A adubação verde é considerada um método eficaz para enriquecer o solo com matéria orgânica. Isso pode ser alcançado literalmente no primeiro ano. Plantas de diversas famílias são utilizadas para esse fim. Usar aveia como adubo verde ajuda a enriquecer o solo com nutrientes valiosos e a melhorar sua estrutura. É importante seguir as diretrizes de plantio para a cultura do cereal e garantir os cuidados adequados.
Descrição da cultura como adubo verde
A aveia é um cereal que cresce como um arbusto solto com caules folhosos. Esses caules podem atingir 120 centímetros de altura. A aveia é cultivada por seus grãos e como adubo verde. A planta também é tolerante a baixas temperaturas, tornando-a adequada para o plantio no início da primavera.
O grão é frequentemente utilizado para melhorar o solo. Sua eficácia como adubo verde se deve às suas propriedades:
- A cultura se distingue por seus caules nutritivos, que contêm muitos componentes proteicos.
- A massa vegetativa da planta contém mais fósforo e potássio do que nitrogênio.
- O alto teor de potássio beneficia frutas vermelhas, pepinos e repolho. Este elemento realça o sabor das frutas.
- A aveia possui um sistema radicular fibroso. Isso ajuda a fortalecer solos leves e a soltar solos pesados. Além disso, a incorporação de aveia ao solo ajuda a melhorar a permeabilidade ao ar e à umidade.
- A planta forma densos aglomerados. Seus caules são plantados próximos uns dos outros, evitando o crescimento de ervas daninhas entre eles. A aveia simplesmente sufoca a vegetação indesejada.
O uso de aveia de inverno ou de primavera ajuda a restaurar áreas negligenciadas e integrá-las à rotação de culturas. Esse processo leva em média de 2 a 3 anos. O uso de adubo verde restaura gradualmente a camada superficial do solo e remove nitratos. A planta também torna o solo mais solto e retém melhor a umidade.
Vantagens e desvantagens do seu uso
Cultivar aveia no seu jardim pode ajudar você a obter uma série de efeitos benéficos.
A utilização desta cultura como adubo verde apresenta as seguintes vantagens:
- Alto teor de proteína. Nesse aspecto, a aveia supera o trevo e a alfafa.
- Rica em minerais, a planta contém grandes quantidades de potássio e fósforo, o que ajuda a enriquecer o solo argiloso pegajoso.
- Aeração do solo. Esta grama possui raízes poderosas, que soltam o solo e o saturam com oxigênio.
- Fortalecimento do solo. O cereal ajuda a fixar solos soltos e instáveis.
- Efeito herbicida. À medida que a grama se desenvolve, ela forma densos aglomerados. Os caules das plantas ficam tão próximos uns dos outros que criam barreiras ao crescimento de ervas daninhas.
- Pouco exigente em termos de tipo de solo, a planta pode ser cultivada em qualquer tipo de solo: argila, turfa, areia ou terra preta.
No entanto, a planta também tem algumas desvantagens:
- Uma pequena quantidade de massa verde. Para solos empobrecidos, a aveia sozinha pode não ser suficiente.
- A composição é minimamente rica em nitrogênio. Por isso, a aveia deve ser plantada em canteiros com alfafa e trevo, e ambas as culturas devem ser aradas.
- Requer rega frequente e temperaturas amenas. Desenvolve-se bem em ambientes sombreados e frescos. Também requer bastante umidade. Portanto, recomenda-se cultivá-la em áreas com climas frios e úmidos. No entanto, em climas quentes, tende a murchar e secar.

Culturas predecessoras
A aveia pode ser plantada como adubo verde após diversas culturas, com exceção de cereais. Ela também é um excelente precursor para culturas que exigem muito potássio. Tomates, abobrinhas, pepinos e berinjelas podem ser plantados após a aveia. Pimentões, framboesas, morangos e groselhas também são adequados para o cultivo subsequente.
A aveia não deve ser plantada antes das batatas, pois há risco de infestação por vermes-arame. No entanto, a aveia pode ser semeada depois das batatas. Nesse caso, o grão servirá como um excelente fertilizante biológico para o solo. Além disso, os cereais não devem ser plantados depois da aveia. Plantas pertencentes à mesma família são suscetíveis às mesmas doenças e pragas.

Qual adubo verde escolher: aveia ou centeio
Cada adubo verde tem suas próprias vantagens e desvantagens. Portanto, recomenda-se escolher o adubo verde com base no tipo de solo e nas plantas que você planeja cultivar.
O momento do plantio também é importante a ser considerado. A aveia pode ser plantada após a colheita inicial dos vegetais. Isso permite que ela seja colhida antes das primeiras geadas de inverno. O centeio é altamente resistente à geada, o que o torna uma escolha comum para o plantio de inverno.
A aveia prefere solos turfosos ou ácidos. No entanto, o centeio pode ser plantado em diversos tipos de solo. Pode ser plantado em solo virgem ou em canteiros propensos a alagamentos.

Quando e como plantar corretamente
A aveia pode ser plantada em diferentes épocas:
- Primavera. Este cereal é fácil de cuidar e resistente ao frio. Portanto, pode ser semeado no início da primavera, imediatamente após o aquecimento do solo.
- Outono. A aveia plantada no outono geralmente é cortada, adicionando-se um pouco de terra. Evite plantar antes do inverno, quando a geada se instala. Recomenda-se fazer isso o mais cedo possível.
Ao plantar na primavera, não é recomendável esperar o solo secar. A planta precisa de bastante umidade. Água suficiente garante crescimento rápido e crescimento rápido da folhagem.
O adubo verde deve ser plantado no outono, imediatamente após a limpeza da área. No entanto, é necessário preparar cuidadosamente a área primeiro. Isso requer a remoção das raízes das plantas perenes e a remoção de detritos. A aveia pode ser plantada manualmente, como a grama, em canteiros dispersos ou em fileiras.

Características de cuidado
Após o plantio do adubo verde, é importante seguir rigorosamente as práticas agrícolas:
- Durante o tempo seco, regue as plantas generosamente. A aveia é considerada uma planta que adora umidade. Portanto, se houver falta de água, ela não prosperará.
- Verifique o estado das plantas a cada três dias. Se estiverem atrasadas, aplique fertilizantes minerais, como nitrato de amônio ou superfosfato.
- Quando os arbustos atingirem 10 a 15 centímetros, corte-os em um terço. Isso ajudará a estimular o desenvolvimento da massa verde.
No geral, a planta é considerada pouco exigente em termos de condições de cultivo. Requer apenas umidade adequada. Em alguns casos, pode precisar de nutrientes suplementares e preparo do solo.

Tempos de corte
O período entre o plantio e a colheita leva 1,5 mês. Os seguintes sinais indicam que a planta está pronta para esse processo:
- A folhagem cresceu e surgiram panículas de flores. Se houver pólen, os caules podem ser cortados.
- Ao plantar no outono, o adubo verde deve ser cortado antes do início do tempo frio. Ao plantar aveia na primavera, ela deve ser colhida antes do início do tempo quente.
- A aveia deve ser arada no solo duas semanas antes do plantio dos vegetais. Caso contrário, as folhas não terão tempo de apodrecer.
- Ao cortar adubo verde em novembro, evite incorporá-lo ao solo. Recomenda-se fazer isso pouco antes do plantio em abril. Os talos cortados evitam que o solo congele, deixando-o pronto para o plantio mais cedo na primavera.
É permitido usar no verão?
A aveia não tolera bem o calor. Portanto, não é recomendado cultivá-la no verão. No entanto, alguns jardineiros a plantam nesse período, pois o grão é excelente para soltar solos argilosos e franco-argilosos, remover bactérias putrefativas do solo e remover o excesso de umidade.
No verão, a aveia-da-primavera deve ser usada como cobertura morta entre as fileiras. Para estimular o processo de decomposição, as folhas devem ser regadas com uma solução de fertilizante biológico e, em seguida, cobertas com palha.
Essas ações reterão a umidade perto das raízes e ajudarão os insetos do solo a decompor gradualmente os restos vegetais e convertê-los em húmus. No entanto, a semeadura de aveia no verão não é recomendada, pois a planta não prospera em climas quentes.
A aveia é uma cultura eficiente, frequentemente utilizada como adubo verde. Esta planta enriquece o solo com nutrientes valiosos e melhora sua estrutura. Isso a torna uma ótima maneira de cultivar outras culturas com mais eficiência e aumentar sua produtividade.









