A cobertura morta com casca é uma técnica comum que ajuda a melhorar o crescimento das culturas. Este material também torna o terreno mais esteticamente agradável. Muitos jardineiros hoje em dia utilizam este método. Além disso, o uso de casca apresenta muitas vantagens em relação a outros materiais. Ela solta o solo e o enriquece com nutrientes.
Funções de cobertura morta
A cobertura morta do solo ajuda a alcançar os seguintes resultados:
- proteger o solo das flutuações de temperatura;
- manter umidade suficiente do solo;
- evitar a formação de crostas no solo após a precipitação;
- suprimir o crescimento de ervas daninhas;
- decorar o espaço.
O uso de materiais orgânicos para cobertura morta de canteiros ajuda a melhorar significativamente a qualidade do solo.
Vantagens e desvantagens da cobertura morta de casca
A casca da árvore é considerada um excelente material para cobertura morta. Isso se deve às suas inúmeras vantagens. Seus principais benefícios incluem os seguintes:
- Ecologicamente correto. A substância não emite elementos perigosos.
- Durabilidade. O material não requer substituição completa. Ao utilizá-lo, basta renovar a camada superficial do solo.
- Estabilidade. Devido à sua massa suficiente, a casca não se desfaz com o vento.
- Evitar a evaporação da umidade ajuda a reduzir o número de regas.
- Bom fluxo de umidade para o sistema radicular. Isso permite regar os canteiros sem mover a cobertura morta.
- Proteção do sistema radicular contra os efeitos das baixas temperaturas.
- Evitar o crescimento de ervas daninhas reduz o tempo de remoção de ervas daninhas.
- Excelentes propriedades decorativas.
É importante observar que a cobertura de casca de árvore também apresenta uma série de desvantagens. As principais desvantagens deste material incluem as seguintes:
- Alto risco de apodrecimento. Esse problema geralmente ocorre quando a cobertura morta é aplicada em excesso.
- Falta de resultados rápidos da cobertura morta.
- Há risco de infestação de roedores sob a camada de cobertura morta. Ratos e outras pragas podem danificar as plantações jovens.
Quando usar
A cobertura morta dos canteiros deve ser feita no início da primavera. Mas, primeiro, é importante garantir umidade adequada do solo. Remover ervas daninhas perenes e adicionar nutrientes também são cruciais.
A cobertura morta dos canteiros também é aceitável entre meados e o final do outono. Nesse caso, remova as ervas daninhas grandes e aplique fertilizante de inverno, se necessário. A cobertura orgânica deve ser reposta uma vez por ano.

A cobertura morta de madeira pode ser usada para uma variedade de plantas. É ideal para hortaliças, arbustos de frutas vermelhas e árvores frutíferas. Também é recomendada para canteiros e jardins floridos.
Como preparar
Antes de usar a casca como cobertura morta, é importante remover quaisquer partes defeituosas. Em seguida, recomenda-se tratar a casca com inseticidas e antissépticos. Em seguida, coloque a casca em uma área bem ventilada por 5 a 15 dias para secar completamente.
Após a conclusão do trabalho preparatório, o material deve ser moído até atingir uma consistência adequada. Os seguintes métodos são aceitáveis para isso:
- quebrar com a mão;
- processar usando um triturador de jardim especial;
- espalhe-o em uma camada uniforme e processe o material com um escarificador.
Termos de Uso
Vários tipos de casca podem ser usados como cobertura morta. Cada um tem suas próprias características.
Material de pinho
A casca de pinheiro é considerada o tipo mais popular de cobertura morta. Também é facilmente encontrada, pois essa madeira é frequentemente usada para fazer móveis e outros itens.

Você mesmo pode preparar a cobertura morta. No entanto, cascas caídas são a melhor opção. A cobertura morta também pode ser obtida em serrarias e marcenarias que produzem artigos de marcenaria.
Cobertura morta de lariço
A casca de lariço é considerada mais rara que a de pinheiro. Portanto, não é utilizada em carpintaria e raramente é utilizada na fabricação de móveis. Este material deve ser obtido de serrarias. Uma característica distintiva da casca é sua alta resistência.
A substância contém muitos óleos, o que retarda a taxa de decomposição. No entanto, o material também pode acidificar o solo. Portanto, é importante cobrir suas plantações adequadamente para evitar danos às plantas.
Árvores frutíferas
Ao podar árvores frutíferas, muitas vezes são deixados galhos para trás, que podem ser usados como cobertura morta. Este material é usado para cobertura vegetal de diversas culturas. Também pode ser usado como elemento decorativo.
As coníferas são uma exceção. A cobertura dessas plantas com casca de frutas é proibida, pois favorece o desenvolvimento de diversas doenças. Além disso, esse material tem uma probabilidade significativamente maior de abrigar parasitas e patógenos. Portanto, a casca de árvores frutíferas deve ser usada com extremo cuidado.

Outros tipos
Para melhorar a composição do solo, diversos materiais podem ser utilizados. Entre eles, estão:
- serragem;
- aparas;
- palha picada;
- feno ou topos;
- batatas fritas.
Ao apodrecer cavacos de madeira, é aceitável soltar bem o solo. A massa verde contém muitas substâncias úteis. É importante observar que esses materiais tendem a apodrecer mais rapidamente. Isso é especialmente verdadeiro quando se adiciona excremento a eles. O uso de agentes especiais também é aceitável.
Para melhorar a estrutura do solo e aumentar a produtividade das culturas, é importante utilizar cama de animais apodrecida. Isso se deve ao seu conteúdo dos seguintes componentes:
- madeira triturada, que melhora a estrutura do solo;
- fezes ou esterco – essas substâncias contêm muitos ingredientes valiosos e estimulam a reprodução de microrganismos valiosos;
- Ureia – ajuda a compensar as perdas de nitrogênio.

Erros comuns e como evitá-los
A cobertura vegetal inadequada afeta negativamente o desenvolvimento das culturas. Um problema comum é a cobertura do solo não aquecido. Evite cobrir as culturas com cobertura vegetal antes de maio. Caso contrário, a camada de casca impedirá o aquecimento do solo próximo ao sistema radicular.
Outro erro comum é aplicar cobertura morta em solo seco. Como resultado, o sistema radicular próximo às raízes não consegue receber a quantidade necessária de umidade. Além disso, jardineiros iniciantes colocam cobertura morta diretamente ao redor dos troncos e caules. Isso leva ao apodrecimento das plantas.
A cobertura morta com casca é um procedimento importante que ajuda a proteger as raízes do superaquecimento, do resfriamento excessivo, do desenvolvimento de doenças e do ataque de pragas. Além disso, esse procedimento enriquece o solo com nutrientes necessários para o pleno desenvolvimento de diversas culturas.



