É difícil alcançar altos rendimentos sem o uso de fertilizantes minerais. O uso de salitre, que contém sais de ácido nítrico, promove o crescimento ativo da folhagem das plantas. Também prolonga o período de floração, o que contribui para o aumento da produtividade. O fertilizante é eficaz para o cultivo de diversas culturas.
Descrição da substância
Salitre é um nome comum para minerais compostos por nitratos de vários metais (alcalino-terrosos e alcalinos) e amônio. Os tipos mais conhecidos são: amoniacal/nitrogenado, bário, potássio, magnésio, cálcio e sódio/chileno. Essas substâncias se apresentam como cristais incolores. Os fertilizantes, dependendo de sua composição, apresentam características diferentes.
As substâncias são utilizadas para diversos fins. O nitrato de potássio (fórmula KNO₃) é usado para suplementar plantas com potássio. O nitrato de amônio (fórmula química NH₄NO₃) é usado como fertilizante nitrogenado e como elemento em explosivos. O nitrato chileno (nitrato de sódio) e o nitrato de potássio são utilizados na indústria alimentícia como aditivos conservantes (na produção de embutidos e queijos).
Variedades
Os usos específicos dos vários tipos de salitre são determinados pelos elementos químicos que contêm. Quatro tipos são os mais procurados na agricultura.
Potássio
A composição do salitre é 1/3 de nitrogênio e 2/3 de nitrato de potássio. O nitrogênio estimula o crescimento foliar, enquanto o potássio promove a floração e a frutificação. O fertilizante está disponível na forma de pó incolor e inodoro. A solução de trabalho (concentração de 2%) apresenta maior atividade em solos franco-argilosos, argilosos e arenosos.
Períodos recomendados para aplicação de fertilizantes: durante abril e maio, durante a preparação do canteiro, e durante as fases de formação de botões e desenvolvimento dos ovários (junho-julho). Os fabricantes recomendam a última aplicação 25 a 30 dias antes da colheita.

Cálcio
Este produto aumenta a resistência das plantas a doenças e pragas e estimula o crescimento radicular e foliar. Contém 19% de cálcio e 13-16% de nitrogênio. A solução é eficaz em diversos solos e climas (incluindo regiões áridas).
O fertilizante é produzido na forma de grânulos brancos ou cristais translúcidos. As taxas de aplicação de fertilizante são determinadas não apenas pela espécie da planta, mas também pelo estágio de desenvolvimento.

Sódio
O fertilizante de nitrato contém 15-16% de nitrogênio e 26% de sódio. É produzido como um sal finamente cristalino com coloração branca ou acinzentada. É altamente solúvel em água e é usado durante o cultivo pré-semeadura. Também é usado como fertilizante suplementar durante a estação de crescimento (é uma fonte de nitrogênio).
O nitrato pode ser aplicado em todos os tipos de solo, com exceção de solos salinos e solonetz. O maior efeito é observado quando aplicado em beterrabas e diversas culturas de raízes. O sódio redireciona os carboidratos das folhas para as raízes, promovendo o aumento da produtividade das culturas de raízes.

Amônia
O nitrato é considerado um fertilizante universal. Apresenta-se na forma de pequenos grânulos amarelados que se dissolvem facilmente em água. O principal componente do produto é o nitrogênio (26-34%), que é absorvido com enxofre (3-14%). É adequado para uso como fertilizante de mudas e pode ser usado tanto em solo aberto quanto fechado.

Termos de Uso
Jardineiros costumam usar nitrato de amônio para cuidar de plantas. Aqui estão as regras básicas para a aplicação do fertilizante:
- A primeira vez que a cobertura é aplicada é no período de abril a junho, quando ocorre o crescimento ativo das mudas e se forma uma massa verde exuberante;
- Ao cultivar pimentões, tomates e repolho, adicione o fertilizante na fase de plantio das mudas. Para preparar a solução de trabalho, dissolva 30-35 g de grânulos em 10 litros de água;
- Ao semear raízes (beterraba, cenoura), os grânulos são despejados no solo a uma taxa de 50 g por metro quadrado do canteiro (no caso de alimentação primária).
A preparação não é usada na segunda metade do verão, pois o fertilizante promoverá o crescimento dos brotos, o que atrasará o amadurecimento dos frutos.

Precauções de segurança
Em termos de impacto no corpo humano, o nitrato é considerado moderadamente perigoso (Classe 3). No entanto, ao utilizar fertilizantes, certas regras devem ser observadas:
- o trabalho é realizado com equipamentos de proteção individual (luvas e calçados de borracha, respirador, óculos de segurança e roupas especiais);
- É proibido beber, fumar e comer durante o preparo da solução de trabalho e aplicação do fertilizante;
- Você também não pode remover o equipamento de proteção individual enquanto estiver trabalhando.
Após terminar o processo de trabalho, é recomendável tomar um banho e lavar bem o corpo e os cabelos com sabonete.

Vantagens e desvantagens
Como qualquer fertilizante, o salitre possui qualidades positivas e negativas. Benefícios do suplemento:
- é uma fonte de nitrogênio "rápido";
- aumenta significativamente os rendimentos se as regras de aplicação forem seguidas;
- custo acessível, facilidade de uso.
Ao usar salitre, é preciso considerar também suas desvantagens: os nitratos se acumulam nos frutos se as taxas de aplicação forem excedidas ou ultrapassadas; aplicar grânulos na segunda metade da estação pode reduzir a produtividade.
Além disso, a supersaturação do solo com o aditivo contribui para o aumento da acidez, o que leva à desaceleração do crescimento das plantas.

A compatibilidade é possível?
A mistura de fertilizantes simplifica significativamente os cuidados com as plantas e economiza tempo. No entanto, para maximizar a eficácia dos aditivos e evitar danos aos canteiros, siga as recomendações do fabricante. O nitrato de amônio não deve ser misturado com cinzas ou cal, pois isso resultará em perda de nitrogênio. Os nitratos de cálcio, sódio e potássio também não devem ser misturados com esterco.
Ao combinar superfosfato com nitrato de amônio, é necessário primeiro misturar o superfosfato com farinha de osso ou rocha fosfática para evitar a formação de uma massa densa que não pode ser dispersa.

Condições de armazenamento
Ao organizar as condições de armazenamento de grânulos ou pó, é importante considerar suas propriedades higroscópicas. Portanto, escolha áreas de armazenamento secas e bem ventiladas. O nitrato de amônio é altamente inflamável. Portanto, é proibido armazenar materiais inflamáveis (carvão, serragem, feno, turfa) nas instalações.
O fertilizante é armazenado em uma base resistente ao fogo. Temperaturas acima de 50 °C são consideradas perigosas. Portanto, o depósito deve ser protegido da luz solar direta e as fontes de calor devem ser colocadas a pelo menos 1,5 a 1,7 metros de distância dos recipientes que contêm grânulos ou pó.

Análogos
A ureia é um análogo comum do nitrato de amônio. Ela fornece aos sistemas vegetais suplementos de nitrogênio (amida, nitrato e amônio) durante todo o período de crescimento e desenvolvimento.
"Multcrop" é um análogo do nitrato de potássio. Contém níveis elevados de potássio e fósforo, elementos presentes em formas facilmente acessíveis às plantas.
O nitrato é considerado o fertilizante ideal para o cuidado das plantas durante o início da estação de crescimento. É barato e seu uso requer pouca habilidade. No entanto, sua inflamabilidade deve ser levada em consideração. Portanto, é importante seguir as precauções de segurança e as diretrizes de armazenamento.



