Ao escolher herbicidas para o tratamento de áreas cultivadas, é importante adquirir produtos que sejam mais eficazes contra possíveis ervas daninhas e tenham menor toxicidade para proteger o meio ambiente. O uso do herbicida Mortira ajuda a proteger as plantações de cereais contra ervas daninhas anuais dicotiledôneas que desenvolveram resistência ao MCPA e ao 2-4 D, produtos amplamente utilizados na agricultura.
Composição, forma farmacêutica e finalidade
Mortira é um herbicida sistêmico monocomponente. Seu ingrediente ativo, tribenurol-metil, pertence à classe de produtos químicos das sulfonilureias. A forma concentrada contém 750 gramas de ingrediente ativo por litro. Está disponível em grânulos dispersíveis em água.
Este pesticida é projetado para controlar ervas daninhas em áreas semeadas com cereais. Ele destrói pragas dicotiledôneas anuais. É embalado em garrafas plásticas com tampa hermética, em capacidades de 100 e 300 gramas. É fabricado pela empresa nacional Avgust JSC.
Mecanismo de ação
Após o tratamento com o herbicida, o ingrediente ativo penetra rapidamente nos caules e folhas das ervas daninhas, bloqueando a produção de acetolactossintase (uma enzima que afeta a síntese de aminoácidos). Isso causa a interrupção do crescimento das plantas e, por fim, sua morte.
Vantagens do medicamento
Além de ser econômico e eficaz contra muitos tipos de ervas daninhas, o Mortar tem uma série de vantagens:
- duração do período de proteção;
- impacto em muitos tipos de ervas daninhas (mais de 100 variedades);
- adsorção rápida por partes da planta;
- toxicidade moderada do medicamento;
- nenhum impacto na rotação de culturas.
O produto é aprovado para uso em aplicações aéreas. Não afeta a composição do solo e não se acumula nele.

Cálculo do consumo
Um tratamento por estação é suficiente. O trabalho de campo pode ser retomado 5 dias após a pulverização.
| Quantidade de concentrado de herbicida, em gramas por hectare | Quais cereais estão sendo processados? | Ervas daninhas destrutíveis | Consumo da solução preparada, em litros por hectare, período de pulverização |
| 15-20 | Trigo, cevada, aveia, primavera e inverno | Variedades de ervas daninhas dicotiledôneas anuais, plantas resistentes a 2-4D e MCPA | 200-300. Na fase de desenvolvimento de 2 folhas. No início do período de perfilhamento. 2-4 folhas. |
| 20-25 | Aveia, cevada, trigo de inverno e de primavera | Se, além das ervas daninhas habituais, houver cardo no local | 200-300. Período de perfilhamento. Estágios iniciais de desenvolvimento da erva daninha, 2-4 folhas, cardo roseta. |
| De 10 a 15 | Trigo, cevada, aveia, primavera e inverno | Variedades de ervas daninhas dicotiledôneas anuais, plantas resistentes a 2-4D e MCPA | 200-300. Estágios iniciais de desenvolvimento da planta daninha, 2-4 folhas, cardo-rosácea. Esta concentração é usada quando aplicada com surfactantes. |
Surfactantes (agentes tensoativos) são preparações especiais que melhoram a adesão de agroquímicos às partes da planta, reduzindo o consumo de herbicidas. Adya é recomendado para uso com Mortira. As culturas de inverno são tratadas na primavera.
Importante: Ao pulverizar, concentre-se na fase de crescimento das plantas daninhas. Para o tratamento aéreo de culturas, 25 a 50 litros da mistura preparada por hectare são suficientes. Não pulverize em ambientes com alta umidade (chuva e orvalho reduzem a eficácia do produto).

Preparação e utilização da mistura de trabalho
A solução de tratamento é preparada no dia da aplicação. Para isso, despeje 1/3 do volume necessário de água no tambor da máquina e, em seguida, adicione os grânulos de herbicida, mexendo constantemente. A concentração é ajustada ao nível necessário adicionando o restante da água.
As instruções de uso do fabricante, incluídas na embalagem do produto, contêm informações detalhadas sobre as instruções de uso e a concentração necessária da substância. Não exceda a dosagem recomendada.

Medidas de precaução
A solução é preparada em áreas especialmente equipadas. Ao manusear o herbicida, use roupas de proteção, luvas de borracha e respiradores. Evite fumar e comer durante o trabalho. Após concluir o trabalho, troque de roupa e tome um banho.
Quão tóxico é e é compatível com outros produtos químicos?
"Mortar" tem toxicidade moderada para abelhas e humanos; o herbicida é classificado como classe de risco 3. É compatível em misturas em tanque com pesticidas e inseticidas (exceto compostos organofosforados).

Termos e condições de armazenamento
O herbicida é armazenado em uma instalação projetada especificamente para o armazenamento de agroquímicos. Esse depósito deve ser seco e com ventilação adequada. O produto deve ser mantido na embalagem do fabricante, hermeticamente fechada, com o nome e o uso pretendido claramente visíveis na embalagem. O prazo de validade é de três anos após a fabricação.
Meios semelhantes
Medicamentos com ingredientes ativos idênticos são: "Granat" VDG, "Spetsnaz 750" VDG, "Shanstar" VDG e muitos outros medicamentos.










