Por que as folhas da minha abóbora começaram a ficar amarelas e o que fazer a respeito e como combater isso

A abóbora é uma hortaliça saborosa e saudável que cresce amplamente em jardins. Cultivá-la costuma ser fácil, pois exige pouca manutenção. No entanto, às vezes surge um problema: o amarelamento das folhas. Por que as folhas da abóbora ficam amarelas e como combatê-lo, explicamos abaixo.

Perigo potencial para a planta

Não é o amarelecimento das folhas da abóbora em si que é perigoso, mas as causas subjacentes. A mudança de cor indica que a planta está danificada e precisa de atenção. Plantas doentes por qualquer motivo não conseguirão produzir frutos grandes e saudáveis, pois carecem de nutrientes.

Causas do amarelecimento das folhas da abóbora

As folhas da abóbora podem ficar amareladas e ressecadas por diversos motivos. Isso pode ser causado por condições climáticas adversas ou cuidados inadequados. Infestações de pragas e doenças nas plantas também são possíveis causas.

Condições de temperatura

Uma mudança repentina de temperatura pode causar ressecamento ou amarelecimento das lâminas foliares. Temperaturas altas durante o dia e baixas temperaturas noturnas causam estresse, ao qual a planta responde alterando a cor e a estrutura das folhas. Temperaturas diurnas excessivamente altas causam amarelamento e queimaduras nas lâminas foliares.

as folhas da abóbora estão ficando amarelas

Desnutrição

Deficiências nutricionais são uma possível causa do amarelecimento das folhas. Deficiências de magnésio e ferro são as causas mais comuns da descoloração das folhas. Para promover a produção de frutos e uma aparência saudável, as abóboras são alimentadas alternadamente com fertilizantes orgânicos e minerais.

No início da estação de crescimento, as plantas requerem fertilização com nitrogênio, depois com predominância de potássio e fósforo, além de microelementos.

Influência das condições climáticas

A descoloração das folhas pode ocorrer após o plantio precoce de mudas de abóbora em terreno aberto, pois o clima da primavera ainda é instável e há possibilidade de geadas noturnas. Para evitar os efeitos negativos do frio, as plantas devem ser plantadas em buracos preenchidos com restos vegetais para mantê-las aquecidas. Outro método é instalar arcos no canteiro e cobri-los com plástico. As lâminas das folhas também mudam de cor com chuvas excessivamente frequentes e intensas ou, inversamente, com secas prolongadas.

as folhas da abóbora estão ficando amarelas

Violação da tecnologia agrícola

Regar por cima em climas quentes pode causar queimaduras nas folhas, causando o aparecimento de manchas marrons. Regar por cima à noite também pode ter um efeito negativo. Recomenda-se que as plantas sejam deixadas secas durante o período de escuridão, caso contrário, as abóboras podem ficar suscetíveis a doenças fúngicas, cujo sintoma é o amarelecimento das folhas.

Doenças

A descoloração das folhas da abóbora pode ser causada por doenças ou pragas. Inspeções regulares são essenciais para identificar o problema precocemente. Quanto mais cedo a causa do amarelamento das folhas for identificada, mais fácil será para os jardineiros restaurarem a saúde de suas plantas.

as folhas da abóbora estão ficando amarelas

Clorose

Esta doença ocorre devido à deficiência de ferro, magnésio e outros micronutrientes no solo. As folhas ficam menores e amareladas, mas as nervuras permanecem verdes. Para eliminar esse problema, pulverize as plantas com quelato de ferro. Você pode prepará-lo da seguinte maneira:

  • dissolver 4 gramas de sulfato ferroso em 1 litro de água;
  • em seguida adicione 2,5 gramas de ácido cítrico.

Importante! Ao utilizar produtos químicos, observe as precauções de segurança: use luvas, máscara e óculos de proteção.

Antracnose

Esta doença fúngica se manifesta como manchas amarelas ou amarelo-acastanhadas nas folhas. Posteriormente, a doença se espalha para outras partes da abóbora. Para combater a antracnose, a abóbora é pulverizada com uma solução fungicida.

a abóbora está doente

Oídio

Quando as folhas são afetadas pelo oídio, elas parecem estar cobertas de farinha. Posteriormente, começam a amarelar e secar à medida que a imunidade da planta enfraquece. Nos estágios iniciais da doença, as abóboras são pulverizadas com uma solução composta do seguinte:

  • 20 gramas de enxofre coloidal;
  • 10 litros de água.

Além disso, você pode usar a preparação Topaz pronta.

Podridão radicular

A doença afeta as plantas devido ao excesso de água ou à infestação de microrganismos nocivos. Para combater o problema, siga estas etapas:

  • a camada superior do solo é removida;
  • a parte subterrânea é tratada com um medicamento antifúngico;
  • a parte acima do solo é polvilhada com cinzas de madeira.

muita abóbora

Muitas doenças podem ser prevenidas seguindo a rotação de culturas e tratando as sementes com desinfetantes antes do plantio.

Pragas

Outra possível causa do amarelamento das folhas é uma infestação de insetos ou pragas subterrâneas na abóbora. Se forem detectadas, é necessária uma ação imediata; caso contrário, as plantas enfraquecerão e a produção será significativamente menor do que o esperado.

Ácaro-aranha

A praga se manifesta pela presença de teias que enredam as folhas. Ela se alimenta da seiva, enfraquecendo a planta. Se não for tratada, a casca das frutas cultivadas ao ar livre pode começar a rachar. Diversos inseticidas são usados ​​para combater o problema.

Ácaro-aranha

Grilo-toupeira

Quando os grilos-toupeira danificam o sistema radicular, as folhas também sofrem. Elas começam a ficar sem nutrientes e sinalizam o problema mudando de cor. Para se livrar da praga, enterre potes de cerveja ou geleia estragada entre as fileiras. Atraído pelo aroma, o grilo-toupeira cai no recipiente e não consegue escapar sozinho.

Lesmas

Essas pragas são removidas manualmente. Além disso, folhas de abóbora podem ser borrifadas com infusão de tabaco para evitar que lesmas infestem as plantas no futuro. Uma solução de sabão também pode ser usada para combater pragas. Rale ou misture com uma faca, misture com água morna e borrife as plantas.

Lesmas pragas

O que fazer se as folhas ficarem amarelas?

Quando a cor das folhas muda, você deve primeiro determinar cuidadosamente a causa do problema e, em seguida, tratá-lo. Se a abóbora estiver afetada por alguma doença, pulverize a planta com um fungicida. Inseticidas são usados ​​para controlar insetos nocivos.

Se o amarelecimento das folhas for devido à falta de nutrientes no solo, os arbustos são alimentados com fertilizantes.

Medidas preventivas

Para evitar a necessidade de usar produtos químicos no futuro, as seguintes medidas preventivas devem ser tomadas:

  1. Observe a rotação de culturas, não plante abóboras depois de abobrinhas, pepinos ou melões.
  2. Antes de plantar, deixe as sementes de molho em um desinfetante.
  3. Se houver risco de geadas noturnas, cubra as plantas jovens com filme.
  4. Pulverize as mudas com uma decocção de ervas fitoncidas.
  5. Regue a abóbora somente pela manhã, antes do calor do meio-dia, ou à noite, bem antes de escurecer.

Para cultivar uma planta saudável, práticas agrícolas adequadas são essenciais. Inspeções periódicas são necessárias para identificar pragas e doenças. Ao identificar problemas precocemente e agir prontamente, os jardineiros podem desfrutar de vegetais saudáveis ​​e saborosos até a próxima temporada.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata