- Sinais de aparência e danos causados
- Riscos potenciais
- Métodos de controle
- Bons vizinhos
- Cebola
- Calêndula
- Calêndula
- Salsinha
- Hortelã-pimenta
- Alho
- Remédios populares
- Amônia
- Cinzas de madeira
- Base de vinagre e sabão
- Alho
- Canela, mostarda, pimenta vermelha, pimenta preta, bicarbonato de sódio e sal
- Topos de batata, tomate e absinto
- Leite e iodo
- Alcatrão de bétula
- Tabaco
- Vodka
- Sabão verde
- Chá de camomila
- Infusão de celandina
- Preparações inseticidas
- Actélico
- A droga Aktara
- Remédio para faíscas
- Tanrek
- Karbofos
- Actofit
- Fitoverm
- Intavir
- Seta
- Iskra Bio
- Jaguar
- Comandante
- Confidente
- Prestígio
- Biotlin
- Kinmix
- Chegada
- Prevenção
- Limpando os topos
- Processamento
- Rotação correta de culturas
- Fertilizante
- Formigas
- Modo de rega
A cenoura é uma das raízes mais populares cultivadas em jardins e quintais. É procurada por seu sabor, variedade de métodos de preparo e facilidade de cultivo. Durante a estação de crescimento, a cenoura requer poucos cuidados adicionais. Na primavera, muitos jardineiros e moradores de verão se preocupam com o controle de insetos, pois os pulgões presentes na cenoura podem ameaçar as colheitas.
Sinais de aparência e danos causados
Pulgões são um grupo de insetos parasitas que compreende mais de 4.000 espécies. Seus corpos atingem um tamanho máximo de 5 milímetros. Esses parasitas possuem um dispositivo especializado semelhante a uma probóscide, que usam para perfurar lâminas foliares ou superfícies de frutos para se alimentar da seiva celular. Os pulgões podem ser encontrados em variedades com e sem asas. Suas funções são estritamente definidas: alguns são responsáveis pela reprodução ativa, enquanto outros selecionam a planta para sua sobrevivência.
O perigo de uma infestação por pulgões reside na capacidade deles de secretar melada. Essa secreção atrai outros insetos, de modo que a proliferação de pulgões significa não apenas o surgimento de uma única espécie, mas também a atração de outros parasitas.
Além dos insetos habituais que se alimentam das partes aéreas, as cenouras são ameaçadas pela proliferação de pulgões-da-raiz. Esta espécie se alimenta da seiva da raiz, ataca as partes subterrâneas e não é imediatamente detectável após inspeção.
Para começar a combater a praga, você precisa detectar sua presença. Como é a aparência de uma cenoura infestada por pulgões?
- os topos começam a secar e ficar amarelos;
- folhas enrolam;
- vestígios de perfurações são visíveis nas lâminas das folhas e na raiz;
- pequenos insetos se acumulam na parte inferior dos topos, onde também é possível encontrar uma ninhada de ovos;
- uma camada pegajosa pode aparecer em algumas partes da colheita;
- Enxames de formigas começam a se reunir perto dos canteiros (elas são atraídas pelo melado secretado pelos pulgões).

Riscos potenciais
A disseminação de parasitas pode levar a perdas nas colheitas. Estas são as consequências potenciais de uma colônia de pulgões permanecer em vegetais sem tratamento adicional. Os jardineiros geralmente não detectam os insetos imediatamente, mas durante sua permanência nas cenouras, os pulgões podem causar danos significativos:
- Em um estágio, as pontas da cenoura se enrolam e secam, pois os pulgões absorvem os sucos necessários e privam a planta de nutrientes;
- Os pulgões são portadores de doenças e podem causar danos ao espalhar doenças em seus membros;
- a secreção produzida pelos insetos obstrui os poros das plantas, o que afeta seu desenvolvimento;
- O melado secretado pelos indivíduos promove o desenvolvimento de infecções fúngicas.
Ao lidar com pulgões, é importante lembrar que simplesmente eliminar os insetos não basta. O objetivo é destruir completamente os ninhos de ovos.

Métodos de controle
Existem diversas abordagens para o controle de pulgões. Algumas medidas são consideradas preventivas, pois ajudam a impedir a multiplicação dos parasitas. Outras são utilizadas após a descoberta dos insetos e seus ninhos de ovos.
Bons vizinhos
Um dos métodos preventivos é plantar as culturas mais adequadas ao lado das cenouras.
Cebola
As cebolas são sempre plantadas ao lado das cenouras; esta é uma opção clássica de plantio. As cebolas protegem as cenouras dos ácaros da raiz e das moscas da cenoura. Todas as variedades são adequadas para o plantio. tipos de cebolasAs cenouras são frequentemente semeadas ao longo das bordas dos canteiros de cebola.

Calêndula
As flores repelem insetos voadores com seu aroma marcante. A cor vibrante repele pequenos ácaros. A calêndula é plantada em um lado das cenouras. O outro lado é protegido por outra cultura adequada.
Calêndula
Os arbustos de calêndula podem proteger os vegetais dos ataques de muitos insetos:
- Besouro da batata do Colorado;
- colheres;
- grilos-toupeira;
- verme-arame;
- gorgulho.
Além disso, os malmequeres se tornaram uma boa barreira à propagação de pulgões.

Salsinha
Esta cultura é capaz de proteger as plantações de cenoura dos pulgões com seu cheiro. Raízes de salsa têm um aroma específico que muitos insetos não gostam.
Hortelã-pimenta
O aroma da hortelã repele formigas e pulgões. A hortelã é plantada ao redor dos canteiros de cenoura.
Alho
Cebola e alho não só repelem parasitas como também melhoram o sabor das cenouras. As cenouras são plantadas ao redor dos canteiros de alho.

Remédios populares
Quando os pulgões aparecem nas cenouras, chega o momento em que é necessário tratar as plantas.
Para evitar a exposição a produtos químicos, podem ser utilizados meios improvisados, que podem ser bastante eficazes na eliminação de posturas de ovos e insetos adultos.
Amônia
A amônia não apenas elimina pulgões, mas também promove o crescimento de massa verde, enriquece o solo e previne o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Para o tratamento, use uma solução de 50 mililitros de amônia e 10 litros de água. Borrife as plantas com essa solução e repita o procedimento após duas semanas.

Cinzas de madeira
As cinzas são espalhadas na camada superior do solo. Este método é eficaz para eliminar pulgões das raízes e também fertiliza solos esgotados.
Base de vinagre e sabão
Este método de tratamento envolve duas etapas. Primeiro, as plantas são pulverizadas com uma solução de sabão e, em seguida, com uma solução de vinagre. Muitos jardineiros recomendam o uso de vinagre de maçã. Este método elimina o risco de queimar as folhas. Para a solução de sabão, use sabão em pó. Rale, adicione água quente e mexa até que os pedaços estejam completamente dissolvidos.
Alho
O alho contém substâncias que podem livrar completamente as plantas dos pulgões adultos. Pique 200 gramas de alho descascado e deixe-o de molho em 1 litro de água por 5 dias. Borrife as cenouras com esta solução e regue-as nas raízes.

Canela, mostarda, pimenta vermelha, pimenta preta, bicarbonato de sódio e sal
Os pós são espalhados sobre o solo onde a parte aérea se estende até o subsolo. O solo é espalhado em uma camada densa, de 3 a 5 centímetros de espessura. A dificuldade desse método reside na aplicação individual e na necessidade de uma quantidade suficiente de pó.
Topos de batata, tomate e absinto
As pontas são regadas com a mesma quantidade de água e deixadas em infusão por vários dias. A solução é então despejada sobre as mudas de cenoura, nas raízes. Isso ajuda a eliminar pulgões e impede que insetos alados invadam as partes aéreas.
Leite e iodo
Para cada 250 mililitros de leite, adicione 1 colher de sopa de iodo. Dilua a solução com água até ficar translúcida e borrife nas cenouras.

Esta composição repele pulgões, mas não é capaz de se livrar das larvas que apareceram nas lâminas das folhas.
Alcatrão de bétula
Soluções concentradas são usadas para tratamento. Elas são pulverizadas com um borrifador. O sabão de alcatrão é uma solução eficaz. Uma solução de sabão é preparada a partir dele para o tratamento.
Tabaco
As folhas de tabaco são amassadas, cobertas com água e deixadas em infusão por 2 a 4 dias. A solução é então borrifada sobre as folhas.
Vodka
Dissolva 1 colher de sopa de vodca em 1 litro de água. Borrife os canteiros com um borrifador.

Sabão verde
Este produto contém óleos vegetais e sais de potássio. Ele reveste as plantas com uma película protetora e evita que insetos se espalhem por elas.
Chá de camomila
Um antisséptico natural ajuda a se livrar dos pulgões. Uma solução de 100 gramas e 1 litro de água é pulverizada uniformemente.
Infusão de celandina
A celidônia tem a capacidade de inibir a reprodução de pulgões. A celidônia é infundida em água morna por 2 a 3 dias.

Preparações inseticidas
Quando as medidas preventivas falham e os remédios populares se esgotam, os canteiros de cenoura são frequentemente tratados com produtos químicos. A desvantagem desses métodos é a exposição de soluções concentradas com altas concentrações químicas aos vegetais comestíveis.
Aviso: Após a colheita, as cenouras devem ser bem lavadas com água morna e uma escova de cerdas curtas.
Actélico
O inseticida ajuda a eliminar completamente os insetos dentro de 20 a 30 minutos após o tratamento.

A droga Aktara
É usado para proteger contra pulgões e também é capaz de reduzir a acidez do solo quando os ingredientes de base se decompõem.
Remédio para faíscas
O produto está disponível em comprimidos. Para pulverizar um canteiro de tamanho médio, dissolva um comprimido em 10 litros de água.
Tanrek
Uma solução ajuda a se livrar de besouros e pulgões. A solução é aplicada na parte superior das plantas e o procedimento é repetido após uma semana.
Karbofos
A toxina se decompõe quando exposta à luz solar. O tratamento ajuda a eliminar posturas de ovos e moscas adultas.

Actofit
Disponível em ampolas, atua como paralisante e afeta insetos em até 8 horas após a ingestão.
Fitoverm
Este produto está disponível em ampolas. Os pulgões morrem 4 a 5 dias após a ingestão da substância.
Intavir
Um remédio universal que ajuda a eliminar vários tipos de parasitas. Disponível em diversas formas. Os comprimidos são adequados para dissolução.
Seta
Um produto versátil disponível em sachês pequenos. Isso o torna prático para uso único. A pulverização é feita a cada 5 dias.

Iskra Bio
Feito a partir de toxinas naturais. Comprimidos são usados para preparar soluções. O processamento é realizado em várias etapas sequenciais.
Jaguar
O produto está disponível em embalagens plásticas. Todas as partes da planta, tanto aéreas quanto subterrâneas, podem ser tratadas.
Comandante
Produto químico produzido como um concentrado solúvel em água. É eficaz contra insetos adultos e também destrói ninhadas.
Confidente
O produto é chamado de inseticida de nova geração. É adequado para eliminar diversos tipos de pragas. Trata não apenas as raízes, mas também o solo em que elas crescem.

Prestígio
Após consumir as folhas tratadas com este produto, os pulgões param de se alimentar. Os adultos morrem em 6 a 8 horas.
Biotlin
Após a pulverização das folhas, os pulgões morrem em 1 a 2 horas. Isso ocorre devido ao bloqueio do sistema nervoso dos parasitas.
Kinmix
A droga afeta o sistema nervoso dos insetos. Depois disso, eles ficam incapazes de se mover e caem do arbusto.
Chegada
Soluções concentradas são utilizadas para o tratamento. Os tratamentos são repetidos a cada 3-5 dias.

Prevenção
Para prevenir a propagação de pulgões, os jardineiros utilizam métodos disponíveis. Com a abordagem preventiva correta, a infestação de pulgões pode ser evitada.
Limpando os topos
Para privar os pulgões de um local para passar o inverno, é necessário remover e destruir as pontas velhas que permanecem após a colheita.
Processamento
A implementação de medidas para tratar arbustos de frutas e bagas e vegetais vizinhos nos canteiros ajuda a prevenir a propagação de parasitas de uma planta para outra.

Rotação correta de culturas
A rotação de culturas previne a propagação de pragas no solo. As cenouras são plantadas em seu local original após 3 a 5 anos.
Fertilizante
Fertilizar o solo com plantas orgânicas ajuda a prevenir a acidificação do solo, que leva ao desenvolvimento de fungos e ao aparecimento de parasitas.
Formigas
Livrar-se de formigas é outra medida preventiva. As formigas são vizinhas comuns dos pulgões. Elas formam colônias perto de plantas suscetíveis ao ataque de pulgões. O controle de formigas é uma das medidas preventivas.

Modo de rega
A irrigação é uma etapa importante no cuidado com a cenoura. É fundamental seguir um padrão consistente: não deixe o solo secar e evite regar em excesso.
Ao longo de um período de estresse hídrico, as raízes perdem gradualmente a capacidade de se defender contra influências externas, enfraquecendo suas defesas. O excesso de umidade e o solo encharcado são os criadouros mais comuns de insetos e doenças fúngicas.
A detecção precoce de pulgões e o tratamento com os produtos certos podem ajudar a eliminar os efeitos das pragas e preservar a colheita de cenoura.











