- História da variedade
- Descrição da macieira Mackintosh
- Dimensões de uma árvore adulta
- Avaliação de degustação de maçãs, âmbito de aplicação
- Prazo de validade e transportabilidade
- Características da cultura
- Habitat
- Imunidade a doenças e insetos
- Resistência a temperaturas abaixo de zero
- Polinização e autofertilidade
- Tempos de maturação e colheita
- Produtividade e crescimento anual
- Plantio e cuidados
- Datas e arranjos de assentos
- Preparando o local e a cova de plantio
- Tecnologia de plantio de mudas
- Fertilizante e rega
- Tratamento preventivo
- Poda e modelagem de copa
- Preparando a árvore para o inverno
- Como propagar uma árvore
- Variedades relacionadas
- Filha Mackintosh
- Preto
- Cortland
- Macintosh americano
As maçãs são a fruta mais popular do mundo. Um grande número de variedades híbridas e subtipos desta fruta saborosa e saudável foram desenvolvidos. Esta fruta fácil de cultivar é cultivada tanto nas regiões do sul quanto nos climas frios do norte. Há mais de 200 anos, a variedade de maçã Mackintosh foi desenvolvida, tornando-se posteriormente a ancestral de muitas variedades e subtipos.
História da variedade
As origens da variedade remontam ao século XVIII. O agricultor canadense John McIntosh comprou um terreno para sua fazenda, onde descobriu várias mudas de macieira. Ele replantou as árvores, mas em meados do século XIX, apenas uma árvore sobreviveu, que só parou de dar frutos no início do século XX.
É esta macieira sobrevivente que é considerada a ancestral da variedade de maçã McIntosh.
No século passado, a variedade McIntosh começou a ser cultivada ativamente no Canadá e na América do Norte. Posteriormente, a nova safra de frutas cruzou o oceano e começou a ser cultivada em toda a parte europeia do nosso continente.
Interessante! Foi a maçã Macintosh que se tornou o principal símbolo e emblema da empresa fundada por Steve Jobs, conhecida como Apple.
Descrição da macieira Mackintosh
Na Rússia e nos países da CEI, a variedade de maçã McIntosh é conhecida como Autumn Red-Boked ou Autumn Khoroshevka.
Com os devidos cuidados e na hora certa, as macieiras Mackintosh produzem altos rendimentos, toleram facilmente geadas leves e têm uma longa vida útil quando maduras, contendo muitas vitaminas essenciais para a saúde humana.

Dimensões de uma árvore adulta
As árvores frutíferas desta variedade crescem até 5-7 m. A copa é alongada, de formato piramidal, com ramos retos e espalhados de tonalidade avermelhada.
As folhas são de tamanho médio, ovais e verde-brilhantes. À medida que o outono se aproxima, uma flor amarelada aparece nas folhas, indicando que o fruto está prestes a amadurecer.
O período de floração começa em meados ou no final de maio e dura de 7 a 10 dias. As macieiras começam a florescer no segundo ano de crescimento. As primeiras colheitas abundantes ocorrem do quinto ao sétimo ano de vida da árvore.
Avaliação de degustação de maçãs, âmbito de aplicação
Especialistas classificam o sabor da fruta como excepcional. Isso é verdade, pois as frutas brilhantes e bonitas não são apenas deliciosas, mas também saudáveis. Nos países ocidentais, a variedade de maçã McIntosh é parte obrigatória da dieta em pré-escolas e instituições de ensino.
Os frutos são grandes, de 150 a 200 g, com polpa branca, suculenta e doce, e aroma pronunciado de maçã.
A casca é fina, mas protege bem a polpa contra danos. Os frutos maduros são amarelos ou verdes, com um tom vermelho vivo ou bordô.

Frutas maduras são destinadas principalmente ao consumo cru.
As maçãs McIntosh são usadas comercialmente para fazer papinhas, sucos, néctares, geleias e conservas. Elas também são secas, cozidas, assadas, adicionadas a sobremesas e enlatadas.
Prazo de validade e transportabilidade
Após a colheita, as maçãs amadurecem armazenadas por 2 a 3 semanas. Sob condições adequadas de armazenamento, as frutas de outono mantêm seu sabor e aparência por 3 a 5 meses. A casca fina, porém resistente, das maçãs permite que sejam transportadas por longas distâncias sem risco de danos.
Características da cultura
Como qualquer fruta, a variedade tem suas vantagens e desvantagens.
Vantagens:
- As macieiras dão frutos regularmente todos os anos.
- A cultura da fruta é despretensiosa em termos de cuidados.
- Muito bem avaliado pelo seu sabor.
- Duração do armazenamento de frutas maduras.
- Resistente a mudanças de temperatura e geadas leves.
- As frutas contêm alto teor de vitaminas e minerais.

As vantagens desta variedade incluem o fato de que a poda das árvores não é difícil.
Imperfeições:
- Infelizmente, quanto mais velha a árvore fica, menos frutos ela dá.
- O amadurecimento dos frutos ocorre em momentos diferentes.
- As culturas frutíferas são suscetíveis a certas doenças e pragas.
Importante! Tratamentos preventivos oportunos nas árvores reduzirão significativamente o risco de pragas e doenças.
Habitat
A macieira Mackintosh é cultivada comercialmente no Canadá, América do Norte, Europa e CEI. Na Rússia, regiões com climas temperados quentes e meridionais são consideradas favoráveis ao cultivo desta variedade de maçã. As maiores plantações desta árvore frutífera são encontradas no Cáucaso e nos solos chernozem do Baixo Volga.

Imunidade a doenças e insetos
A principal ameaça às árvores são as doenças fúngicas, às quais as macieiras são praticamente vulneráveis. Se as diretrizes de cuidado não forem seguidas, o risco de disseminação de sarna e oídio aumenta. A falta de prevenção precoce de doenças aumenta o risco de perda da árvore frutífera.
Além disso, não se esqueça das pragas. Pulgões representam uma ameaça à cobertura verde da árvore, e traças da maçã podem destruir toda a colheita.
Resistência a temperaturas abaixo de zero
Em regiões com climas moderados e quentes, as macieiras McIntosh sobrevivem facilmente aos invernos. Pequenas flutuações de temperatura e geadas curtas não afetam o crescimento, o desenvolvimento ou a frutificação da planta. No entanto, geadas prolongadas abaixo de -20 °C (-4 °F) causam o congelamento das árvores, o que impacta negativamente a colheita da temporada seguinte.

Polinização e autofertilidade
A frutificação da macieira McIntosh não depende da polinização de vizinhas; mesmo sem elas, a árvore produz grandes safras de frutas. No entanto, as árvores frutíferas vizinhas têm um efeito positivo na velocidade e na quantidade de frutificação e melhoram o sabor dos frutos maduros.
Importante! Para garantir o crescimento e desenvolvimento adequados, as macieiras são impedidas de dar frutos durante os primeiros 3 a 4 anos de crescimento, removendo flores e ovários.
Tempos de maturação e colheita
As árvores amadurecem seus frutos um após o outro. A colheita dos frutos maduros começa no final de agosto e termina em outubro.

Produtividade e crescimento anual
Jardineiros e agricultores há muito apreciam a produtividade desta fruteira. A macieira dá frutos anualmente, rendendo até 200 kg de frutos maduros e deliciosos por árvore.
O crescimento anual da árvore é de 7 a 9 cm durante a estação de crescimento.
Plantio e cuidados
O plantio oportuno de mudas em terreno aberto e os cuidados adequados são os principais fatores que influenciam a vida útil de uma fruticultura e seu rendimento.
Datas e arranjos de assentos
As árvores são plantadas em campo aberto no início da primavera ou do outono. O trabalho de primavera é realizado antes do surgimento dos primeiros brotos. No outono, as árvores frutíferas são plantadas, dependendo do clima da região. O segredo é dar à muda 40 a 50 dias para criar raízes antes da primeira geada forte.

Ao plantar mudas, considere o tamanho das árvores adultas. Deixe pelo menos 1,5 a 2 metros entre as plantas jovens e 2 metros entre as fileiras.
Preparando o local e a cova de plantio
Para cultivar árvores frutíferas, escolha um local bem iluminado e com leve elevação. Águas subterrâneas próximas causam apodrecimento do rizoma e a disseminação de doenças fúngicas. As árvores também não toleram ventos frios fortes e correntes de ar.
O solo para o plantio é preparado com antecedência. Se as mudas forem plantadas na primavera, a área é completamente cavada no outono e o solo é misturado com composto e fertilizante.
Para o trabalho de outono, o local é preparado na primavera ou no verão. Covas para o plantio das mudas são cavadas com 2 a 3 semanas de antecedência. As covas devem ter pelo menos 60 cm de profundidade e 70 a 90 cm de largura. Pequenas pedras ou brita são colocadas nas covas, e o solo é misturado com fertilizantes orgânicos e nitrogenados.

Tecnologia de plantio de mudas
Para evitar erros na escolha das mudas, é melhor comprá-las em viveiros e centros de jardinagem de boa reputação. As mudas são cuidadosamente inspecionadas em busca de danos, doenças e pragas. Os rizomas das plantas devem estar bem desenvolvidos e úmidos, livres de danos, caroços e crescimentos.
- Antes do plantio em terreno aberto, as plantas são imersas em água morna e sedimentada por 3 a 4 horas e depois tratadas com uma solução de manganês ou preparações antibacterianas especiais.
- Solo fértil preparado é despejado no fundo do buraco, uma pequena depressão é feita e um suporte é colocado para sustentar a planta.
- A muda é colocada no buraco, suas raízes são cuidadosamente espalhadas e cobertas com terra. Não deve haver espaço entre as raízes e a terra.
- O solo ao redor da árvore é cuidadosamente compactado e regado.
Importante! O ponto onde o tronco da muda encontra o rizoma é chamado de colo da raiz. Durante o plantio, o colo da raiz permanece de 5 a 7 cm acima do nível do solo.
Fertilizante e rega
As árvores são regadas de 4 a 5 vezes ao longo da estação. A primeira rega ocorre imediatamente após o plantio das mudas em campo aberto. A próxima rega ocorre de 7 a 10 dias depois. Posteriormente, as macieiras são regadas abundantemente uma vez por mês. Durante períodos de seca e calor extremo, a irrigação é realizada com mais frequência.
As culturas de frutas são alimentadas com fertilizantes orgânicos, minerais e nitrogenados.
O fertilizante orgânico é aplicado uma vez por estação. Durante o período de crescimento e desenvolvimento, as árvores precisam de suplementos de nitrogênio. Antes da dormência de inverno, fertilizantes à base de fósforo são adicionados ao solo.
Tratamento preventivo
Para prevenir pragas e doenças, as árvores frutíferas são pulverizadas profilaticamente a cada primavera e outono. Na primavera, os tratamentos são realizados antes da floração e da frutificação. Se necessário, a repetição dos tratamentos é realizada após a floração. Produtos à base de fungicidas ou soluções de sabão e tabaco são utilizados para esse fim.

Poda e modelagem de copa
A primeira poda formativa é realizada imediatamente após o plantio da árvore em terreno aberto. Como a copa da árvore é alongada, todos os galhos são aparados de 5 a 7 cm abaixo do tronco principal. poda formativa de macieiras O Macintosh é executado conforme necessário.
A poda sanitária é realizada a cada primavera e outono. Galhos danificados, secos, quebrados e congelados são removidos das árvores.
Preparando a árvore para o inverno
Antes das férias de inverno, são realizadas as seguintes atividades:
- O círculo do tronco da árvore é cuidadosamente solto, amontoado e coberto com turfa, serragem ou folhas secas.
- O tronco da árvore é tratado com cal ou cal.
- Para evitar danos à casca por roedores e pequenos animais, a parte inferior do tronco é envolvida em tela ou coberta com um material especial.
- Em regiões com invernos com muita neve, um grande monte de neve se forma sob a árvore, o que protege os cavalos do congelamento.
Importante! Se o verão e o outono foram secos, regue as macieiras generosamente antes do inverno.
Como propagar uma árvore
As macieiras da variedade McIntosh são propagadas por estacas, alporquia ou enxertia de estacas em um porta-enxerto adequado.
- A maneira mais fácil de propagar macieiras é por meio de estacas. Isso envolve podar a parte superior dos galhos maduros da árvore, plantá-los em vasos até que as primeiras raízes apareçam e só então transplantá-los para o terreno aberto.
- Para propagar por alporquia, faça um corte na base de um galho forte e saudável na primavera. Em seguida, preencha o corte com turfa e envolva-o firmemente em filme plástico. Até que as primeiras raízes apareçam, umedeça a turfa conforme necessário.
- A enxertia de estacas é um método complexo e trabalhoso de propagação de macieiras, que somente jardineiros experientes conseguem fazer.

Variedades relacionadas
Inúmeras variedades desta fruta foram desenvolvidas a partir da variedade de maçã Mackintosh. Muitas variedades híbridas são resistentes à geada, tornando-as adequadas para cultivo mesmo em climas do norte.
Filha Mackintosh
A macieira Mackintosh, uma variante da variedade "Daughter", foi cultivada por criadores russos para maior tolerância ao frio. Esta árvore frutífera é conhecida por sua produção abundante e longa vida útil. Começa a dar frutos cinco anos após o plantio. A árvore produz frutos verdes com um tom vermelho vivo.
Preto
A variedade Black é outra macieira resistente à geada e à seca. A primeira colheita ocorre quatro anos após o plantio. A árvore cresce pequena, o que é uma vantagem para pequenos jardins. Os frutos são de tamanho médio, amarelo-esverdeados, com polpa suculenta e doce, e um leve toque de acidez.
Cortland
Uma das variedades mais antigas da variedade Mackintosh, a macieira Cortland foi introduzida na Europa no início do século passado e ainda é cultivada ativamente por jardineiros e agricultores. A única desvantagem desta árvore frutífera é sua baixa resistência à sarna.
Macintosh americano
A variedade americana McIntosh é uma pequena macieira com frutos vermelhos brilhantes, suculentos e doces. Esta fruta, um depósito de vitaminas e nutrientes, é usada na alimentação de bebês e na nutrição dietética.











