Descrição das variedades de cenoura preta e que tipo de cultura é, características de cultivo

A Scorzonera, devido à cor escura de suas raízes comestíveis, é chamada de "cenoura preta doce". Esta planta é rica em açúcar. Sua aparência lembra uma cenoura. A Scorzonera é baixa em calorias (apenas 17 quilocalorias), mas rica em nutrientes. É usada no tratamento de diversas doenças e na culinária (como uma iguaria vegetal).

Características botânicas da scorzonera

Esta planta anual ou bienal é geralmente cultivada por suas raízes escuras e sua exuberante roseta de folhas verdes alongadas. Por seu sabor doce e delicado, os romanos a apelidaram de alcaçuz. Outros nomes para esta planta incluem cenoura-preta, salsifis e aspargo-de-inverno.

Descrição geral

Scorzonera: o que é? Uma planta bienal da família Asteraceae. Durante a primeira estação, desenvolve-se uma raiz longa e uma roseta exuberante de folhas oblongas. Na estação seguinte, surgem hastes florais delgadas e sementes. As flores são grandes, amareladas, com um agradável aroma de baunilha, que lembra o dente-de-leão. As flores são reunidas em inflorescências. O caule ramificado pode atingir um metro de altura. As folhas basais são esverdeadas, lanceoladas ou pinadas dissecadas.

A raiz é axial, com 33 a 40 centímetros de comprimento. A raiz longa e espessa é coberta por uma casca escura e áspera. No interior, há uma polpa clara, rica em suco leitoso. O diâmetro de uma dessas raízes é de 2,15 a 4,0 centímetros, pesando 62 a 70 gramas.

A estação de crescimento no primeiro ano é de 120 a 140 dias. A planta é resistente ao inverno e sobrevive bem se coberta com folhagem seca antes da hibernação. Na estação seguinte, a cultura se desenvolve em 120 dias.

cenouras pretas

Locais de crescimento

A escorzonera escura é considerada nativa do sul da Europa e da Ásia. Formas selvagens desta planta, das quais existem aproximadamente 150 espécies, crescem em solos arenosos, calcários e rochosos nos países do sul. Na Europa Ocidental, a escorzonera só foi cultivada no século XVII. Os antigos gregos foram os primeiros a notar as propriedades medicinais da planta.

Na Rússia, esta planta é uma convidada rara em jardins. No entanto, na Crimeia, a scorzonera doce é conhecida e apreciada, e diversos pratos são preparados com ela. Também é cultivada na América.

Composto

A scorzonera é uma cultura altamente valiosa. É rica em potássio, cálcio e fósforo, além de diversas vitaminas. Também é rica em carboidratos e proteínas. As raízes da scorzonera contêm inulina (quase 10%), um polissacarídeo natural. Essa substância melhora a função digestiva e limpa o corpo de toxinas e colesterol ruim. A inulina confere às raízes um sabor rico e cremoso e é um bom substituto para o café natural.

cenouras pretas

Qualidades de sabor

Esta cenoura raramente é consumida crua. Seu sabor lembra o de um talo de repolho ou uma noz jovem. Cozida ou frita, a scorzonera é completamente diferente. É uma iguaria delicada e requintada. Quando cozida, a raiz tem um sabor semelhante ao de aspargos cozidos. Talvez seja por isso que a planta é chamada de aspargo de inverno. No entanto, o sabor da scorzonera melhora se ela for deixada no jardim até a primeira geada.

Propriedades medicinais

Na Idade Média, a scorzonera era usada para tratar a peste e como antídoto para picadas de cobra. É benéfica para excesso de peso, reumatismo, deficiência de vitaminas, diabetes, anemia e aterosclerose. O consumo desta raiz melhora significativamente o metabolismo e normaliza as funções do estômago e do coração.

cenouras pretas

Usos culinários

Antigamente, a scorzonera doce era cultivada exclusivamente para fins medicinais. Hoje, as raízes são preparadas como aspargos ou couve-flor comuns. A scorzonera doce é adicionada a bebidas e sorvetes. Antes de ser consumida, a raiz deve ser descascada e imediatamente colocada em água fria acidificada (para evitar que escureça).

Os tubérculos são fritos na manteiga, adicionados a sopas, omeletes, assados ​​e até suflês delicados. Pratos preparados com scorzonera têm um agradável aroma de baunilha.

Um substituto do café é feito a partir das raízes secas. Folhas jovens de scorzonera e as raízes doces podem ser adicionadas a saladas de verão. No entanto, antes de serem consumidas, as raízes são deixadas de molho por duas horas em um líquido frio e salgado para evitar que o suco leitoso vaze. Raízes descascadas podem ser conservadas (como aspargos). A scorzonera é adicionada a pepinos e abobrinhas durante o preparo em conserva para dar-lhes um sabor mais crocante.

cenouras pretas

Medicina tradicional

Graças à sua rica composição nutricional, a scorzonera doce é usada na prevenção e no tratamento de diversas doenças. Bebidas curativas são feitas com suas raízes e folhas. Suas propriedades medicinais são semelhantes às do ginseng.

Suco de cenoura preta

O suco leitoso e a polpa ralada das raízes são usados ​​para tratar feridas purulentas. Compressas com suco fresco são até úteis para doenças periodontais. A escorzonera ajuda a remover cálculos biliares e renais. Para isso, misture o suco com mel em proporções iguais e beba uma colher de sopa antes de cada refeição durante várias semanas. Para preparar o suco, descasque as raízes, pique-as e esprema o líquido da polpa resultante.

cenouras pretas

Decocção de folhas

Para preparar uma decocção, pegue 20 gramas de folhas amassadas e um copo de água. Ferva as ervas por 15 minutos e deixe em infusão por mais 32 minutos. Coe antes de beber. A decocção é útil para resfriados, doenças de pele, gota e feridas.

Decocção de raiz

Útil para bronquite e tratamento do fígado. Adicione uma colher de sopa de raiz triturada a uma xícara de água fervente. Ferva as raízes por dez minutos e deixe em infusão por 30 minutos. Tome uma colher de sopa três vezes ao dia.

Infusão de raízes

Um excelente remédio para melhorar a saúde do corpo, tratar o fígado e a vesícula biliar e aumentar a potência. Coloque duas colheres de sopa de raiz triturada em uma garrafa térmica e adicione duas xícaras de água fervente. Deixe em infusão por 24 horas e tome antes das refeições.

pedaços de cenoura

Contraindicações

A Scorzonera não tem contraindicações. Pelo contrário, é usada para envenenamento e toxicose. O suco da planta limpa o corpo de radionuclídeos e ajuda no tratamento do alcoolismo. No entanto, pode ter efeito laxativo.

Variedades

Esta planta, rara entre os jardineiros russos, possui diversas variedades. Elas diferem principalmente no tempo de amadurecimento.

Estreia ensolarada

Uma variedade precoce e popular. Amadurece em 100 dias. Possui folhas longas e ovóides. As raízes atingem 28 a 30 centímetros de comprimento. Cada raiz pesa de 63 a 80 gramas.

Estreia ensolarada

Vulcão

Uma cultura de meia estação. Amadurece em 110-120 dias. Possui folhas oblongas e esverdeadas e raízes longas com casca escura. Dentro da raiz há uma polpa branca e macia. Cada uma pesa de 65 a 80 gramas.

Medicinal

Amadurece em 120 dias. A roseta de folhas é ligeiramente elevada. As folhas são esverdeadas e oblongas. A raiz é longa (30-35 centímetros), tem polpa macia e pesa 62-80 gramas cada.

Uma iguaria estrangeira

Uma cultura de meia estação. As raízes são alongadas, crescendo até 40 centímetros. Cada raiz pesa de 105 a 155 gramas. A polpa é macia e doce.

Uma iguaria estrangeira

cigano

Uma cultura de meia estação com folhas ásperas e raízes oblongas. As raízes têm 33 centímetros de comprimento. O sabor é doce e ligeiramente adstringente.

Lisa Negra

Uma variedade de meia estação, cultivada por criadores alemães. Produz raízes pequenas, porém saborosas. É cultivada como suplemento alimentar para diabéticos.

gigante russo

Variedade de maturação tardia, com folhas oblongas e lanceoladas e uma raiz grande, marrom-escura. Utilizada na nutrição dietética.

gigante russo

Preto Espanhol

Uma cultura que gosta de calor, é melhor cultivada em estufa de policarbonato. Possui raízes de comprimento médio com polpa macia e doce.

Cavaleiro Negro

Uma planta exótica e amante do calor. À medida que cresce, forma uma roseta exuberante de folhas e raízes (até 33 centímetros de comprimento).

Dragão Púrpura

Uma cultura de meia estação. Produz raízes de tamanho médio, com casca escura e folhas verde-púrpura.

cenouras pretas

Puso Asita

Uma cultura de meia estação que gosta de calor. Popular nos países do sul. Produz raízes de tamanho médio com polpa doce.

Condições de crescimento

A Scorzonera prefere solos férteis, argilosos ou arenosos, com umidade moderada e tons neutros. Requer revolvimento profundo do solo. Não tolera esterco fresco. O excesso de matéria orgânica afeta o formato das raízes, causando ramificações.

Plantando uma colheita

Semeie a scorzonera diretamente no canteiro na primavera, no final de abril, no início do verão ou em agosto, antes do inverno. Para o plantio na primavera, use sementes umedecidas ou ligeiramente germinadas. As sementes podem ser pré-tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio.

cenouras pretas

Semeie as sementes de scorzonera assim que o solo aquecer e secar. Elas germinam em temperaturas de 5 a 6 graus Celsius (41 a 43 graus Fahrenheit). Até que os brotos emerjam, as sementes de scorzonera são cobertas com filme plástico em arcos de arame. Quando semeadas na primavera, as sementes germinam em 8 a 15 dias. É importante não atrasar a semeadura. Quanto mais cedo as sementes forem semeadas, maiores as raízes crescerão. A semeadura no verão produz raízes pequenas, por isso elas costumam ser deixadas no solo até a primavera seguinte.

Para obter material de plantio, a scorzonera é semeada no início de agosto. As plantas terão tempo de criar raízes antes do outono. Antes do inverno, elas são cobertas com folhas secas ou palha. Grandes raízes se formam no segundo ano, e as sementes podem ser colhidas no final do verão. As sementes têm uma vida útil de no máximo dois anos.

Tempo de maturação

O salsifis preto pode ser colhido para consumo no verão e armazenado a partir do início de outubro. As raízes geralmente são desenterradas após a primeira geada. O período de maturação é de 120 a 140 dias.

cenouras pretas

Produtividade

Cada raiz pesa aproximadamente 60 a 100 gramas. Uma fileira de um metro de comprimento pode render de 1 a 2 quilos de scorzonera.

Preparação do solo

Antes do plantio, cave e solte o solo a uma profundidade de 35 centímetros. O solo deve ser solto e leve, caso contrário, as raízes crescerão tortas. Você pode adicionar um pouco de turfa ou areia ao solo do jardim. Para a semeadura da primavera, fertilize o solo com esterco no outono (0,5 baldes de húmus por metro quadrado de terreno). Alguns dias antes do plantio, adicione uma pequena quantidade de cinza de madeira (310 gramas), superfosfato e nitrato de potássio (40 gramas cada por metro quadrado). A planta não gosta de calcário.

Esquema de semeadura

A scorzonera pode ser semeada de várias maneiras: em fileiras ou em faixas. Sulcos rasos são feitos no solo. Na primavera, as sementes são enterradas a 1-2 centímetros de profundidade e, no outono, são plantadas a 3 centímetros de profundidade. Em qualquer um dos métodos, um espaço de 60 centímetros é deixado a cada 2-4 fileiras.

muitas cenouras pretas

Fita

Com o método da fita, as sementes de scorzonera são semeadas em faixas longas. Cada faixa pode conter de 2 a 4 fileiras. Deixe 10 centímetros entre plantas adjacentes na mesma fileira. A distância entre as faixas é de 50 centímetros.

Em fileiras

As cenouras pretas são semeadas em fileiras estreitas ou largas. Ao plantar em fileiras estreitas, deixe 10 a 15 centímetros entre plantas adjacentes. A distância entre fileiras é de 20 centímetros. Ao plantar em fileiras largas, os canteiros ficam mais abertos. A distância entre fileiras é de 30 a 40 centímetros.

cenouras pretas

Cuidados com as plantas

Quando as mudas de scorzonera tiverem 2 a 3 folhas, desbaste as fileiras, deixando 5 centímetros entre as mudas adjacentes. Quando as mudas de scorzonera tiverem crescido um pouco, desbaste as fileiras novamente, deixando 10 a 15 centímetros entre as plantas adjacentes.

Rega

Durante todo o verão, a scorzonera é regada regularmente. A planta requer regas generosas imediatamente após a germinação. São utilizados cinco litros de água por canteiro de um metro. As plantas são regadas duas vezes por semana. No verão, quando as raízes estão se desenvolvendo e crescendo, a planta é regada apenas durante os períodos de seca.

regando cenouras

Afrouxamento

O solo do canteiro é solto após chuva ou rega. As plantas são amontoadas duas vezes por estação, transferindo um pouco de solo do canteiro para as raízes. Esse processo de soltura remove a crosta do solo e permite que as raízes respirem.

Cobertura morta

A umidade será reduzida pela cobertura morta do solo ao redor da scorzonera. Serragem ou palha bem decompostas podem ser usadas como cobertura morta. Este método tem outra vantagem: as ervas daninhas não conseguirão crescer sob uma camada espessa de cobertura morta.

Capina

À medida que as cenouras crescem, o canteiro requer manutenção regular. É importante remover constantemente as ervas daninhas que crescem perto das cenouras pretas. As ervas daninhas roubam nutrientes e umidade das cenouras.

capinando cenouras

Fertilizantes

Os canteiros de scorzonera são fertilizados duas ou três vezes por estação. Um fertilizante complexo (Kemira Universal) é adicionado ao solo. Prepare uma solução: dissolva 1 colher de sopa da mistura de nutrientes em 10 litros de água. Regue o canteiro com a solução. Como alternativa, você pode usar 10 gramas de nitrato de amônio, 20 gramas de superfosfato e sal de potássio. Dissolva os ingredientes secos em 10 litros de água e regue a área com a solução.

Bons vizinhos

Cebola, alho e tomate podem ser plantados perto do canteiro de scorzonera. O aroma dessas plantas repele certas pragas de insetos. Para atrair insetos benéficos, você pode semear endro, hortelã, calêndula ou calêndula perto do canteiro.

cebolas no jardim

Predecessores

A scorzonera é plantada em canteiros após cebolas, batatas, pepinos e abóboras. Pode crescer no mesmo local por 3 a 4 anos. Não é recomendado plantar scorzonera após cenouras, tomates, aipo ou repolho, pois essas plantas compartilham doenças e pragas comuns.

Principais problemas

Durante o processo de cultivo, você pode encontrar vários problemas: as plantas podem crescer mal ou murchar. As folhas podem amarelar, secar ou ficar manchadas. Primeiro, você precisa determinar a causa do problema e só então identificar maneiras de corrigi-lo. Geralmente, a cor preta as cenouras estão doentes ou crescendo mal se as regras de cultivo agrícola não forem seguidas.

cenouras pretas

Excesso de água no solo

Se o solo for regado em excesso, todos os nutrientes benéficos serão levados pela água. As raízes apodrecerão em solo encharcado. O excesso de umidade favorecerá infecções fúngicas ou bacterianas. Plantas doentes murcharão, murcharão e ficarão amareladas.

Falta de umidade

Se o solo não for regado, a plantação começará a secar. Os cristais de sal não conseguirão penetrar na planta. As cenouras pretas serão privadas de nutrientes. As raízes crescerão superficiais. A rega moderada e pontual garantirá o desenvolvimento normal das raízes.

Espessamento excessivo

A Scorzonera não tolera sombra ou plantios muito densos. É aconselhável desbastar o canteiro, caso contrário, as raízes crescerão pequenas. A distância ideal entre culturas adjacentes é de 10 centímetros.

cenouras pretas

Pragas de insetos

Vegetais de raiz de sabor doce podem ser estragados por insetos rastejantes, voadores e que vivem no solo.

Lesmas

Insetos rastejantes. A cobertura morta de coníferas ajuda a repelir lesmas. O solo ao redor da escorzonera pode ser regado com vinagre, polvilhado com mostarda em pó e cinzas.

Grilos-toupeira

Insetos que vivem no solo. Inseticidas (Aktara, Confidor) ou tintura de alho podem ser usados ​​para controlá-los. Soluções inseticidas são aplicadas no solo próximo às plantas.

O grilo-toupeira é uma praga.

Nematóides

São pequenos vermes que vivem no solo. Alimentam-se de raízes de vegetais, cavando buracos nelas. Soluções contendo mercaptofos, lindano e fosfamida são usadas para matar esses insetos.

Mariposa

Um inseto semelhante a uma borboleta que deposita ovos nas folhas, de onde emergem as lagartas. Elas se alimentam das folhas de cenouras pretas.

Para controlar insetos, utiliza-se pulverização com inseticidas e polvilhamento com cinzas de madeira.

Doenças

Devido à falta de nutrientes no solo ou ao clima chuvoso, as plantas podem ficar enfraquecidas e doentes. Raízes e folhas ficam suscetíveis a infecções fúngicas e bacterianas.

cenouras maduras

Diferentes tipos de podridão

As raízes são afetadas principalmente durante o armazenamento. Manchas escuras ou acinzentadas, compostas por micélio fúngico, aparecem nas raízes. Fungicidas (Fitosporina) são usados ​​para combater a podridão.

Bacteriose

Uma infecção que causa o amolecimento das raízes. Raramente afeta as raízes no solo e ocorre com mais frequência durante o armazenamento. Para evitar isso, borrife as plantas com uma solução de permanganato de potássio e adicione potássio e fósforo suficientes ao solo.

Mancha foliar de Cercospora

Numerosas manchas claras ou marrons são visíveis nas folhas. Tratamentos preventivos com solução de permanganato de potássio, enxofre coloidal ou fungicidas (Fitosporin, Quadris) podem prevenir a doença fúngica.

muitas cenouras

Colheita e armazenamento

A scorzonera é colhida no final do outono, pouco antes do início do tempo frio. As raízes são arrancadas com o máximo de cuidado possível, usando um forcado. É importante não danificar a raiz longa e frágil, caso contrário, a seiva leitosa vazará. Raízes danificadas tornam-se fibrosas, não se conservam bem e apodrecem.

Antes do armazenamento, apare as pontas a 4 centímetros das raízes. A scorzonera é limpa de terra, seca e armazenada em um porão seco e escuro, a uma temperatura de 0 a 5 graus Celsius. As raízes são colocadas em recipientes de madeira e polvilhadas com areia.

Você pode deixar a scorzonera no canteiro durante todo o inverno sem precisar desenterrá-la. Se necessário, você pode desenterrar algumas raízes. No entanto, é uma boa ideia cobrir as plantas com folhas secas ou palha antes do inverno. Raízes frescas desenterradas no início da primavera protegem contra a deficiência de vitaminas. Se toda a colheita for feita, geralmente restam algumas plantas para a produção de sementes.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata