- Propriedades medicinais e benéficas da salsa
- Valor nutricional e conteúdo calórico
- Os benefícios e propriedades benéficas da salsa para o corpo humano
- Benefícios para homens
- Benefícios para mulheres
- Benefícios para crianças
- Métodos de uso na medicina popular
- Uso em dietas para perda de peso
- Aplicação em cosmetologia
- Como é usado na culinária?
- Há algum dano ou contraindicação?
A salsa é cultivada em muitos jardins russos atualmente. A planta é apreciada por seu aroma único e versatilidade. Hoje, as propriedades benéficas desta erva têm aplicação na culinária, em diversas áreas da cosmetologia e na medicina tradicional e alternativa. No entanto, poucas pessoas conhecem suas propriedades medicinais e contraindicações.
Propriedades medicinais e benéficas da salsa
As propriedades benéficas da salsa advêm da composição única de suas folhas verdes. Ela é a campeã absoluta em teor de vitamina C, superando as frutas cítricas nesse quesito. Um pequeno maço contém mais ácido ascórbico do que meio quilo de laranjas. Esta planta picante pode suprir a deficiência de muitas substâncias úteis, incluindo ácidos fólico e orgânico.
As folhas verdes são utilizadas na culinária para conferir um sabor rico aos pratos. Na indústria médica, são utilizadas para produzir decocções e tinturas medicinais e, na cosmética, para criar produtos para a pele. Na produção de fármacos, as partes aéreas, sementes e brotos de raízes são utilizados como matérias-primas.
As propriedades curativas da planta têm todo um espectro de efeitos:
- ajuda a remover melhor o catarro devido à presença de um alto teor de óleos essenciais;
- fortalece o sistema imunológico;
- tem efeito antisséptico;
- alivia o curso de doenças respiratórias crônicas;
- promove ação diurética;
- reduz os níveis de açúcar;
- melhora o funcionamento do sistema digestivo;
- promove a remoção de pedras e toxinas;
- atua como medida preventiva contra doenças do sistema reprodutor, normaliza o ciclo menstrual e os níveis hormonais;
- melhora a visão.

As folhas da planta são recomendadas para serem incluídas na dieta de pessoas que sofrem de estresse físico e mental e de falta de sono. Devido à sua capacidade de melhorar o metabolismo, a salsa é frequentemente usada para fins de perda de peso. As propriedades antissépticas das folhas verdes são utilizadas na odontologia para eliminar e prevenir inflamações, curar feridas e eliminar o mau hálito. Na cosmetologia, ajudam a tratar problemas de pele, restaurar o tônus e prevenir o envelhecimento.
Valor nutricional e conteúdo calórico
A salsa contém muitos nutrientes benéficos, mas apenas 47 kcal por 100 g. As folhas de salsa retêm praticamente todas as suas vitaminas e valor nutricional quando congeladas ou secas.

Os benefícios e propriedades benéficas da salsa para o corpo humano
Hoje, muitas variedades de vegetais foram desenvolvidas, sendo a principal diferença entre elas a aparência da planta. Ela é apreciada na culinária pelo formato incomum das folhas. salsa crespa, mas a variedade comum tem um aroma mais intenso. O consumo regular desta erva ajuda a repor deficiências nutricionais, aumenta a imunidade e reduz o risco de doenças.
Incluir vegetais na sua dieta todos os dias é uma boa medida preventiva para repor deficiências de vitaminas e reduzir o risco de doenças.
Benefícios para homens
A salsa fresca é um afrodisíaco natural e comprovadamente aumenta a potência sexual. Para obter o máximo efeito, recomenda-se consumir a erva imediatamente antes da relação sexual. Esta erva reduz o risco de desenvolver doenças do sistema reprodutor. Para prevenir a prostatite, consumir um ou dois maços de salsa por dia é suficiente.

Homens que bebem cerveja em excesso frequentemente apresentam níveis elevados de hormônios femininos. Isso pode levar a alterações na composição corporal, como aumento dos seios e da pelve. Devido à presença de apigenina, esta erva ajuda a suprimir a síntese desses hormônios, ao mesmo tempo que remove toxinas e resíduos.
Benefícios para mulheres
Na Rússia Antiga, a salsa era chamada de "feminina" devido ao seu efeito positivo no sistema reprodutivo. Esta erva possui as seguintes propriedades:
- normaliza o ciclo menstrual;
- reduz o desconforto da dor durante períodos dolorosos;
- melhora o bem-estar durante a menopausa;
- ajuda a normalizar o funcionamento do sistema nervoso.
A salsa é frequentemente incluída em planos de dieta. A perda de peso é alcançada graças à capacidade da erva de melhorar o metabolismo e prevenir depósitos de gordura. Esta erva tem um efeito clareador quando usada em máscaras e cremes para a pele. Ajuda a reduzir rapidamente a inflamação, tornando-se um ingrediente comum em tratamentos de pele.

Gestantes e mulheres que estão tentando engravidar devem consumir salsa com cautela. A erva aumenta o fluxo sanguíneo para os órgãos pélvicos, o que pode causar sangramento ou aborto espontâneo. O consumo moderado da erva é benéfico para gestantes, pois normaliza os níveis de hemoglobina e tem um efeito calmante no sistema nervoso.
Durante a gravidez, a maioria dos medicamentos farmacêuticos são proibidos, mas esta erva fortalece perfeitamente o sistema imunológico da futura mãe.
Benefícios para crianças
O corpo das crianças precisa de nutrição adequada, e a salsa é uma rica fonte de minerais e vitaminas. Uma nutrição adequada promove o desenvolvimento mental e físico da criança. A erva praticamente não perde valor nutricional quando congelada ou seca, o que a torna uma ótima alternativa às frutas frescas durante o inverno. A salsa ajuda a fortalecer o sistema imunológico da criança, reduzindo o risco de doenças fora de época.

Métodos de uso na medicina popular
As propriedades medicinais da salsa são usadas para tratar muitas doenças; sucos, decocções e infusões são preparados a partir da erva. Alguns dos usos mais populares desta erva incluem:
- Remédio antiparasitário: pique 2 colheres de sopa de verduras, despeje um copo de água fervente sobre elas, cozinhe por 30 minutos, coe e consuma 1 colher de sopa antes das refeições 4 vezes ao dia;
- para as consequências de picadas de insetos e hematomas - a salsa é picada no liquidificador, o suco liberado é usado para compressas aplicadas no local dolorido;
- Decocção diurética - 1 colher de chá de sementes é esmagada em um pilão, despejada com 1 litro de água quente, usada ao longo de vários dias, bebendo ½ copo a cada 3 horas.

Ao tratar com salsa, é necessário levar em consideração a presença de doenças que proíbem o uso da erva medicinal.
Uso em dietas para perda de peso
Os benefícios da salsa na perda de peso advêm da capacidade da erva de acelerar o metabolismo e desintoxicar o corpo. Para perder peso, você pode experimentar uma das seguintes receitas:
- decocção de salsa - 2 colheres de chá de ervas picadas são despejadas em 1 copo de água fervente, infundidas por 20 minutos e depois mantidas no fogo por 10 minutos, tomadas em um curso de 7 dias com o estômago vazio;
- Mistura de limão - 100 g de salsa, suco de 1 limão, 2 litros de água fervente, tomar alguns goles quando a sede aparecer.
Para alcançar resultados na forma de perda de peso significativa, não basta simplesmente incluir salsa no seu cardápio diário. As propriedades desta erva devem ser usadas em conjunto com os benefícios da dieta e da atividade física.
Aplicação em cosmetologia
A salsa é usada em produtos de cuidados faciais, incluindo máscaras, limpadores e sabonetes. Você pode usar uma das seguintes receitas:
- para limpar o rosto - 1 colher de sopa. de raiz, 1 colher de sopa. de verduras, despeje 500 ml de água e ferva por 20 minutos, antes de ir para a cama use o líquido para limpar o rosto;
- Máscara de mel - 1 colher de chá de ervas, 3 gotas de suco de limão, 1 colher de chá de mel, misture bem e aplique em uma camada uniforme para obter um efeito clareador e remover sardas;
- Tônico - 1 colher de chá de ervas, 1 colher de chá de creme de leite, misture e aplique como máscara por 20 minutos.

Como é usado na culinária?
A salsa é usada na culinária para adicionar aroma e sabor mais ricos, sendo adicionada a saladas, sopas e pratos de carne e peixe. A salsa fresca é frequentemente usada para decorar pratos festivos e sua presença na mesa estimula o apetite. As receitas podem pedir não apenas salsa fresca, mas também congelada, o que é igualmente valioso. No congelador, esta erva pode ser armazenada em maços, picada ou em cubos de gelo.
A desvantagem do método de congelamento é que muitas vezes não há espaço suficiente para armazenar salsa suficiente.
A vida útil das ervas frescas não ultrapassa 14 dias. As ervas secas oferecem diversas vantagens em relação a outros métodos de processamento: você pode preparar qualquer quantidade de tempero, não leva muito tempo e pode ser armazenado por até 2 anos. Um recipiente hermético ou um saco de pano bem fechado ajudam a preservar o sabor e as propriedades benéficas do tempero. Evite expor a mistura seca à luz solar direta ou à umidade excessiva. Você pode secar as ervas naturalmente, usar um forno ou um desidratador.

Há algum dano ou contraindicação?
Existem certas restrições ao consumo desta erva. Exceder a dose recomendada de salsa pode causar efeitos colaterais. As principais reações adversas ao consumo excessivo da dose recomendada incluem:
- dor de cabeça;
- ataques de náusea;
- o aparecimento de secreção sanguinolenta nas fezes;
- dores musculares até estados convulsivos;
- perda de peso.
Ervas e infusões de salsa não devem ser consumidas por pessoas com problemas urinários, inflamação renal ou alergia à erva. Doenças de órgãos internos também podem ser contraindicadas. Para evitar o risco de agravar sua saúde com tais diagnósticos, consulte seu médico antes de incorporar a erva à sua dieta.









