- História da seleção da variedade Orlinka
- Prós e contras: vale a pena plantar?
- Característica
- Dimensões da árvore
- Sistema radicular
- Frutificação
- Floração e polinizadores
- Produção e sabor dos frutos
- Transportabilidade e utilização de maçãs
- Resistência à seca e à geada
- Suscetibilidade a doenças
- Plantando uma macieira
- Prazos
- Seleção e preparação do local
- Preparação de mudas e tecnologia de plantio
- Regras de cuidado com as plantas
- Rega
- Fertilização
- Cuidando do círculo do tronco da árvore
- Poda e modelagem de copa
- Tratamentos sazonais
- Protegendo árvores no inverno
- Subespécies do híbrido
- Em um porta-enxerto semianão
- Em um porta-enxerto anão
- Métodos de reprodução
- Avaliações de jardineiros
A cada ano, novas variedades de maçã são desenvolvidas e as antigas são aprimoradas. Um dos melhores híbridos é a variedade de maçã Orlinka. Essa variedade tem muitas vantagens e poucas desvantagens, e é por isso que é tão popular entre muitos jardineiros.
História da seleção da variedade Orlinka
A variedade Orlinka foi criada a partir do cruzamento das macieiras Stark Erliest Prekos e Salut. O novo híbrido foi desenvolvido em 1978 no Instituto Russo de Pesquisa de Fruticultura. Em 1994, a variedade Orlinka foi aceita para testes e, em 2000, foi adicionada ao Registro Estadual.
Prós e contras: vale a pena plantar?
As vantagens da variedade Orlinka incluem:
- Qualidades de sabor das frutas.
- Precocidade.
- Produtividade.
- Resistência à crosta.
- Resistência à geada.
Uma das desvantagens é o período de frutificação prolongado. As maçãs não amadurecem todas de uma vez; o período de amadurecimento dura várias semanas.
Característica
Antes de comprar uma muda, você deve estudar as características e a descrição da árvore para não se decepcionar com sua escolha depois.

Dimensões da árvore
A árvore é alta, com copa arredondada e extensa. Os galhos são retos, longos e dispostos de forma compacta. As pontas dos galhos apontam para cima.
Sistema radicular
O sistema radicular é poderoso e extenso.
Frutificação
A frutificação é abundante, mas o período de maturação para colheita é prolongado. A variedade é considerada de maturação no início do verão, a colheita amadurece em meados de agosto. A colheita pode ser armazenada até o início de setembro. As maçãs são grandes, pesando até 200 g.

Floração e polinizadores
As flores são grandes, com até 2 cm de diâmetro. As pétalas são rosa-claro. A variedade Orlinka é autofértil e frequentemente plantada como polinizadora de outras macieiras.
Produção e sabor dos frutos
Uma única árvore adulta pode render até 25 kg de frutos. Os frutos maduros são deliciosos, com polpa doce e um sabor agradavelmente ácido. Se as maçãs ficarem penduradas na árvore por muito tempo, a polpa fica aguada e sem sabor. Nota de degustação: 4,2 de 5.
Transportabilidade e utilização de maçãs
Frutas colhidas transportam-se bem, mas não por longas distâncias. Frutas danificadas devem ser descartadas imediatamente. Elas não se conservam bem e começam a mofar, o que pode se espalhar para maçãs saudáveis. Recomenda-se armazenar as frutas colhidas em temperaturas de até 7 graus Celsius.

As maçãs têm uma ampla gama de usos. Graças ao seu excelente sabor, são consumidas frescas, usadas em compotas, conservas e assados.
Resistência à seca e à geada
A resistência à geada é boa; a árvore tolera temperaturas de até -25 graus Celsius. A macieira também tolera bem secas de curta duração.
Suscetibilidade a doenças
Uma das vantagens da variedade Orlinka é sua resistência à sarna e a uma série de outras doenças da fruta. Com os devidos cuidados, você pode esquecer completamente as doenças da macieira.

Plantando uma macieira
Um dos aspectos mais importantes do cultivo de uma macieira é o plantio. Antes de plantar uma muda em campo aberto, é essencial preparar o solo com antecedência e determinar o momento e o local.
Prazos
As mudas de macieira são plantadas na primavera ou no outono, dependendo da região de cultivo. Em regiões com climas moderados e frios, o plantio na primavera é preferível, quando a temperatura externa atinge valores acima de zero. Isso dará às mudas tempo para se estabelecerem durante o verão, e não haverá risco de congelamento no inverno. Nas regiões do sul, as macieiras são plantadas no outono.

Seleção e preparação do local
As macieiras preferem crescer em áreas abertas e ensolaradas, protegidas de correntes de ar frio. Solo leve, fértil e bem drenado é ideal para o plantio.
A preparação do local para o plantio começa no outono. O solo é revolvido e todas as ervas daninhas em crescimento são arrancadas. O solo é então misturado com esterco bem curtido e um fertilizante mineral complexo é adicionado.
Na primavera, cave o solo novamente e, se necessário, arranque mais ervas daninhas. Após essas etapas, você pode começar a plantar.

Preparação de mudas e tecnologia de plantio
Para acelerar o processo de enraizamento, as raízes das mudas são mergulhadas em um ativador de crescimento algumas horas antes do plantio. Em seguida, imediatamente antes do plantio, para proteger o sistema radicular, elas são mergulhadas em uma solução de argila líquida. A muda deve ser plantada imediatamente depois, antes que a argila tenha tempo de secar.
O processo de plantio de uma muda em terreno aberto:
- Cave um buraco de 1 m de profundidade e 90 cm de largura.
- Adicione material de drenagem fino no fundo.
- Plante a muda e enterre-a.
- Levemente compacto próximo ao colo da raiz.
- Se necessário, coloque uma estaca de madeira por perto e amarre a muda a ela até que ela fique mais forte.

Ao final do plantio, a muda de macieira é regada generosamente. Se várias macieiras forem cultivadas nas proximidades ou outras árvores frutíferas já estiverem crescendo, deixe uma distância de até 4 metros entre elas.
Regras de cuidado com as plantas
Com os devidos cuidados, a árvore produzirá uma boa colheita todos os anos e raramente ficará doente.
Rega
As macieiras não precisam de rega frequente. Apenas as mudas jovens precisam de rega regular, de 2 a 3 vezes por semana. As árvores maduras são regadas pela primeira vez na primavera, antes da brotação. Depois, durante a frutificação. Regue mais conforme necessário. Uma árvore requer 50 litros de água.

Fertilização
Os fertilizantes são aplicados ao solo antes que a seiva comece a fluir e os brotos comecem a abrir. Durante esse período, a árvore precisa de fertilizantes contendo nitrogênio. Estes são aplicados antes do início da formação dos frutos. Em seguida, fósforo e potássio são adicionados ao solo. Por exemplo, superfosfato, sal de potássio, fosfato de amônio e metafosfato de potássio.
Esses fertilizantes aumentam o número de ovários e melhoram o sabor da fruta.
Além dos fertilizantes minerais, os orgânicos também são importantes. Uma vez por estação de cultivo, o solo é misturado com esterco ou composto decomposto. Cinzas de madeira são polvilhadas no solo antes da rega.

Cuidando do círculo do tronco da árvore
O solo ao redor do tronco da árvore é solto várias vezes por semana e as ervas daninhas são arrancadas.
Poda e modelagem de copa
A coroa é formada imediatamente após o plantio da muda no solo. No primeiro ano, a parte superior é podada. No segundo ano, os três ramos mais fortes são deixados. No terceiro ano, as pontas desses ramos e os mais fracos são podados.
No quarto ano a coroa estará formada.
Todo outono, é realizada uma poda sanitária, durante a qual os galhos secos e danificados são removidos. No verão, é realizada uma poda de desbaste das copas densas, se necessário.

Tratamentos sazonais
No início da primavera, para evitar pragas, as árvores são pulverizadas com calda bordalesa ou sulfato de cobre. O mesmo pode ser feito no outono, após a colheita. Também no outono, o solo é escavado a uma profundidade de 15 a 20 cm para evitar o aparecimento de insetos na primavera.
Protegendo árvores no inverno
Variedades resistentes à geada não precisam ser preparadas para o inverno. Basta cobrir o solo com cobertura morta e envolver a parte inferior do tronco com estopa para evitar que ratos roam a casca.

Subespécies do híbrido
Existem várias subespécies da macieira Orlinka. Os porta-enxertos anões começam a frutificar mais cedo e produzem maiores rendimentos. No entanto, eles também têm uma vida útil mais curta, de 2 a 3 anos, do que os porta-enxertos mais altos. Além disso, devido à natureza do seu sistema radicular, essas subespécies são menos resistentes à geada.
Em um porta-enxerto semianão
Se você usar um porta-enxerto semianão, a árvore atingirá uma altura de até 4 m. A árvore começará a dar frutos no 3º ou 4º ano.
Em um porta-enxerto anão
A árvore atinge até 3 m de altura. A copa é moderadamente espalhada e de formato oval. As primeiras maçãs aparecem na árvore no segundo ou terceiro ano.

Métodos de reprodução
Métodos de propagação de macieiras:
- mudas;
- estacas;
- crescimento jovem.
Para propagação por estacas, elas são preparadas no outono. Brotos de um ano com quatro botões grandes são cortados. Eles são armazenados em local fresco até o final de fevereiro. Por volta de março, as estacas são enraizadas em ambientes internos e, quando o clima esquenta, são transplantadas para o exterior.

Outra opção é desenterrar um broto que cresce perto da árvore e plantá-lo. No entanto, neste caso, as árvores resultantes nem sempre mantêm todas as características da planta-mãe. A maneira mais fácil, no entanto, é comprar uma muda pronta em um viveiro de confiança.
Avaliações de jardineiros
Marina, 41 anos: "Uma variedade boa e produtiva. A macieira sempre dá frutos abundantes. Colhemos as maçãs já no final de julho. Elas são muito saborosas e doces, mas não duram muito. No geral, uma variedade excelente, uma das minhas favoritas."
Konstantin, 30 anos: "É uma boa variedade, não posso reclamar da produção. As maçãs também são deliciosas, embora seja uma pena que não durem muito. A árvore tolera bem a geada; moramos no norte, então às vezes a casca congela um pouco, mas não é crítico."











