- Por que as folhas da macieira estão murchando?
- Condições climáticas inadequadas
- Erros no plantio e cuidado de frutas
- Composição inadequada do solo
- Doenças da folhagem da macieira
- Peronosporose
- Oídio
- Sarna
- Danos na casca da árvore
- Lagostim preto
- Citosporose
- lagostim europeu
- O que fazer se as folhas secarem e murcharem
- Em árvores jovens
- No período primavera-verão
- Observa-se aumento da queda de folhas
- Sintomas semelhantes aos de uma queimadura
- E eles ficam deformados
- Durante o período de floração
- Após a floração
- No topo da árvore
- Galhos inteiros estão secando
- Dicas e recomendações de jardineiros
A folhagem murcha é um sinal claro de problemas de desenvolvimento em uma árvore frutífera. O problema pode ser causado por erros de plantio, cuidados inadequados ou doenças infecciosas. O primeiro passo quando as folhas da macieira estão murchando é determinar a causa subjacente. Dependendo da causa, um método de tratamento é selecionado: replantio, aumento ou diminuição da rega, fertilização ou uso de pesticidas.
Por que as folhas da macieira estão murchando?
Pode haver muitas razões para o murchamento da folhagem da macieira. As mais comuns estão listadas abaixo.
Condições climáticas inadequadas
As macieiras são sensíveis a flutuações bruscas de temperatura, ao aumento da severidade das geadas no inverno e à seca prolongada no verão. Árvores de variedades não regionais plantadas nas regiões do norte frequentemente congelam, enquanto as das regiões do sul sofrem queimaduras solares e morrem.
Condições climáticas desfavoráveis afetam negativamente não apenas as partes verdes da planta, mas também a casca. A casca da árvore racha, permitindo a penetração de infecções fúngicas e bacterianas.
A solução para o problema é óbvia: plantar macieiras de variedades regionalizadas: resistentes à geada nas regiões do norte e resistentes à seca nas regiões do sul.
É aconselhável usar isolamento no inverno e regar as plantas com mais frequência no verão quente.

Erros no plantio e cuidado de frutas
Plantio inadequado e cuidados inadequados com as árvores são as causas mais comuns do murchamento das folhas. As macieiras murcham se plantadas em terras baixas e pantanosas ou em solo argiloso ou argiloso. Para evitar isso, adiciona-se turfa e areia ao solo. No outono, adiciona-se dolomita em pó, cal ou giz para enriquecer o solo com cálcio.
Macieiras podem se dar mal perto de capim-rabo-de-gato e outras gramíneas selvagens. Essas gramíneas devem ser removidas do pomar de macieiras.
Composição inadequada do solo
As macieiras, assim como muitas frutíferas, são bastante exigentes em relação à qualidade do solo. Se houver deficiência de nutrientes, elas começam a sofrer de fome, o que se manifesta por murchamento e queda de folhas. A árvore também pode sofrer com deficiências de manganês, potássio, zinco, magnésio e boro.
Doenças da folhagem da macieira
Existem muitas doenças infecciosas que podem causar o murchamento das folhas da macieira.
Peronosporose
Esta doença fúngica, também conhecida como míldio, manifesta-se como manchas brancas nas lâminas das folhas. À medida que se espalham, as manchas adquirem uma coloração cinza-púrpura. As folhas afetadas secam e caem rapidamente. A árvore afetada desacelera o crescimento e quase não produz frutos.

Oídio
Esta doença infecciosa, causada por fungos do solo, é familiar a todos os jardineiros. O principal sintoma é uma camada macia, acinzentada e esbranquiçada. As folhas afetadas secam e se enrolam.
Dos produtos disponíveis comercialmente, o fungicida Skor é eficaz contra o oídio. Muitos jardineiros usam remédios populares: borrifar a coroa afetada com uma solução de soda, uma solução de ácido bórico a 1% ou uma mistura líquida de sulfato de cobre (20 g) e sabão (200 g).
Sarna
Uma das doenças fúngicas mais comuns que afetam as macieiras, manchas marrom-escuras aparecem nas lâminas das folhas e na superfície dos frutos. Elas se espalham rapidamente, causando o murchamento da parte verde da planta.
A sarna é controlada usando fungicidas Topaz e Hom.
Danos na casca da árvore
Sem intervenção oportuna, diversas patologias na casca das árvores levam inevitavelmente à perda de nutrientes que chegam à copa. A árvore fica esgotada e morre.
Lagostim preto
Uma das doenças fúngicas mais perigosas que afetam árvores frutíferas, desenvolve-se especialmente rápido em pereiras e macieiras. O cancro é reconhecido por um sintoma característico: o aparecimento de uma camada preta nos galhos e no tronco.
Visualmente, a macieira parece coberta de fuligem. As folhas ficam marrons e secam rapidamente.

Esta doença deve ser tratada imediatamente. Sem tratamento, as macieiras morrem em 2 a 3 temporadas, ou mesmo em apenas uma. Para prevenir o cancro negro, mantenha seu jardim limpo, podar os brotos doentes imediatamente e tratar as mudas com uma dose preventiva de sulfato de cobre.
Citosporose
Uma doença fúngica perigosa que afeta árvores frutíferas e arbustos ataca a casca. Cancros se formam e a folhagem murcha. À medida que os cancros se espalham e a casca racha, o fluxo de seiva através do tecido do tronco é interrompido e a árvore morre.
lagostim europeu
Esta doença fúngica, também conhecida como cancro comum ou cancro em degrau, manifesta-se quando o tronco e os ramos ficam cobertos por manchas vermelho-escuras convexas e côncavas. Se a parte que cresce for arrancada, a madeira nua por baixo fica exposta.
O que fazer se as folhas secarem e murcharem
A abordagem de tratamento é determinada com base no fator que causa o murchamento da folhagem da macieira. Os métodos mais comuns para eliminar o problema estão listados abaixo.
Em árvores jovens
O murchamento e a queda de folhas em mudas jovens costumam ser resultado de oscilações repentinas de temperatura durante os meses de inverno e primavera. Se uma árvore congelar, ela não poderá ser reanimada.

No período primavera-verão
Após o inverno, as macieiras ficam mais fracas, podendo perder as folhas em julho e agosto. Isso costuma acontecer se as árvores produziram uma boa colheita na temporada passada e nesta.
Uma macieira esgotada precisa de fertilização adicional. Na primavera, use um fertilizante complexo para repor rapidamente as deficiências nutricionais. Você pode comprar fertilizantes Sudarushka ou Kemira.
Se a macieira for velha, sua “calvície” no período primavera-verão indica a necessidade de uma poda rejuvenescedora.
Observa-se aumento da queda de folhas
A queda excessiva de folhas em uma macieira é um sinal de desidratação. Isso ocorre durante períodos prolongados de seca. A solução é aumentar a rega. No entanto, se o sistema radicular estiver seco, a árvore está morta e não pode ser reavivada.
Sintomas semelhantes aos de uma queimadura
Se a folhagem parecer queimada, é a reação da planta ao excesso de fertilizante ou pesticida usado durante a pulverização. Para restaurar a saúde da árvore, regue-a generosamente e trate a copa afetada com uma solução de soda ou vinagre.

E eles ficam deformados
Qualquer um dos fatores listados acima pode ser a causa do enrolamento das folhas. O enrolamento não é o sintoma principal, mas sim uma consequência da deformação da lâmina foliar à medida que seca. Portanto, é importante investigar a causa subjacente do enrolamento das folhas. Pode ser:
- crosta;
- pulgão;
- oídio;
- desnutrição;
- falta de umidade no solo.
Durante o período de floração
Na maioria das vezes, as folhas de uma macieira em flor secam devido à fome. É necessário fertilizar.
As macieiras são alimentadas 3 vezes por estação:
- no início da primavera, antes dos brotos abrirem;
- durante a formação dos brotos;
- após a colheita.
Para a fertilização na primavera, use matéria orgânica (3 a 4 baldes de húmus ou 600 g de ureia) e nitrogênio. Para a fertilização no verão, use minerais (70 g de sulfato de potássio, 100 g de superfosfato por balde de 10 litros de água), bem como verbasco, esterco de galinha ou ureia (100 g por 10 litros). Para a fertilização no outono, use um complexo mineral contendo fósforo e potássio. O nitrogênio não deve ser usado em mudas jovens, pois reduz a resistência à geada.
Após a floração
Se a macieira não estiver ferida ou infectada, mas começar a murchar repentinamente após a floração, a única causa é a geada do inverno. A macieira está morta e não pode ser salva.

No topo da árvore
Um sintoma muito perigoso é o murchamento da folhagem superior de uma muda jovem. Ou o local do enxerto está danificado ou o sistema radicular está morrendo. Em ambos os casos, o tratamento é inútil; a árvore está condenada.
Se o topo de uma macieira velha estiver murchando, significa que a árvore chegou ao fim de sua vida útil e está morrendo lentamente.
Se o problema ocorrer em uma macieira de meia-idade, suspeite de deficiência grave de nutrientes ou danos às raízes. No primeiro caso, aplica-se um fertilizante completo. No segundo, a árvore precisa ser desenterrada (quanto mais velha a planta, mais difícil, mas deve-se tomar cuidado para minimizar os danos às raízes).
As partes doentes do sistema radicular são cortadas, as partes restantes são tratadas com sulfato de cobre e deixadas secar por várias horas. Em seguida, a macieira é transplantada para um novo local com solo solto e nutritivo e água subterrânea profunda.
Galhos inteiros estão secando
Normalmente, esse fenômeno é observado devido à rega insuficiente.
A frequência de rega deve ser adaptada às características específicas da árvore frutífera: variedades resistentes à seca requerem menos umidade. Variedades com tolerância moderada à seca devem ser regadas a cada duas semanas. Aplique de 30 a 40 litros de água por árvore de cada vez. A água preparada deve estar sedimentada e morna.

Dicas e recomendações de jardineiros
Jardineiros experientes oferecem as seguintes dicas para evitar o murchamento das folhas nas macieiras:
- Existem variedades de macieira resistentes a fungos, como Sinap e Bogatyr. Estas são as melhores para o plantio. As variedades mais suscetíveis são Zhigulevsky e Bely Naliv.
- Para aumentar a absorção de nutrientes pelas raízes das mudas, você pode plantar adubo verde no jardim e incorporá-lo à camada de solo preparado. Os melhores adubos verdes para fruteiras são leguminosas e trigo-sarraceno.
- Não é possível plantar uma macieira em uma área onde a água subterrânea esteja próxima à superfície.
- Fertilizantes líquidos são mais bem utilizados durante períodos secos, e fertilizantes sólidos durante períodos chuvosos.
- As cinzas devem ser aplicadas com extremo cuidado como fertilizante. Quantidades excessivas são prejudiciais aos microrganismos benéficos do solo.
- Ao comprar uma muda, inspecione cuidadosamente suas raízes. Elas não devem apresentar sinais de podridão ou infecção. O local do enxerto deve estar visível. A casca deve estar livre de arranhões, danos ou manchas.
- No outono, a área precisa ser limpa e as folhas caídas removidas, pois elas podem se tornar um ambiente propício para infecções durante o inverno.
- Ferramentas esterilizadas são usadas para podar a coroa. Os cortes nos brotos são tratados para evitar infecções.
- Após a rega, a macieira é coberta com palha para reter a umidade do solo. Serragem, feno ou palha são usados como cobertura morta.
Há muitas razões pelas quais a folhagem da macieira seca. Mas prevenir o problema é fácil. Basta seguir as práticas agrícolas adequadas, cuidar do jardim adequadamente e implementar medidas preventivas oportunas.











