Fertilizantes são substâncias usadas para enriquecer o solo com nutrientes e melhorar sua fertilidade. Esses produtos funcionam fornecendo às plantas um ou mais elementos químicos deficientes, necessários para o crescimento e desenvolvimento adequados. Para obter o efeito desejado, é importante seguir rigorosamente as instruções.
O que é fertilizante?
Este termo refere-se a todas as substâncias adicionadas ao solo ou utilizadas como pulverização foliar. Podem ser naturais ou sintetizadas quimicamente. As plantas absorvem essas substâncias através das raízes, vindas do solo, ou através da folhagem, quando pulverizadas. Uma vez absorvidas pela planta, essas substâncias participam de processos vitais essenciais. São necessárias para o desenvolvimento, a floração e a frutificação.
Os fertilizantes são absorvidos pelas culturas como elementos minerais individuais. Se o solo for deficiente em certos nutrientes, fertilizantes monocomponentes podem ser usados. No entanto, na maioria dos casos, são utilizadas formulações combinadas. Estas são consideradas mais convenientes do ponto de vista preventivo e devem ser aplicadas de acordo com um cronograma específico.
Tipos de fertilizantes para plantas
Os fertilizantes minerais e orgânicos são classificados por origem, método de aplicação, estado de agregação e outros parâmetros. Todos esses fatores devem ser levados em consideração para selecionar o fertilizante certo.
Por modo de ação
Dependendo dos efeitos específicos dos fertilizantes, eles são divididos nos seguintes tipos:
- Fertilizantes diretos são usados para saturar as plantas com nutrientes. Eles incluem vários elementos, como ferro, magnésio, nitrogênio, fósforo, potássio e outros. Esses fertilizantes são divididos em simples e combinados.
- Fertilizantes indiretos são usados para influenciar o solo e melhorar as condições para a aplicação de fertilizantes. Por exemplo, calcário ou dolomita moídos podem ajudar a tornar o solo menos ácido. O hidrossulfito de sódio é adequado para acidificar o solo.
Por método de aplicação ao solo
Dependendo do método de introdução da substância no solo, distinguem-se os seguintes tipos de fertilizantes:
- Os principais são aqueles que saturam o solo com nutrientes necessários para uma determinada cultura.
- Pré-semeadura – envolve o tratamento das sementes antes do plantio.
- Cobertura – repõe a deficiência de substâncias específicas.
- Intrasoil – embutido na zona radicular.
- Superfície - neste caso, o fertilizante é distribuído sobre a superfície dos canteiros.

Por origem
Todos os fertilizantes são classificados por composição. Com base em sua origem, as substâncias podem ser divididas em dois grupos principais:
- Minerais – incluem microelementos que são facilmente absorvidos pelas plantas.
- Resíduos orgânicos são subprodutos da vida animal e vegetal. Este grupo também inclui resíduos em decomposição. Eles se decompõem em seus componentes individuais e são prontamente absorvidos pelas culturas.
Os fertilizantes minerais podem conter um único ingrediente ativo ou uma combinação deles. No primeiro caso, o produto é usado para repor deficiências de elementos específicos. Os fertilizantes combinados devem ser aplicados de acordo com um cronograma. Isso ajuda a prevenir problemas.
Por estado de agregação
Os fertilizantes são categorizados por forma de liberação. Ao escolher a formulação ideal, considere a conveniência e a área a ser tratada. Para plantas de interior, é melhor usar fertilizantes em bastão ou líquidos. Para áreas maiores, recomenda-se pó ou soluções. A aplicação é feita com equipamentos especializados.
Dependendo da forma de liberação, os fertilizantes são divididos nos seguintes grupos:
- Líquido – usado para aplicação no solo ou tratamento foliar.
- Fertilizantes sólidos estão disponíveis em grânulos, bastões, comprimidos ou pó. Devem ser aplicados secos no solo ou usados para preparar soluções.
Para iniciantes, é melhor usar fertilizantes desenvolvidos para tipos específicos de culturas. Os fabricantes desses produtos levam em consideração as características específicas das culturas e usam nutrientes nas proporções corretas.

Como escolher o certo
Quaisquer substâncias devem ser aplicadas ao solo rigorosamente de acordo com as instruções. É importante selecionar a combinação certa de nutrientes e considerar uma série de fatores. Principalmente, considere a acidez do solo.
Os valores normais de pH são de 6 a 6,5. As culturas prosperam nessa faixa. Fertilizantes de uso geral são aceitáveis. Se os valores de pH excederem 7, o solo é considerado alcalino. Fertilizantes de nitrato são necessários nessa situação. Se o pH do solo for inferior a 5,5, há risco de diminuição da absorção de potássio, enxofre e magnésio. Nesse caso, fertilizantes à base de amônio são mais adequados.
Ao escolher um fertilizante, é importante considerar o tipo de planta. As plantas podem ser de interior, ornamentais ou de jardim. Cada tipo tem necessidades nutricionais específicas, que determinam o tipo de fertilizante utilizado. Quantidades excessivas de certas substâncias podem causar consequências imprevisíveis.
A necessidade de culturas para certos recursos pode ser determinada por sua aparência:
- A falta de nitrogênio faz com que a folhagem fique menor e mais opaca. Ela também pode amarelar e cair. Isso também pode causar atraso no desenvolvimento da planta.
- A deficiência de fósforo causa a formação de manchas opacas na folhagem. Essas manchas têm uma tonalidade vermelha ou roxa. Há também o risco de atraso na floração e no amadurecimento da colheita.
- A deficiência de potássio faz com que a folhagem fique pálida e azulada. Há também o risco de afinamento dos brotos.
- A deficiência de potássio leva à formação de folhas esbranquiçadas e à morte de brotos.
- A deficiência de magnésio faz com que as folhas das plantas caiam, ficando amarelas ou avermelhadas.

Principais fabricantes
Atualmente, muitas marcas produzem fertilizantes. Entre as empresas mais conhecidas estão EuroChem, PhosAgro e Acron.
Instruções para usar fertilizantes de jardim
Ao aplicar fertilizantes, certifique-se de seguir as instruções de uso. Elas especificam as regras para o preparo de soluções aquosas e a frequência de uso nas culturas.
Ao aplicar fertilizante, é importante fazê-lo apenas nas fases em que é necessário. A fertilização das plantas deve ser feita apenas durante a estação de crescimento — de março a outubro. No inverno, a vida das plantas desacelera. A fertilização nesta época do ano interrompe o ciclo natural das culturas. Além disso, o solo congela no inverno, tornando a aplicação de fertilizante no jardim ineficaz.
Fertilizantes são ferramentas essenciais frequentemente utilizadas no cultivo de plantas. Eles vêm em uma variedade de categorias e têm um efeito complexo nas culturas. Para garantir uma aplicação eficaz, é importante seguir rigorosamente as instruções.



