- Descrição e características da salsa de raiz
- Variedades populares
- Açúcar
- Alba
- Jadran
- Águia
- Frutífero
- Características do cultivo de culturas
- Datas de plantio
- Selecionando um site
- Preparação do solo
- Tecnologia de plantio
- Sutilezas do cuidado com as plantas
- Regras de rega
- Fertilizantes e curativos
- É possível plantar salsa de raiz no inverno?
- Doenças e pragas da salsa de raiz
- Colheita
- Armazenamento de inverno
Entre as plantas agrícolas saudáveis, a salsa de raiz é particularmente popular. Esta conhecida raiz vegetal é rica em nutrientes e altamente resistente a fatores ambientais adversos. Para cultivar salsa de raiz com sucesso em seu jardim, é importante entender os procedimentos básicos de plantio e cuidados.
Descrição e características da salsa de raiz
Cultivar salsa de raiz não é difícil se você entender suas características, pontos fortes e fracos. Esta erva, membro do gênero Salsa, pertence à família Apiaceae. Esta planta bienal pode atingir 1 metro de altura. A raiz é bastante grande e tem formato fusiforme.
O caule é ereto e amplamente ramificado. A folhagem é lisa e verde-brilhante. Os folíolos são profundamente dissecados, formando rosetas densas de 30 a 40 folíolos. As flores desabrocham em meados do verão. São pequenas e de cor amarelo-esverdeada clara.
Na natureza, a salsa de raiz cresce em áreas rochosas, encostas de montanhas e clareiras localizadas perto de fontes de água.
A salsa de raiz provou ser uma erva fácil de cultivar, podendo ser cultivada não apenas ao ar livre, mas também em estufas e até mesmo dentro de casa, no parapeito de uma janela.

Variedades populares
Jardineiros experientes distinguem as variedades mais comuns de salsa de raiz: Sakharnaya, Urozhainaya, Alba, Eagle e Yadran. Cada variedade tem suas próprias características distintas, mas todas produzem uma colheita abundante em condições favoráveis de cultivo.
Açúcar
Esta variedade se distingue pelo seu período de maturação precoce, com 80 a 98 dias da germinação à colheita. Esta variedade cultivada nacionalmente foi adicionada ao Registro Estadual em 1950. A salsa-raiz cresce até 20 a 30 centímetros de comprimento, pesa entre 23 e 65 gramas e tem um diâmetro de 3,7 a 6,3 gramas.
Esta variedade é caracterizada por um grau suficiente de resistência ao frio e uma alta concentração de vitamina C, cálcio e caroteno. O rendimento desta variedade varia de 2,3 a 5,8 quilos. Qualidades para o consumidor variedades são muito semelhantes à salsa de folhasMas não é uma boa ideia armazenar vegetais de raiz por muito tempo; eles são melhor consumidos no verão e no outono.

Alba
A salsa de raiz é uma variedade de maturação tardia, apreciada pelos jardineiros por suas condições de cultivo pouco exigentes e excelente sabor. A colheita é possível 170 dias após a germinação.
Os arbustos crescem vigorosamente e se espalham. A raiz normalmente pesa 230 gramas. Com plantio e cuidados adequados, o rendimento é de 5 quilos por metro quadrado. A salsa de raiz alba também tem longa vida útil.
Jadran
A salsa de raiz tardia amadurece 193 dias após a germinação. As folhas formam uma roseta densa, alta e extensa. Graças à sua longa vida útil, esta variedade é ideal para armazenamento a longo prazo em um porão. A raiz é espessa e não tende a ramificar.

A raiz vegetal tem de 20 a 22 centímetros de comprimento, é branca e lisa. A salsa de raiz atrai jardineiros com seu excelente sabor e maior imunidade a doenças comuns.
Águia
Esta variedade de salsa de raiz pode ser cultivada não apenas ao ar livre, mas também em ambientes internos, para obtenção de ervas frescas. A raiz se distingue por seu formato cônico, cor branca e sabor adocicado.
Esta variedade de origem holandesa pertence à categoria de plantas agrícolas de meia estação.
Tanto a parte aérea quanto a subterrânea são utilizadas para cozinhar. A raiz pesa aproximadamente 130 gramas e tem de 25 a 30 centímetros de comprimento. A vantagem da salsa-raiz é o rápido crescimento das folhas após o corte, bem como sua resistência à maioria das doenças e às temperaturas baixas e altas.

Frutífero
Esta salsa de raiz de meia estação se destaca por suas raízes saborosas e cônicas, que variam de 18 a 20 centímetros de comprimento. A colheita é adequada para armazenamento no inverno. Esta variedade provou ser altamente resistente a insetos parasitas.
Características do cultivo de culturas
Para garantir que a salsa de raiz cresça saborosa e grande, você precisa conhecer os detalhes básicos do plantio e dos cuidados com ela.
Datas de plantio
É melhor semear no final de março. As mudas podem ser plantadas em temperaturas a partir de +4 °C (39 °F). A salsa-raiz é uma planta resistente ao frio e deve ser plantada assim que o solo descongelar. A semeadura deve ser feita em solo úmido; caso contrário, a espera pela germinação será longa e pode não ocorrer.
O trabalho de plantio pode ser realizado de 2 a 2,5 semanas antes da primeira geada.
Selecionando um site
Selecionar o local certo para semear sementes de salsa inchadas é a chave para uma colheita abundante. O solo deve ser solto o suficiente para evitar umidade estagnada, caso contrário, as raízes correm o risco de apodrecer. Solos franco-arenosos, podzólicos e argilosos leves são ideais para semear sementes de salsa.
Escolha uma área bem iluminada e protegida dos ventos do norte. Quando plantada à sombra, a salsa-raiz cresce pequena e raquítica. Também é importante considerar as culturas anteriores. As raízes crescem melhor após o plantio de abobrinha, pepino e abóbora. No entanto, evite plantar em áreas anteriormente utilizadas para cenoura, salsa ou aipo.

Preparação do solo
Para um melhor crescimento da salsa de raiz, antes do plantio, é recomendável enriquecer o solo com preparações de complexos minerais na dosagem especificada pelo fabricante.
Não é aconselhável usar composto ou húmus, caso contrário as raízes ficarão grossas e perderão sua aparência comercial.
O terreno deve ser escavado a uma profundidade de 20 centímetros. Ao mesmo tempo, todas as ervas daninhas devem ser removidas do canteiro para evitar que sobrecarreguem a raiz da salsa. Ao plantar na primavera, os sulcos devem ser fertilizados com humato de potássio antes da semeadura.
Tecnologia de plantio
Antes do plantio, recomenda-se deixar as sementes de molho em água. Troque a água a cada dois dias para remover os óleos essenciais, que podem impedir a germinação rápida. Para estimular o crescimento, adicione 2 a 3 gotas de Zircon ou Epin à água. Para prevenir o desenvolvimento de diversas doenças nas raízes, trate as sementes com uma solução fraca de permanganato de potássio.

O algoritmo de aterrissagem envolve as seguintes etapas:
- Na área preparada, faça sulcos de 1,5 a 2 metros de profundidade, mantendo um intervalo entre eles de 15 a 20 centímetros.
- O solo precisa ser umedecido.
- Distribua as sementes.
- Coloque cobertura morta nas plantações para reter umidade no solo.
A salsa de raiz pode ser plantada em terreno aberto não apenas por sementes, mas também por mudas.
Sutilezas do cuidado com as plantas
Apesar da natureza pouco exigente da cultura, medidas básicas de cuidado ainda precisarão ser tomadas para alcançar altos resultados.

Regras de rega
A irrigação deve ser feita com moderação e com água morna. Essa água deve ser despejada em recipientes com antecedência para aquecê-la. É melhor regar de manhã ou à noite, após a camada superficial do solo secar.
Caso as chuvas sejam prolongadas, recomenda-se proteger as plantações com material de polietileno.
Ao regar a salsa de raiz, tome cuidado para não respingar nas folhas, pois isso pode danificá-las. Durante o amadurecimento das raízes, em agosto, a frequência de rega deve ser aumentada. Use 20 litros de água decantada por metro quadrado.
Fertilizantes e curativos
A salsa de raiz responde bem à aplicação de nutrientes. Mesmo durante a fase de preparação da vala, o solo é enriquecido com um complexo de fertilizantes minerais. Fertilizantes ricos em nitrogênio são aplicados na fase de muda.

Para esses fins, é utilizada uma infusão de erva fermentada:
- Primeiro, encha um recipiente adequado com ervas daninhas;
- encher com água limpa;
- cubra o recipiente com uma tampa e coloque-o em um local ensolarado.
Antes do uso, o concentrado é diluído na proporção de 1 parte do produto e 8 partes de água.O segundo procedimento de fertilização também pode ser realizado com uma mistura de nitrato de amônio (5 gramas), superfosfato (10 gramas) e sal de potássio (5 gramas). Essa mistura de nutrientes é calculada para um metro quadrado de canteiro de salsa.
É possível plantar salsa de raiz no inverno?
Sim, plantar ervas antes do inverno não só é possível como também necessário; as plantas se tornam mais resistentes às principais doenças e pragas. O segredo é semeá-las corretamente, quando o solo aquece o suficiente durante o dia e congela profundamente à noite.

Tecnologia de semeadura:
- Faça sulcos rasos (até 2,5 centímetros).
- De manhã, espalhe as sementes, usando até 40 sementes por metro quadrado.
- Polvilhe os sulcos com solo fértil armazenado em local aquecido.
- Cubra as plantações com vegetação apodrecida ou turfa. Esta técnica simples evita a formação de crostas após o derretimento da neve.
- Se não houver neve, é bom cobrir o canteiro com agulhas de pinheiro e folhas caídas.
- Não é recomendado umedecer a raiz da salsa.
A irrigação também não é recomendada na primavera, pois o solo já possui umidade suficiente após o inverno. Após o degelo dos canteiros, as folhas são removidas e cobertas com agrofibra. O primeiro afrouxamento é feito após a emergência das mudas.
Doenças e pragas da salsa de raiz
Na maioria dos casos, a salsa de raiz é afetada pelo míldio (peronosporose), que aparece como manchas brancas nas folhas devido a cuidados inadequados. Folhas doentes devem ser removidas. A ferrugem é identificada por manchas alaranjadas nas folhas da salsa. As plantas devem ser tratadas com uma solução de calda bordalesa e oxicloreto de cobre.

Insetos parasitas atacam a plantação, incluindo moscas da cenoura, que se alimentam das raízes, e pulgões do melão, que se instalam na parte inferior das folhas e sugam seus sucos. Infusões de dente-de-leão ou cascas de laranja podem ser usadas para controlar essas pragas.
Colheita
Recomenda-se colher raízes em clima seco e ensolarado. Primeiro, corte a roseta de folhas, deixando um toco de 1 a 2 centímetros. Em seguida, comece a arrancar a planta do solo.
Armazenamento de inverno
Antes do armazenamento, os vegetais de raiz devem ser secos e o excesso de solo removido. Eles podem ser armazenados na geladeira em sacos plásticos perfurados ou em um porão com areia úmida.











