Os benefícios e malefícios das cerejas para homens e mulheres, contra-indicações

Atualmente, existem mais de 600 variedades conhecidas de cerejas. Apenas um terço delas produz frutos comestíveis. As cerejas são consideradas um subgênero da ameixa. Florescem do início de maio a meados de julho, dependendo da variedade. Os frutos maduros têm um sabor característico, que varia do ácido ao doce e azedo, chegando até mesmo ao doce. As cerejas, cujos benefícios e riscos à saúde são distintos daqueles das cerejas doces e das ameixas, destacam-se entre suas parentes por sua combinação equilibrada de vitaminas, oligoelementos e minerais.

Composição química

Os frutos contêm ácidos neoclorogênicos, isoclorógenos, clorogênicos, aconíticos, succínicos, lácticos, fórmicos, acéticos e outros ácidos orgânicos, bem como:

  • inositol;
  • pectinas;
  • peonidina, antirrinina;
  • mecocianina;
  • ácido chiquímico.

As sementes contêm enxofre, fósforo, cloro, açúcar, frutose, sódio e óleos essenciais. O valor nutricional das cerejas de feltro é de aproximadamente 53 quilocalorias por 100 gramas.

Vitaminas e microelementos

As cerejas contêm rubídio, boro, cobalto, molibdênio, flúor, manganês, cobre, iodo, ferro e zinco. A cultura é rica em:

  • biotina (vitamina H);
  • niacina (PP);
  • vitaminas E e C;
  • riboflavina;
  • tiamina (B1).

As cerejas também contêm: cumarinas, betacaroteno, piridoxina (B6), riboflavina (B2), ácido pantotênico (B9), A, PP e várias outras vitaminas.

cerejas maduras

Beneficiar

Graças à sua rica composição química, as cerejas têm um efeito bactericida pronunciado, reduzindo o risco de artrite, doenças cardiovasculares e problemas gastrointestinais. O consumo de cerejas é recomendado para tosse persistente, perda de apetite, disenteria e fadiga crônica. As cerejas contêm substâncias especiais que destroem estafilococos, bem como patógenos que causam doenças parasitárias e infecciosas.

Para homens

As cerejas são popularmente conhecidas como “bagas do homem” porque seus frutos são extremamente ricos em zinco, essencial para a produção de testosterona, crescimento muscular e saúde da próstata.

Um pó feito de sementes moídas é útil para impotência sexual.

Beber suco de frutas vermelhas espremido na hora é recomendado para quem pratica exercícios e tem um estilo de vida ativo. Geleias, sucos de frutas e outros produtos à base de frutas vermelhas podem ajudar com a inflamação da bexiga.

Cerejas: benefícios e malefícios

Para mulheres, durante a lactação e a gravidez

As cerejas são um produto interessante para as mulheres, pois melhoram a composição do sangue e restauram o corpo. Comer a fruta ajuda a aliviar os sintomas negativos associados à menstruação e à menopausa.

A baga também é usada na preparação de máscaras cosméticas que clareiam a pele do rosto, neutralizam o excesso de ressecamento e suavizam as rugas.

É recomendado para uso na dieta de lactantes e gestantes, pois é recordista em teor de vitamina B9.

Para crianças

Os pediatras consideram as cerejas um alimento saudável que deve ser incluído na dieta de crianças e adolescentes. Crianças pequenas devem consumir frutas vermelhas frescas, bem como sucos de frutas, geleias e compotas. A abundância de ferro aumenta os níveis de hemoglobina. Vitaminas, minerais e oligoelementos previnem o risco de anemia e ajudam a fortalecer o sistema imunológico. O suco de cereja fornece às crianças nutrientes que ajudam a prevenir resfriados e outras doenças infecciosas.

suco de cereja

De que forma pode ser consumido?

Não é recomendado consumir a fruta com o estômago vazio, pois pode causar inchaço. Após a ingestão, recomenda-se escovar os dentes ou enxaguar a boca, pois os ácidos contidos na polpa são altamente corrosivos e podem corroer o esmalte dos dentes.

Frutas vermelhas frescas

A maior concentração de nutrientes é observada poucos dias após a colheita dos frutos da árvore. Frutas frescas devem ser bem lavadas antes de serem consumidas.

Suco

O suco espremido na hora tem um efeito terapêutico contra tosses crônicas e artrite, além de estabilizar o trato gastrointestinal. Previne o crescimento de bactérias putrefativas.

compota de cereja

Congelado

Cerejas congeladas podem ser armazenadas por até 12 meses, dependendo das condições de armazenamento. Elas retêm a maior parte de seus nutrientes e vitaminas benéficos, tornando-as ideais para assados, bolinhos e sobremesas diversas.

Em lata

Recomenda-se usar apenas frutas vermelhas sem caroço para conservas caseiras, pois podem conter compostos tóxicos que representam um perigo para os seres humanos. Cerejas transformadas em geleia ou conservas são benéficas para resfriados e deficiências vitamínicas.

Em seco

As cerejas secas possuem a maioria das propriedades benéficas das cerejas maduras. A secagem geralmente é feita em uma assadeira e no forno. As cerejas secas podem ser armazenadas por até seis meses. Uma compota feita com cerejas secas normaliza a função do sistema nervoso e alivia problemas de sono. As cerejas secas têm propriedades antivirais, antitussígenas e anticonvulsivantes.

cerejas secas

Chá de folhas

Chás e infusões têm propriedades anti-inflamatórias, sendo recomendados para resfriados e dores de garganta. Uma decocção de folhas e caules secos, 10 gramas por xícara de água fervente, tem um efeito sedativo moderado e estabiliza a pressão arterial.

Você pode comer as sementes?

Os caroços da maioria das variedades de cereja contêm amigdalina, que se converte em ácido cianídrico durante o armazenamento prolongado. Os caroços da cereja são usados ​​para encher compressas quentes, usadas no tratamento de artrite, gota e resfriados.

Quem deve evitar comer frutas vermelhas? Os efeitos nocivos das frutas vermelhas

Frutas vermelhas agridoces são prejudiciais se consumidas em excesso. Mais de um copo por dia é considerado uma quantidade segura, mas não danifica o esmalte dos dentes nem causa sintomas negativos, como distúrbios gastrointestinais ou agravamento de doenças crônicas. Cerejas são contraindicadas nos seguintes casos:

  • diabetes mellitus;
  • gastrite;
  • úlcera péptica;
  • obesidade;
  • diátese, psoríase;
  • fezes moles.

os benefícios e malefícios das cerejas

Pessoas que sofrem de doenças do fígado devem evitar o consumo excessivo desta fruta, pois seus frutos estimulam o funcionamento deste órgão e podem provocar uma exacerbação da doença crônica.

Como isso afeta o corpo?

Os antigos médicos romanos conheciam bem os efeitos benéficos das cerejas no corpo humano, utilizando o suco da fruta para combater febre e malária. O alto teor de cobre tem um efeito benéfico no sistema nervoso e na psique.

Fortalece o sistema cardiovascular

As antocianinas, encontradas em frutas ácidas, ajudam a fortalecer os capilares sanguíneos e a aumentar os níveis de hemoglobina. As cerejas são consideradas um excelente preventivo contra derrames e aterosclerose. Produtos à base de cereja são úteis para tromboflebite e varizes.

benefícios das cerejas

Efeito nos órgãos digestivos

A fruta contém ácidos e substâncias especiais que estimulam a produção de suco gástrico e estabilizam o trato gastrointestinal. Cerejas frescas têm efeito antisséptico, neutralizando a disenteria e a bactéria E. coli. As cerejas são recomendadas para constipação devido às suas fortes propriedades laxantes.

Efeito no sistema urinário

As cerejas têm efeito diurético e aceleram a eliminação de toxinas e resíduos do corpo. A fruta ácida contém potássio, que estabiliza a absorção secundária da urina.

Como isso afeta o sistema musculoesquelético?

As cerejas contêm ácido fólico, que melhora as conexões cerebrais e estabiliza o sistema musculoesquelético. Compotas, sucos de frutas e outras cerejas são recomendados para fins preventivos e para aliviar dores nas articulações. A polpa da cereja está incluída no cardápio alimentar de quem sofre de gota e artrite.

suco de cereja

Propriedades imunomoduladoras

Graças à sua abundância de vitaminas e microelementos, o consumo regular de cerejas protege contra a deficiência de vitaminas, fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de doenças infecciosas e resfriados. Essas frutas vermelhas devem ser incluídas na dieta de quem sofre de deficiência de iodo.

Uso em diabetes

Os açúcares das frutas vermelhas podem aumentar os níveis de glicose, portanto, seu consumo não é recomendado para diabéticos. Algumas pessoas com diabetes podem incluir sucos e frutas vermelhas frescas na dieta, mas consulte seu médico primeiro.

Normalização de peso

Como as cerejas têm efeito diurético, elas ajudam a perder peso muito mais rápido. Para perder peso, coma de 6 a 10 cerejas pouco antes de cada refeição. As cerejas contêm uma série de pectinas e óleos essenciais que aceleram a quebra de gordura.

vitaminas frescas

Combatendo resfriados

Graças aos salicilatos (análogos naturais da aspirina) encontrados nas cerejas, elas fornecem um auxílio significativo no combate a resfriados. Não apenas as frutas vermelhas, mas também as folhas secas podem ser usadas para fins medicinais.

Cereja em cosmetologia

Muitos cosmetologistas recomendam o uso de frutas vermelhas para mulheres com problemas de pele, criando máscaras que reduzem o inchaço facial. Uma máscara cosmética feita com suco de limão e cereja é excelente para pele oleosa. Para hidratar a pele seca, utiliza-se uma mistura de cerejas e creme de leite natural. O suco espremido na hora, combinado com amido, reduz a oleosidade do cabelo e elimina a caspa.

A casca fresca é adequada para fazer compressas que são aplicadas em hematomas e cortes.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata