- Pulgões: características biológicas da praga
- Razões para o aparecimento em plantações de maçãs
- Tipos e sinais de danos
- Por que uma infestação de pulgões é perigosa para uma árvore?
- Métodos de combate a parasitas
- Tempos de processamento de verão por mês
- Junho
- Julho
- Agosto
- Como tratar adequadamente uma macieira
- Preparações e métodos de destruição
- Destruição física
- Inimigos naturais
- cinto de caça
- Produtos químicos
- "Inta-Vir", "Karatê"
- Kinmix
- "Oleokuprit" 4%
- Nitrofen
- Karbofos
- Métodos biológicos
- Remédios populares
- Refrigerante
- Especiarias
- Sabão
- Tabaco
- Amônia
- Infusão de alho
- Infusão de cinzas
- Casca de cebola
- Amônia
- Infusões e decocções de ervas picantes e perfumadas
- Mil-folhas
- Topos de tomate
- Mostarda
- Como proteger uma árvore da recorrência
- Protegendo mudas de pulgões
- Conclusão
Pessoas que cultivam macieiras há muito tempo frequentemente encontram pragas perigosas. Os pulgões são considerados os mais perigosos, pois podem matar árvores recém-plantadas. Para se livrar deles, você precisa entender como lidar com pulgões em macieiras.
Pulgões: características biológicas da praga
Pulgões são considerados uma praga bastante comum, aparecendo em muitas plantas. As características distintivas dos adultos incluem uma pequena probóscide, que eles usam para sugar a seiva da planta. Esses insetos não têm mais de sete milímetros de tamanho e são de cor cinza-escura. No entanto, outras espécies também apresentam uma cor avermelhada.
Nas macieiras, os pulgões depositam ovos, dos quais colônias inteiras de pragas crescem na primavera, alimentando-se do suco das folhas e caules.
Razões para o aparecimento em plantações de maçãs
Existem vários motivos pelos quais pragas aparecem em árvores. Entre eles, estão os seguintes:
- A folhagem contém uma grande quantidade de aminoácidos. Na maioria das vezes, a praga ataca as mudas devido ao excesso de aminoácidos nas folhas.
- Deficiência de nitrogênio. Árvores com deficiência de nitrogênio frequentemente ficam doentes e suscetíveis a ataques de insetos.
- Cultivando perto de plantas infestadas. Às vezes, as macieiras ficam infestadas porque são cultivadas perto de mudas infestadas por pulgões.

Tipos e sinais de danos
Existem vários tipos de pulgões que atacam com mais frequência as macieiras jovens:
- Pulgão-das-galhas-vermelho. Este é o tipo mais comum de inseto que se alimenta da seiva da macieira. Muitas pessoas pensam que este pulgão-das-galhas é vermelho, mas isso não é verdade. Sua cor é cinza-aço com um leve tom marrom.
- Cochonilha-farinhenta. Outro pulgão-da-maçã que aparece em árvores frutíferas. Após o surgimento da cochonilha-farinhenta, a folhagem começa a desenvolver manchas amarelas e secar.
- Mancha foliar. Aparece nas folhas de muitas plantas cultivadas no jardim ou na horta. É completamente verde, com um leve tom amarelado. Quando a praga da mancha foliar aparece, a folhagem afetada se enrola e seca.
- Pulgão da cochonilha. Pulgões sanguíneos, também conhecidos como pulgões da cochonilha, às vezes aparecem em macieiras colunares. São de um vermelho vivo, o que os torna difíceis de ignorar. Alimentam-se de folhas e brotos jovens.

Por que uma infestação de pulgões é perigosa para uma árvore?
Algumas pessoas acreditam que os pulgões não causam danos às macieiras, mas isso não é verdade. Se essa praga perigosa não for eliminada imediatamente, as árvores afetadas murcharão. Primeiro, manchas amareladas aparecerão na folhagem. Depois, as folhas se enrolarão e secarão, e a macieira deixará de dar frutos.
Métodos de combate a parasitas
Para se livrar da praga, você precisa se familiarizar com os métodos de controle mais eficazes. Existem várias maneiras de remover pulgões de macieiras:
- Tratamentos químicos. São considerados os mais eficazes e ajudam a livrar as árvores de um grande número de pragas.
- Remédios populares. Pessoas que não gostam de usar produtos químicos borrifam suas árvores com remédios populares. Estes incluem soluções de sabão e infusões de ervas.

Tempos de processamento de verão por mês
As macieiras devem ser tratadas contra pragas durante o verão. Recomenda-se familiarizar-se com o cronograma mensal de pulverização com antecedência.
Junho
As macieiras devem ser tratadas em junho, imediatamente após a floração. Portanto, recomenda-se realizar o procedimento nos primeiros dias do mês. Especialistas recomendam pulverizar as macieiras de 2 a 3 vezes em junho, pois uma única pulverização não elimina os pulgões. O intervalo entre cada tratamento deve ser de 3 a 4 dias.
Julho
Algumas pessoas acreditam que há menos pulgões em julho, mas isso não é verdade. Em meados do verão, essa praga infesta ativamente macieiras e outras plantas de jardim. Portanto, as árvores são pulverizadas a partir do início de julho. Se você começar a tratar as mudas de verão cedo, poderá se livrar das pragas sem usar produtos químicos perigosos. As variedades de maçã de inverno precisarão ser pulverizadas com inseticidas especializados.

Agosto
Em agosto, inicia-se o período de amadurecimento dos frutos formados nos galhos. Muitos especialistas desaconselham a pulverização de árvores frutíferas durante o período de frutificação. No entanto, às vezes, as árvores estão tão infestadas de pulgões que é necessário removê-los. É importante usar produtos que não prejudiquem a colheita em amadurecimento.
Jardineiros experientes pulverizam mudas com uma decocção de superfosfato ou uma mistura preparada com imidacloprida.
Como tratar adequadamente uma macieira
Antes de tratar suas árvores, há algumas recomendações a seguir. A pulverização deve ser feita quando a temperatura estiver acima de 15 graus Celsius. Também deve haver ausência de vento para evitar que o líquido respingue nas plantas próximas.

Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar equipamentos de proteção especiais, que incluem luvas de borracha, óculos de segurança e um respirador.
Preparações e métodos de destruição
Existem vários métodos e medicamentos que podem ajudar a destruir parasitas.
Destruição física
Este método é adequado para pessoas que não querem pulverizar mudas com produtos químicos e outros agentes de controle de pragas.
Inimigos naturais
Os pulgões têm inimigos naturais que podem se alimentar dessa praga. O inseto teme joaninhas, tesourinhas, besouros, vespas parasitoides e gorgulhos. Aves comuns, que podem se alimentar de pulgões, também são consideradas inimigas. No entanto, a joaninha é considerada a mais perigosa, capaz de consumir mais de duzentos parasitas por dia.

cinto de caça
Às vezes, pragas em árvores são controladas com uma cinta de captura especial. Antes de usar esse modelo, é importante se familiarizar com sua construção. Para criar uma cinta de captura, um tecido revestido com uma solução adesiva é fixado ao redor do tronco da árvore.
Os pulgões ficarão presos à correia instalada e não conseguirão danificar a folhagem e os galhos da macieira.
Produtos químicos
Se houver muitos parasitas, você terá que usar produtos químicos.
"Inta-Vir", "Karatê"
Produtos químicos como "Karate" e "Inta-Vir" podem ajudar a proteger as macieiras de insetos. Para matar as pragas, prepare uma solução de trabalho com antecedência. Adicione dois comprimidos da solução a dez litros de água morna. Mexa a mistura e deixe em infusão por 30 a 40 minutos. Borrife à noite, após o pôr do sol e o vento diminuir.

Kinmix
Este é um tratamento eficaz e abrangente que ajuda a eliminar não apenas pulgões, mas também outras pragas perigosas que atacam as macieiras. No tratamento de árvores frutíferas, o Kinmiks é usado pelo menos duas vezes por semana. Para preparar a solução, adicione 100 ml do produto a 10 litros de água. Um litro e meio de líquido é usado por árvore.
"Oleokuprit" 4%
O produto "Oleocuprit" ajuda a tratar macieiras doentes e a remover pragas perigosas. Contém óleo de petróleo e naftenato de cobre. Quando usado corretamente, o "Oleocuprit" pode eliminar completamente pulgões e até mesmo algumas doenças. Especialistas recomendam o uso de uma solução fraca a 4%. Para prepará-la, adicione 400 gramas de "Oleocuprit" a 10 litros de líquido.

Nitrofen
Um produto químico chamado Nitrofen pode ajudar a eliminar pulgões. Ele deve ser usado apenas no início da primavera, pois seus componentes podem queimar a superfície da folhagem. Árvores frutíferas são tratadas com uma solução a 3%. Portanto, ao preparar a mistura de trabalho, adicione 250 a 350 gramas de Nitrofen a um recipiente de 10 litros de água.
Karbofos
O produto mais tóxico é considerado o "Karbofos", capaz de eliminar todas as pragas. Deve ser usado após a floração, pois pode prejudicar as abelhas que polinizam as árvores. O Karbofos deve ser usado no início da manhã ou no final da noite, quando a temperatura cai abaixo de 12-15 graus Celsius.

Métodos biológicos
Alguns jardineiros evitam pulverizar suas árvores e, em vez disso, usam métodos biológicos para controlar pulgões. Para isso, plantam plantas com mau cheiro perto de suas macieiras. Essas plantas repelem pragas e previnem o aparecimento de pulgões. Entre elas estão:
- calêndula;
- tanásia;
- alho;
- camomila.
Os métodos biológicos de controle de pragas também incluem a remoção de formigueiros no jardim, que atraem pulgões.
Remédios populares
Se pragas aparecerem em macieiras, tome medidas imediatas para eliminá-las. Vários remédios populares podem ajudar a se livrar delas.

Refrigerante
Bicarbonato de sódio, um ingrediente doméstico comum, pode ajudar a remover pulgões de folhas e galhos. Os benefícios de usar uma solução de bicarbonato de sódio incluem não apenas a eliminação das pragas, mas também o fornecimento de cálcio à árvore.
Para preparar a mistura, adicione 250 gramas de bicarbonato de sódio a um litro de água. Regue a árvore com a mistura preparada. Repita o processo duas vezes ao dia.
Especiarias
Temperos especiais podem ajudar a remover pulgões de maçãs e folhas. Jardineiros experientes usam temperos à base de canela e pimenta. Dilua de 100 a 200 gramas de cada em 7 a 9 litros de água e aplique nas plantas. Não é recomendado fazer isso com muita frequência. O tratamento deve ser realizado uma vez por semana.

Sabão
Sabão comum para roupas pode ser usado para fazer soluções de sabão para combater pulgões. Rale uma barra de sabão e misture com água aquecida a 50-60 graus Celsius (122-140 graus Fahrenheit). Para dar um aroma repelente à mistura, adicione um pouco de querosene. Trate suas macieiras duas vezes por semana até que as pragas desapareçam completamente.
Tabaco
O pó de tabaco é um produto versátil para controle de pragas que pode ser usado a qualquer momento. É mais comumente usado na forma diluída. Adicione 150 gramas de pó de tabaco a um balde de dez litros de água. Deixe a mistura em infusão por 6 a 8 horas, após o que pode ser aplicada nas mudas. O tabaco é usado com moderação, duas vezes ao dia, durante dez dias.

Amônia
A amônia comum diluída em água ajuda a remover pulgões. Para diluir a solução, misture-a com quinze litros de líquido. Borrife com a solução de amônia apenas à noite ou pela manhã. Não borrife durante o dia para evitar queimar acidentalmente as folhas. Ao borrifar as plantas com amônia, use um respirador e luvas.
Infusão de alho
As macieiras podem ser borrifadas com uma infusão de alho, que ajuda a matar pulgões. Moa várias cabeças de alho em um moedor de carne e misture a mistura com água na proporção de uma parte para três partes. Em seguida, transfira a mistura para um local escuro, onde ficará em infusão por cerca de uma semana e meia. Em seguida, misture a mistura com água novamente e borrife a macieira.

Infusão de cinzas
Um remédio popular para pragas é uma infusão feita de cinzas. Para criar um spray para árvores frutíferas, misture 450 gramas da mistura com 7 a 8 litros de água fria. Você também pode adicionar giz doméstico à mistura. Deixe a solução em infusão por dois dias e, em seguida, borrife.
Casca de cebola
Macieiras cultivadas no jardim podem ser pulverizadas com uma infusão de cascas de cebola. Ela não só repele pulgões como também previne o aparecimento de outras pragas. Adicione as cascas de cebola a uma panela com água. Em seguida, coloque o recipiente no fogão e deixe ferver. Deixe a infusão em infusão por 5 a 6 horas e, em seguida, borrife nas áreas onde os pulgões se concentram.
Amônia
A amônia ajuda a matar pulgões e proteger as macieiras de insetos. Misture 100 ml de álcool com 10 a 12 litros de água pura. Borrife as árvores com a solução resultante de 2 a 3 vezes a cada 10 a 15 dias. Use de 5 a 6 litros da solução alcoólica por árvore.

Infusões e decocções de ervas picantes e perfumadas
Você pode repelir pragas de árvores frutíferas com infusões feitas de ervas aromáticas e pungentes. Absinto ou erva-de-são-joão são as mais comumente usadas para essas infusões. As árvores podem ser tratadas com essas infusões diariamente.
Mil-folhas
Se pragas começarem a aparecer na sua macieira, você pode borrifá-la com uma mistura de mil-folhas. Para isso, despeje um quilo de mil-folhas secas em água quente. Deixe em infusão por meia hora, depois despeje água fria sobre ela e deixe em infusão por 30 a 40 horas.
Topos de tomate
As árvores costumam ser tratadas com uma infusão de folhas de tomate. É bem simples de preparar. Para isso, coloque de 4 a 5 quilos de tomates em um balde com água e deixe descansar por 2 a 3 horas. Em seguida, escorra a água e use-a para tratar as macieiras.

Mostarda
Às vezes, usa-se mostarda em pó para controlar pulgões. Ela é espalhada perto das árvores e deixada lá por 1 a 2 semanas. O cheiro característico de mostarda repele as pragas e protege as plantas. Para realçar o aroma do pó, ele é despejado com água quente.
Como proteger uma árvore da recorrência
Muitos jardineiros não sabem como proteger permanentemente árvores maduras de pulgões e outras pragas. É necessário tratar as árvores periodicamente com soluções fungicidas e infusões de ervas. Você também pode plantar plantas repelentes de pragas perto das macieiras.
Protegendo mudas de pulgões
A principal característica das macieiras jovens é sua baixa estatura. Portanto, se pulgões aparecerem nessas mudas, eles podem ser removidos manualmente. Para evitar que apareçam na folhagem e nos galhos, regue regularmente as árvores com uma infusão de erva-de-são-joão ou tabaco.
Conclusão
Os cultivadores de maçãs precisam lidar periodicamente com pulgões. É recomendável que você se familiarize com os métodos mais eficazes de controle de pragas com antecedência.











