O húmus e seus derivados, humatos e ácidos húmicos, são componentes essenciais do solo, determinando sua fertilidade. São elementos fundamentais dos processos bioquímicos do solo. Para a produção agrícola, a indústria produz humato de potássio, um fertilizante orgânico com alto teor de ácidos húmicos.
O que são humanos e quais são seus benefícios?
A decomposição de resíduos vegetais nas camadas superiores do solo produz ácidos húmicos, e seus sais (sódio e potássio) são chamados de humatos. Esses compostos naturais são essenciais para os microrganismos do solo. Ao consumi-los, eles melhoram a composição mecânica e química do solo, tornando-o mais permeável à água e ao ar.

O baixo teor de húmus explica a baixa fertilidade dos solos de sierozem e dos solos sod-podzólicos e podzólicos. Cientistas comprovaram os efeitos positivos dos ácidos húmicos na composição do solo (química e mecânica) e no desenvolvimento das plantas. Para produtores amadores de vegetais, um fertilizante comercialmente disponível chamado humato (sódio, potássio) é feito a partir de matérias-primas naturais:
- sapropel;
- turfa;
- carvão (marrom);
- lignosulfatos (produtos secundários obtidos durante a produção de celulose).
Estabelecemos a produção de dois tipos de fertilizantes húmicos: sem lastro e com lastro. O primeiro tipo é usado como cobertura, enquanto o segundo estimula o crescimento de mudas e fortalece a imunidade de hortaliças e hortaliças. As formas disponíveis incluem grânulos, comprimidos, pó, gel, pasta e concentrado líquido.
As propriedades benéficas da preparação são determinadas por sua composição: 80% de ácidos húmicos, 20% de enzimas, ativadores de crescimento, peptídeos e aminoácidos. Objetivo das preparações húmicas:
- melhoria das características do solo, restauração de sua fertilidade;
- aumento da atividade dos microrganismos do solo;
- normalização do pH;
- uso mais eficiente da matéria orgânica adicionada ao solo;
- redução das taxas de aplicação de fertilizantes nitrogenados em 50%;
- aumentando a eficácia de fungicidas, inseticidas e herbicidas;
- impacto positivo na aparência e no sabor de frutas e vegetais, mantendo sua saúde e respeito ao meio ambiente;
- formação de resistência ao estresse (clima, infecções) em todas as espécies de plantas;
- restauração e fortalecimento do sistema radicular;
- melhoria do solo (remoção de impurezas nocivas).
Usar fertilizantes húmicos no seu jardim não tem impacto negativo sobre humanos, animais de estimação ou o meio ambiente. Esses produtos são tão eficazes quanto os fertilizantes minerais e os superam em preço e respeito ao meio ambiente.

Fertilizantes húmicos podem ser combinados com a maioria das preparações minerais (ureia, nitrato de amônio, UAN-32). Jardineiros relatam aumento na produtividade após o primeiro ano de uso. Frutas e vegetais colhidos de plantas alimentadas com esse tipo de nutrição durante a estação de crescimento mantêm sua qualidade comercial e valor nutricional por mais tempo.
Instruções de uso
As instruções de uso acompanham qualquer forma de humato de potássio. Está disponível como concentrado líquido e pó marrom. Ao usar o fertilizante, considere o pH do solo. Fertilizantes húmicos são mais eficazes em solos alcalinos.
Antes de aplicar qualquer fertilizante húmico, adicione matéria orgânica (húmus, composto ou esterco) ao solo esgotado ou que necessite de reposição anual no outono (ou primavera). Imediatamente antes da aplicação, o solo é solto e umedecido.
É proibida a aplicação de humatos juntamente com fertilizantes que contenham fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca). Este requisito deve ser atendido para evitar a síntese de compostos insolúveis no solo, que degradam sua qualidade. Fertilizantes contendo Ca, K ou P são aplicados primeiro, seguidos por humato de potássio ou seus análogos cinco dias depois.
Humato de turfa de potássio líquido
Jardineiros preferem fertilizantes líquidos.. É produzido como um líquido marrom concentrado. A turfa é utilizada como matéria-prima. Concentrações específicas de ingredientes ativos são recomendadas para diferentes tratamentos, que são obtidos através da preparação de uma solução de trabalho à base de água fria.
Concentrações recomendadas da forma líquida do humato de potássio de turfa:
- de 0,1 a 0,2% do volume do líquido ao preparar uma solução para tratamento do solo;
- 0,01% do volume do líquido ao preparar uma solução para tratamento de plantas de qualquer tipo.
O humato de turfa potássica, enriquecido com um complexo de microelementos, está disponível comercialmente. Possui um espectro mais amplo de efeitos nas plantas, o que o torna mais popular entre amadores (horticultores, floricultores e jardineiros).

O concentrado é diluído em diversas proporções. A dosagem de humato por unidade de volume depende do uso pretendido:
- solução de imersão de sementes – ⅓ colher de sopa por litro;
- alimentação de raízes – 1 colher de sopa para cada 10 litros;
- adubação foliar – 1 colher de chá para cada 10 litros.
Humato de potássio Souffleur
Uma forma líquida de humato de potássio. Devido à sua rica composição em substâncias orgânicas e minerais, o produto é classificado como universal. fertilizantes organomineraisO uso do Souffler é indicado para o cultivo de hortaliças, flores e frutas.
Com o uso regular durante todo o período de crescimento, suas propriedades são totalmente reveladas:
- as plantas criam raízes mais rápido e facilmente após o transplante;
- mudanças bruscas no clima não reduzem a imunidade;
- o período de armazenamento das frutas aumenta.

Pó de turfa de humato de potássio
O fertilizante sólido é um pó marrom que, quando dissolvido em água, fornece todos os micronutrientes necessários. Seu valor nutricional é fácil de imaginar: 1 quilo de pó equivale, em potência, a 1 tonelada de composto.
Este tipo de fertilizante facilita o trabalho do jardineiro e acelera o amadurecimento da colheita. Ao usar humato de potássio, a colheita começa duas semanas antes. A solução de trabalho não deve ser preparada com antecedência; deve ser usada imediatamente após o preparo.
O pó de humato de potássio de turfa é usado para desintoxicar o solo após a aplicação de pesticidas. Aplique 50 gramas do produto por 10 metros quadrados; misture com areia seca em proporções iguais antes de usar. Polvilhe a mistura sobre o solo.
Para acelerar a maturação da matéria orgânica, adicione 10 gramas de pó para cada 10 quilos de composto, húmus ou esterco. As misturas orgânicas podem ser adicionadas às plantas três meses após o tratamento com humato de potássio.

Como usar para jardim e horta
Muitos produtores de vegetais, jardineiros e floricultores têm apreciado os benefícios do uso de fertilizantes à base de humato de potássio em seus jardins. O pH neutro deste produto previne a acidificação do solo. Preparações húmicas são indispensáveis para o tratamento pré-plantio de tubérculos, estacas e sementes.
Aplicação em culturas de grãos
Uma solução de humato de potássio é usada para tratar sementes de grãos antes da semeadura. O concentrado líquido é diluído em 10 litros de água para cada tonelada de semente. Essa solução acelera o desenvolvimento das raízes e garante uma germinação uniforme.

Recomenda-se o tratamento de trigo e milho de inverno e primavera. Essas culturas de grãos são particularmente sensíveis aos ácidos húmicos. Resultados do tratamento:
- imunidade forte;
- resistência à seca;
- brotos amigáveis.
As plantações de grãos são pulverizadas com a solução até 2 vezes por estação.O primeiro tratamento é realizado durante o perfilhamento, o segundo - durante a espiga.
Humato de potássio em hortaliças
O primeiro tratamento é a pré-semeadura. Mergulhe o material de plantio em uma solução composta por 1 litro de água e 0,5 grama da preparação. Meça a dose com uma seringa. Tempo de imersão (horas):
- sementes – 24;
- cebolas – 8;
- tubérculos – 12 horas

Vegetais vegetativos são tratados de 2 a 6 vezes. Para adubação radicular, a concentração é de 100 mililitros do produto para cada 10 litros de água. A taxa de aplicação por unidade de área depende do tipo de hortaliça e está especificada nas instruções de uso.
As mudas respondem bem ao humato de iodo – Humate + 7 Iodo (as instruções de rega estão na embalagem do produto). Contém microelementos essenciais e iodo. Uma solução concentrada é preparada diluindo 10 gramas do produto em 10 litros de água.
A solução resultante (1 litro) é primeiro diluída em 9 litros de água e, em seguida, regada sobre os vegetais (tomates, pepinos, pimentões), usando ½ balde de fertilizante por metro quadrado. Os vegetais são fertilizados de 3 a 4 vezes por estação, a primeira vez quando as primeiras flores aparecem.
Culturas de frutas e bagas e uvas
Árvores frutíferas e arbustos de frutas vermelhas são alimentados por pulverização foliar ou pela raiz, combinando rega com uma solução fertilizante e aplicação de pesticidas.

Recomenda-se realizar o tratamento nos seguintes períodos:
- antes da floração;
- formação de ovários;
- durante a frutificação e o amadurecimento.
A solução líquida (70 mililitros) é diluída em 1 litro de água. Após o tratamento, os frutos acumulam mais nutrientes e açúcares.
Este fertilizante ecológico melhora o sabor das frutas e aumenta a produtividade sem agredir o meio ambiente. É utilizado com sucesso por jardineiros, agricultores e empresas agrícolas industriais no cultivo de hortaliças em estufas e campos abertos. No jardim, os fertilizantes húmicos aumentam a produtividade das árvores frutíferas e prolongam o período de floração das plantas ornamentais.











