- Descrição da variedade Saratov
- Resistência à seca, robustez no inverno
- Polinização, período de floração e tempo de maturação da variedade Saratov
- Produtividade, frutificação
- Aplicação de frutas
- Resistência a doenças e pragas do damasco Saratov
- Os principais aspectos positivos e negativos
- Nuances crescentes
- Localização e solo
- Quando plantar?
- Quais culturas podem e não podem ser plantadas perto do damasco de Saratov?
- Preparando a cova de plantio
- Seleção e preparação do material de plantio
- Diagrama e processo de plantio
- Instruções de cuidado
- Regras de rega
- Cobertura e fertilizantes
- Polinização
- Poda de árvores
- Preparando-se para o inverno
- Doenças, pragas, prevenção
- Colheita e armazenamento de culturas
- Comentários de moradores de verão
A variedade de damasco Saratov Rubin é popular na Rússia e na CEI devido ao tamanho grande dos seus frutos e ao excelente sabor. A árvore é conhecida por sua alta tolerância ao frio e prospera em novos locais. A produção é abundante e a variedade é adequada para plantio para consumo pessoal ou uso comercial. Todas as instruções de cultivo estão listadas abaixo.
Descrição da variedade Saratov
A variedade de damasco Saratovsky Rubin foi adicionada ao registro estadual em 2015 e é recomendada para cultivo nas regiões do Baixo Volga e do Cáucaso do Norte. Ela foi desenvolvida ao longo de várias décadas; a variedade híbrida foi criada por meio de uma simbiose entre a variedade Faraó e um híbrido de damasco manchu e comum. A primeira conferiu ao Saratovsky Rubin um sabor excelente, enquanto a segunda lhe conferiu maior resistência à geada.
O desenvolvedor foi o diretor geral de biotecnologia da empresa "Jardim e Horta", um cientista de Saratov, A. Golubev. Esta variedade se distingue pelo seu rápido crescimento. É uma planta de porte médio com uma copa luxuriante e esférica de densidade moderada.
Os galhos são de comprimento médio, retos e cobertos por uma casca felpuda, marrom-acastanhada. A casca é escamosa e marrom. A árvore cresce espalhada, atingindo de 4 a 5 metros de altura, com folhas de cor esmeralda. As inflorescências são solitárias e brancas. O damasco pesa em média 42 gramas; tem formato elíptico, com casca aveludada e de cor laranja-claro. A casca se separa facilmente da polpa, assim como o caroço. O suco é transparente, com um agradável sabor agridoce e um aroma característico. Os provadores avaliaram a variedade com 4,3 estrelas.
Proprietários de pequenas propriedades devem escolher um local para o plantio permanente da cultura.
Resistência à seca, robustez no inverno
Esta variedade de damasco sobrevive facilmente a períodos de seca, mas não a períodos prolongados. A árvore pode suportar temperaturas de até -45 graus Celsius e permanece livre de geadas mesmo após o degelo de fevereiro. A variedade também é resistente à umidade, e os frutos se conservam por muito tempo.

Polinização, período de floração e tempo de maturação da variedade Saratov
Esta variedade é autofértil, mas é possível plantar polinizadores nas proximidades. A floração ocorre em meados de abril, criando uma atmosfera romântica no jardim. Os damascos amadurecem em julho.
Produtividade, frutificação
Os damascos são colhidos a partir de meados de julho, com uma única árvore rendendo de 95 a 115 kg de frutos. Uma árvore jovem começa a dar frutos 3 a 4 anos após o plantio.
Aplicação de frutas
Os damascos são versáteis: são usados para fazer geleias, conservas, compotas, damascos secos e congelados para o inverno. A fruta também é consumida fresca, usada para decorar sobremesas e adicionada a produtos assados.

Resistência a doenças e pragas do damasco Saratov
O damasco de Saratov é resistente à moniliose; os ramos floridos não são suscetíveis à doença, e os frutos não são suscetíveis à podridão. Sinais de clasterosporiose são raramente encontrados neles. Devido à sua forte resistência a doenças, as árvores não requerem tratamento químico regular.
Os principais aspectos positivos e negativos
A variedade tem uma série de vantagens, mas as desvantagens são pequenas.
| Prós | Contras |
| Colheita estável | A necessidade de racionamento de colheitas |
| Resistência a infecções fúngicas | |
| Sabor maravilhoso de damasco | |
| Transportabilidade |
Nuances crescentes
A variedade de damasco Saratov Rubin não requer técnicas especiais de cultivo. O plantio e os cuidados seguem as diretrizes padrão.
Localização e solo
As árvores devem ser plantadas em áreas protegidas de correntes de ar e bem drenadas. Os damascos preferem solo argiloso e leve, com reação neutra ou alcalina. Solos ácidos devem ser diluídos com cal. Os damascos não toleram terras baixas, onde a água subterrânea se acumula. Isso pode levar ao apodrecimento do rizoma e a doenças.
Quando plantar?
Em climas frios, os damascos devem ser plantados na primavera, antes que a neve derreta completamente e quando a temperatura do ar não cair abaixo de 10 graus Celsius. As mudas devem ter tempo para criar raízes antes que os brotos comecem a abrir. No sul, o plantio é melhor feito em outubro, após a queda das folhas. Em regiões mais quentes, as árvores jovens têm tempo para criar raízes antes que o tempo frio chegue.

Quais culturas podem e não podem ser plantadas perto do damasco de Saratov?
Damascos não gostam de ser plantados perto de peras, maçãs, ameixas, cerejeiras ou outras árvores frutíferas. Apenas variedades diferentes de damasco podem ser plantadas lado a lado; elas fornecerão polinizadores adicionais.
Prímulas, tulipas, narcisos ou ervas perenes são colocadas sob a árvore.
Preparando a cova de plantio
A preparação da cova, ou local, começa duas semanas antes do plantio. Primeiro, solte o solo com uma pá, removendo ervas daninhas e promovendo aeração. Em seguida, cave um buraco de 70 x 70 cm de diâmetro e 80 cm de profundidade, o suficiente para acomodar completamente o rizoma da muda. Compacte levemente o solo com as mãos.

Seleção e preparação do material de plantio
Recomenda-se comprar mudas com um ano de idade após inspecioná-las quanto à integridade e à ausência de doenças e pragas. Antes do plantio, apare os rizomas em 3 a 5 cm e deixe-os de molho em uma mistura de verbasco e argila por 30 minutos.
Diagrama e processo de plantio
Uma camada de drenagem de brita é colocada no fundo do buraco. Adicione terra misturada com húmus na proporção de 2:1, depois 2 kg de cinzas e 0,5 kg de superfosfato. Parte da terra é transferida para o buraco e a muda é colocada por cima. Os rizomas são cobertos com o restante da terra e regados. A muda é regada e amarrada a um suporte, se necessário.
Instruções de cuidado
Cuidar de um pé de damasco é simples: requer rega regular, capina, fertilização e controle de pragas e doenças. A saúde da árvore e sua produtividade dependem da qualidade desses cuidados.

Regras de rega
Os damasqueiros precisam ser regados durante o período de amadurecimento dos frutos. Nos primeiros três anos, as mudas jovens são regadas duas vezes por mês com 30 litros de água. Durante os verões secos, os damasqueiros maduros devem ser regados uma vez por mês com 70 litros de água, mas tome cuidado para não deixar a água estagnar no tronco. É melhor usar água sedimentada, que pode ser aplicada com uma mangueira.
Cobertura e fertilizantes
Os damasqueiros precisam de fertilização regular na primavera com fertilizantes líquidos, como verbasco ou excrementos de pássaros. Em junho, a adubação foliar é eficaz, incluindo a pulverização das folhas com soluções de fertilizantes complexos. A partir de julho, fertilizantes de fósforo e potássio são adicionados para estimular a frutificação. Após a colheita, espalhe meio balde de cinzas de madeira ao redor da árvore e cave-as levemente com uma pá ou enxada. Aproximadamente a cada dois anos, na primavera ou em novembro, cave buracos rasos perto do damasqueiro e adicione de um a dois baldes de esterco ou composto.

Polinização
O damasco Saratov Rubin é parcialmente autofértil, mas para aumentar a produtividade, deve ser plantado próximo a Dessertny Vid (variedade Dessert), Golubeva (Golubeva) ou Lakomka (Lakomka). No norte, recomendam-se polinizadores resistentes à geada, como Manitoba 604, Zhigulevsky Souvenir e Severny Triumph.
Poda de árvores
Modele o arbusto regularmente para evitar que fique denso e para estimular o crescimento. A poda é feita para dar-lhe um formato arredondado. Galhos mortos, danificados e congelados são removidos, deixando de 6 a 7 galhos por ano na primavera e no outono. Em março, desbaste as áreas densas da árvore, removendo brotos fracos e árvores com mais de 3 anos. Este procedimento pode ser repetido na primeira quinzena de junho para rejuvenescer a copa. No outono, remova os brotos danificados e secos e trate os cortes grandes com piche de jardim. Os galhos jovens são encurtados em 1/3 do seu comprimento, deixando de 6 a 7 gemas.

Preparando-se para o inverno
Os damasqueiros são protegidos da geada e de roedores podando a parte inferior do tronco com tela de arame ou feltro. Quando a planta é jovem, ela é coberta com fibra agronômica para protegê-la do congelamento.
Doenças, pragas, prevenção
O damasco Saratov Rubin às vezes é afetado por manchas marrons e pulgões. Possui alta resistência a outras doenças e insetos. Os problemas podem ser controlados pulverizando com calda bordalesa, irrigando com uma solução de sabão e aplicando Fitoverm ou Karbofos.

Colheita e armazenamento de culturas
Os damascos são colhidos em duas etapas, durante o tempo ensolarado e seco, pois a fruta tende a amadurecer de forma irregular. Os frutos são descartados e colocados em caixas de madeira ou plástico. São armazenados em um porão ou adega a temperaturas de até +5 °C.
Comentários de moradores de verão
Os jardineiros geralmente falam positivamente sobre o damasco Saratov Rubin.
Igor Leontiev, 59 anos, Kiev.
Olá a todos! Cultivo damascos Saratov Rubin no meu jardim para consumo próprio; as árvores dão frutos abundantemente em julho. Colho os frutos em duas levas, fazendo geleias e compotas, adicionando-os a assados e comendo-os crus.
Oksana Kulakova, 68 anos, Bila Tserkva.
Olá! Recomendo a todos o pé de damasco Saratov Rubin. É fácil de cuidar e produz uma tonelada de frutas. Os damascos têm um sabor incrível.












