Descrição de pragas e doenças da cenoura e métodos de controle

Pragas e diversas doenças da cenoura podem reduzir significativamente a produtividade e, em alguns casos, até mesmo levar à morte da cultura. A prevenção de muitas doenças começa durante o preparo das sementes. Tomar medidas oportunas contra doenças e pragas de insetos garantirá que os esforços dos jardineiros não sejam em vão e os ajudará a cultivar uma colheita esplêndida de cenouras.

Doenças

As cenouras podem adoecer devido a cuidados inadequados com o canteiro ou a condições climáticas desfavoráveis. Fungos, vírus e bactérias presentes no solo ou em restos vegetais podem colonizar ou penetrar em alguma parte da planta, causando a morte das cenouras.

Prevenir é melhor do que remediar qualquer doença. Como medida preventiva, as plantas são pulverizadas com fungicidas ou produtos químicos, juntamente com diversos remédios caseiros. Para aumentar a imunidade, o solo onde a plantação cresce é enriquecido com minerais.

Fomoz

Esta doença é causada por um fungo. Pode ser encontrada em sementes ou restos de plantas. Sementes infectadas com o fungo perdem a viabilidade. A infecção é mais ativa em climas úmidos. O fungo ataca com mais frequência as raízes, causando o aparecimento de manchas macias, marrom-acinzentadas.

A doença raramente ocorre no campo, mas com mais frequência durante o armazenamento.

Para combater fungos, mantenha a rotação de culturas e aplique fertilizantes com potássio e fósforo suficientes no solo. Como medida preventiva, as raízes são tratadas com Fitosporina-M antes do armazenamento.

doenças da cenoura

Podridão branca

Esta doença fúngica é rara em canteiros de cenoura. O patógeno ataca as cenouras durante o armazenamento. Uma camada branca e arejada e escleródios densos e escuros aparecem nas cenouras. O tecido da raiz não muda de cor, mas amolece na área afetada.

As cenouras podem ser infectadas por fungos ainda no campo, mas a doença se torna ativa mais tarde, durante o armazenamento em um ambiente quente e úmido. Como medida preventiva, as plantas devem ser pulverizadas com Hom no estágio de quatro folhas. Fertilize a cultura com potássio durante o crescimento e garanta condições ideais de armazenamento (1-2 graus Celsius).

Podridão cinzenta

Esta doença fúngica se desenvolve com mais frequência em raízes de vegetais durante o armazenamento. Manchas cinza-esbranquiçadas aparecem nas cenouras, revelando tecido marrom e doente por baixo. Para evitar o apodrecimento, os vegetais devem ser armazenados adequadamente. As plantas são pulverizadas com Hom como medida preventiva, e o solo é desinfetado com sulfato de cobre.

apodrecimento nas cenouras

Rhizoctonia

A doença pode ser identificada pelo amarelecimento e ressecamento das folhas da cenoura. O agente causador é um fungo que vive no solo e ataca a raiz da cenoura. Manchas acinzentadas aparecem na cenoura. A superfície da raiz fica marrom e coberta por uma camada micelial roxa. Posteriormente, surgem escleródios pretos. A raiz seca ou apodrece. As áreas infectadas do jardim são tratadas com cal e são adicionados mais potássio e fósforo ao solo.

Alternaria

Em plantas jovens, a infecção se manifesta como canela preta. Posteriormente, a doença causa amarelamento, ressecamento e murcha das folhas. Durante o armazenamento, desenvolve-se podridão negra nas raízes. Para evitar isso, pulverize as plantas com Rovral.

doença da cenoura

Bacteriose

Quando infectadas, as folhas ficam amarelas, enrolam e ressecam. As raízes são afetadas pela podridão bacteriana durante o armazenamento. Manchas macias e encharcadas aparecem nas cenouras. As raízes ficam viscosas, macias e encharcadas. A infecção se desenvolve se cenouras molhadas forem armazenadas ou se as raízes forem armazenadas em um local úmido e quente.

Para combater a requeima bacteriana, as sementes são tratadas com TMTD. A resistência à infecção se desenvolve com a adição de potássio e fósforo ao solo e a redução do uso de nitrogênio.

Mancha foliar de Cercospora

Esta doença fúngica se desenvolve em clima úmido. Manchas marrom-claras aparecem nas folhas, que depois escurecem. As folhas murcham e as raízes se desenvolvem mal e ficam pequenas. O tratamento inclui calda bordalesa, Fitosporina, Trichodermin, Bravo e Quadris.

Cercosporiose foliar em cenouras

Mancha marrom

O patógeno (fungo) ataca folhas e raízes. Numerosas manchas marrons aparecem nas folhas, que depois ficam amarelas, enrolam e murcham. Manchas marrons e podres aparecem nas raízes. Em tempo chuvoso, as manchas ficam cobertas por uma camada cinza de conídios. Os fungicidas Quadris e Bravo são usados ​​para o tratamento. Calda bordalesa e oxicloreto de cobre são usados ​​para a prevenção.

Oídio

Sinais de infecção: as folhas ficam cobertas por uma camada branca, semelhante a farinha. Posteriormente, tornam-se marrons e secam. As raízes infectadas crescem mal e tornam-se fibrosas. Para fortalecer o sistema imunológico da planta, pulverize com Baikal-M e Immunocytophyte. Para o tratamento, use Fitosporin-M, Gamair, Trichodermin e Gliokladin. Uma solução de óleo de colza suprime o fungo.

Oídio

Fusarium

A podridão por fusarium é causada por um fungo. As raízes afetadas desenvolvem podridão seca, que subsequentemente causa o ressecamento das cenouras. A podridão também pode ser úmida. O tecido infectado torna-se marrom e macio. Para prevenir a doença, as plantas são pulverizadas com calda bordalesa e tratadas com fungicidas antes do armazenamento.

Pragas e métodos de controle

Insetos nocivos comem folhas e raízes. Se não forem tratados, toda a colheita pode ser perdida. Os insetos entram nos canteiros de cenoura vindos do solo ou voam, rastejando de longe em busca de alimento.

Antes de começar a combater uma praga, você precisa identificá-la. Inseticidas, produtos químicos e remédios populares são usados ​​contra insetos.

Mosca da cenoura

Este inseto se assemelha a uma mosca comum — tem duas asas transparentes, uma cabeça amarelo-avermelhada e um pequeno corpo preto. Na primavera, a fêmea deposita ovos no solo perto das cenouras. As larvas amareladas, semelhantes a vermes, enterram-se nas raízes. As folhas da planta afetada ficam amarelas e as raízes apodrecem. Este inseto prefere áreas úmidas e sombreadas. Esterco fresco aplicado antes da semeadura estimula o desenvolvimento das moscas.

Mosca da cenoura

Prestige é usado para prevenção; é aplicado nas sementes antes da semeadura. Karate e Arrivo são usados ​​para repelir moscas. Mukhoed e Bazudin são eficazes contra larvas. Calêndulas, cebolas e alho plantados nas proximidades repelem moscas. Canteiros de jardim podem ser polvilhados com uma mistura de areia e pó de tabaco.

Cigarrinha

Este pequeno inseto verde-claro com asas transparentes deposita ovos nas folhas da cenoura. Alimenta-se da seiva da planta e de suas larvas. Os insetos hibernam em coníferas, emergindo em maio. As folhas afetadas ficam enroladas, mas sua cor permanece quase inalterada. Esses insetos podem reduzir a produtividade das colheitas. Inseticidas (Alatar, Borey, Vantex) são usados ​​contra eles.

Traça-guarda-chuva

Esta é uma pequena borboleta da subfamília das mariposas planas. O inseto possui dois pares de asas: as anteriores (marrons) e as posteriores (cinzas). A mariposa deposita ovos nas folhas, de onde eclodem pequenas lagartas marrons. Elas se alimentam de seiva e folhas de cenoura. Para controlar a mariposa, pulverize as plantações com clorofós, entobacterina, lepidocida e bitoxibacilina. Uma decocção de folhas de tomate também é eficaz.

Traça-guarda-chuva

Mariposa de inverno

Uma borboleta com grandes asas anteriores marrons e asas posteriores cinzentas, um pouco menores. É noturna. Juntamente com suas grandes lagartas esverdeadas, alimenta-se de folhas jovens de cenoura.

Para matar lagartas-cortadeiras, o solo é arado, solto e capinado. Os insetos são comidos por pássaros e mortos pelas larvas de banchus pretos que infestam seus corpos. Os seguintes produtos protegem contra lagartas-cortadeiras: Fitoverm e Agrovertin.

Lesmas nuas

Este inseto alongado, macio, marrom-claro, com uma cabeça semelhante à de um caracol, não possui concha. Alimenta-se de mudas jovens e raízes em crescimento, deixando para trás um rastro úmido e pegajoso. É transmissor de infecções fúngicas e bacterianas. Esconde-se no solo ou sob as folhas, preferindo solo úmido. Desinfetar o solo com cal ou solução salina ajuda a controlar as lesmas.

Lesmas nuas

Verme-arame

As larvas alongadas e marrom-claras dos besouros-clique têm um corpo rígido. Este inseto se alimenta de raízes de vegetais, cavando nelas. Os vermes-arame também se alimentam de tubérculos de batata. Vivem no solo e não gostam de seca e chuva. Fertilizantes contendo amônia (cloreto de amônio, nitrato de amônio) e cal são eficazes contra esse inseto.

Pulgão da cenoura

São insetos minúsculos, verde-claros e de corpo mole. Eles se estabelecem em colônias nas folhas e se alimentam da seiva das plantas. As folhas danificadas ficam amareladas e enroladas devido à falta de nutrientes, e as raízes crescem mal. Uma infusão de tabaco ou uma decocção de sabão de cinzas ajudam no combate aos pulgões. Produtos como Fitoverm, Akarin, Komandor e Biotlin são usados ​​para o controle.

Pulgão da cenoura

Coruja de exclamação

As mariposas marrons põem ovos, que eclodem em lagartas marrons. Esses insetos danificam cenouras. Inseticidas (Samurai, Klonrin) protegem contra lagartas-cortadeiras.

Nematóide da raiz

São pequenos vermes marrom-claros que infestam raízes de vegetais. Se aparecerem caroços nas cenouras, os insetos depositaram ovos ali. Raízes infectadas com nematoides não têm mais como se recuperar. Os insetos vivem no solo e se reproduzem ativamente em climas quentes e úmidos. Tratar o solo com formalina e avermectinas pode prevenir a proliferação de nematoides.

Grilo-toupeira

Um grande inseto marrom com uma carapaça resistente e mandíbulas poderosas. Vive no solo e se alimenta de raízes vegetais junto com suas larvas. Uma solução de querosene e sabão em pó pode ser usada para controlar grilos-toupeira. As plantas e o solo ao redor delas podem ser polvilhados com pimenta ou mostarda seca.

Grilo-toupeira em cenouras

Roedores

As cenouras são danificadas pelo rato-do-campo e pelo rato-do-campo. São pequenos roedores marrons (até 12 centímetros). Eles cavam tocas no solo e constroem ninhos ali. Alimentam-se de raízes. Cultivar profundamente antes do plantio, usar iscas envenenadas e inseticida químico pode ajudar a controlar os roedores.

Medidas preventivas

As cenouras podem ser protegidas de doenças e insetos não apenas por meios químicos ou biológicos, mas também por medidas preventivas. Seguindo as regras de rotação de culturas e cuidando regularmente do seu jardim e das plantas, você pode evitar muitos problemas e desfrutar de uma ótima colheita de cenouras.

processamento de cenoura

Técnicas agrotécnicas

A adesão a práticas agrícolas adequadas ajuda a criar condições ideais para o desenvolvimento das culturas. As cenouras são menos suscetíveis a doenças e pragas se forem cuidadas regularmente e submetidas a uma série de medidas preventivas.

Preparando o solo no outono

É melhor adicionar fertilizantes orgânicos ao canteiro no outono. Aplique de 3 a 4 kg de esterco por metro quadrado de solo. Recomenda-se o cultivo profundo do solo antes do inverno, e a calagem do solo deve ser feita no outono (300 gramas de cal por metro quadrado).

Antecessores corretos

É possível cultivar cenouras em canteiros após as seguintes culturas: abóbora, tomate, cebola e batata. Não é recomendado semear depois de pepino, abobrinha, aipo e salsa. As cenouras só podem retornar ao canteiro original após 3 a 4 anos.

cenouras

Fertilizantes

As cenouras serão menos suscetíveis a doenças se o canteiro for fertilizado com fertilizantes à base de potássio e fósforo. O superfosfato e o nitrato de potássio são aplicados na primavera, antes da semeadura. Aplique 50 gramas de cada fertilizante por metro quadrado de terreno. O nitrogênio deve ser aplicado com moderação.

O excesso de nitrogênio causa o apodrecimento das raízes e o crescimento excessivo das pontas. Durante o desenvolvimento, as cenouras são fertilizadas diversas vezes com potássio e fósforo. Uma solução de cinzas de madeira, ácido bórico e fertilizantes complexos é adicionada ao solo.

Desbaste, capina e cobertura morta

Grandes colheitas de raízes podem ser obtidas desbastando mudas jovens, soltando o solo ao redor delas e controlando ervas daninhas removendo-as do canteiro. À medida que a cultura cresce, é necessário amontoá-la. Essa técnica protege as raízes do superaquecimento. A cobertura morta do solo com serragem bem curtida evitará a perda de umidade e o crescimento de ervas daninhas sob a cobertura morta.

muitas cenouras

Resíduos vegetais

É uma boa ideia remover restos de plantas e ervas daninhas do canteiro. Esses são habitats populares para insetos, fungos e bactérias. A remoção dos detritos evita o surgimento de larvas que podem causar danos à plantação.

Bons vizinhos

Cebola, alho e tomate podem ser plantados perto de cenouras no canteiro adjacente — eles são bons vizinhos. Mais distantes, é aconselhável plantar endro, aipo, anis, raiz-forte e beterraba. Calêndulas e cravos-da-índia plantados nas proximidades afastarão pragas dos canteiros de cenoura.

Proteção do material da semente

Antes do plantio, é aconselhável desinfetar as sementes de cenoura em uma solução de permanganato de potássio. Para proteger contra pragas do solo, trate as sementes com uma solução de Prestige, Matador, Nuprid ou Komandor Extra.

canteiro de cenoura

Remédios químicos para doenças

Muitas doenças fúngicas e bacterianas podem ser tratadas com produtos químicos e fungicidas. Esses produtos destroem os patógenos e exigem uso cuidadoso.

Solução de calda bordalesa

Uma solução à base de sulfato de cobre e cal. Esta solução pode proteger as cenouras de muitas doenças fúngicas. O pó é comprado em lojas e diluído em água. A solução fraca é pulverizada nas plantas no início do verão.

A droga Home

Este é um fungicida à base de cobre para combater doenças fúngicas. Pulverizações foliares com uma solução contendo este composto são aplicadas durante a estação de crescimento. O tratamento é realizado em tempo seco e sem vento, à noite.

A droga Home

Rovral

Este fungicida é usado para pulverizar plantas e tratar sementes. Ele previne a germinação de esporos de fungos. A solução pode ser aplicada em raízes de vegetais antes do armazenamento.

Topázio

Um fungicida para combater doenças fúngicas. As plantas pulverizadas preventivamente permanecerão livres de doenças por várias semanas. Uma solução diluída é preparada para tratar cenouras.

Hórus

Um fungicida com propriedades protetoras e terapêuticas. Não é removido com água, pois penetra rapidamente na cultura. Uma solução diluída é preparada no início do verão e pulverizada no canteiro de cenouras.

Droga Horus

Decocção de topos de tomate

Para combater pragas nas plantações, especialmente a mosca da cenoura, você pode usar uma decocção de folhas de tomate. Este remédio popular repele insetos. Para cada quilo de folhas de tomate, adicione dois litros de água e deixe a decocção em infusão por 30 minutos. Deixe em infusão por três horas. Dilua com água morna, adicione raspas de sabão e borrife os canteiros de cenoura.

Inseticidas especiais

Inseticidas ajudam a controlar insetos. Eles são usados ​​para tratar o solo e as próprias plantas. Os inseticidas podem ser químicos ou biológicos.

Pesticidas químicos são venenos que agem instantaneamente e podem se acumular no tecido vegetal (Commander, Biotlin, Aktara). Pesticidas biológicos não são tóxicos. Esses produtos (Fitoverm, Actofit) podem ser aplicados várias vezes até que todos os insetos sejam eliminados.

cenouras maduras

Respostas às perguntas

Pergunta nº 1: Por que as pontas das cenouras são claras?

Resposta: As folhas ficam mais claras e amareladas devido a uma deficiência de nutrientes ou infecção fúngica. Recomenda-se fertilizar o solo com um fertilizante completo e tratar a planta com um fungicida.

Pergunta nº 2: Por que a raiz vegetal é clara?

Resposta: Existem variedades com raízes claras. As cenouras ficam brancas se o solo contiver muito fertilizante nitrogenado.

Pergunta nº 3: Por que as pontas verdes ficam amarelas e secam?

Resposta: O amarelecimento das folhas da cenoura é causado por diversas infecções fúngicas. É melhor regar generosamente as plantas afetadas e aplicar fertilizantes à base de potássio e fósforo. Trate com fungicidas e, se forem detectados insetos, com inseticidas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata