- As melhores variedades para a Rússia Central
- Super cedo
- Maravilhoso
- Elsanta
- Mel
- Ólbia
- Amadurecimento precoce
- Kama
- Vibrante
- Moscou
- Meio-cedo
- Ásia
- Darenka
- Kokinskaya
- Variedades tardias de morango
- Reino Unido
- Malvina
- Prateleira
- De frutos grandes
- Belrubi
- Clery
- Maravilhoso
- O mais frutífero
- Zencor
- Pandora
- Santo André
- Roxana
- Variedades remanescentes
- Monterey
- Diamante
- Tentação
- As variedades mais doces
- Onega
- Junia Smaids
- Pineberry (Abacaxi)
- Características do plantio e cuidados com a cultura
- Preciso cobri-lo para o inverno?
Quase todo mundo adora morangos maduros e deliciosos. Mas para garantir uma boa colheita, você precisa saber a época exata para plantar morangos ao ar livre no outono em climas temperados. É melhor escolher variedades adequadas para o cultivo em climas temperados.
As melhores variedades para a Rússia Central
As variedades de morango para a zona média devem ser resistentes à geada, já que os invernos nessas latitudes podem ser gelados. Em geral, o clima da zona média é adequado para o cultivo da maioria dos híbridos de morango.
Super cedo
As variedades precoces de morango amadurecem por volta do final de maio. Na zona de clima temperado, o último mês da primavera costuma ser muito quente, e os morangos produzem uma boa colheita. Os híbridos precoces são muito populares entre os jardineiros.
Maravilhoso
O híbrido Divnaya foi desenvolvido por criadores russos. Uma das vantagens desta variedade é o seu aroma rico, que lembra morangos silvestres. A polpa madura é firme, porém doce e suculenta. Os frutos são grandes e alongados. A colheita ocorre no início de junho. Em uma primavera quente, os primeiros frutos maduros podem ser colhidos no final de maio.
Elsanta
Esta variedade é uma seleção holandesa. É altamente produtiva, rendendo até 2 kg de frutas por arbusto com os devidos cuidados. Os morangos são suculentos e firmes, tornando-os ideais para transporte em longas distâncias. Os frutos são de tamanho médio e de cor vermelha. Entre suas vantagens, destaca-se a resistência ao oídio e à podridão radicular.

Mel
Os arbustos desta variedade são vigorosos e extensos. Os caules, pedúnculos e ovários são eretos. O híbrido Honey produz frutos doces com um toque de acidez. Os frutos maduros pesam em média de 15 a 20 gramas, com peso máximo de 35 gramas. A frutificação é curta, durando até três semanas.
Ólbia
Este híbrido é considerado uma variedade superprecoce, com os primeiros frutos começando a amadurecer em meados de maio. O arbusto maduro se espalha, com caules eretos. As folhas são grandes, com bordas serrilhadas. Os frutos maduros têm um aroma distinto de morango. A polpa é firme, suculenta e doce. Este híbrido é uma variedade de sobremesa. Os morangos são grandes, com um fruto maduro pesando entre 35 e 45 g. No primeiro ano após o plantio, os frutos ainda são pequenos. No terceiro ano, atingem seu tamanho máximo.
Amadurecimento precoce
Os morangos de jardim de maturação precoce amadurecem por volta do início de junho. A estação de crescimento desses híbridos dura aproximadamente até o final de junho.
Kama
Híbrido de origem polonesa, esta variedade é fácil de cultivar e requer pouca manutenção, produzindo um bom rendimento. Um único arbusto pode render até 1,3 kg. A floração é longa e os pedúnculos ficam sob as folhas, protegendo os frutos dos pássaros e da luz solar direta. A polpa é suculenta e doce, com uma rica tonalidade vermelho-sangue.

Vibrante
Um híbrido de origem inglesa. O arbusto se distingue pelos longos pedúnculos florais que se elevam acima da roseta de folhagem. A produção é boa, com um arbusto grande rendendo até 1,2 kg. Se o clima estiver frio na primavera e no verão, pode florescer novamente no outono. Os arbustos se espalham moderadamente.
Moscou
Os arbustos desta variedade de morango de jardim distinguem-se por uma roseta extensa de folhas e caules fortes e grossos. O morango Moskovskaya ganhou popularidade graças aos seus frutos grandes e doces. O peso médio do fruto na maturidade é de 85 g. Os frutos são alongados e achatados nas bordas.
Meio-cedo
Variedades semiprecoces são adequadas para climas temperados, onde a primavera e o início do verão nem sempre são quentes. Esses híbridos amadurecem em meados de junho.
Ásia
Os arbustos têm um período de frutificação prolongado, e a variedade é parcialmente perene. Jardineiros notam a boa produtividade da variedade asiática. Os frutos são grandes, com os maiores durante o primeiro estágio de frutificação, pesando até 75 g. Nos estágios subsequentes, os frutos amadurecem até 50 g. O peso máximo é de até 100 g. O formato é alongado e cônico.

Darenka
As inflorescências estão localizadas em hastes longas, com as flores visíveis acima das folhas. Entre as vantagens do morango Darenka está sua resistência ao oídio e ao mofo cinzento. Sua cor é um vinho intenso. O Darenka é adequado para cultivo comercial. Os frutos suportam bem o transporte por longos períodos.
Kokinskaya
Os arbustos maduros deste híbrido são eretos, com caules longos e grossos. O fruto tem um formato incomum, obtuso-cônico. A casca é lisa e vermelho-escura. Esta variedade frutifica uma vez por estação.
Variedades tardias de morango
As variedades de morango de jardim de fim de temporada amadurecem no final de junho. Essas variedades também são ideais para plantio em climas temperados.
Reino Unido
A variedade britânica se distingue por seus frutos muito grandes, pesando até 100 g. O rendimento é bom, com até 1,4 kg por arbusto. É uma das poucas variedades que pode produzir uma colheita rica por até cinco anos de cultivo. Entre as vantagens, pode-se destacar a presença de imunidade ao oídio.
Malvina
O híbrido foi desenvolvido na Alemanha. Malvina é uma variedade de morango de jardim com frutos grandes, pesando até 85 g. Os frutos têm alto teor de açúcar, o que os torna muito doces e ideais para sobremesas.
Prateleira
Um híbrido de fácil cultivo e alto rendimento. O fruto é indicado para sobremesa. A polpa é rica em açúcar. Os arbustos são produtivos nos primeiros três anos após o plantio, mas depois a produção diminui.

De frutos grandes
Você não precisa escolher variedades de morangos de jardim de alto rendimento. Você pode simplesmente plantar morangos de frutos grandes.
Belrubi
A colheita desta variedade amadurece simultaneamente. Os frutos são de tamanho médio, pesando aproximadamente 30-40 g. Têm formato cônico e um pescoço distinto. Os morangos são de cor escarlate claro quando maduros.
Clery
Este híbrido é uma seleção italiana. É mais frequentemente usado para cultivo comercial. A Clery é considerada uma variedade remanescente, o que a torna adequada para cultivo em estufas.
Maravilhoso
O morango de jardim Divnaya se distingue pelo formato incomum do fruto — dedilhado e irregular. Este híbrido produz uma produção moderada de até 1 kg, mas isso é compensado pelo excelente sabor dos frutos maduros. A casca é vermelha brilhante e brilhante. Morangos maduros demais adquirem uma tonalidade bordô.

O mais frutífero
Uma das principais características dos morangos de jardim, pela qual muitos jardineiros escolhem uma variedade, é o rendimento.
Zencor
Uma variedade de frutos grandes e de maturação tardia, os morangos pesam até 40 g na maturidade plena. Os arbustos são altos, os caules são fortes e a folhagem é ampla. A polpa é firme, tornando a colheita adequada para transporte em longas distâncias e para venda. O sabor é doce com uma acidez agradável. Entre as vantagens deste híbrido está a sua resistência às geadas de inverno.
Pandora
Uma característica única deste híbrido é que as inflorescências requerem polinizadores, tornando-o adequado apenas para plantio em ambientes externos. Os frutos são grandes na maturidade técnica, pesando até 40 g. A polpa é vermelha brilhante e suculenta. Ela mantém sua forma durante o armazenamento e o transporte. Outra característica única é que as sementes estão localizadas dentro da casca, não na superfície.
Santo André
Mesmo quando totalmente madura, a polpa permanece firme e crocante ao ser mordida. Mesmo assim, continua doce. A casca é grossa, de cor escarlate, ligeiramente mais escura que a polpa. Esta variedade é um dos poucos híbridos resistentes à maioria das doenças do morango.

Roxana
Em campo aberto, é possível colher até 3 kg de frutos de um arbusto. A polpa é vermelho-escura. Os frutos maduros adquirem uma tonalidade vinho. A primeira colheita da estação é grande, pesando até 100 g. As colheitas subsequentes variam de 20 a 40 g.
Variedades remanescentes
A vantagem das variedades perenes é que elas podem ser plantadas em estufas. Essas variedades produzem colheitas duas ou três vezes por ano.
Monterey
Floresce durante toda a estação, de maio a outubro. A produção é média, com até 550 g de frutos por arbusto. Os arbustos podem dar frutos até quatro vezes por estação. Quando maduros, os frutos são vermelho-escuros, com um rico aroma de morango.
Diamante
Os frutos são de peso médio — 20 a 35 gramas. Este híbrido foi criado na Califórnia, mas prospera no clima da Rússia Central. A polpa madura é levemente escarlate, enquanto a casca é vários tons mais escura e brilhante.

Tentação
Esta variedade é de maturação precoce, com a primeira colheita ocorrendo nos primeiros dez dias de junho. A vantagem deste híbrido é a sua produtividade. Sem os devidos cuidados, um arbusto pode render até 600 g de morangos. Com cuidado, um único arbusto pode render até 1,3 kg de morangos.
As variedades mais doces
Para os jardineiros que preferem comer morangos frescos, os criadores desenvolveram variedades com alto teor de açúcar.
Onega
No estágio de maturação técnica, a polpa é firme, porém adocicada e suculenta, com uma tonalidade escarlate. A ponta pode permanecer esverdeada mesmo se o morango estiver totalmente maduro. Os frutos são pequenos, pesando de 13 a 26 g.
Junia Smaids
Esta variedade tem arbustos vigorosos e frondosos, com uma roseta de folhas bem desenvolvida. Os morangos têm formato cônico e coloração vermelho-vivo. A polpa é rica em açúcar e tem um sabor ácido agradável.
Pineberry (Abacaxi)
Uma variedade incomum, diferente de outros híbridos, a Ananasnaya tem polpa leitosa, com sementes vermelhas bem visíveis na casca. O sabor de morango é muito doce, com um toque de abacaxi. Os frutos são pequenos, pesando até 25 g.

Características do plantio e cuidados com a cultura
Os morangos são propagados por estolhos, mudas ou sementes. O método da semente é o menos popular; é demorado e ineficaz. As mudas de morango são plantadas no início da primavera ou do outono. A cada 3-4 anos, os arbustos precisam ser replantados. Se isso não for feito, os pés de morango darão cada vez menos frutos a cada ano. O replantio pode ser feito na primavera ou no outono. É melhor substituir arbustos muito velhos por mudas jovens.
Morangos preferem regas frequentes, mas evite solo constantemente encharcado. Isso pode causar mofo nos frutos.
Não se esqueça da fertilização. Na primeira metade da estação, quando os arbustos estão apenas começando a crescer, adicione nitrogênio ao solo. Fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados antes da frutificação. Em seguida, complemente com potássio e fósforo. Esterco fresco e esterco de galinha não são recomendados para fertilizar morangos.
As doenças do morango são frequentemente causadas por cuidados inadequados ou inexistentes. Se surgirem doenças, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Como medida preventiva, pulverize os canteiros com calda bordalesa no início da primavera.

Comum doenças do morango:
- oídio;
- mofo cinzento;
- podridão da raiz;
- requeima tardia;
- antracnose;
- fusário;
- podridão negra.
Os produtos de controle de doenças para morangos incluem Hom, Skor, calda bordalesa, Ridomil, Fitoverm, Karbofos e Kuproskat. Algumas doenças (causadas por vírus) são completamente intratáveis e, nesses casos, os pés de morango terão que ser arrancados e destruídos.
Preciso cobri-lo para o inverno?
Morangos não precisam ser cobertos durante o inverno, exceto quando cultivados em regiões do sul, onde geadas severas são raras. Em outras regiões, é aconselhável cobrir os arbustos. Embora a maioria das variedades de morangos de jardim seja resistente à geada, cobrir os arbustos durante o inverno é uma boa ideia.
Em meados do outono, quando as folhas dos arbustos começam a ficar vermelhas, eles são cortados até a raiz. As folhas são arrancadas e queimadas. Os canteiros são então cobertos com agrofibra ou galhos de abeto.











