- Descrição e ingrediente ativo
- Prós e contras
- Tipos e para que servem
- Termos de Uso
- Grama
- Plantas ornamentais
- Culturas industriais
- Culturas de coníferas
- Plantas de frutas e bagas
- Arbustos e árvores ornamentais
- Culturas de cereais
- Culturas vegetais (interior e exterior)
- Precauções de segurança
- A compatibilidade é possível?
- Como e por quanto tempo armazenar
- Análogos
O fertilizante Rastvorin é um produto valioso usado para fertilizar plantas em estufas e áreas abertas. É adequado para enriquecer o solo durante o preparo do solo na primavera. É um composto combinado solúvel em água que não contém cloro. Isso permite que tenha um efeito abrangente nas plantas sem causar danos.
Descrição e ingrediente ativo
Rastvorin é um fertilizante que se mistura facilmente com líquidos. Está disponível em pó ou grânulos finos. É branco e pode ser usado em uma variedade de culturas, tanto em ambientes internos quanto externos. Pode ser aplicado na primavera, verão ou outono.
O produto contém uma combinação de nitrogênio, potássio e fósforo. Contém também zinco, manganês e molibdênio. Contém ainda vitaminas do complexo B, boro e cobre. Uma das principais vantagens deste fertilizante é a sua ausência de cloro. Todos os componentes são sulfatos. As proporções dos ingredientes específicos dependem do tipo de produto. O teor de nitrogênio varia de 8% a 18%, o de potássio de 18% a 28% e o de fósforo de 5% a 18%.
Prós e contras
"Rastvorin" é considerada uma das soluções de potássio-fósforo mais utilizadas. Suas principais vantagens incluem:
- composição equilibrada;
- fácil de dissolver em água;
- segurança ambiental;
- composição de sulfato – graças a isso, as plantas absorvem facilmente a preparação;
- a possibilidade de aplicação de diferentes formas – radicular e foliar;
- possibilidade de utilização em campo aberto e estufas;
- a presença de todas as substâncias necessárias à vegetação;
- compatibilidade com quaisquer agentes químicos;
- aumento da resistência a infecções;
- reduzindo o período de maturação dos frutos e melhorando sua qualidade;
- aumentando a vida útil da cultura.
O medicamento não apresenta desvantagens significativas. No entanto, é proibido exceder a dosagem indicada nas instruções.
Tipos e para que servem
Existem vários tipos de "Rastvorin" disponíveis comercialmente. Eles diferem na composição e nas instruções de aplicação. As principais variedades incluem:
- A Marca A é um produto desenvolvido para estufas e áreas abertas. Contém 10% de nitrogênio, 20% de potássio e 5% de fósforo. Contém também zinco, boro, manganês e molibdênio. A concentração desses componentes não excede 1,5%. Este produto pode ser usado em diversas culturas durante todo o ano.
- A marca A1 é semelhante à versão anterior. No entanto, contém 28% de potássio, 6% de fósforo e 8% de nitrogênio. Contém também 3% de magnésio. A quantidade de outros elementos não excede 1,5%.
- Grau B – adequado para diversos tipos de plantas e solos. Contém 18% de nitrogênio, 18% de potássio e 6% de fósforo. Os demais elementos não excedem 1,5%.
- A marca B1 é outro tipo de fertilizante. Contém partes iguais de potássio, nitrogênio e fósforo, 17% cada. A quantidade de boro, manganês, cobre e zinco não excede 1,5%.

Termos de Uso
Use "Rastvorin" rigorosamente de acordo com as instruções. É importante seguir estas orientações:
- A solução pode ser preparada em um balde comum, mexendo;
- É melhor usar água da chuva;
- Se você não tiver uma balança, pode medir a quantidade de produto usando uma colher de sopa de 5 gramas.
Grama
"Rastvorin" é usado para o desenvolvimento adequado do gramado. Previne o amarelecimento da grama. A primeira aplicação deve ser feita na primavera. Posteriormente, deve ser feita após cada corte. A solução deve ser aplicada na concentração de 0,2-0,25%.
Plantas ornamentais
Para essas culturas, deve-se formular uma solução contendo 0,07-0,15% do ingrediente ativo. A aplicação deve ser feita de 1 a 3 vezes ao ano. As plantas devem ser regadas na primavera, com a aplicação final ocorrendo em setembro. A solução deve ser aplicada nas raízes.
Culturas industriais
Para essas culturas, recomenda-se uma solução com concentração de 0,1-0,2% — isso se aplica a todas as marcas. No entanto, os tempos de aplicação variam. As marcas A e B são usadas de 1 a 3 vezes durante a fase de crescimento da massa verde. As marcas A1 e B1 são usadas durante a fase de crescimento do fruto.

O produto "Rastvorin" pode ser usado antes do plantio, durante a estação de crescimento ou após a colheita. No entanto, deve ser aplicado de acordo com as instruções.
Culturas de coníferas
Para coníferas, recomenda-se uma concentração de 0,2-0,3% da solução. A rega deve ser feita em intervalos regulares durante todo o período de crescimento. A última aplicação deve ser feita, no máximo, em setembro.
Plantas de frutas e bagas
Para fertilizar árvores frutíferas, use 30 a 35 gramas do produto para cada 10 litros. Para fertilizar arbustos de frutas vermelhas, recomenda-se o uso de 20 gramas do produto por balde de água. Plantas frutíferas cultivadas devem ser fertilizadas durante a fase de brotação e algumas semanas após a floração. O produto também pode ser aplicado ao solo durante a escavação ao redor dos troncos das árvores no início da primavera.
Arbustos e árvores ornamentais
Para essas culturas, a concentração das soluções dos preparados A, A1 e B deve ser de 0,2 a 0,3%. Para o grau B1, a solução deve ser de 0,15 a 0,3%. A aplicação na raiz deve ser feita de 1 a 3 vezes. Recomenda-se a aplicação da primavera ao outono. A fertilização deve ser concluída em setembro.
Culturas de cereais
Os cereais devem ser fertilizados na fase de crescimento. A solução deve ser aplicada nas raízes. Use 0,5 a 2,5 kg do produto para cada 1.000 litros de água. Para obter uma solução eficaz, use um pulverizador industrial com agitador.

Culturas vegetais (interior e exterior)
Hortaliças requerem fertilização radicular. Ao utilizar os produtos A e B, aplique 0,07-0,15% dos ingredientes ativos. Ao utilizar as marcas A1 e B1, aplique 0,2-0,25%. As plantas devem ser regadas de 10 a 12 dias após o plantio das mudas em campo aberto. Depois disso, aplique o produto quando os brotos estiverem se formando e a cultura estiver amadurecendo. O produto A1 é aplicado apenas durante a floração, frutificação e amadurecimento.
Precauções de segurança
O medicamento é considerado seguro. No entanto, ao utilizá-lo, você deve seguir as recomendações de proteção:
- Ao preparar e usar a solução, use luvas de borracha;
- Ao pulverizar a composição, use um respirador e óculos.
Após terminar o trabalho, é recomendável lavar as mãos e as áreas expostas do corpo com água morna e sabão.
A compatibilidade é possível?
Todas as marcas de Rastvorin podem ser combinadas sem perder suas propriedades benéficas. O fertilizante pode ser combinado com outros fertilizantes minerais. Se uma planta apresentar deficiência de um determinado elemento, ele pode ser adicionado à fórmula básica.

Como e por quanto tempo armazenar
O produto não tem prazo de validade. No entanto, os grânulos absorvem muita umidade e podem formar grumos. Isso afeta negativamente a capacidade do produto de se dissolver em água. A embalagem aberta não deve ser deixada sob luz solar direta, pois alguns dos ingredientes se decompõem sob a influência da luz ultravioleta, reduzindo a eficácia do produto.
Análogos
Se necessário, o fertilizante pode ser substituído por Aquarin.
"Rastvorin" é um produto eficaz que enriquece o solo com nutrientes valiosos. Para garantir o efeito desejado, deve ser usado corretamente, seguindo rigorosamente as instruções.



