuda a combater esse problema.

Pragas
Às vezes, as abóboras sofrem ataques de pragas. É importante identificá-las e tratá-las prontamente.
Ácaro-aranha
Este parasita suga toda a seiva da planta. Os ácaros podem ser vistos na parte inferior das folhas. O malatião pode ajudar a controlá-lo.
Pulgão do melão
Colônias de pragas atacam a parte inferior das folhas e se alimentam de sua seiva. Como resultado, a planta seca. O malatião ajuda a combater esse problema.
Lesmas
Essas pragas comem brotos jovens. Cinzas e infusão de alho podem ser usadas para controlá-las. O produto Groza também é adequado.

Verme-arame
A praga é perigosa para as raízes das plantas jovens. Recomenda-se removê-la mecanicamente com isca. Em casos graves, use Bazudin.
Métodos de propagação de abóbora
Recomenda-se plantar mudas de abóbora no final de abril. Encha um recipiente de 10 centímetros com terra misturada com húmus. Coloque duas sementes por recipiente e guarde em local aquecido.
Recomenda-se endurecer a planta antes do plantio. Ela deve ser transplantada para o exterior quando aparecerem 3 a 4 folhas.
Colheita e armazenamento de culturas
Recomenda-se colher os frutos antes da chegada do frio. Isso deve ser feito em tempo seco, usando tesouras de poda. É importante deixar de 3 a 4 centímetros do caule.
A abóbora pode ser armazenada em temperatura ambiente. No entanto, 12 graus Celsius (55 graus Fahrenheit) é o ideal. A abóbora-cabocha é uma planta saborosa e saudável, muito popular entre os jardineiros. Para cultivar esta cultura, siga as recomendações de jardineiros experientes.











