- Época e especificidades do trabalho de propagação de pomares de maçãs
- No inverno
- No verão
- Na primavera
- Métodos de propagação de macieiras
- Estacas
- Estacas sem enxertia
- Verde
- Raiz
- lignificado
- Como preparar estacas?
- Sementes
- Pelos olhos (brotando)
- Método do ramo quebrado
- Camadas de ar
- Instruções de enraizamento
- Seleção de solo e fertilizantes
- Métodos de enraizamento
- Em batatas
- Na caixa
- Plantando no chão
- Enxerto
- Na água
- Peculiaridades da propagação de macieiras colunares
- Erros básicos em estacas
Para garantir um jardim frutífero todos os anos, as árvores precisam ser renovadas. As macieiras são fáceis de propagar. Se elas atingiram o fim de sua vida útil, você não precisa necessariamente comprar uma muda de um viveiro; você pode usar brotos ou estacas de uma árvore que já esteja dando frutos há muito tempo, produzindo maçãs suculentas e deliciosas. A melhor maneira de propagar uma macieira depende da experiência e do conhecimento do jardineiro. Nem todos os jardineiros conseguem lidar com a brotação, mas podem usar o método mais simples de enraizar estacas.
Época e especificidades do trabalho de propagação de pomares de maçãs
Para cultivar árvores frutíferas saudáveis, rejuvenescer as antigas e desenvolver novas variedades, certos procedimentos são realizados na horta a cada estação.
No inverno
Durante o período mais frio do ano, a neve é recolhida até a base das macieiras, e as árvores são caiadas caso não tenham sido podadas no outono. Jardineiros experientes começam a poda no final de fevereiro.
No verão
Em julho e agosto, as maçãs amadurecem, marcando a época da colheita e do armazenamento. Nesta estação, apenas os galhos mortos e danificados são removidos; os brotos saudáveis não são podados, mas sim pinçados para limitar o crescimento.
Na primavera
O trabalho mais pesado ocorre em março e abril. A área do jardim é limpa de detritos e o solo é solto. Antes que a seiva comece a fluir:
- formar a coroa;
- realizar podas de manutenção;
- Borrife as árvores com calda bordalesa.

Para caiar troncos de árvores, misture giz, cola de caseína e sulfato de cobre. Fertilizantes contendo nitrogênio são adicionados ao solo.
Métodos de propagação de macieiras
Existem diferentes métodos usados para renovar um jardim, alguns dos quais estão disponíveis apenas para profissionais, enquanto outros são adequados para jardineiros iniciantes.
Estacas
O material de propagação da macieira pode ser colhido em qualquer época do ano, mesmo no inverno, mas o início do verão é ainda melhor. O crescimento fresco é selecionado da camada inferior da árvore:
- No início da manhã, os galhos são encurtados para obter estacas de 15 ou 20 cm de comprimento.
- Os cortes são lubrificados com o medicamento "Kornevin".
- Os espaços em branco são colocados na janela, colocados na água junto com um estimulador de crescimento.

Após três semanas, pequenas raízes se formarão nas mudas de macieira. Quando atingirem 60 mm de tamanho, as mudas serão movidas para um terreno aberto.
Estacas sem enxertia
Antes de plantar, cave buracos no solo e fertilize-os com húmus e fertilizantes minerais. Coloque não uma, mas várias mudas enraizadas em cada buraco. Regue-as regularmente e solte o solo para garantir que criem raízes. No outono, desenterre as mudas maduras e coloque-as individualmente. Para o inverno, isole os troncos com galhos de abeto ou tecido, e as raízes com turfa ou composto.
Verde
Para preservar as características varietais da macieira e garantir altas taxas de sobrevivência, estacas verdes são retiradas dos brotos entre o final da primavera e o início do verão, garantindo que o corte inferior fique acima do broto e o superior 10 mm acima dele. Uma folha é removida e as outras duas são cortadas ao meio.
Encha a caixa com terra até uma profundidade de 6 ou 7 cm e, em seguida, adicione areia úmida. Insira as mudas preparadas, cada uma com três gemas, a uma profundidade de 20 mm. A distância entre elas deve ser de aproximadamente 5 cm.
Uma estufa é construída sobre a caixa, que é mantida em sombra parcial, usando arcos e lonas plásticas. A película é removida periodicamente e o substrato é borrifado com água. As mudas começam a enraizar em três semanas, e a lona plástica é removida. O solo é regularmente solto e regado. No outono, as mudas de macieira são transferidas para uma estufa ou área externa e isoladas para o inverno.

Raiz
Árvores frutíferas de qualquer variedade podem ser propagadas a partir de estacas retiradas de macieiras com até sete anos de idade. Essas estacas não são retiradas de galhos, mas de raízes com pelo menos 10 cm de comprimento e 5 a 8 mm de espessura. Uma vala é cavada na área, serragem é adicionada ao fundo e as estacas são cobertas com serragem. As estacas são então cobertas com terra e, em áreas sem neve, são isoladas com ramos de abeto.
No início da primavera, os espaços em branco são colocados em ângulo em uma caixa cheia de serragem, de modo que a parte superior fique acima deles.
O recipiente é umedecido e deixado em um ambiente com temperatura de pelo menos 20 °C. Quando os brotos aparecem, os brotos das raízes começam a crescer. Quando atingem 1 cm de comprimento, são plantados em sulcos a uma profundidade de 20 mm.
lignificado
No final de dezembro, brotos saudáveis com um ou dois anos de idade são selecionados da macieira. Esses brotos estão localizados nas camadas intermediárias da copa, voltados para o sul ou leste, e já desenvolveram lenhosidade. Os galhos são quebrados em vários pontos sem danificar a casca.

Aplique fita adesiva nas linhas de dobra. Remova a fita no início da primavera, corte as mudas em ângulo nas quebras e coloque-as em garrafas plásticas escuras sem gargalo. Coloque uma esponja porosa no fundo, adicione uma camada de 5 cm de água macia e adicione tabletes de carvão.
Os recipientes são mantidos no parapeito de uma janela. Quando as raízes emergem das pontas das mudas, elas são movidas para uma área semi-sombreada. No outono, os galhos lenhosos se transformam em verdadeiras mudas de macieira. Este método de propagação preserva as características varietais da árvore.
Como preparar estacas?
Na primavera, ramos jovens e fortes, com um ano de idade, são selecionados da camada inferior de uma macieira com no máximo 10 anos. De manhã, antes que a umidade evapore, estacas de 20 a 40 cm de comprimento são removidas com tesoura de poda ou faca. Os brotos colhidos no verão são imediatamente enraizados ou deixados para enxertia, após os cortes terem sido tratados com um estimulante de crescimento.
Sementes
Sementes de maçã são usadas por cultivadores para criar híbridos. Ao polinizar as flores de uma variedade de árvore com outra, as sementes resultantes contêm características de ambas as matrizes.
![]()
Em casas de veraneio, uma macieira silvestre é cultivada a partir de uma semente de macieira, na qual é enxertada uma variedade preferida. A árvore começa a dar frutos após pelo menos seis anos. Uma macieira cultivada a partir de um porta-enxerto de semente é fácil de cultivar e produz um alto rendimento.
Pelos olhos (brotando)
Jardineiros experientes utilizam diversos métodos para propagar árvores frutíferas. Um deles é a enxertia:
- Uma incisão é feita no porta-enxerto selecionado com uma faca afiada.
- A casca é dobrada para trás nas extremidades.
- Uma estaca com pecíolo de 15 mm de comprimento é inserida na camada exposta da macieira.
- A casca não utilizada é aplicada firmemente no corte do broto, fixada ao tronco, sem tocar o solo em crescimento.
Para melhorar a sobrevivência, a brotação começa pela manhã no outono; um resultado positivo na primavera é observado em apenas 10% dos casos.
A vantagem desse método é que até 4 coroas são criadas no tronco e frutos de diferentes variedades amadurecem.
Método do ramo quebrado
Para propagar uma macieira em janeiro ou fevereiro, selecione um galho forte e saudável de dois anos e quebre-o com cuidado para não danificar a casca. Dobre o broto e prenda-o a um fio com fita isolante.
No final do primeiro mês da primavera, a parte superior do broto é separada do broto-mãe com uma faca afiada. Quatro brotos são deixados na parte inferior, e um corte é feito no local do broto do novo ramo.
Retire o gargalo de uma garrafa plástica escura de 2 litros, despeje água até uma profundidade de 50 mm, adicione 2 tabletes de carvão e insira o corte preparado.

Quando as raízes emergentes crescem até 6 cm, o broto é transplantado para o local.
Camadas de ar
Para propagar sua variedade favorita de macieira, no início da primavera, todas as folhas são arrancadas do topo do broto frutífero e o anel de casca é removido.
Enrole uma bola de musgo úmido, divida-a ao meio e enrole-a ao redor da área exposta. Trate a área com Kornevin ou Zircon e envolva-a em filme plástico.
Assim que a seiva começa a fluir, o broto é removido da camada de ar. Após algum tempo, raízes se formarão onde a casca foi removida. Em seguida, o broto é cortado do galho-mãe, o filme plástico é removido e ele é plantado em terreno aberto.
Instruções de enraizamento
Às vezes, ao tentar propagar uma macieira, os jardineiros colhem inúmeras mudas, que apodrecem e morrem. Essa ocorrência infeliz ocorre quando se utiliza material de baixa qualidade ou o procedimento não é realizado corretamente.

Seleção de solo e fertilizantes
Para que as estacas criem raízes, elas precisam ter brotos. Os locais cortados são tratados com estimulantes de crescimento, como "Zircon" e "Heteroauxin", e colocados em um substrato ou outro meio nutritivo.
Métodos de enraizamento
Existem vários métodos pelos quais estacas retiradas para propagação formam espessamentos de calos, que com o tempo produzem raízes.
Em batatas
Este método incomum permite que as mudas tenham acesso aos nutrientes naturais, estimulantes de crescimento e amido encontrados nas batatas. Um broto com uma ou duas gemas é inserido em um tubérculo sem olhos, que é então enterrado e regado. Um frasco ou garrafa de plástico é colocado sobre a muda. Ela é arejada e umedecida e, em 7 a 10 dias, o broto criará raízes.

Na caixa
Encha qualquer recipiente com um substrato respirável preparado pela combinação de vários componentes em proporções iguais: areia, terra de jardim, turfa e perlita. Para evitar regar demais as mudas de macieira, coloque barbantes no fundo da caixa, no parapeito da janela, com as pontas penduradas em um recipiente com água.
Quando os brotos começarem a inchar, adicione um fertilizante complexo ao frasco; quando as raízes aparecerem, as mudas serão encurtadas.
Plantando no chão
Para evitar complicações com caixas, cave buracos em uma área aberta e preencha-os com terra e serragem. Uma camada de 10 cm de areia seca é adicionada sobre o substrato para evitar o crescimento de ervas daninhas e melhorar a permeabilidade ao ar. As mudas plantadas no solo são cobertas com lutrasil ou um recipiente de plástico e alimentadas com esterco de galinha ou fertilizante nitrogenado.

Enxerto
Na segunda metade do outono, brotos de três gemas, com 30 a 35 cm de comprimento, são colhidos de brotos de macieira com mais de um ano. Eles são envoltos em pano úmido e levados para o porão, onde são colocados na vertical. O corte superior do broto é feito em ângulo, enquanto o corte inferior depende do método de enxertia utilizado:
- brotando;
- para a casca;
- na fenda;
- na incisão.
O procedimento deve ser realizado em um dia claro e seco. A ponta do rebento é encurtada com um movimento de afastamento. Durante o primeiro ano, as folhas do rebento estabelecido são arrancadas e qualquer novo broto é removido.

Na água
Uma muda colhida no início da primavera pode ser enraizada em casa de forma simples: colocando-a em um recipiente opaco com um pouco de água. No entanto, há alguns pontos a considerar:
- O fluido não é trocado, mas completado.
- Adicione carvão ativado ou estimulador de crescimento ao recipiente.
- Não coloque mais de 3 mudas em um frasco.
- A água é periodicamente saturada com oxigênio.
Adicione um pouco de suco de aloe vera, um comprimido de aspirina, extrato de salgueiro ou mel ao líquido. Esses ingredientes estimulam o crescimento das raízes.
Peculiaridades da propagação de macieiras colunares
Árvores frutíferas agora são cultivadas em jardins e casas de veraneio. Elas começam a dar frutos cedo e não ocupam muito espaço, pois não possuem galhos laterais. As macieiras colunares são propagadas por enxertia, estacas e alporquia.
Estimulantes de crescimento são usados para o enraizamento. A propagação de variedades anãs a partir de sementes é difícil; uma macieira só brota após 5 a 6 anos, e nem todas as mudas se transformam em árvores colunares; algumas delas são consideradas macieiras altas.
Erros básicos em estacas
A propagação de frutos nem sempre é bem-sucedida. As plantas não criam raízes bem quando as estacas são retiradas na primavera, durante o período de fluxo de seiva. As estacas alongam-se e não desenvolvem raízes. Alguns jardineiros enxertam o broto na ponta de um galho, mas o procedimento deve ser realizado na base. Estacas verdes apodrecem se deixadas em água fria ou sem aeração.
Os brotos selecionados para propagação devem ter brotos fortes e ser cortados de uma árvore de 1 ano de idade.











