Os produtores de milho enfrentam o desafio das ervas daninhas, que sufocam a cultura e roubam seus nutrientes. Entre os diversos produtos químicos para proteção de culturas, eles frequentemente escolhem o herbicida pós-emergente Stellar, que mata com eficácia a maioria das ervas daninhas anuais e perenes. Antes de usar o produto, leia atentamente as instruções para garantir resultados satisfatórios.
Composição, formas de liberação existentes e finalidade
O herbicida sistêmico "Stellar" contém dois ingredientes ativos: dicamba na concentração de 160 gramas por litro e topramezona na concentração de 50 gramas por litro. Esta fórmula balanceada controla eficazmente gramíneas anuais e ervas daninhas perenes de folhas largas que sufocam as plantações de milho.
O produto químico é produzido como uma emulsão solúvel em água. É embalado em latas plásticas de 10 e 5 litros. Este herbicida pós-emergente é fabricado pela BASF.
O mecanismo de ação do produto
A ação do produto químico baseia-se na interação de dois ingredientes ativos com as ervas daninhas. O Dicamba tem efeito sistêmico. Após a pulverização, a substância penetra nas folhas da erva daninha e, se o solo estiver suficientemente úmido, também atinge o sistema radicular. O Dicamba então penetra nos pontos de crescimento da erva daninha e os bloqueia.
Isso perturba o equilíbrio hormonal das ervas daninhas, resultando na interrupção do crescimento da grama e da divisão celular e na morte da planta.
O segundo componente, o topramezone, pertence à classe das tricetonas, um análogo de um herbicida natural. Também possui efeito sistêmico, penetrando instantaneamente em todas as partes da planta daninha e inibindo seu crescimento. A morte completa da planta daninha é observada dentro de uma semana após a aplicação.
Vantagens do herbicida

Agricultores que usaram herbicidas pós-emergentes em seus campos de milho notaram diversas vantagens do Stellar em relação a outros pesticidas químicos.
Cálculo do consumo
Ao tratar um campo com uma cultura, use de 1 a 1,5 litro de herbicida pós-emergente, dependendo da gravidade da infestação. A pulverização começa quando as ervas daninhas começam a crescer e o milho tem de três a cinco folhas verdadeiras. Aplique de 200 a 300 litros da solução de trabalho por hectare de cultura. Não é necessário repetir os tratamentos.

Como preparar uma mistura de trabalho
Prepare a calda imediatamente antes de iniciar o trabalho. Encha o tanque do pulverizador com água limpa e fria (até a metade) e ligue o agitador. Adicione imediatamente a quantidade recomendada de herbicida pós-emergente e aguarde a dissolução. Em seguida, adicione água, mantendo o agitador ligado, e adicione 0,5% do volume total da solução de trabalho de surfactante DASH. Assim que a calda estiver pronta, inicie o tratamento da plantação de milho.
Instruções de uso
O controle de ervas daninhas deve ser realizado no início da manhã ou à noite, longe do sol escaldante. A temperatura do ar recomendada não é superior a 25 °C (77 °F). Embora o produto químico seja imune à precipitação, deve-se esperar pelo menos cinco horas entre a aplicação e o início da chuva, portanto, consulte a previsão do tempo ao planejar seu trabalho. Para evitar que a solução herbicida respingue nas culturas adjacentes, a velocidade do vento não deve exceder 4 m/s.

Após a conclusão do trabalho, o líquido restante é descartado de acordo com os requisitos de segurança, e todas as ferramentas são lavadas com água corrente.
Medidas de precaução
Ao trabalhar com produtos químicos, siga as regras de segurança:
- Todo o corpo do agricultor deve ser protegido por roupas, luvas de borracha devem ser usadas em suas mãos e sua cabeça deve ser coberta com um lenço.
- Evite que vapores químicos entrem no sistema respiratório usando um respirador.
- É proibido beber e fumar durante o trabalho.
- Após o processamento, todas as roupas são lavadas e secas ao ar livre.
- Um fazendeiro toma banho para lavar gotas de produtos químicos que acidentalmente caíram em seu corpo.
Em caso de contato do herbicida com a pele ou os olhos, lave com bastante água e procure atendimento médico, levando o rótulo do produto. Em caso de ingestão acidental, lave o estômago com bastante água e tome vários comprimidos de carvão ativado antes de procurar atendimento médico.

Quão tóxico é e é possível compatibilidade?
O herbicida pós-emergente "Stellar" é proibido para uso em zonas de proteção de corpos d'água, pois é altamente tóxico para peixes. É classificado como classe de perigo 2 para humanos e classe 3 para abelhas. O herbicida é aprovado para uso em misturas de tanques para melhorar seu desempenho. No entanto, um teste de compatibilidade química é necessário antes do uso.
Condições e períodos de armazenamento
Recomenda-se armazenar o produto químico em uma área de serviço trancada para evitar o acesso de crianças e animais de estimação. O local deve ser escuro e seco, com temperatura máxima de 30 graus Celsius.
Se as regras de armazenamento forem seguidas, a vida útil do herbicida pós-emergente "Stellar" é de 3 anos.
Análogos
Se necessário, o herbicida "Stellar" pode ser substituído por preparações como "Pool" ou "Dialen Super".











