- A periodicidade da frutificação da macieira
- O que causa a ausência completa de ovários e frutos?
- Erros de pouso
- Idade jovem da árvore
- Excesso de microelementos
- Danos aos botões florais
- Polinização insuficiente
- Se a frutificação for irregular
- Característica da variedade
- Aumento do rendimento
- Poda e modelagem de copa incorretas
- Como restaurar a frutificação de uma macieira
- Estimulando a polinização
- Mudança para um novo local
- Corte e padronização
- Nós regulamos a alimentação
- Tratamentos de controle de pragas
- Prevenção e conselhos para jardineiros
Plantar a primeira muda de macieira sugerida não é suficiente. Uma árvore frutífera requer condições de crescimento adequadas e uma série de cuidados. Se um jardineiro se pergunta por que uma macieira não está dando frutos, é provável que haja alguns erros que precisam ser corrigidos.
A periodicidade da frutificação da macieira
A cultura produz frutos regularmente todos os anos e periodicamente, o que é uma preocupação para os jardineiros. A afirmação de que a periodicidade da frutificação é uma propriedade das variedades é parcialmente verdadeira. De fato, em macieiras julho ChernenkoMayak, Kitayka e Papirovka são geneticamente projetadas para dar frutos periodicamente. No entanto, jardineiros experientes aprenderam a colher essas árvores anualmente, racionando a frutificação e cuidando delas adequadamente.
Os seguintes fatores interferem na frutificação regular das macieiras:
- discrepância entre as condições de cultivo e as necessidades declaradas da variedade;
- geadas recorrentes na primavera que destroem flores;
- morte de botões florais no inverno;
- falta de tratamentos preventivos e terapêuticos.
Para garantir uma frutificação regular, a cultura requer abundância de nutrientes no solo, iluminação normal, irrigação e calor.
O que causa a ausência completa de ovários e frutos?
A ausência completa de frutas pode ser explicada por vários motivos:
- pouso incorreto;
- seleção de uma variedade não regional;
- excesso de microelementos no solo;
- congelamento de botões florais;
- polinização insuficiente das flores.

O motivo mais comum para a ausência de maçãs é que a árvore não atingiu o período de frutificação.
Erros de pouso
Se uma macieira parou de produzir frutos ou não há maçãs, isso significa que a árvore não tem força para formar frutos devido aos seguintes motivos:
- Escolha incorreta do local de pouso
Um jardim voltado para o norte, com ventos frios e sombra de prédios ou outras árvores, não é adequado para árvores frutíferas. Com a falta de calor e luz, a função da árvore frutífera é sobreviver.
- Solo empobrecido
Solo infértil e pesado não fornece à macieira os nutrientes necessários para a frutificação. A árvore não só não dá frutos como também se desenvolve de forma anormal.

- Inundação do sistema radicular
As maçãs não crescerão em uma árvore frutífera se o lençol freático estiver próximo e não houver valas de drenagem para a água derretida na primavera devido ao apodrecimento do sistema radicular.
- Violação do algoritmo de aterrissagem
Um colo radicular profundo durante o plantio pode levar ao apodrecimento. A casca racha e morre, ameaçando a árvore frutífera de secar completamente. Se a muda não estiver presa a um suporte, o tronco se curvará com o vento e os galhos ficarão deformados.
Uma variedade de macieira recomendada para cultivo em regiões do sul, se plantada mais ao norte, não dará frutos mesmo que sobreviva.
Idade jovem da árvore
Para não se preocupar com a falta de maçãs antecipadamente, ao comprar uma muda em um viveiro, pergunte sobre a idade da árvore e a época em que ela começará a dar frutos.

Macieiras anãs e semianãs produzem uma pequena colheita no segundo ano. A maioria das macieiras varietais desenvolve completamente seu sistema radicular, copa e frutificação por volta do quinto ano.
Se uma árvore frutífera silvestre for plantada em vez de uma árvore frutífera varietal, pequenas maçãs azedas não aparecerão até 14 anos após o plantio.
Excesso de microelementos
A superalimentação com nitrogênio no verão e no outono força a árvore a desenvolver folhagem e novos brotos verticais, em detrimento da frutificação. O enrolamento e a morte das folhas, bem como o desenvolvimento atrofiado da macieira, ocorrem com o excesso de magnésio. Manchas foliares, que levam à queda das folhas, ocorrem com aplicações excessivas de zinco, cobre, molibdênio e flúor.

Danos aos botões florais
Os botões florais da macieira são danificados por geadas de primavera e ataques de pragas. Larvas de gorgulho mastigam os botões por dentro, fazendo com que as flores caiam antes de abrir e os ovários não se formem. Sem tratamento, até 100% das flores morrem. Os botões florais são danificados por temperaturas ligeiramente abaixo de zero na primavera — 1,5 a 2,5 °C.
Polinização insuficiente
Se uma macieira floresceu normalmente, mas não formou frutos, significa que não há polinizador por perto. Quando uma macieira floresce, mas não ocorre polinização, não se forma fruto. Dias nublados e chuvosos também dificultam a polinização, pois os insetos que transportam o pólen de uma variedade para outra estão inativos nesse período.

Se a frutificação for irregular
A frutificação irregular da macieira é causada por uma coroa malformada e pela falta de poda anual.
Se todos os procedimentos de cultivo forem realizados corretamente e na íntegra, mas a árvore continuar a produzir frutos um ano depois, então a variedade plantada tem essa propriedade.
Característica da variedade
Uma das razões pelas quais uma macieira não produz frutos todos os anos é a escolha de uma variedade em que essa característica é geneticamente determinada. As maçãs não crescerão todos os anos se a variedade não for aclimatada. Condições inadequadas de cultivo levam ao enfraquecimento das defesas da árvore frutífera, resultando em doenças e infestações de pragas.

Aumento do rendimento
Os brotos frutíferos se formam em julho, quando as maçãs já formadas começam a ganhar massa. Se houver muitos frutos, a árvore não terá os nutrientes necessários para estabelecer totalmente a base para a colheita do ano seguinte.
Poda e modelagem de copa incorretas
Com uma copa densa e galhos desalinhados, a árvore carece de nutrientes e luz para produzir maçãs grandes e doces. Os frutos ficam menores e a árvore frutifica de forma irregular. Uma macieira com copa pouco desenvolvida é mais suscetível a doenças, ataques de insetos e quebra de galhos sob o peso dos frutos. A poda excessiva, que dedica toda a sua energia ao crescimento de novos brotos, é prejudicial.
Como restaurar a frutificação de uma macieira
Para garantir que sua macieira produza uma colheita abundante todos os anos, corrija quaisquer erros cometidos durante o plantio e o cultivo. A polinização deve ser garantida, a copa deve ser modelada e a poda sanitária anual deve ser realizada. Reduzir o número de botões florais e aplicar fertilizantes também pode produzir bons resultados.

Estimulando a polinização
Mesmo plantando uma macieira autopolinizadora, a produtividade será menor sem polinizadores. As variedades cultivadas na Rússia são, em sua maioria, autoestéreis. Se não houver árvores de uma variedade diferente crescendo em um terreno vizinho, recomenda-se plantar de uma a três macieiras de variedades diferentes em seu jardim, todas florescendo ao mesmo tempo.
Jardineiros experientes usam alguns truques. Se não houver culturas polinizadoras adequadas disponíveis nas proximidades, eles enxertam galhos de outras variedades ou amarram galhos floridos de polinizadores, colocados em um recipiente com água, à coroa durante a floração.Outra opção de polinização é plantar plantas melíferas nas proximidades que atraiam insetos.
Mudança para um novo local
A inclinação do tronco de uma árvore jovem é corrigida amarrando-a a um suporte. Para forçar uma macieira plantada muito fundo na base ou em um local escolhido incorretamente a dar frutos, é necessário replantá-la.

Escolha um local ensolarado, plano e aberto, protegido de ventos frios, sem lençol freático alto. Prepare uma cova de plantio com antecedência e posicione a planta de forma que o colo da raiz, após compactar o solo, fique 2 a 3 cm acima da superfície.
A inundação do sistema radicular causada pelas águas subterrâneas é evitada pela abertura de valas de drenagem. O solo empobrecido é enriquecido com fertilizantes minerais e orgânicos.
Corte e padronização
Para renovar a formação de botões florais devido à falta de luz, a copa é podada durante a dormência na primavera ou no outono. Ramos danificados por doenças, divergentes, deformados e velhos são removidos. As áreas cortadas são tratadas com sulfato de cobre e cal.
Em uma macieira adulta que não floresce, os galhos que cresceram em um ângulo agudo em relação ao condutor são colocados em uma posição horizontal. Amarrar em ripas, usar cordas de sustentação e suportes de metal não só muda a direção, mas também endireita os galhos.

Na Rússia central, para promover a frutificação abundante, os produtores de macieiras utilizam a poda estimulante dos brotos verdes do ano corrente, deixando de 2 a 4 gemas. Este procedimento é realizado no verão para permitir a cicatrização das feridas antes do inverno. Recomenda-se realizar este procedimento parcialmente durante o primeiro ano, pois algumas variedades formam gemas frutíferas nas pontas dos brotos.
Para garantir uma colheita regular, em anos de escassez, a formação de botões florais é reduzida por meio de desbaste e encurtamento mais severos dos galhos. Em um ano de frutificação abundante, os galhos são desbastados moderadamente, os brotos pequenos são deixados intactos e os brotos longos são encurtados em um terço.
Nós regulamos a alimentação
Recomenda-se a aplicação de fertilizantes nitrogenados, como ureia, nitrato de amônio, nitrato de sódio, esterco, composto ou esterco de galinha em pequenas doses no início da primavera. Os fertilizantes minerais devem ser aplicados nos horários, frequência e dosagens especificados nas instruções do produto.

Tratamentos de controle de pragas
Antes que a seiva comece a fluir, os troncos são caiados com uma solução de cal contendo sulfato de cobre, armadilhas adesivas são instaladas e os gorgulhos são coletados mecanicamente. São realizados dois tratamentos: durante a brotação e após a floração. Use o preparado biológico inofensivo Fitoverm, diluindo 2 mg de matéria seca em 1 litro de água, ou os produtos químicos Karbofos, Aktellik e Votafoks.O uso de inseticidas não é recomendado durante a floração, pois mata não apenas as pragas, mas também os insetos que polinizam a macieira.
Prevenção e conselhos para jardineiros
Para proteger as árvores frutíferas de doenças e pragas que podem reduzir a produtividade, é recomendável tomar medidas preventivas:
- cuidados com o círculo do tronco da árvore - afrouxamento, capina, cobertura morta;
- poda sanitária, tratamento de feridas;
- caiação do tronco e dos galhos mais baixos;
- remoção de áreas secas da casca;
- cultivo entre fileiras.

Se as medidas destinadas a prevenir ataques de pragas não ajudarem, os métodos de controle são selecionados dependendo do tipo de praga.
Para garantir que as macieiras do jardim dêem frutos regularmente, jardineiros experientes aconselham:
- compre diversas variedades de macieiras que florescem ao mesmo tempo;
- Antes da floração, aplique sulfato de potássio sob a árvore na proporção de 12 g por 1 m² do círculo do tronco;
- plante plantas com aroma forte na área para atrair insetos polinizadores;
- manter uma distância de pelo menos 4 metros entre macieiras em fileira e entre fileiras;
- Regue as macieiras adequadamente, pare de regar 3 semanas antes da colheita;
- use aspersão na coroa e defumação para evitar que os brotos congelem na primavera;
- Encurte um pouco os galhos para permitir que a macieira se recupere rapidamente após o transplante.
Uma macieira responderá aos seus cuidados com uma colheita abundante. Esta planta requer cuidados especiais na primavera, durante o período de recuperação pós-inverno, quando medidas preventivas são tomadas, podas são feitas, fertilização é aplicada e feridas são tratadas.











