- Histórico de seleção
- Vantagens e desvantagens da variedade Imrus
- Regiões em crescimento
- Características e descrição da cultura
- Tamanho da árvore e crescimento anual
- Sistema radicular
- Frutificação
- Floração e polinização
- Tempos de maturação e colheita de macieiras
- Produção e sabor dos frutos
- Períodos de armazenamento e uso de maçãs
- Resistência a baixas temperaturas e à seca
- Suscetibilidade a doenças e parasitas
- Plantando uma árvore
- Preparação do local
- Profundidade e dimensões da cova de plantio
- Horários e regras de desembarque
- Como cuidar
- Irrigação
- Como alimentar uma macieira
- Formação da coroa
- Tratamentos preventivos
- Cuidando do círculo do tronco da árvore
- Proteção de inverno
- Subespécies e variantes
- Colunar
- Anão
- Semi-anão
- Métodos de reprodução
- Avaliações da variedade
A macieira de inverno Imrus é cultivada comercialmente e em jardins particulares. Mudas são difíceis de obter, mas a variedade é muito procurada. Graças à sua forte imunidade, a árvore é resistente a doenças e ao oídio, sarna dos frutos e sarna das folhas.
Histórico de seleção
O nome soa um pouco estranho. Ele reflete as características da árvore frutífera. Os produtores desenvolveram uma variedade resistente a infecções fúngicas e a batizaram de Imrus, onde "Im" significa imunidade e "rus" significa russo.
O trabalho de melhoramento foi realizado na cidade de Orel; para criar a variedade, os cientistas usaram várias formas parentais:
- Antonovka comum;
- híbridos de maçã resistentes ao inverno da série OR₁₈T₁₃.
A criação da nova muda levou mais de 10 anos (1977-1988). Os testes foram realizados de 1989 a 1996. Os testes foram bem-sucedidos. A variedade Imrus foi adicionada ao Registro Estadual.
Vantagens e desvantagens da variedade Imrus
Basta listar algumas características da Imrus para entender por que os jardineiros escolhem esta variedade de maçã. As seguintes características são observadas nesta macieira:
- mantendo a qualidade;
- forte imunidade a patógenos de oídio e sarna;
- frutificação regular;
- rendimento estável.
A única desvantagem é a pele frágil.

Regiões em crescimento
Esta variedade pode ser encontrada em várias regiões da Rússia e Bielorrússia. Adapta-se bem ao clima da região de Leningrado. Para os jardineiros da região de Moscou, a macieira Imrus é a escolha ideal, pois começa a dar frutos mais cedo do que em outras regiões.
Características e descrição da cultura
Ao plantar, é importante conhecer as dimensões da árvore adulta (altura e largura da copa). Essas dimensões determinam o padrão de plantio, que por sua vez determina a área de alimentação.

Tamanho da árvore e crescimento anual
A altura das macieiras em porta-enxertos de sementes é de 5,5 a 6 m. Se o porta-enxerto for anão, não mais que 4 m. A copa de uma árvore jovem é arredondada.
Com o passar dos anos, permanece compacto, mas cresce demais. O crescimento por estação é de 10 cm.
A partir do sexto ano, a copa é desbastada a cada dois anos. Ramos esqueléticos esparsos crescem para cima, estendendo-se do tronco em um ângulo agudo. As macieiras jovens têm casca marrom-esverdeada, que muda para marrom-escuro com a idade. Uma característica distintiva desta variedade é a coloração uniforme dos ramos e do tronco.
Sistema radicular
O tamanho e a profundidade do sistema radicular dependem do tipo de porta-enxerto.
Frutificação
A colheita principal é formada nos ramos em forma de anel; há maçãs nos galhos e lanças frutíferas, mas em menor número. Os frutos são de tamanho médio a grande, pesando de 135 a 180 g. São achatados e apresentam poucas nervuras.

A fruta tem casca lisa e oleosa, esverdeada quando colhida, tornando-se amarelo-claro durante o armazenamento. A polpa tem uma agradável tonalidade cremosa, enquanto a casca é esverdeada. Até 50% da fruta é coberta por listras, estrias e um tom vermelho-amarronzado. Esse tom é especialmente intenso em maçãs cultivadas na face sul da copa.
Durante o armazenamento, a cor do blush borrado torna-se carmesim. Há vários pontos subcutâneos.
São pequenas, mas claramente visíveis. O funil é enferrujado, pontiagudo e cônico, com profundidade média. O pires é sulcado e largo. As câmaras de sementes são fechadas e de tamanho médio. As sementes são marrons, cônicas e de tamanho médio.

Floração e polinização
A macieira Imrus é parcialmente autofértil. Para aumentar a produtividade, polinizadores são plantados no pomar. Variedades adequadas incluem:
- Memória do guerreiro;
- Frescor;
- Kandil Orlovsky;
- Veterano.
São usadas em jardins como polinizadoras. A floração começa no início de maio. A colheita é frequentemente afetada por geadas recorrentes. Os botões são branco-rosados e as flores pequenas são rosa-claras. São coletadas em inflorescências de 4 a 6 unidades. A inflorescência é corimbosa.

Tempos de maturação e colheita de macieiras
O clima da região influencia o tempo de amadurecimento das maçãs Imrus. As maçãs amadurecem em grande número em setembro, com algumas frutas amadurecendo em outubro.
Produção e sabor dos frutos
O clima e as práticas agrícolas influenciam a produtividade. Segundo as estatísticas, a macieira Imrus começa a dar frutos abundantemente entre 4 e 6 anos de idade, com uma única árvore jovem rendendo de 20 a 30 kg de frutos.
Árvores de três anos produzem seus primeiros frutos, não produzindo mais do que 10. O rendimento aumenta com a idade.
As macieiras Imrus maduras rendem mais de 100 kg de frutos. Foi registrada uma colheita recorde de 185 kg.
Os provadores avaliaram o sabor e a aparência comercial das frutas:
- Qualidades comerciais da Imrus - 4,3;
- sabor da polpa - 4.4.
Uma escala de 5 pontos foi usada para a avaliação.

Períodos de armazenamento e uso de maçãs
Em um ambiente escuro com umidade moderada e temperaturas amenas (2-8 °C), as frutas podem ser armazenadas até março. A polpa agridoce das maçãs é usada para fazer suco, rendendo 65% do suco; o restante é polpa. As frutas são consumidas frescas. São ricas em pectina e vitaminas P e C.
Resistência a baixas temperaturas e à seca
A demanda por mudas de macieira Imrus tem se mantido estável ao longo dos anos, pois as árvores hibernam bem e não são sensíveis a oscilações bruscas de temperatura. A seca afeta a produtividade, o sabor dos frutos e a imunidade. Na ausência de chuva, as árvores precisam ser regadas.

Suscetibilidade a doenças e parasitas
Em condições de alta umidade, a árvore fica suscetível à requeima bacteriana. Em junho, pulgões podem atacar brotos jovens de Imrus.
Plantando uma árvore
A longevidade da árvore e sua produtividade dependem da escolha do local e do plantio correto.
Preparação do local
Escolha um local ensolarado. Na sombra, as macieiras demoram mais para se estabelecer, o sabor dos frutos é pior e a cor é menos vibrante. Antes de plantar, cave o solo, remova as raízes das ervas daninhas perenes e aplique fertilizante:
- húmus - pelo menos 1 balde por 1 m²;
- turfa - ½ balde por 1 m²;
- nitroammophoski - 1 colher de sopa. l/m².

Profundidade e dimensões da cova de plantio
Para garantir o desenvolvimento adequado das raízes, cave um buraco com 0,6 m de profundidade e pelo menos 0,8 m de largura. Coloque uma camada de tijolo quebrado ou brita no fundo. A drenagem evita a estagnação da água e protege as raízes da muda do apodrecimento. Para o plantio na primavera, cave o buraco no outono.
Horários e regras de desembarque
As mudas de Imrus são plantadas na primavera e no início do outono em solo quente e descongelado. A temperatura média diária ideal durante o plantio é de 12 a 14 °C. Uma mistura de solo é preparada para preencher o buraco. A maior parte do solo é terra de jardim retirada dos 15 a 25 cm superiores. São adicionados de dois a três baldes de composto e meio balde ou um balde cheio de turfa.
O algoritmo de pouso é padrão:
- uma estaca de 1,8-2 m de altura é cravada no centro do buraco e um monte de mistura de solo é despejado nela;
- uma muda é colocada no topo do monte, suas raízes são esticadas e colocadas ao longo das laterais do cone de terra;
- o buraco é preenchido com solo preparado, cada camada de 15 cm de espessura é compactada;
- faça um buraco perto do tronco, certificando-se de que o pescoço fique acima do solo (5-7 cm);
- a muda é regada generosamente;
- o buraco do tronco da árvore é coberto com húmus.

Como cuidar
Jardineiros que cultivam a variedade Imrus apreciam maçãs cultivadas organicamente. Eles conseguem cultivar suas colheitas sem o uso de inseticidas fortes.
Irrigação
As taxas aproximadas de irrigação são fornecidas na tabela. O consumo de água depende da idade da macieira e das condições climáticas. A necessidade de umidade aumenta em climas quentes.
| Idade da árvore | Consumo de água (l/m²) |
| 1 ano | 20-30 |
| 2 anos | 40-50 |
| 3-4 anos | 70-80 |
| 5 anos ou mais | 90-100 |
Como alimentar uma macieira
Durante dois anos, as mudas são alimentadas com fertilizante colocado no buraco e aplicado durante o cultivo do solo. No terceiro ano, as macieiras Imrus são alimentadas com fertilizante adicional. Na primavera, nitroammofoska é aplicado na proporção de 1 colher de sopa de grânulos por balde.

Após a colheita, fertilize com uma mistura de cinzas (500 g), superfosfato (1 colher de sopa) e sal de potássio (1 colher de sopa). A taxa de consumo é dada por 1 m² e aumenta à medida que a copa da árvore cresce.
Formação da coroa
Na primavera, antes que a seiva comece a fluir, é realizada a poda sanitária. Isso envolve a remoção de galhos danificados pelo clima, geadas, pragas e infecções. Os primeiros quatro anos são dedicados à formação da copa da macieira. Durante a poda de formação, são removidos os brotos que crescem para dentro, os brotos descendentes e quaisquer galhos em excesso que criem sombra indesejada.
Tratamentos preventivos
O tronco e os galhos esqueléticos são caiados. Sulfato de cobre é adicionado à cal. Isso reduz o risco de doenças fúngicas. Na primavera, uma cinta de retenção é colocada no tronco. Ela é trocada a cada 10 dias. Isso protege a macieira Imrus de pragas.

Cuidando do círculo do tronco da árvore
A área ao redor dos troncos das árvores jovens é mantida limpa, as ervas daninhas são mantidas afastadas e a camada superficial do solo é solta. A cada dois anos, o solo ao redor do tronco é coberto com uma camada de esterco; à medida que apodrece, transforma-se em húmus. Ao redor das macieiras maduras, o solo é coberto com turfa e a grama é cortada várias vezes durante o verão.
Proteção de inverno
Duas semanas antes do início da geada, regue as árvores para repor a umidade. Ao mesmo tempo, aplique fertilizantes de fósforo e potássio (superfosfato, sulfato de potássio) no solo. A dosagem é baseada na tabela impressa na embalagem. Em regiões com invernos rigorosos, as macieiras Imrus jovens são cobertas com material de cobertura e a área ao redor do tronco é coberta com húmus, turfa e serragem apodrecida.

Subespécies e variantes
A variedade Imrus tem três variedades adicionais, produzidas usando diferentes tipos de porta-enxertos.
Colunar
Não possui ramos esqueléticos ou laterais. O tronco tem aproximadamente 3 metros de altura e fica coberto de frutos durante a época de frutificação.
Anão
O porta-enxerto utilizado é o M-9 bkb 62396. A macieira anã Imrus começa a dar frutos no 2º ou 3º ano e, após 10 a 15 anos, a produção diminui.

Semi-anão
Estacas de macieira Imrus são enxertadas no porta-enxerto semianão 54118 ou M4. A primeira colheita de maçãs ocorre do quinto ao oitavo ano.
Métodos de reprodução
Mudas de macieira com raízes próprias são cultivadas a partir de sementes estratificadas. As mudas de Imrus são cultivadas em campo aberto. A variedade é mais frequentemente propagada vegetativamente por meio de estacas. Estas são colhidas no início da primavera ou no final do outono e armazenadas em um porão ou geladeira até a chegada do clima quente. Em seguida, são plantadas em um viveiro para o enraizamento.

Avaliações da variedade
Anna Viktorovna, 44, Moscou: "O lençol freático na minha dacha é alto, então planto macieiras em porta-enxertos anões. Os frutos de Imrus têm casca fina, então os colhemos com cuidado para não danificá-los. Nós os armazenamos em cestos na adega e os comemos em fevereiro."
Ekaterina Ivanovna, 60 anos, Lesosibirsk: "Depois de me aposentar, me dediquei ao meu jardim. Plantei diversas variedades de macieiras, sendo a Imrus a minha favorita. Não começamos a comer essas maçãs imediatamente, mas depois de um mês. O sabor fica mais intenso."
Galina Sergeevna, 33, região de Moscou: "Cultivamos esta variedade para armazenamento de longo prazo. Outras macieiras perdem o sabor rapidamente, mas as maçãs Imrus duram no porão até a primavera."











