- Características e descrição botânica da variedade
- Histórico de seleção e região de cultivo
- Tamanho do arbusto
- Flores e frutos silvestres
- Rendimento de Elizabeth II
- Transportabilidade de frutas
- Resistência à geada e imunidade das plantas
- Prós e contras das variedades remanescentes
- Métodos de reprodução
- Sementes
- Com bigode
- Ao dividir o mato
- Pousar
- Seleção e preparação do local
- Época e tecnologia de plantio de arbustos
- Como cuidar de morangos de jardim
- Irrigação
- Fertilização
- Transferir
- Remoção de ervas daninhas
- Afrouxamento e cobertura morta do solo
- Doenças e pragas: métodos de controle e prevenção
- Erros ao cultivar
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade
Os morangos são adorados pelos jardineiros por seu sabor, aroma e facilidade de cultivo. Novas variedades de morangos de jardim são lançadas todos os anos. Mas os verdadeiros apreciadores de morango preferem plantar o morango Elizaveta, que produz duas vezes por ano. A seguir, discutiremos os prós e contras dessa variedade perene, métodos de propagação, plantio, cuidados e erros de cultivo.
Características e descrição botânica da variedade
Os morangos Queen Elizabeth são perenes. Os primeiros frutos são colhidos no final de maio ou início de junho. A segunda onda de frutificação começa em agosto e setembro.
Histórico de seleção e região de cultivo
A maioria dos especialistas acredita que a variedade Queen Elizabeth foi desenvolvida pelo criador inglês Ken Muir. Em 2001, o morango foi testado em um viveiro na região de Rostov. Lá, a variedade foi melhorada e recebeu o nome de Elizabeth 2. Morangos podem ser cultivados em qualquer região, mas na zona climática do norte, eles são cultivados em estufas com mudas.
Tamanho do arbusto
Os morangos formam arbustos vigorosos, robustos e semi-espalhados. As lâminas foliares emergentes são inicialmente verde-claras, mas à medida que crescem, mudam para um verde-vivo. As folhas são lisas e brilhantes ao toque. Suas bordas são serrilhadas.

Flores e frutos silvestres
A variedade produz hastes florais altas que se elevam acima das folhas. As flores são grandes e brancas. Os frutos são brilhantes, vermelhos, em forma de cone e têm uma superfície irregular. Têm um sabor suculento e doce, com um leve aroma de mel.
Rendimento de Elizabeth II
O peso de uma única baga varia de 40 a 80 gramas. No final da primavera e início do verão, um jardineiro colhe de 500 a 700 gramas de morangos maduros e deliciosos por arbusto. Com a frutificação repetida no verão e no outono, a produção aumenta, chegando a 1,5 a 2 quilos.
Transportabilidade de frutas
A polpa densa do morango Elizaveta o torna altamente comercializável e estável na prateleira. Suporta transporte de longa distância. Os morangos de jardim são usados não apenas frescos, mas também para secagem, congelamento e enlatamento.

Resistência à geada e imunidade das plantas
O morango Elizaveta tolera geadas de até -23 °C. Se os arbustos forem cobertos durante o inverno, ele suportará temperaturas ainda mais baixas. Esta variedade raramente é suscetível a doenças e pragas. Isso geralmente ocorre devido a cuidados inadequados.
Prós e contras das variedades remanescentes
Os aspectos positivos do morango Elizabeth são os seguintes:
- amadurece cedo;
- capaz de dar frutos por muito tempo;
- as frutas são saborosas e aromáticas;
- a variedade é resistente à geada;
- os frutos são fáceis de transportar;
- Os morangos têm uma bela aparência comercial.

As desvantagens são significativamente menores e dependem principalmente das condições climáticas. Por exemplo, chuvas fortes podem fazer com que os frutos fiquem aguados. Morangos produzem menos frutos em climas quentes.
Métodos de reprodução
Morangos de jardim são propagados de três maneiras: por sementes, mudas e divisão. No entanto, especialistas afirmam que as características varietais podem não ser transmitidas quando propagadas por sementes. O lado positivo é que isso abre a oportunidade para jardineiros se tornarem criadores e desenvolverem uma nova variedade de Elizaveta.
Sementes
Se houver iluminação suplementar disponível para as plantas jovens, a semeadura começa no final de janeiro. Se não houver iluminação suplementar disponível, semeie as sementes no final de fevereiro ou início de março. O procedimento é o seguinte:
- uma camada de drenagem de argila expandida ou pequenas pedras é colocada no fundo da caixa de plantio;
- então o solo leve e fértil desperta;
- as sementes são distribuídas uniformemente sobre a superfície do substrato e levemente pressionadas;
- A caixa é coberta com vidro ou filme.

Abra o recipiente diariamente para ventilação. Limpe qualquer condensação com um pano seco para evitar o risco de desenvolvimento de microrganismos patogênicos. Os primeiros brotos aparecem em duas semanas.
Quando as mudas desenvolvem um par de folhas verdadeiras, elas são repicadas. Os arbustos jovens são transplantados para recipientes individuais, de preferência de turfa. Antes de plantar morangos ao ar livre, deixe-os endurecer expondo-os ao ar fresco.
Importante! O colo da raiz do morangueiro deve ficar rente ao solo. Plantar a roseta muito fundo ou muito alto é igualmente prejudicial.
Com bigode
À medida que os morangos se desenvolvem, eles produzem brotos com pequenas rosetas nas pontas. Quanto mais longos os brotos, menores os arbustos se tornam. Os brotos de primeira e segunda ordem são os mais viáveis, por isso são deixados no local, enquanto os demais são imediatamente removidos. Eles também devem ser evitados, pois enfraquecem a planta-mãe, resultando em uma redução significativa na produtividade.

Os brotos deixados para propagação recebem os mesmos cuidados que as plantas maduras. São regados, o solo ao redor é solto e as ervas daninhas são removidas. No outono, as plantas adultas emergem, são desenterradas e transplantadas para seu local permanente.
Ao dividir o mato
Quanto mais velho o morangueiro Elizabeth fica, menos frutos ele produz. Portanto, a cada 2 ou 3 anos, ele é desenterrado, dividido e replantado em canteiros. O procedimento para propagação de morangos de jardim por divisão é o seguinte:
- as plantas são desenterradas, sacudidas e as folhas secas são removidas delas;
- os arbustos são cuidadosamente divididos de modo que cada divisão contenha raízes e uma roseta;
- Os morangos são plantados a uma distância de 25-30 centímetros, a largura entre as fileiras é de 65-70 centímetros.
Os morangos de jardim são propagados pela divisão do arbusto na primavera ou no final do verão e início do outono.
Pousar
Para o plantio, selecione mudas saudáveis, com folhas livres de manchas, defeitos ou amassados. É preferível plantar arbustos cultivados em vasos de turfa. Eles são plantados junto com o recipiente, que se decompõe gradualmente no solo e serve como fertilizante adicional.
![]()
Seleção e preparação do local
Uma área ensolarada com lençol freático baixo é selecionada para o plantio de morangos. Para garantir uma iluminação natural uniforme, o canteiro é orientado de leste a oeste. O local é preparado no outono, ou pelo menos um mês antes do plantio de morangos na primavera. O solo é arado e corrigido a uma taxa de 7 a 8 kg por metro quadrado.
Época e tecnologia de plantio de arbustos
Morangos de jardim são plantados ao ar livre na primavera, após o perigo de geada ter passado. Se os jardineiros não plantaram na primavera, podem fazê-lo no final de agosto ou início de setembro. O morangueiro Elizaveta produz arbustos vigorosos, então espaçe-os de 25 a 30 centímetros. O plantio é feito da seguinte forma:
- são cavados buracos com pelo menos 10 centímetros de profundidade;
- o sistema radicular do morango é espalhado para os lados e plantado em um buraco estritamente no centro;
- Os arbustos são cobertos com terra e regados.

Para reter a umidade, os morangos podem ser cobertos com turfa.
Como cuidar de morangos de jardim
Ao longo da estação, os arbustos exigem cuidados, incluindo rega, fertilização, capina, afrouxamento e cobertura morta do solo. Uma vez estabelecidos, os arbustos são transplantados para um canteiro separado.
Irrigação
Morangos adoram umidade, mas não regue em excesso. Durante verões chuvosos, a precipitação é suficiente. Em tempo seco, regue os arbustos com água morna e sedimentada. Regue também as raízes, caso contrário, o excesso de umidade pode causar doenças fúngicas nas folhas.
Fertilização
Na primavera, um fertilizante rico em nitrogênio é aplicado em cada arbusto. É essencial para o crescimento da folhagem. A próxima fertilização é feita antes da floração, com uma mistura de potássio e fósforo. Após a frutificação, para garantir que os morangos sobrevivam ao inverno, eles são fertilizados com potássio.

Transferir
Arbustos crescidos demais produzem menos frutos, por isso são divididos e replantados a cada 2 ou 3 anos. Isso é feito na primavera, no final do verão ou no início do outono. Nessa época, os estolhos também são transplantados, que no outono terão se formado em plantas fortes. Somente plantas saudáveis e livres de doenças são replantadas.
Remoção de ervas daninhas
Durante o verão, as ervas daninhas são removidas, pois privam as plantas de luz e nutrientes. Além disso, podem transportar insetos nocivos. A capina entre as fileiras é feita com ferramentas de jardinagem, enquanto a grama que cresce perto dos arbustos é arrancada manualmente.
Afrouxamento e cobertura morta do solo
Para garantir a circulação de ar adequada ao sistema radicular, o solo ao redor dos arbustos é solto após cada rega ou chuva. Este procedimento é realizado com cuidado para evitar danos às raízes localizadas próximas à superfície do solo. Para conservar a umidade, os arbustos são cobertos com cobertura morta de turfa.

Doenças e pragas: métodos de controle e prevenção
A variedade Elizaveta é resistente a doenças típicas. Os arbustos podem ser infectados por fungos devido a chuvas fortes ou regas frequentes por cima. Aos primeiros sinais de doença, as plantas são pulverizadas com Fitosporin. O mesmo produto também é usado para prevenir o desenvolvimento de patógenos.
Dica! Ao usar medicamentos antifúngicos, proteja as áreas expostas da pele.
Elizabeth pode ser suscetível a pragas, incluindo gorgulhos. Produtos químicos não são recomendados durante a temporada de morangos, pois os arbustos ficam cobertos de pó de tabaco. Ervas daninhas também podem transportar insetos nocivos, portanto, remova-as conforme crescem.

Erros ao cultivar
Ao cultivar morangos, jardineiros iniciantes cometem erros que fazem com que a planta fique doente, produza menos frutos e, às vezes, até morra. Os erros mais comuns incluem:
- Os arbustos são plantados em um canteiro com bastante folhagem. Devem ser deixadas de duas a três lâminas foliares, caso contrário, menos umidade e nutrientes chegarão às raízes.
- Raízes longas não devem ser podadas. Ao plantar, elas não devem ter mais de 10 centímetros, caso contrário, a planta gastará toda a sua energia tentando estabelecer seu sistema radicular.
- Os arbustos não são cobertos com palha. Com o tempo, o sistema radicular sobe acima do nível do solo, o que prejudica o crescimento das plantas. Os morangos são cobertos com turfa ou composto.
- Morangos de jardim não precisam ser transplantados. O arbusto desenvolve novos brotos ao redor de si mesmo, o que reduz a área de cultivo. A cada 2 ou 3 anos, os morangos são transplantados para novos canteiros.

Além disso, você precisa garantir que as mudas que você comprar sejam saudáveis e livres de quaisquer sinais de doenças.
Avaliações de jardineiros sobre a variedade
Segundo os jardineiros, o morango Elizaveta faz jus às características declaradas, produzindo frutos grandes e frutificando duas vezes por ano.
Natália, 44 anos, Obninsk
Comprei esta variedade há dois anos, na primavera. No outono, já havia colhido minha primeira safra. Os frutos eram poucos, mas grandes. Na primavera seguinte, colhi a safra no final de maio. No geral, estou satisfeito com minha Rainha Elizabeth.
Olga Petrovna, 55 anos, Minsk
Comprei cinco arbustos de Elizaveta e todos floresceram. Passei o verão cuidando dos brotos e, no outono, transplantei-os para o jardim. Agora tenho uma plantação inteira de frutas vermelhas deliciosas e aromáticas. Tenho apreciado-as durante todo o verão.
Oleg Ivanovich, 43 anos, Mariupol
Cultivo Elizaveta há muitos anos. Consigo cerca de 700 gramas de frutas de um único arbusto. As maiores são as primeiras a nascer, e as menores crescem em seguida. Não fertilizo os arbustos, mas talvez se eu fertilizar os morangos, a frutificação seja mais abundante.











